Graduação em Relações Públicas (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Com uma abordagem generalista e interdisciplinar, o curso propicia ao aluno uma visão global para atuar no planejamento estratégico e na execução de atividades ligadas a políticas gerais de relacionamentos de uma determinada organização.
Para atender à demanda de mercado, que exige um profissional capacitado para elaborar as diretrizes das comunicações interna e externa, o curso de Relações Públicas da PUC-Campinas reestruturou fortemente seu currículo. Foram incluídas disciplinas como Relações Públicas Internacionais, RP e Sistemas de mídia, Negociação em Relações Públicas, Responsabilidade Social, RP e defesa do consumidor, entre outras.
O Curso aborda também conteúdos específicos, como planejamento e execução de eventos, produção gráfica, redação, estudos do comportamento do consumidor, entre outros, que se tornam ferramentas importantes no desempenho da profissão. Há também disciplinas práticas como projetos experimentais, que permitem ao aluno a criação e a execução de projetos para clientes reais. Aliás, os trabalhos da PUC-Campinas têm conquistado prêmios em concursos promovidos pela Associação Brasileira de Relações Públicas.
Na Consultoria de Relações Públicas - outra disciplina com atividade teórico-práticas - , o aluno trabalha em áreas de planejamento, pesquisa e redação, dando suporte para eventos que ocorrem na Universidade, como congressos, seminários e semanas de estudos. Cuida ainda de promoções no próprio curso, como por exemplo o Fórum Debates de Relações Públicas. A Consultoria atende também a comunidade e tem prestado serviços para várias organizações.
Perfil do Egresso
Os egressos do Curso de Relações Públicas deverão ter uma base cultural humanística, que os permita compreender e interpretar a realidade local, regional, nacional e global; um referencial cognitivo no âmbito das ciências da comunicação; treinamento para a utilização de ferramentas de expressão verbal, gráfica e audiovisual, bem como para a difusão de mensagens através de tecnologias apropriadas e avaliação do seu impacto junto às audiências a que se destinam; domínio das técnicas gerenciais considerando a tendência atual do mercado ocupacional na área; domínio das técnicas de produção de mensagens gerais ou segmentadas para veiculação através de house organs ou de mídia massiva, com o intuito de construir , preservar ou melhorar a imagem das instituições; domínio das técnicas para identificação dos públicos com os quais a instituição se relaciona; domínio das técnicas para fazer auditorias de cultura, comunicação e clima na instituição, e após fazer o diagnóstico, sugerir as atividades mais adequadas; domínio das técnicas necessárias para saber administrar uma política de relacionamentos nas organizações, com seus públicos diversos, através de estratégias de comunicação; competências profissionais, sociais e intelectuais quanto à criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas a estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas; uma visão integradora e horizontalizada genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; perspicácia para saber utilizar, criticamente em sua atividade profissional o instrumental teórico-prático oferecido no curso, tendo competência para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à Comunicação Social; domínio do exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de RP; fibra e coragem suficientes para trabalhar em todos os momentos com a verdade, pois só assim ele terá condições de estar oferecendo oportunidade às organizações de um trabalho sério, necessário e de respeito às comunidades, conquistando dessa forma a Opinião Pública; aptidões para a elaboração de diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas voltadas para o aperfeiçoamento das relações entre instituições, grupos humanos organizados, setores de atividades públicas ou privadas e a sociedade em geral; aptidões para trabalhar na implantação de programas e instrumentos que assegurem essa interação, acompanhando, avaliando e aperfeiçoando os processos e produtos pertinentes com base nos resultados obtidos; aptidões para trabalhar junto a instituições públicas ou privadas, envolvendo pequenas, médias e grandes empresas, que incluam atividades caracterizadas em termos das estratégias de comunicação segundo as quais aquelas instituições possam desenvolver interações com os interlocutores pertinentes, privilegiando também o trabalho terceirizado; o exercício de interlocução entre as funções típicas de RP e as demais funções profissionais ou empresariais existentes na área da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as RP exerçam interface.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Centro de Recursos Audiovisuais
- Consultoria de Relações Públicas
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Fotografia
Com uma abordagem generalista e interdisciplinar, o curso propicia ao aluno uma visão global para atuar no planejamento estratégico e na execução de atividades ligadas a políticas gerais de relacionamentos de uma determinada organização.
