DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos do Curso
Elaborados com o Colegiado do Curso, em anos anteriores, e redefinidos pelo NDE, os objetivos tem como premissa o perfil do profissional que se deseja formar. Para tanto, a considerar a necessidade de seu compromisso ético com as diretrizes contidas no projeto ético-político do Serviço Social, bem como as reflexões recentes dos encontros promovidos pelas instituições representativas da categoria dos professores. Ressaltamos que procuramos também a compatibilidade com a concepção filosófica do Curso.
Objetivo Geral
Capacitar os futuros profissionais para o exame crítico das transformações da sociedade com vistas a uma atuação criativa na realidade social.
Objetivos Específicos
* Instrumentalizar os discentes para uma atuação investigativa, interventiva e ética de acordo com as demandas da realidade social;
* Instrumentalizar os discentes com referencial histórico-teórico-metodológico adequado ao exercício profissional, comprometido com a ética do Serviço Social;
* Instrumentalizar os discentes para a análise das políticas sociais, no sentido do fortalecimento dos direitos dos usuários.
Perfil Profissional
* Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais;
* Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho;
* Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Projeto Pedagógico
Objetivos do Curso
Elaborados com o Colegiado do Curso, em anos anteriores,, e redefinidos pelo NDE, os objetivos tem como premissa o perfil do profissional que se deseja formar. Para tanto, a considerar a necessidade de seu compromisso ético com as diretrizes contidas no projeto ético-político do Serviço Social, bem como as reflexões recentes dos encontros promovidos pelas instituições representativas da categoria dos professores. Ressaltamos que procuramos também a compatibilidade com a concepção filosófica do Curso.
Objetivo Geral
Capacitar os futuros profissionais para o exame crítico das transformações da sociedade com vistas a uma atuação criativa na realidade social.
Objetivos Específicos
* Instrumentalizar os discentes para uma atuação investigativa, interventiva e ética de acordo com as demandas da realidade social;
* Instrumentalizar os discentes com referencial histórico-teórico-metodológico adequado ao exercício profissional, comprometido com a ética do Serviço Social;
* Instrumentalizar os discentes para a análise das políticas sociais, no sentido do fortalecimento dos direitos dos usuários.
Perfil Esperado do Futuro Profissional (Habilidades, Conhecimentos Básicos E Específicos)
a) Em termos profissionais:
O Curso de Serviço Social do Centro Universitário pretende contribuir para a formação de profissionais que compreendam o significado social de sua prática, tendo diante desta uma postura crítica e investigativa, estando em constante busca de aperfeiçoamento com vistas às exigências do mercado de trabalho e a realidade vivenciada.
Pretende-se, ainda, que este profissional tenha um compromisso com os sujeitos que procuram seus serviços profissionais em consonância com o Código de Ética da profissão.
Cumpre ressaltar que os alunos do curso de Serviço Social são, majoritariamente, alunos trabalhadores e oriundos das camadas populares, como fica constatado nos levantamentos sistematicamente realizados pelo setor de avaliação institucional. Atualmente os dados são baseados na pesquisa efetuada pela Assessoria de Avaliação Pedagógica, realizada na matrícula de 2006.I, que abrangeu alunos de todos os cursos. Esta reafirmou informações apuradas na investigação realizada pelo Curso de Serviço Social em 2000, que os alunos ingressantes estão inseridos em famílias de baixa renda e são, em grande parte, responsáveis pelo próprio sustento e também de suas famílias. Apontou ainda outros aspectos não estudados anteriormente como o fato de parcela significativa ter interrompido várias vezes os estudos, tendo revelado um dado novo: o de que um grande contingente provém da Baixada Fluminense.
Somando-se a estes fatores há o traço historicamente constitutivo da profissão, qual seja: seu perfil feminino.
Os indicadores acima nos levam à reflexão sobre a visão de subalternidade da profissão, construída no imaginário social, não exclusiva do Serviço Social, mas que perpassa diferentes formações, notadamente aquelas identificadas com a família e seus cuidados. Esta construção deverá ser enfrentada e superada não apenas pela exclusividade do viés teórico, mas também através de dimensões pedagógicas que possibilitem aos alunos a aproximação ao patrimônio intelectual e cultural socialmente construído, que vem historicamente se tornando acessível aos segmentos sociais da maioria dos discentes.
