Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação EAD da UNIFACS visa formar profissionais com bases científicas e tecnológicas para atuar na área de informática, desenvolvendo, utilizando e gerenciando recursos e serviços de tecnologia da informação nos diversos segmentos da sociedade.
Perspectivas Profissionais:
É indiscutível a importância da informática, pela sua amplitude e pela sua aplicação intensa no diversos segmentos da sociedade. Além disso, é uma ferramenta essencial e estratégica para o sucesso das organizações.
A área de tecnologia da informação é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do país. A profissão é considerada como uma das mais promissoras em termos de oferta de empregos, conforme indicam diversas reportagens veiculadas nos últimos anos em publicações como a Revista Istoé e o jornal A Tarde, e programas de TV de credibilidade, a exemplo do Bom Dia Brasil.
Existe uma expectativa positiva em termos estaduais, nacionais e mundiais em relação às possibilidades de trabalho na área da informática. Essas oportunidades não se esgotam nos postos de trabalho de empresas públicas ou privadas. Também são opções os diversos níveis de organizações não-governamentais e o empreendedorismo, com a constituição do seu próprio negócio.
O curso de Sistemas de Informação modalidade EAD da UNIFACS responde, portanto, a necessidade da formação de profissionais qualificados em computação para que estejam habilitados a utilizar a informática a serviço da sociedade. Isso significa preparar estudantes para utilizar a tecnologia da computação para atender as necessidades de negócio das empresas, do governo, ONG´s, educação, turismo, saúde, indústria, comércio e outros segmentos da sociedade.
Fundamentação da organização do curso:
A concepção do curso de Sistemas de Informação – EAD fundamenta-se no documento com a proposta do Currículo de Referência de Sistemas de Informação (CR-SI), produzido em 2003 pelo Grupo de Trabalho 2 (GT2) da Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O objetivo do CR-SI é servir de suporte, em sintonia com as Diretrizes Curriculares para a Área de Computação e Informática, para a criação de currículos para cursos de Sistemas de Informação.
Perfil Profissional do Egresso:
Para que obtenha sucesso em sua atividade profissional, o profissional egresso do curso de Sistemas de Informação EAD deve agregar um conjunto de competências que serão desenvolvidas ao longo de sua vida acadêmica na Instituição. São elas:
• Competências tecnológicas, que permitirão lidar com o universo conceitual da área de TI e desenvolver novas soluções, adequadas às necessidades dos usuários;
• Competências de gestão, que permitirão compreender os processos produtivos e de organização e funcionamento das organizações, tanto de natureza pública quanto privada, ou não-governamental, possibilitando realizar as intervenções necessárias e adequadas aos processos sistêmicos;
• Competências humanas, que permitirão projetar novos empreendimentos que envolvam o uso da Informática; atuando em equipes multidisciplinares na busca de soluções computacionais para problemas complexos e compreendendo os impactos do uso da TI na sociedade, atuando de forma ética e consciente.
Dessa forma, o perfil básico dos egressos deve incluir capacidade investigativa, iniciativa para prospecção de novas tecnologias, boa capacidade de análise e habilidade na aplicação de conhecimentos técnicos e científicos na produção de idéias inovadoras.
Campos de Atuação:
O profissional formado neste curso será capaz de atuar em instituições, de diversos tipos, como agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas organizacionais e propiciando novos tipos de atividades nas referidas empresas que utilizam a informática em suas atividades diárias.
O egresso deste curso poderá contribuir nas seguintes áreas: desenvolvimento de soluções de software e de sistemas de informação, planejamento e operacionalização da infraestrutura de computação e gestão dos recursos e serviços de tecnologia de informação nas organizações.
Assim, o profissional de Sistemas de Informação, formado pela UNIFACS, irá ao longo do curso desenvolver estudos que o habilitarão a desempenhar atividades como: projetista de sistemas de informação, analista de sistemas, analista de negócios, gerente de sistemas - administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores- e consultor na área de sistemas de informação. O curso também incentiva a atuação do egresso como empreendedor, tornando-o capaz de gerenciar sua própria empresa.