Para atender à demanda de mercado, que exige um profissional capacitado para elaborar as diretrizes das comunicações interna e externa, o curso de Relações Públicas da PUC-Campinas reestruturou fortemente seu currículo. Foram incluídas disciplinas como Relações Públicas Internacionais, RP e Sistemas de mídia, Negociação em Relações Públicas, Responsabilidade Social, RP e defesa do consumidor, entre outras.
O Curso aborda também conteúdos específicos, como planejamento e execução de eventos, produção gráfica, redação, estudos do comportamento do consumidor, entre outros, que se tornam ferramentas importantes no desempenho da profissão. Há também disciplinas práticas como projetos experimentais, que permitem ao aluno a criação e a execução de projetos para clientes reais. Aliás, os trabalhos da PUC-Campinas têm conquistado prêmios em concursos promovidos pela Associação Brasileira de Relações Públicas.
Na Consultoria de Relações Públicas - outra disciplina com atividade teórico-práticas - , o aluno trabalha em áreas de planejamento, pesquisa e redação, dando suporte para eventos que ocorrem na Universidade, como congressos, seminários e semanas de estudos. Cuida ainda de promoções no próprio curso, como por exemplo o Fórum Debates de Relações Públicas. A Consultoria atende também a comunidade e tem prestado serviços para várias organizações.
Perfil do Egresso
Os egressos do Curso de Relações Públicas deverão ter uma base cultural humanística, que os permita compreender e interpretar a realidade local, regional, nacional e global; um referencial cognitivo no âmbito das ciências da comunicação; treinamento para a utilização de ferramentas de expressão verbal, gráfica e audiovisual, bem como para a difusão de mensagens através de tecnologias apropriadas e avaliação do seu impacto junto às audiências a que se destinam; domínio das técnicas gerenciais considerando a tendência atual do mercado ocupacional na área; domínio das técnicas de produção de mensagens gerais ou segmentadas para veiculação através de house organs ou de mídia massiva, com o intuito de construir , preservar ou melhorar a imagem das instituições; domínio das técnicas para identificação dos públicos com os quais a instituição se relaciona; domínio das técnicas para fazer auditorias de cultura, comunicação e clima na instituição, e após fazer o diagnóstico, sugerir as atividades mais adequadas; domínio das técnicas necessárias para saber administrar uma política de relacionamentos nas organizações, com seus públicos diversos, através de estratégias de comunicação; competências profissionais, sociais e intelectuais quanto à criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas a estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas; uma visão integradora e horizontalizada genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; perspicácia para saber utilizar, criticamente em sua atividade profissional o instrumental teórico-prático oferecido no curso, tendo competência para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à Comunicação Social; domínio do exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de RP; fibra e coragem suficientes para trabalhar em todos os momentos com a verdade, pois só assim ele terá condições de estar oferecendo oportunidade às organizações de um trabalho sério, necessário e de respeito às comunidades, conquistando dessa forma a Opinião Pública; aptidões para a elaboração de diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas voltadas para o aperfeiçoamento das relações entre instituições, grupos humanos organizados, setores de atividades públicas ou privadas e a sociedade em geral; aptidões para trabalhar na implantação de programas e instrumentos que assegurem essa interação, acompanhando, avaliando e aperfeiçoando os processos e produtos pertinentes com base nos resultados obtidos; aptidões para trabalhar junto a instituições públicas ou privadas, envolvendo pequenas, médias e grandes empresas, que incluam atividades caracterizadas em termos das estratégias de comunicação segundo as quais aquelas instituições possam desenvolver interações com os interlocutores pertinentes, privilegiando também o trabalho terceirizado; o exercício de interlocução entre as funções típicas de RP e as demais funções profissionais ou empresariais existentes na área da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as RP exerçam interface.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Centro de Recursos Audiovisuais
