DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Serviço Social
Localização:Maceió - Alagoas
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes foi implantado no segundo semestre de 2006, ofertando 50 vagas para o turno matutino e 50 vagas para o turno noturno, sendo autorizado pelo MEC, através da portaria nº 967, de 28 de abril de 2006, publicada no Diário oficial da União de nº 82 em 02 de maio de 2006, seção 1, página 11.
O funcionamento inicial ocorreu na sede da instituição localizada na Avenida Gustavo Paiva, 2990, 1ºandar, Mangabeiras, Maceió. A partir do segundo semestre de 2007 o curso foi transferido para o Campus Cruz das Almas, localizado na Avenida Gustavo Paiva, s/n, em Cruz das Almas, Maceió, resultado da implementação do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) com a expansão e melhoria da infra-estrutura institucional. Neste período o Curso de Serviço Social vem dando consecução à implementação das Diretrizes Curriculares do MEC, bem como aos Projetos Pedagógicos Institucional e do Curso, referências fundamentais para a construção de uma prática de excelência acadêmica, socialmente inserida e comprometida com o desenvolvimento regional e com a transformação social.
Assim, o curso tem contemplado atividades acadêmico-científicas que, ao lado da oferta do ensino, procuram oferecer ações inovadoras em todas as disciplinas e atividades, com especial atenção à indissociável articulação entre ensino-pesquisa-extensão, tendo por fio condutor os Eixos Estruturantes e os Núcleos Geradores de Pesquisa e Extensão. No aspecto curricular, destacamos atualmente:
a) a composição integrada, interligando conhecimentos pautados nos núcleos de fundamentos teórico- metodológicos da vida social, da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e do trabalho profissional;
b) disciplinas que desenvolvem a formação cientifica do aluno possibilitando a reflexão e raciocínio críticos, à interdisciplinaridade e o domínio dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à atuação profissional, sobretudo no que se refere à investigação e análise da realidade, bem como a intervenção propositiva em face das expressões contemporâneas da “questão social”;
c) práticas investigativas e extensionistas associadas ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos das disciplinas, segundo metodologias adotadas pelos professores;
d) estágios supervisionados nas diversas áreas de atuação do Assistente Social, com apresentação de um relatório final de estágio, e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, com apresentação pública, ambos necessários ao alcance do título de Bacharel em Serviço Social.
Desde o início de suas atividades acadêmicas o Curso tem observado criticamente as transformações societárias atuais, com destaque para “globalização”, a reestruturação produtiva e o ideário neoliberal, que afetam diretamente as relações de produção e reprodução sociais. Em torno dessa questão, está situado o Serviço Social que na dinâmica do cotidiano é chamado a desempenhar funções no exercício profissional sob dimensões fundamentais: conhecimento teórico-metodológico acerca da realidade social e as demandas da ação profissional; compromisso ético-político pautado em valores emancipatórios; capacitação técnico-operacional a fim de definir estratégias e táticas interventivas.
Tal direção tem provocado uma demanda por profissionais capacitados em identificar e solucionar, com habilidades e competências, os problemas sociais e organizacionais. O Assistente Social defronta-se com novos espaços ocupacionais, principalmente no “terceiro setor” e junto aos movimentos sociais, para além daqueles historicamente conhecidos, sejam em instituições públicas ou privadas atendendo, com compromisso e qualidade, essa demanda.
Com base nessa dimensão, o Curso de Serviço Social tem por horizonte estratégico formar profissionais capacitados para compreender a realidade social, nela se inserindo de modo a responder, de forma propositiva, às demandas que se apresentam no cotidiano do exercício profissional, visando contribuir para o desenvolvimento regional e para a transformação social.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Serviço Social da FITs será dotado de formação generalista, intelectual e cultural crítica, com capacidade teórico-metodológica, ético-política e técnicooperativa para investigar a realidade social, formular e implementar propostas de enfrentamento as expressões da “questão social”; inserir-se criativa e propositiva nas políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, atuando nos níveis de formulação, planejamento, execução e avaliação de programas, projetos e planos sociais.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais com fundamentação teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativa, plenamente capazes de analisar e compreender criticamente a realidade, nela intervindo de forma propositiva respondendo às demandas sociais emergentes em Alagoas e no Nordeste em face das expressões da questão social, assim contribuindo para o desenvolvimento e transformação social.
