DFP_
Localização:Taubaté - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Direcionado à formação de profissionais capacitados para promover a imagem de empresas e de instituições e para executar estratégias de comunicação e de relacionamento com os mais diferentes públicos, o curso de Relações Públicas da UNITAU é um dos mais completos do Estado de São Paulo. Reconhecido pela Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp), o curso obteve a nota 3, numa escala de 0 a 5, no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
TEORIA
O curso promove visitas pedagógicas a empresas e a instituições da região, com o objetivo de apresentar aos alunos os mais diferentes ramos de atuação do profissional de Relações Públicas e as experiências bem sucedidas da área.
PRATICA
Desde o primeiro ano, os alunos participam do planejamento, da organização e da implementação de eventos. Nos laboratórios de comunicação, trabalham com jornais informativos, fotografia, programas de rádio, vídeos institucionais e prestam atendimento a clientes reais.
PERFIL
O egresso devera apresentar aptidões que se caracterizem pelo gerenciamento do relacionamento das organizações com seus diversos públicos, tanto externos como internos, adotando estratégias de comunicação, elaborando diagnósticos, prognósticos, ações e políticas inerentes ao aperfeiçoamento das relações entre instituições, grupos humanos organizados, setores de atividades publicas ou privadas, e a sociedade em geral.
O profissional devera estar apto para desenvolver múltiplas funções de comunicação junto as instituições publicas ou privadas, possibilitando uma interação com seus interlocutores, e ampliando, assim, o mercado de trabalho.
O perfil do egresso em Relações Publicas caracteriza-se também pelo exercício de gestão estratégica e de interlocução entre as funções típicas da área e as demais funções profissionais ou empresariais existentes no setor da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as Relações Publicas exerçam interface, não esquecendo o exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de Relações Publicas.
Centro de Laboratórios de Comunicação
O novo Centro de Laboratórios de Comunicação foi inaugurado em 2004 e conta com uma ampla estrutura onde os alunos desenvolvem todas as atividades práticas do curso:
• Sala Temática do jornal O Vale – Cátedra de Jornalismo Ferdinando Salerno
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Estúdio de Fotografia
Possui capacidade para a produção de campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Os equipamentos são de alta tecnologia, com recursos de iluminação e cenário, com câmeras analógicas e digitais. Conta com um espaço para revelação e ampliação das imagens. Isso proporciona ao aluno um contato com todo processo de obtenção da fotografia.
• Laboratório de Informática
Com o objetivo de atender as necessidades acadêmicas, o Laboratório de Informática está devidamente equipado com computadores e softwares específicos para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, permitindo aos nossos alunos conhecer aplicativos tais como: Editoração Eletrônica, Web Designer, Planilhas, Slide Shows, Computação Gráfica (tratamento de imagens) etc.
• Estúdio de Rádio
Tem como objetivo integrar o aluno a prática radiofônica. O estúdio apóia a locução de vídeos e produz trilhas sonoras e vinhetas para projetos experimentais ou trabalhos acadêmicos e programas. É produzido também no estúdio de rádio o Projeto Laboratorial Interjornal.
• Estúdio de TV
O estúdio de TV está localizado no novo prédio do Departamento de Comunicação social, onde se encontra o Centro de Órgãos Laboratoriais. É projetado para comportar grande número de alunos e preparado para atender as necessidades pedagógicas. Com as dimensões de 116 m², o novo estúdio de TV tem condições para operar com oito câmeras, e conta com uma iluminação adequada para produção de programas, telejornais, comercias, e outros projetos voltados para a televisão.
• Órgãos Laboratoriais impressos
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Rádio Universitária
Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora.
Slogan: "A Rádio da Educação"
Canal e Freqüência: 299 E - 107,7 MHz
Potência: 300 watts
TEORIA
O curso promove visitas pedagógicas a empresas e a instituições da região, com o objetivo de apresentar aos alunos os mais diferentes ramos de atuação do profissional de Relações Públicas e as experiências bem sucedidas da área.
PRATICA
Desde o primeiro ano, os alunos participam do planejamento, da organização e da implementação de eventos. Nos laboratórios de comunicação, trabalham com jornais informativos, fotografia, programas de rádio, vídeos institucionais e prestam atendimento a clientes reais.
PERFIL
O egresso devera apresentar aptidões que se caracterizem pelo gerenciamento do relacionamento das organizações com seus diversos públicos, tanto externos como internos, adotando estratégias de comunicação, elaborando diagnósticos, prognósticos, ações e políticas inerentes ao aperfeiçoamento das relações entre instituições, grupos humanos organizados, setores de atividades publicas ou privadas, e a sociedade em geral.
O profissional devera estar apto para desenvolver múltiplas funções de comunicação junto as instituições publicas ou privadas, possibilitando uma interação com seus interlocutores, e ampliando, assim, o mercado de trabalho.
O perfil do egresso em Relações Publicas caracteriza-se também pelo exercício de gestão estratégica e de interlocução entre as funções típicas da área e as demais funções profissionais ou empresariais existentes no setor da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as Relações Publicas exerçam interface, não esquecendo o exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de Relações Publicas.