O perfil desejado está em consonância com o proposto pelas Diretrizes Curriculares definidas pela ABEPSS. Transcreveremos do documento “Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social” o perfil do bacharel em Serviço Social:
* Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais;
* Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho;
* Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Competências e Habilidades
Em conformidade com a Resolução CNE/CES-15/2002 e pautados na Lei 8662/93, em seus artigos 4º e 5º as competências e habilidades são as seguintes:
A) Gerais
A formação profissional deve viabilizar uma capacidade teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividade técnico-operativas, com vistas à:
* Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
* Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
* Utilização dos recursos da informática.
B) Específicas
A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:
* Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
* Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
* Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
* Realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;
* Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matérias relacionadas às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
* Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
* Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social (Diretrizes Curriculares, 1999: 401);
* Realizar estudos, prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matérias relacionadas às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
* Realizar estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;
* Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de Serviço Social;
* Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.
ABEPSS, 1999: 348
Ainda de conformidade a ABEPSS, enfatizamos, portanto, que se espera formar:
“Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando proposta de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.” (ABEPSS, 1999: 345).
b) Em termos de produção de conhecimento (Pesquisa)
A pesquisa é a base para a construção de respostas para o Serviço Social. É preciso pesquisar para se compreender as múltiplas formas assumidas pelas desigualdades sociais com origem nos processos econômicos, políticos e culturais e que se expressam nos sujeitos sociais na condição de classe, gênero, raça e etnia num processo de exclusão social. O profissional deve ser capaz de atender o item quatro das Habilidades Específicas citada acima, contida na Lei 8662.
c) Em termos de socialização do saber
A Extensão se fortalece como prática acadêmica e como campo de produção de conhecimento e de exercício de cidadania aproximando a universidade da comunidade. A proposta do curso é fomentar a participação do corpo docente e discente na prática extensionista oportunizando a reflexão e o amadurecimento crítico na produção de conhecimento e na prestação de serviços, de forma que o futuro profissional seja capaz de compreender e intervir na realidade, correlacionando os princípios teóricos apreendidos na academia com a realidade – práxis profissional.
Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Clínica Escola Amarina Motta
• Núcleo de Prática Jurídica
• Laboratórios de Informática
• Auditórios
Elaborados com o Colegiado do Curso, em anos anteriores, e redefinidos pelo NDE, os objetivos tem como premissa o perfil do profissional que se deseja formar. Para tanto, a considerar a necessidade de seu compromisso ético com as diretrizes contidas no projeto ético-político do Serviço Social, bem como as reflexões recentes dos encontros promovidos pelas instituições representativas da categoria dos professores. Ressaltamos que procuramos também a compatibilidade com a concepção filosófica do Curso.
Objetivo Geral
Capacitar os futuros profissionais para o exame crítico das transformações da sociedade com vistas a uma atuação criativa na realidade social.
Objetivos Específicos
* Instrumentalizar os discentes para uma atuação investigativa, interventiva e ética de acordo com as demandas da realidade social;
* Instrumentalizar os discentes com referencial histórico-teórico-metodológico adequado ao exercício profissional, comprometido com a ética do Serviço Social;
* Instrumentalizar os discentes para a análise das políticas sociais, no sentido do fortalecimento dos direitos dos usuários.
Perfil Profissional
* Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais;
* Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho;
* Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Projeto Pedagógico
Objetivos do Curso
Elaborados com o Colegiado do Curso, em anos anteriores,, e redefinidos pelo NDE, os objetivos tem como premissa o perfil do profissional que se deseja formar. Para tanto, a considerar a necessidade de seu compromisso ético com as diretrizes contidas no projeto ético-político do Serviço Social, bem como as reflexões recentes dos encontros promovidos pelas instituições representativas da categoria dos professores. Ressaltamos que procuramos também a compatibilidade com a concepção filosófica do Curso.
Objetivo Geral
Capacitar os futuros profissionais para o exame crítico das transformações da sociedade com vistas a uma atuação criativa na realidade social.
Objetivos Específicos
* Instrumentalizar os discentes para uma atuação investigativa, interventiva e ética de acordo com as demandas da realidade social;
* Instrumentalizar os discentes com referencial histórico-teórico-metodológico adequado ao exercício profissional, comprometido com a ética do Serviço Social;
* Instrumentalizar os discentes para a análise das políticas sociais, no sentido do fortalecimento dos direitos dos usuários.