Diferenciais do curso:
O Curso de Sistemas de Informação EAD da UNIFACS está baseado em uma metodologia de ensino específica para o oferecimento de cursos na modalidade à distância desenvolvida pela instituição. Os principais pilares desta metodologia são a interdisciplinaridade, a autonomia do estudante na construção do seu processo de aprendizagem e a criação de oportunidades de diferenciação dos currículos, a partir da construção dos projetos específicos, da realização das atividades complementares e das práticas de iniciação científica. O foco do curso de SI EAD da UNIFACS é aliar os conhecimentos acadêmicos às práticas de mercado, auxiliando o ingresso e o desenvolvimento do estudante no ambiente profissional. Para tal, são enfatizados os seguintes aspectos:
Corpo docente: constituído por profissionais que integram a boa formação acadêmica - com mestrado e doutorado na área, a sólida experiência profissional de mercado e a formação didática específica para os cursos de educação a distância. Essas características do corpo docente da UNIFACS EAD possibilita ao estudante o contato com experiências reais no âmbito profissional e com as mudanças que vêm acontecendo na área.
Apoio pesquisa: o curso apoia de formas diversas os alunos que desejam seguir atividades de pesquisa, através da possibilidade de inserção nos vários grupos de pesquisa consolidados da instituição e do contato com professores pesquisadores que também fazem parte do corpo docente da pós-graduação latu sensu e mestrado. E ainda por meio da participação dos programas de iniciação científica que contam com a parceria da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Estrutura Curricular: convergente com a proposta do currículo de referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), constituindo-se de disciplinas que viabilize uma formação sólida teórico-prática da computação que possibilite a aplicação das soluções de TI para a resolução de problemas organizacionais. Incorpora também o diferencial UNIFACS de formação humanística e busca a interdisciplinaridade através dos projetos de pesquisa e prática interdisciplinar (PPI).
Encontros Presenciais Semanais: com o objetivo de desenvolvimento do projeto interdisciplinar semestral. Esses encontros também possibilitam a convivência e interação dos estudantes no espaço universitário e a discussão sobre a formação profissional do estudante e sobre temas relevantes da área de computação e informática.
Atividades Complementares: presentes em todos os semestres da matriz curricular do curso, estas atividades incentivam a participação do estudante em atividades da área, tais como congressos, simpósios, cursos de extensão, monitoria, produção de artigos, entre outras, permitindo o enriquecimento do seu currículo.
DISCIPLINAS
- Algoritmos e Lógica de Programação
- Programação de Computadores
- Estrutura de Dados
- Linguagens e Técnicas de Programação I
- Linguagens e Técnicas de Programação II
- Linguagens e Técnicas de Programação III
- Fundamentos de Matemática para Computação
- Fundamentos de Matemática Discreta
- Cálculo Diferencial
- Calculo Integral
- Probabilidade e Estatística
- Matemática Aplicada
- Introdução a Computação
- Sistemas de Computação
- Teoria Geral de Sistemas
- Sistemas de Informação
- Sistemas de Informação Aplicados
- Projeto e Implementação de Banco de Dados
- Analise de Sistemas de Informação
- Modelagem de Sistemas de Informação
- Desenvolvimento de Aplicação WEB
- Gerência de Projetos e Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação
- Engenharia de Software
- Atividades Complementares
- Interface Homem Computador
- Arquitetura de Computadores
- Organização de Arquivos e Métodos de Ordenação
- Sistemas Operacionais
- Sistemas Distribuídos
- Linguagens Formais
- Redes de Computadores
- Aplicações de Redes de Computadores
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar I
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar II
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar III
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar IV
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar V
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar VI
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar VII
- Pesquisa e Pratica Interdisciplinar VIII
- Introdução ao Trabalho Científico
- Comunicação
- Conjuntura Econômica
- Psicologia e Comportamento
- Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Arte e Cultura
- Filosofia
- Saúde e Qualidade de Vida / Libras
- Sociedade, Direito e Cidadania
- Empreendedorismo
- Estagio Supervisionado
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Atividades Complementares