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Diploma oferecido:Bacharel em Química
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Perfil Profissional do Egresso
O Bacharel em Química, formado pela Universidade Federal de Pelotas, está
apto a atuar como pesquisador em órgãos públicos e privados, como professor na
educação superior, a realizar estudos de pós-graduação em Química e áreas afins.
O Bacharel em Química é formado para ser um empreendedor na indústria e está
apto também a atuar em vistorias, perícias, na elaboração de pareceres e laudos, no
controle de qualidade de produtos e matérias primas e no desenvolvimento de novos
produtos, novas aplicações e tecnologias.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pelotas tem
por tem por objetivo a formação de profissionais com capacidade de investigar,
empreender e de propor soluções criativas aos problemas encontrados no seu meio,
sendo capazes de desenvolver novos produtos e novas tecnologias e contribuir,
através do exercício ético da profissão, para o desenvolvimento pessoal, da sua
comunidade e do país. O Curso de Licenciatura em Química também tem por
objetivo a formação de um cidadão crítico, comprometido com as transformações
sociais, capaz de se atualizar constantemente e que possa estabelecer mecanismos
para interação com a comunidade.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O Bacharel em Química, formado pela Universidade Federal de Pelotas, está
apto a atuar como pesquisador em órgãos públicos e privados, como professor na
educação superior, a realizar estudos de pós-graduação em Química e áreas afins.
O Bacharel em Química é formado para ser um empreendedor na indústria e está
apto também a atuar em vistorias, perícias, na elaboração de pareceres e laudos, no
controle de qualidade de produtos e matérias primas e no desenvolvimento de novos
produtos, novas aplicações e tecnologias.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO BACHAREL EM QUÍMICA
A Resolução Normativa n° 36 de 25/04/74 do Conselho Federal de Química (CFQ)
regulamenta as atribuições aos profissionais da Química e lista as atividades desses
profissionais. Essas atribuições foram já reconhecidas pelo CFQ para o Bacharel em
Química formado pela UFPEL, conforme processo n° 13.196/200712::
a) direção, supervisão, coordenação, orientação e responsabilidade técnica;
b) assessoria e consultoria e comercialização;
c) vistorias, perícias e serviços técnicos, elaboração de pareceres e laudos;
d) magistério, obedecendo à legislação específica;
e) cargos e funções técnicas;
f) pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
g) análises químicas e físico-químicas, padronização e controle de qualidade.
Outras atribuições poderão ser conferidas e dependerão da análise do histórico
escolar.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Química da Universidade
Federal de Pelotas foi construindo objetivando o desenvolvimento das competências
e habilidades previstas pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química
(CES 1303/01, aprovada pela Resolução CNE/CES 8/2002).2, 3 Entretanto, faz-se
mister destacar o conhecimento sólido e abrangente na área de atuação com
domínio das técnicas da utilização de laboratórios, desenvolvimento de tecnologias
limpas, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos
dos acidentes mais comuns em laboratórios químicos.
Especificamente para o Curso Bacharelado em Química da UFPEL, o
presente currículo busca orientar os esforços educacionais no sentido de
desenvolver nos estudantes além das competências e habilidades expostas nas
Diretrizes, os grupos de habilidades fundamentais que os capacitem para:
obter a informação necessária para desenvolver-se com êxito na área da
Química e seguir estudos em nível de pós-graduação;
ter preparo para atuar no mercado de trabalho integrando os conhecimentos
das características da Região Sul do Brasil à sua capacidade de propor
soluções e atuar no desenvolvimento da mesma;
ter conhecimentos relativos ao assessoramento, ao desenvolvimento e à
implantação de políticas ambientais;
ter capacidade de liderança e conhecimentos para atuar e orientar nas
políticas de reaproveitamento e uso racional dos recursos;
atuar no desenvolvimento de novos materiais e metodologias para obtê-los.
Para tanto destacam-se as seguintes competências e habilidades são buscadas na
formação do profissional formado Bacharel em Química pela UFPEL:
habilidade Matemática para compreender conceitos de Química e de Física,
para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos
quantitativos de previsão, com o objetivo de compreender modelos
probabilísticos teóricos, e de organizar, descrever, arranjar e interpretar
resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais;
capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios
conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou
tecnológico e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de
sua atuação e de sua relações com o contexto cultural, socioeconômico e
político.
Capacidade de compreensão dos conceitos, leis e princípios da Química.
Conhecimento das propriedades físicas e químicas principais dos elementos
e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu
comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e
estabilidade.
Reconhecimento da Química como uma construção humana e compreensão
dos aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos
culturais, socioeconômico e político.
Capacidade de identificar e buscar fontes de informações relevantes para a
Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que
possibilitem a contínua atualização técnica, científica e humanística.
Capacidade de comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa
na linguagem científica, oral e escrita.
Habilidade de condução de análises químicas, físico-químicas e químicobiológicas
qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de
compostos por métodos clássicos e instrumentais, bem como conhecer os
princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as
possibilidades e limitações das diferentes técnicas de análise.
Habilidade de sintetizar compostos, incluindo macromoléculas e materiais
poliméricos.
ter noções de classificação e composição de minerais.
Capacidade de efetuar a purificação de substâncias e materiais exercendo,
planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matériasprimas
e de produtos.
Saber determinar as características físico-químicas de substâncias e
sistemas diversos.
Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em
Química.
Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no
trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios,
indústrias químicas e biotecnológicas.
Possuir conhecimento da utilização de processos de manuseio e descarte de
materiais e de rejeitos, tendo em vista a preservação da qualidade do
ambiente.
Saber atuar em laboratório químico e selecionar, comprar e manusear
equipamentos e reagentes.
Possuir conhecimentos relativos ao assessoramento, ao desenvolvimento e à
implantação de políticas ambientais.
Ser capaz de atender às exigências do mundo do trabalho, com visão ética e
humanística, tendo capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do
mesmo, visando atender às necessidades atuais.
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