DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Relações Públicas na Belas Artes (uma das habilitações do curso de Comunicação Social) tem uma estrutura criada para formar Gestores da Comunicação que possam atuar na construção e valorização da imagem (de empresas, instituições, ONGs e demais organizações), Assessoria de Imprensa, Organização de Eventos e Cerimoniais, Comunicação Interna, Prevenção e Gerenciamento de Crises, Incentivos em Responsabilidade Social, Pesquisa Corporativa, Projetos de Patrocínios Culturais, Sociais, Esportivos e Ambientais, entre outros.
As disciplinas do curso estão organizadas de forma que o aluno, ao se formar, esteja preparado para implantar e acompanhar a administração de programas de relacionamento entre empresas, instituições e seus públicos; elaborar planejamentos estratégicos de comunicação para organizações e sugerir políticas de RP, propaganda institucional e de apoio ao marketing; detectar situações que possam afetar a imagem da empresa perante a opinião pública; planejar campanhas e programas de caráter social; gerenciar assuntos públicos que tenham interesse para a empresa ou instituição; outras atividades da área.
Assim, os primeiros semestres têm ênfase nas disciplinas de Cultura, Comunicação, Sociologia, Língua Portuguesa, Economia, Política, Psicologia da Comunicação, entre outras. A partir do 4º semestre, são introduzidas disciplinas de Gestão, Planejamento, Marketing, Organização de Eventos, Pesquisa de Mercado e outras que, ao final do curso, proporcionarão o conhecimento essencial e amplo para o desenvolvimento de um projeto de gestão da comunicação.
MERCADO DE TRABALHO
Por Vania Penafieri de Farias, professora do curso
Como está o mercado?
O mercado de trabalho para o profissional de Relações Públicas encontra-se em um patamar bastante promissor. As transformações na sociedade que têm o objetivo de implantar uma maior responsabilidade social e ambiental nas organizações, cujas ações repercutem diretamente na formação de uma imagem positiva ou negativa, estimulam mais investimento em Comunicação. Com o objetivo de maximizar o relacionamento e permitir pleno fluxo de comunicação entre organização e seus diversos públicos, empresas privadas e públicas e organizações não governamentais representam oportunidades reais de trabalho para o profissional desta área.
A profissão está em um bom momento?
O mercado de trabalho espera do profissional de Relações Públicas uma atuação estratégica, pautada na otimização e na manutenção do relacionamento com os chamados stakeholders (públicos estratégicos), sempre buscando oportunidades de fortalecer a imagem organizacional. Destaca-se o profissional com perfil gestor, dinâmico e atento às tendências no âmbito da Comunicação Organizacional. Além disso, o profissional que estiver preparado para as demandas geradas a partir da pauta meio ambiente, e for capaz de lidar com soluções de sustentabilidade, potencialmente conseguirá posições diferenciadas no mercado de trabalho.
De que tipo de profissionais
o mercado precisa?
Uma característica importante do profissional de RP é a diversidade. Com possibilidades de atuação em diversas frentes da comunicação organizacional, como comunicação interna, organização de eventos, pesquisa de mercado e de opinião, prevenção e gerenciamento de crises, ações de apoio ao Marketing, assessoria de imprensa, ações de aproximação com a comunidade e demais atuações estratégicas no sentido de otimizar o relacionamento da organização com os públicos de interesse, o profissional de relações públicas encontra um mercado de trabalho com grau de empregabilidade bastante promissor.
# 1º Semestre
# Comunicação Visual 40 horas
# Teoria das Relações Públicas 40 horas
# História da Mídia 40 horas
# Psicologia I 40 horas
# Redação (NCD) 40 horas
# Sociologia Geral (NCD) 40 horas
# Teoria da Comunicação I 40 horas
# Técnicas de Relações Públicas I 40 horas
# Linguagem Audiovisual 80 horas
# 2º Semestre
# Internet, Convergência e Redes Sociais 40 horas
# Fundamentos da Historia da Arte 40 horas
# Psicologia II 40 horas
# Redação e Comunicação 80 horas
# Sociologia – Estudos Avançados 40 horas
# Teoria da Comunicação II 40 horas
# Técnicas de Relações Públicas II 40 horas
# Computação Gráfica 80 horas
# 3º Semestre
# Fotografia 40 horas
# Estética e Comunicação Comparada 40 horas
# Teoria da Comunicação III 40 horas
# Semiótica 40 horas
# Editoração Gráfica, Eletrônica e Digital 80 horas
# Comunicação, Poder e Cultura Organizacional 40 horas
# Historia da Arte 40 horas
# Redação para Relações Públicas I 40 horas
# Sociologia da Comunicação 40 horas
# 4º Semestre
# Comunicação, Política e Informação Pública 40 horas
# Redação para Relações Públicas II 40 horas
# Filosofia 40 horas
# Antropologia Cultural (NCD) 40 horas
# Teorias da Administração 40 horas
# Sustentabilidade e Desenvolvimento Social 40 horas
# Teoria da Opinião Pública 40 horas
# Gestão da Comunicação 40 horas
# Optativa 80 horas
# 5º Semestre
# Mídia e Assessoria Política em Relações Públicas 40 horas
# Planejamento em Relações Públicas I 80 horas
# Marketing I 40 horas
# Eventos 80 horas
# Design e Gestão de WEB, Mídias digitais e móveis 40 horas
# Relações com a Imprensa 40 horas
# Relações Públicas Comunitária 40 horas
# Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira 40 horas
# 6º Semestre
# Planejamento em Relações Públicas II 80 horas
# Tópicos Avançados em Comunicação I 40 horas
# Ética 40 horas
# Marketing II 40 horas
# Metodologia Científica (NCD) 40 horas
# Indústria Criativa – Projetos 40 horas
# Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado I 40 horas
# Gestão de Branding 40 horas
# Relações Públicas Governamental 40 horas
# 7º Semestre
# Tópicos Avançados em Comunicação II 40 horas
# Consultoria e Mercado em Relações Públicas 40 horas
# Prevenção e Gerenciamento de Crise 40 horas
# Cultura Afro-Ameríndia Brasileira (NCD) 40 horas
# Legislação em Relações Públicas 40 horas
# Trabalho de Conclusão de Curso I 80 horas
# Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura 40 horas
# Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado II 40 horas
# Relações Publicas em Organizações Internacionais 40 horas
# 8º Semestre
# Estágio 100 horas
# Trabalho de Conclusão de Curso II 240 horas
# Atividades Complementares 100 horas
# Carga de Estágio e Atividades Complementares 200 horas
# Disciplinas
# LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (NCD) 80 horas
# Expressão Corpo e Voz
DFP_