DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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As Relações Públicas compõem uma das habilitações da área da Comunicação Social. Paulo Nassar, mestre e doutor em Relações Públicas pela USP, afirma que o que está em alta no mercado é todo o campo em que os profissionais da área de Comunicação atuam: o da comunicação de organizações. E para quem quiser “pegar o bonde” na frente, complementa Nassar, o curso de Relações Públicas facilita o ingresso do profissional no setor de Comunicação. Assim, quem faz o curso em nível de graduação em Relações Públicas já começa com uma vantagem competitiva.
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas é capaz de planejar, organizar, dirigir e avaliar, de forma global e integrada, a comunicação nas empresas ou organizações, que podem ser públicas ou privadas, ou mesmo a gestão da comunicação de uma personalidade, de uma comunidade, entre outros. O objetivo da sua atuação é desenvolver políticas de integração com os diversos públicos que se relacionam com a instituição. Desta forma, o profissional de Relações Públicas trabalha com a comunicação integrada e planejada estrategicamente.
O Curso de Relações Públicas da UNIFACS
O Curso de Relações Públicas foi o primeiro da UNIFACS na área de Comunicação e é referência no mercado baiano, tendo sido responsável pela formação do maior número de graduados em Relações Públicas na Bahia, distribuídos em 21 turmas formadas em 21 anos de existência. Possui uma imagem consolidada de respeito e credibilidade.
O curso oferece uma formação profissional técnica e teórica sólida na área específica das relações públicas, da comunicação e também da gestão corporativa, o que viabiliza o exercício consciente e responsável da profissão. A matriz curricular do curso é organizada para conceder foco na gestão da comunicação organizacional e no planejamento integrado da comunicação. Redação Jornalística e Institucional, Assessoria de Imprensa, Teoria e Técnica da Propaganda, Produção Gráfica e Mídia são algumas das disciplinas que dialogam com as principais áreas da Comunicação Social. Também são trabalhados outros eixos temáticos que compreendem a administração, a psicologia social, o marketing, a publicidade e propaganda, os recursos humanos, a gestão financeira e de custos, entre outros.
Entendemos que o profissional de Relações Públicas é um Gestor da Comunicação e, para tanto, é necessária a compreensão da lógica de funcionamento das empresas e do diálogo entre as áreas que as compõem.
Diferenciais do curso de Relações Públicas da UNIFACS:
• Disciplinas técnicas da área 100% ministradas por profissionais graduados em Relações Públicas.
• Laboratórios de fotografia, estúdio e revelação.
• Laboratórios de áudio, vídeo e editoração.
• Contato com o mercado de trabalho desde o primeiro ano do curso, através de práticas incentivadas nas disciplinas e nas atividades extraclasse, bem como a obrigatoriedade de um estágio na área de comunicação supervisionado por um professor do curso.
• Incentivo à pesquisa e extensão através dos projetos de iniciação científica, possibilitando aos estudantes vivência e exploração do ambiente acadêmico e a continuidade dos seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.
• Atuação na Gritto Comunicação, empresa júnior composta por estudantes dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Design. A proposta da empresa, orientada por um professor do curso, é prestar serviços de Comunicação Integrada para seus clientes internos e externos.
MERCADO
A área de Relações Públicas tornou-se mais estratégica e valorizada nos últimos anos. As empresas instaladas na Bahia e no Brasil têm incorporado gradativamente, nas suas estruturas, o funcionamento da área específica de Comunicação. Outras organizações optam pela contratação terceirizada de empresas e/ou profissionais especializados nas áreas de comunicação. O fato é que, cada dia mais, a Comunicação é entendida como indispensável para o bom desempenho organizacional. A confirmação disso é indicada pelo fato de que, nos últimos anos, acompanhamos um aumento nas contratações e nos salários, o que comprova a valorização dos profissionais da área.
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pode atuar em departamentos/setores de comunicação em empresas em geral, nas assessorias e consultorias de comunicação, em assessorias de imprensa, empresas de eventos, agências de publicidade, organizações sociais públicas ou privadas e em fundações. Isso constitui apenas uma amostra do âmbito de atuação de um profissional de Relações Públicas.
A maioria dos profissionais egressos do curso de Relações Públicas da UNIFACS está atuando na grande área da comunicação.
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas é capaz de planejar, organizar, dirigir e avaliar, de forma global e integrada, a comunicação nas empresas ou organizações, que podem ser públicas ou privadas, ou mesmo a gestão da comunicação de uma personalidade, de uma comunidade, entre outros. O objetivo da sua atuação é desenvolver políticas de integração com os diversos públicos que se relacionam com a instituição. Desta forma, o profissional de Relações Públicas trabalha com a comunicação integrada e planejada estrategicamente.
O Curso de Relações Públicas da UNIFACS
O Curso de Relações Públicas foi o primeiro da UNIFACS na área de Comunicação e é referência no mercado baiano, tendo sido responsável pela formação do maior número de graduados em Relações Públicas na Bahia, distribuídos em 21 turmas formadas em 21 anos de existência. Possui uma imagem consolidada de respeito e credibilidade.