Perfil Esperado do Futuro Profissional (Habilidades, Conhecimentos Básicos E Específicos)
a) Em termos profissionais:
O Curso de Serviço Social do Centro Universitário pretende contribuir para a formação de profissionais que compreendam o significado social de sua prática, tendo diante desta uma postura crítica e investigativa, estando em constante busca de aperfeiçoamento com vistas às exigências do mercado de trabalho e a realidade vivenciada.
Pretende-se, ainda, que este profissional tenha um compromisso com os sujeitos que procuram seus serviços profissionais em consonância com o Código de Ética da profissão.
Cumpre ressaltar que os alunos do curso de Serviço Social são, majoritariamente, alunos trabalhadores e oriundos das camadas populares, como fica constatado nos levantamentos sistematicamente realizados pelo setor de avaliação institucional. Atualmente os dados são baseados na pesquisa efetuada pela Assessoria de Avaliação Pedagógica, realizada na matrícula de 2006.I, que abrangeu alunos de todos os cursos. Esta reafirmou informações apuradas na investigação realizada pelo Curso de Serviço Social em 2000, que os alunos ingressantes estão inseridos em famílias de baixa renda e são, em grande parte, responsáveis pelo próprio sustento e também de suas famílias. Apontou ainda outros aspectos não estudados anteriormente como o fato de parcela significativa ter interrompido várias vezes os estudos, tendo revelado um dado novo: o de que um grande contingente provém da Baixada Fluminense.
Somando-se a estes fatores há o traço historicamente constitutivo da profissão, qual seja: seu perfil feminino.
Os indicadores acima nos levam à reflexão sobre a visão de subalternidade da profissão, construída no imaginário social, não exclusiva do Serviço Social, mas que perpassa diferentes formações, notadamente aquelas identificadas com a família e seus cuidados. Esta construção deverá ser enfrentada e superada não apenas pela exclusividade do viés teórico, mas também através de dimensões pedagógicas que possibilitem aos alunos a aproximação ao patrimônio intelectual e cultural socialmente construído, que vem historicamente se tornando acessível aos segmentos sociais da maioria dos discentes.
O perfil desejado está em consonância com o proposto pelas Diretrizes Curriculares definidas pela ABEPSS. Transcreveremos do documento “Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social” o perfil do bacharel em Serviço Social:
* Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais;
* Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho;
* Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Competências e Habilidades
Em conformidade com a Resolução CNE/CES-15/2002 e pautados na Lei 8662/93, em seus artigos 4º e 5º as competências e habilidades são as seguintes:
A) Gerais
A formação profissional deve viabilizar uma capacidade teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividade técnico-operativas, com vistas à:
* Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
* Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
* Utilização dos recursos da informática.
B) Específicas
A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:
* Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
* Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
* Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
* Realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;
* Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matérias relacionadas às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
* Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
* Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social (Diretrizes Curriculares, 1999: 401);
* Realizar estudos, prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matérias relacionadas às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
* Realizar estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;
* Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de Serviço Social;
* Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.
ABEPSS, 1999: 348
Ainda de conformidade a ABEPSS, enfatizamos, portanto, que se espera formar:
“Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando proposta de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.” (ABEPSS, 1999: 345).
b) Em termos de produção de conhecimento (Pesquisa)
A pesquisa é a base para a construção de respostas para o Serviço Social. É preciso pesquisar para se compreender as múltiplas formas assumidas pelas desigualdades sociais com origem nos processos econômicos, políticos e culturais e que se expressam nos sujeitos sociais na condição de classe, gênero, raça e etnia num processo de exclusão social. O profissional deve ser capaz de atender o item quatro das Habilidades Específicas citada acima, contida na Lei 8662.
c) Em termos de socialização do saber
A Extensão se fortalece como prática acadêmica e como campo de produção de conhecimento e de exercício de cidadania aproximando a universidade da comunidade. A proposta do curso é fomentar a participação do corpo docente e discente na prática extensionista oportunizando a reflexão e o amadurecimento crítico na produção de conhecimento e na prestação de serviços, de forma que o futuro profissional seja capaz de compreender e intervir na realidade, correlacionando os princípios teóricos apreendidos na academia com a realidade – práxis profissional.
Infraestrutura
• Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc
• Centro Cultural UNISUAM - CCULT
• Clínica Escola Amarina Motta
• Núcleo de Prática Jurídica
• Laboratórios de Informática
• Auditórios
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