Centro de Laboratórios de Comunicação
O novo Centro de Laboratórios de Comunicação foi inaugurado em 2004 e conta com uma ampla estrutura onde os alunos desenvolvem todas as atividades práticas do curso:
• Sala Temática do jornal O Vale – Cátedra de Jornalismo Ferdinando Salerno
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Estúdio de Fotografia
Possui capacidade para a produção de campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Os equipamentos são de alta tecnologia, com recursos de iluminação e cenário, com câmeras analógicas e digitais. Conta com um espaço para revelação e ampliação das imagens. Isso proporciona ao aluno um contato com todo processo de obtenção da fotografia.
• Laboratório de Informática
Com o objetivo de atender as necessidades acadêmicas, o Laboratório de Informática está devidamente equipado com computadores e softwares específicos para as áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, permitindo aos nossos alunos conhecer aplicativos tais como: Editoração Eletrônica, Web Designer, Planilhas, Slide Shows, Computação Gráfica (tratamento de imagens) etc.
• Estúdio de Rádio
Tem como objetivo integrar o aluno a prática radiofônica. O estúdio apóia a locução de vídeos e produz trilhas sonoras e vinhetas para projetos experimentais ou trabalhos acadêmicos e programas. É produzido também no estúdio de rádio o Projeto Laboratorial Interjornal.
• Estúdio de TV
O estúdio de TV está localizado no novo prédio do Departamento de Comunicação social, onde se encontra o Centro de Órgãos Laboratoriais. É projetado para comportar grande número de alunos e preparado para atender as necessidades pedagógicas. Com as dimensões de 116 m², o novo estúdio de TV tem condições para operar com oito câmeras, e conta com uma iluminação adequada para produção de programas, telejornais, comercias, e outros projetos voltados para a televisão.
• Órgãos Laboratoriais impressos
Consiste numa redação de jornais e revistas com computadores para diagramação e mesa para reunião de pautas com espaço para até 25 pessoas. Tem o objetivo de aproximar o aluno com a realidade do mercado de trabalho.
• Rádio Universitária
Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora.
Slogan: "A Rádio da Educação"
Canal e Freqüência: 299 E - 107,7 MHz
Potência: 300 watts
1ª SÉRIE
Atividades Complementares I
Língua Portuguesa I
Teoria da Comunicação I
Fotografia
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Comunicação
Estética e História da Arte
Psicologia Aplicada à Comunicação
Teoria e Técnicas de RR.PP.
Comunicação Organizacional
Assessoria e Administração de Relações Públicas
Comunicação Dirigida
2ª SÉRIE
Atividades Complementares II
Língua Portuguesa II
Teoria da Comunicação II
Linguagens Midiáticas
Produção e Artes Gráficas
Filosofia e Pensamento Contemporâneo
Sociologia Geral e da Comunicação
Produção Impressa para Relações Públicas
Organização e Execução de Eventos
Produção de Rádio e TV para Relações Públicas
Planejamento em RR.PP.
3ª SÉRIE
Atividades Complementares III
Língua Portuguesa III
Teoria Política e História Contemporânea
Cultura e Realidade Regional
Projetos em Comunicação
Comunicação Integrada
Processos Estratégicos de RR.PP.
Marketing e Relações Públicas
Pesquisa de Opinião Pública
Relações Públicas Comunitárias
Empreendedorismo e Assessoria de Relações Públicas
4ª SÉRIE
Atividades Complementares IV
Língua Portuguesa IV
Geopolítica e Formação Econômica do Brasil
Legislação Aplicada à Comunicação
Relações Públicas Governamentais e Internacionais
Projetos Experimentais
Atividades Complementares I
Língua Portuguesa I
Teoria da Comunicação I
Fotografia
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Comunicação
Estética e História da Arte
Psicologia Aplicada à Comunicação
Teoria e Técnicas de RR.PP.
Comunicação Organizacional
Assessoria e Administração de Relações Públicas
Comunicação Dirigida
2ª SÉRIE
Atividades Complementares II
Língua Portuguesa II
Teoria da Comunicação II
Linguagens Midiáticas
Produção e Artes Gráficas
Filosofia e Pensamento Contemporâneo
Sociologia Geral e da Comunicação
Produção Impressa para Relações Públicas
Organização e Execução de Eventos
Produção de Rádio e TV para Relações Públicas
Planejamento em RR.PP.
3ª SÉRIE
Atividades Complementares III
Língua Portuguesa III
Teoria Política e História Contemporânea
Cultura e Realidade Regional
Projetos em Comunicação
Comunicação Integrada
Processos Estratégicos de RR.PP.
Marketing e Relações Públicas
Pesquisa de Opinião Pública
Relações Públicas Comunitárias
Empreendedorismo e Assessoria de Relações Públicas
4ª SÉRIE
Atividades Complementares IV
Língua Portuguesa IV
Geopolítica e Formação Econômica do Brasil
Legislação Aplicada à Comunicação
Relações Públicas Governamentais e Internacionais
Projetos Experimentais
DFP_