O curso oferece uma formação profissional técnica e teórica sólida na área específica das relações públicas, da comunicação e também da gestão corporativa, o que viabiliza o exercício consciente e responsável da profissão. A matriz curricular do curso é organizada para conceder foco na gestão da comunicação organizacional e no planejamento integrado da comunicação. Redação Jornalística e Institucional, Assessoria de Imprensa, Teoria e Técnica da Propaganda, Produção Gráfica e Mídia são algumas das disciplinas que dialogam com as principais áreas da Comunicação Social. Também são trabalhados outros eixos temáticos que compreendem a administração, a psicologia social, o marketing, a publicidade e propaganda, os recursos humanos, a gestão financeira e de custos, entre outros.
Entendemos que o profissional de Relações Públicas é um Gestor da Comunicação e, para tanto, é necessária a compreensão da lógica de funcionamento das empresas e do diálogo entre as áreas que as compõem.
Diferenciais do curso de Relações Públicas da UNIFACS:
• Disciplinas técnicas da área 100% ministradas por profissionais graduados em Relações Públicas.
• Laboratórios de fotografia, estúdio e revelação.
• Laboratórios de áudio, vídeo e editoração.
• Contato com o mercado de trabalho desde o primeiro ano do curso, através de práticas incentivadas nas disciplinas e nas atividades extraclasse, bem como a obrigatoriedade de um estágio na área de comunicação supervisionado por um professor do curso.
• Incentivo à pesquisa e extensão através dos projetos de iniciação científica, possibilitando aos estudantes vivência e exploração do ambiente acadêmico e a continuidade dos seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.
• Atuação na Gritto Comunicação, empresa júnior composta por estudantes dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Design. A proposta da empresa, orientada por um professor do curso, é prestar serviços de Comunicação Integrada para seus clientes internos e externos.
MERCADO
A área de Relações Públicas tornou-se mais estratégica e valorizada nos últimos anos. As empresas instaladas na Bahia e no Brasil têm incorporado gradativamente, nas suas estruturas, o funcionamento da área específica de Comunicação. Outras organizações optam pela contratação terceirizada de empresas e/ou profissionais especializados nas áreas de comunicação. O fato é que, cada dia mais, a Comunicação é entendida como indispensável para o bom desempenho organizacional. A confirmação disso é indicada pelo fato de que, nos últimos anos, acompanhamos um aumento nas contratações e nos salários, o que comprova a valorização dos profissionais da área.
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pode atuar em departamentos/setores de comunicação em empresas em geral, nas assessorias e consultorias de comunicação, em assessorias de imprensa, empresas de eventos, agências de publicidade, organizações sociais públicas ou privadas e em fundações. Isso constitui apenas uma amostra do âmbito de atuação de um profissional de Relações Públicas.
A maioria dos profissionais egressos do curso de Relações Públicas da UNIFACS está atuando na grande área da comunicação.
Matriz Curricular
1º semestre
Introdução às Relações Públicas
Teorias da Comunicação
Técnicas de Comunicação Dirigida
Comunicação Visual
Gestão das Organizações
Comunicação
Atividades Complementares
2º semestre
Técnicas de Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Técnicas de Opinião Pública
Teorias da Imagem
Marketing
Arte e Cultura
Atividades Complementares
3º semestre
Criatividade
Redação Jornalística e Institucional
Estatística Aplicada
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Comunicação Pública e Relações Públicas
Psicologia e Comportamento
Atividades Complementares
4º semestre
Assessoria de Imprensa
Cerimonial e Protocolo
Gestão de Crises
Publicidade e Propaganda
Conjuntura Econômica
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado I
5º semestre
Planejamento de Relações Públicas I
Planejamento e Organização de Eventos
Responsabilidade Social e Relações Públicas
Linguagem Audiovisual
Filosofia
Introdução ao Trabalho Científico
Estágio Supervisionado II
6º semestre
Mídia
Tecnologias Digitais da Comunicação
Ética e Direito Aplicado
Planejamento de Relações Públicas II
Sociedade, Direito e Cidadania
Projeto Experimental I
7º semestre
Assessoria de Relações Públicas
Estudos Contemporâneos em Relações Públicas
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)
Atividades Complementares
Projeto Experimental II
1º semestre
Introdução às Relações Públicas
Teorias da Comunicação
Técnicas de Comunicação Dirigida
Comunicação Visual
Gestão das Organizações
Comunicação
Atividades Complementares
2º semestre
Técnicas de Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Técnicas de Opinião Pública
Teorias da Imagem
Marketing
Arte e Cultura
Atividades Complementares
3º semestre
Criatividade
Redação Jornalística e Institucional
Estatística Aplicada
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Comunicação Pública e Relações Públicas
Psicologia e Comportamento
Atividades Complementares
4º semestre
Assessoria de Imprensa
Cerimonial e Protocolo
Gestão de Crises
Publicidade e Propaganda
Conjuntura Econômica
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado I
5º semestre
Planejamento de Relações Públicas I
Planejamento e Organização de Eventos
Responsabilidade Social e Relações Públicas
Linguagem Audiovisual
Filosofia
Introdução ao Trabalho Científico
Estágio Supervisionado II
6º semestre
Mídia
Tecnologias Digitais da Comunicação
Ética e Direito Aplicado
Planejamento de Relações Públicas II
Sociedade, Direito e Cidadania
Projeto Experimental I
7º semestre
Assessoria de Relações Públicas
Estudos Contemporâneos em Relações Públicas
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Optativa (Saúde e Qualidade de Vida ou Libras)
Atividades Complementares
Projeto Experimental II
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