- Consultoria de Relações Públicas
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Fotografia
Disciplinas
Antropologia teológica A
Filosofia
Metodologia do trabalho científico
Pf-prática de formação A
Sociologia
Teoria da comunicação I
Teoria técn opinião pública
Antropologia cultural
Antropologia teológica B
Ciência política
Economia
Opinião pública e relações públicas
Pf-prática de formação B
Psicologia aplicada à comunicação
Teoria da comunicação II
Arte e comunicação
Atividades autônomas de organização de eventos
Fund administração
Língua port aplic relações públicas I
Noções direito nas organizações
Organização de eventos
Pf-prática de formação C
Sociologia comunicação
Téc relações públicas I
Administração aplicada a relações públicas
Ativ aut técnicas de relações públicas II
Estatística apl relações públicas
Língua port aplic relações públicas II
Pf-prática de formação D
Realid brasileira
Relações públicas e defesa consumidor
Relações públicas e responsabil social
Técnicas de relações públicas II
Antropologia teológica C
Ativ aut consultoria em relações públicas I
Comunicação escrita em relações públicas
Comunicação gráfica e audiovisual
Consultoria em relações públicas I
Ética e legisl relações públicas
Marketing I
Pesq comunicação I
Pf-prática de formação E
Ativ aut consultoria em relações públicas II
Ativ aut pesquisa em comunicação II
Ativ aut planejamento em relações públicas I
Consultoria em relações públicas II
Fund publicidade e propaganda
Marketing II
Pesquisa em comunicação II
Pf-prática de formação F
Planejamento em relações públicas I
Políticas de comunicação
Produção escrita em relações públicas
Ativ aut pesquisa em relações públicas
Ativ aut planejamento em relações públicas II
Negociação em relações públicas
Pesquisa em relações públicas
Pf-prática de formação G
Planejamento em relações públicas II
Políticas públicas em relações públicas
Relações públicas e sist mídia
Relações públicas internacionais
Tópicos esp relações públicas
Ativ aut labor comunicação gráfica e audiovisual
Atividades autônomas de projeto experimental
Laboratório de comunicação gráfica e audiovisual
Pesquisa em projeto experimental
Pf-prática de formação H
Planejamento e orientação em projeto experimental
Redação em projeto experimental
Antropologia teológica A
Filosofia
Metodologia do trabalho científico
Pf-prática de formação A
Sociologia
Teoria da comunicação I
Teoria técn opinião pública
Antropologia cultural
Antropologia teológica B
Ciência política
Economia
Opinião pública e relações públicas
Pf-prática de formação B
Psicologia aplicada à comunicação
Teoria da comunicação II
Arte e comunicação
Atividades autônomas de organização de eventos
Fund administração
Língua port aplic relações públicas I
Noções direito nas organizações
Organização de eventos
Pf-prática de formação C
Sociologia comunicação
Téc relações públicas I
Administração aplicada a relações públicas
Ativ aut técnicas de relações públicas II
Estatística apl relações públicas
Língua port aplic relações públicas II
Pf-prática de formação D
Realid brasileira
Relações públicas e defesa consumidor
Relações públicas e responsabil social
Técnicas de relações públicas II
Antropologia teológica C
Ativ aut consultoria em relações públicas I
Comunicação escrita em relações públicas
Comunicação gráfica e audiovisual
Consultoria em relações públicas I
Ética e legisl relações públicas
Marketing I
Pesq comunicação I
Pf-prática de formação E
Ativ aut consultoria em relações públicas II
Ativ aut pesquisa em comunicação II
Ativ aut planejamento em relações públicas I
Consultoria em relações públicas II
Fund publicidade e propaganda
Marketing II
Pesquisa em comunicação II
Pf-prática de formação F
Planejamento em relações públicas I
Políticas de comunicação
Produção escrita em relações públicas
Ativ aut pesquisa em relações públicas
Ativ aut planejamento em relações públicas II
Negociação em relações públicas
Pesquisa em relações públicas
Pf-prática de formação G
Planejamento em relações públicas II
Políticas públicas em relações públicas
Relações públicas e sist mídia
Relações públicas internacionais
Tópicos esp relações públicas
Ativ aut labor comunicação gráfica e audiovisual
Atividades autônomas de projeto experimental
Laboratório de comunicação gráfica e audiovisual
Pesquisa em projeto experimental
Pf-prática de formação H
Planejamento e orientação em projeto experimental
Redação em projeto experimental
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_