Específico
- Oportunizar uma formação acadêmica e intelectual generalista crítica, que possibilite aos futuros profissionais sua inserção nos espaços sócio-ocupacionais numa perspectiva de totalidade;
- Fomentar, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão, atitudes críticas e reflexivas que possibilitem a inserção dos alunos na realidade e estimulem a análise e compreensão da mesma, bem como a produção de conhecimento técnico-científico;
- Desenvolver competências e habilidades compatíveis com os desafios contemporaneamente postos à profissão em face do agravamento e exacerbação das expressões da questão social e em sintonia com os objetivos profissionais;
- Formar profissionais capazes de atuar no âmbito das políticas sociais, públicas e privadas, em nível de gestão, elaboração, planejamento, avaliação e execução, garantindo aos usuários do Serviço Social a participação e o controle social, em uma perspectiva que busque a emancipação humana.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Políticas Sociais Públicas e Privadas; nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança, habitação, previdência social, criança e adolescente, judiciário, idoso, terceiro setor, movimentos sociais, entre outras; nos níveis de gestão, planejamento, avaliação, assessoria, consultoria, e execução de políticas, programas, projetos, serviços e benefícios.
MERCADO DE TRABALHO
As transformações societárias engendradas a partir das três últimas décadas do século passado — da qual a reestruturação produtiva, a globalização da economia, o projeto neoliberal e a atual crise do capital figuram como maiores expressões — terminaram por saturar o tecido social da realidade brasileira com as mais diversas expressões da questão social.
Nesta contextualização, o agravamento da desigualdade social e a exacerbação da pobreza e da miséria tem desafiado a sociedade brasileira à procurar meios e formas de responder a tal problemática na perspectiva de consolidar e ampliar a democracia e a cidadania, sobretudo assegurando aos segmentos populacionais mais vulnerabilizados seus direitos sociais.
O Serviço Social enquanto profissão que assume o compromisso ético—político de assegurar e consolidar direitos tem sido desafiado a formar profissionais com a capacidade de analisar criticamente a realidade e com habilidades para nela intervir de forma criativa e propositiva.
Os Assistentes Sociais têm se inserido nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais, seja em instituições públicas, seja em instituições privadas, ou ainda no terceiro setor e em movimentos sociais, atuando com as mais diversas políticas sociais (saúde, educação, assistência social, previdência, criança e adolescente, idoso, segurança, habitação, jurídico, etc.), nos mais diversos níveis (planejamento, gestão, avaliação e execução), sempre na perspectiva de contribuir para a construção de uma sociedade emancipada.
INFRAESTRUTURA
Para o curso de Serviço Social é disponibilizado espaços pedagógicos (oficinas, núcleos temáticos e supervisão acadêmica).
As instalações são dotadas de isolamento acústico, climatização, iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. O mobiliário disponibilizado atende aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. Os espaços pedagógicos são servidos por equipamentos de informática.
Os espaços contam com pessoal de apoio e funcionam em horário compatível com as atividades do curso, com disponibilidade para acesso extra-classe.
No intuito de promover a pesquisa e extensão, foi criado o Núcleo de Práticas Sociais. Este Núcleo é composto por professores com regime de tempo parcial e integral, orientadores de projetos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso, e discentes.
O Curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes foi implantado no segundo semestre de 2006, ofertando 50 vagas para o turno matutino e 50 vagas para o turno noturno, sendo autorizado pelo MEC, através da portaria nº 967, de 28 de abril de 2006, publicada no Diário oficial da União de nº 82 em 02 de maio de 2006, seção 1, página 11.
O funcionamento inicial ocorreu na sede da instituição localizada na Avenida Gustavo Paiva, 2990, 1ºandar, Mangabeiras, Maceió. A partir do segundo semestre de 2007 o curso foi transferido para o Campus Cruz das Almas, localizado na Avenida Gustavo Paiva, s/n, em Cruz das Almas, Maceió, resultado da implementação do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) com a expansão e melhoria da infra-estrutura institucional. Neste período o Curso de Serviço Social vem dando consecução à implementação das Diretrizes Curriculares do MEC, bem como aos Projetos Pedagógicos Institucional e do Curso, referências fundamentais para a construção de uma prática de excelência acadêmica, socialmente inserida e comprometida com o desenvolvimento regional e com a transformação social.
Assim, o curso tem contemplado atividades acadêmico-científicas que, ao lado da oferta do ensino, procuram oferecer ações inovadoras em todas as disciplinas e atividades, com especial atenção à indissociável articulação entre ensino-pesquisa-extensão, tendo por fio condutor os Eixos Estruturantes e os Núcleos Geradores de Pesquisa e Extensão. No aspecto curricular, destacamos atualmente:
a) a composição integrada, interligando conhecimentos pautados nos núcleos de fundamentos teórico- metodológicos da vida social, da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e do trabalho profissional;
b) disciplinas que desenvolvem a formação cientifica do aluno possibilitando a reflexão e raciocínio críticos, à interdisciplinaridade e o domínio dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à atuação profissional, sobretudo no que se refere à investigação e análise da realidade, bem como a intervenção propositiva em face das expressões contemporâneas da “questão social”;
c) práticas investigativas e extensionistas associadas ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos das disciplinas, segundo metodologias adotadas pelos professores;
d) estágios supervisionados nas diversas áreas de atuação do Assistente Social, com apresentação de um relatório final de estágio, e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, com apresentação pública, ambos necessários ao alcance do título de Bacharel em Serviço Social.
Desde o início de suas atividades acadêmicas o Curso tem observado criticamente as transformações societárias atuais, com destaque para “globalização”, a reestruturação produtiva e o ideário neoliberal, que afetam diretamente as relações de produção e reprodução sociais. Em torno dessa questão, está situado o Serviço Social que na dinâmica do cotidiano é chamado a desempenhar funções no exercício profissional sob dimensões fundamentais: conhecimento teórico-metodológico acerca da realidade social e as demandas da ação profissional; compromisso ético-político pautado em valores emancipatórios; capacitação técnico-operacional a fim de definir estratégias e táticas interventivas.
Tal direção tem provocado uma demanda por profissionais capacitados em identificar e solucionar, com habilidades e competências, os problemas sociais e organizacionais. O Assistente Social defronta-se com novos espaços ocupacionais, principalmente no “terceiro setor” e junto aos movimentos sociais, para além daqueles historicamente conhecidos, sejam em instituições públicas ou privadas atendendo, com compromisso e qualidade, essa demanda.
Com base nessa dimensão, o Curso de Serviço Social tem por horizonte estratégico formar profissionais capacitados para compreender a realidade social, nela se inserindo de modo a responder, de forma propositiva, às demandas que se apresentam no cotidiano do exercício profissional, visando contribuir para o desenvolvimento regional e para a transformação social.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Serviço Social da FITs será dotado de formação generalista, intelectual e cultural crítica, com capacidade teórico-metodológica, ético-política e técnicooperativa para investigar a realidade social, formular e implementar propostas de enfrentamento as expressões da “questão social”; inserir-se criativa e propositiva nas políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, atuando nos níveis de formulação, planejamento, execução e avaliação de programas, projetos e planos sociais.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais com fundamentação teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativa, plenamente capazes de analisar e compreender criticamente a realidade, nela intervindo de forma propositiva respondendo às demandas sociais emergentes em Alagoas e no Nordeste em face das expressões da questão social, assim contribuindo para o desenvolvimento e transformação social.
Específico
- Oportunizar uma formação acadêmica e intelectual generalista crítica, que possibilite aos futuros profissionais sua inserção nos espaços sócio-ocupacionais numa perspectiva de totalidade;
- Fomentar, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão, atitudes críticas e reflexivas que possibilitem a inserção dos alunos na realidade e estimulem a análise e compreensão da mesma, bem como a produção de conhecimento técnico-científico;
- Desenvolver competências e habilidades compatíveis com os desafios contemporaneamente postos à profissão em face do agravamento e exacerbação das expressões da questão social e em sintonia com os objetivos profissionais;
- Formar profissionais capazes de atuar no âmbito das políticas sociais, públicas e privadas, em nível de gestão, elaboração, planejamento, avaliação e execução, garantindo aos usuários do Serviço Social a participação e o controle social, em uma perspectiva que busque a emancipação humana.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Políticas Sociais Públicas e Privadas; nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança, habitação, previdência social, criança e adolescente, judiciário, idoso, terceiro setor, movimentos sociais, entre outras; nos níveis de gestão, planejamento, avaliação, assessoria, consultoria, e execução de políticas, programas, projetos, serviços e benefícios.
MERCADO DE TRABALHO
As transformações societárias engendradas a partir das três últimas décadas do século passado — da qual a reestruturação produtiva, a globalização da economia, o projeto neoliberal e a atual crise do capital figuram como maiores expressões — terminaram por saturar o tecido social da realidade brasileira com as mais diversas expressões da questão social.
Nesta contextualização, o agravamento da desigualdade social e a exacerbação da pobreza e da miséria tem desafiado a sociedade brasileira à procurar meios e formas de responder a tal problemática na perspectiva de consolidar e ampliar a democracia e a cidadania, sobretudo assegurando aos segmentos populacionais mais vulnerabilizados seus direitos sociais.
O Serviço Social enquanto profissão que assume o compromisso ético—político de assegurar e consolidar direitos tem sido desafiado a formar profissionais com a capacidade de analisar criticamente a realidade e com habilidades para nela intervir de forma criativa e propositiva.
Os Assistentes Sociais têm se inserido nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais, seja em instituições públicas, seja em instituições privadas, ou ainda no terceiro setor e em movimentos sociais, atuando com as mais diversas políticas sociais (saúde, educação, assistência social, previdência, criança e adolescente, idoso, segurança, habitação, jurídico, etc.), nos mais diversos níveis (planejamento, gestão, avaliação e execução), sempre na perspectiva de contribuir para a construção de uma sociedade emancipada.
INFRAESTRUTURA
Para o curso de Serviço Social é disponibilizado espaços pedagógicos (oficinas, núcleos temáticos e supervisão acadêmica).
As instalações são dotadas de isolamento acústico, climatização, iluminação, mobiliário e aparelhagem específica. O mobiliário disponibilizado atende aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. Os espaços pedagógicos são servidos por equipamentos de informática.
Os espaços contam com pessoal de apoio e funcionam em horário compatível com as atividades do curso, com disponibilidade para acesso extra-classe.
No intuito de promover a pesquisa e extensão, foi criado o Núcleo de Práticas Sociais. Este Núcleo é composto por professores com regime de tempo parcial e integral, orientadores de projetos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso, e discentes.
MATRIZ CURRICULAR
Formação da Sociedade Brasileira e do Nordeste
Sociologia
Introdução ao Serviço Social
Oficina da Produção Acadêmica*
Oficina de Leitura e Produção de Textos*
Fundamentos Filosóficos e Serviços Social
(*) Disciplinas com atividades presenciais e não presenciais, as quais terão dois créditos para atividades práticas, a serem inseridas no conteúdo programático.
Ciências Política
Psicologia
Antropologia
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social I
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social II
Ética Profissional e Serviço Social
Economia Política
Diteiro e Legislação Social I
Oficina de Iniciação à Pesquisa
Política Social
Trabalho e Sociabilidade
Direito e Legislação Social II
Laboratório de Instrumentos e Técnicas em Serviço Social I
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social III
Processo de Trabalho e Serviço Social
Estágio Obrigatório I
Administração, Planejamento e Serviç Social
Laboratório de Instrumentos e Técnicas em Serviço Social II
Processo de Trabalho e Serviço Social II
Pesquisa em Serviço Social I
Classes e Movimentos Sociais
Estágio Obrigatório II
Pesquisa em Serviço Social II
Seminários Temáticos em Políticas Sociais
Seminários Temáticos em Serviço Social I
Optativa I
Trabalho de Conclusão de Curso
Trnasformações Societárias e Serviço Social
Seminários Temáticos em Serviço Social II
Optativa II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Libras
Direitos Humanos e Diversidade
Optativa 2
Relações de Gênero e Políticas Sociais
Sociedade e Meio Ambiente
Formação da Sociedade Brasileira e do Nordeste
Sociologia
Introdução ao Serviço Social
Oficina da Produção Acadêmica*
Oficina de Leitura e Produção de Textos*
Fundamentos Filosóficos e Serviços Social
(*) Disciplinas com atividades presenciais e não presenciais, as quais terão dois créditos para atividades práticas, a serem inseridas no conteúdo programático.
Ciências Política
Psicologia
Antropologia
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social I
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social II
Ética Profissional e Serviço Social
Economia Política
Diteiro e Legislação Social I
Oficina de Iniciação à Pesquisa
Política Social
Trabalho e Sociabilidade
Direito e Legislação Social II
Laboratório de Instrumentos e Técnicas em Serviço Social I
Fundamentos Históricos-teóricos-metodológicos do Serviço Social III
Processo de Trabalho e Serviço Social
Estágio Obrigatório I
Administração, Planejamento e Serviç Social
Laboratório de Instrumentos e Técnicas em Serviço Social II
Processo de Trabalho e Serviço Social II
Pesquisa em Serviço Social I
Classes e Movimentos Sociais
Estágio Obrigatório II
Pesquisa em Serviço Social II
Seminários Temáticos em Políticas Sociais
Seminários Temáticos em Serviço Social I
Optativa I
Trabalho de Conclusão de Curso
Trnasformações Societárias e Serviço Social
Seminários Temáticos em Serviço Social II
Optativa II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Libras
Direitos Humanos e Diversidade
Optativa 2
Relações de Gênero e Políticas Sociais
Sociedade e Meio Ambiente
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