Graduação em Sistemas de Informação (São José dos Campos, São Paulo)
Fundação Armando Alvares Penteado
DFP_
Localização:São José dos Campos - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Ser o padrão de referência brasileiro para a graduação de nível superior em
Computação e Informática é o objetivo, o desafio e a principal diretriz do bacharelado em Sistemas de Informação da FAAP.
O curso enfatiza a formação de empreendedores tecnológicos, profissionais capacitados a gerar soluções de negócios que se transformem em empreendimentos na área tecnológica; e de futuros executivos globais de tecnologia da informação (TI), recurso que é o fundamento das empresas do século 21. O aluno da Faculdade de Computação e Informática é incentivado sempre a ser um provedor de soluções criativas.
Assim, ele tem o privilégio de antecipar a vivência que encontrará depois de formado, na medida em que corporações solicitem e desafiem os estudantes do curso a encontrar soluções para certos problemas nelas detectados. O objetivo é fazer com que, desde o primeiro ano, o aluno vivencie, experimente e exerça a capacidade de empreender.
Nesse contexto, o próprio diretor da Faculdade representa o papel de gestor de uma unidade de negócios, uma organização de serviços de ensino superior. O professor, por sua vez, enfoca sua atuação mais na intensidade do processo de aprendizagem que numa atribuição exagerada de importância aos processos de ensino e avaliação. Ele é o orientador da descoberta do conhecimento, o avalista do nível alcançado, o tutor dos projetos.
A proposta dessa formação diferenciada oferecida pela FAAP é ancorada numa grade curricular que, afora os conhecimentos técnicos, inclui disciplinas como criatividade e formação de empreendedores. Tal visão tem na base um corpo docente que usa sua experiência de mercado e sua titulação acadêmica para transmitir aos estudantes a perspectiva de negócio.
Os conhecimentos e a ênfase no empreendedorismo e na criatividade são avaliados no trabalho de conclusão de ano letivo, outro diferencial do curso. Nesse trabalho, os alunos têm de apresentar uma solução de negócio com viabilidade de mercado. Os resultados vêm sendo excepcionais. A cada seis meses, de um total de cerca de quinze projetos, há pelo menos duas propostas com absoluto potencial de sucesso no mercado.
A FAAP possui uma estrutura que dispõe de tecnologia de ponta em seus laboratórios de informática e que proporciona contato permanente com o mercado por meio de palestras, de seminários e do Laboratório de Gestão, até porque a Faculdade de Computação e Informática, estabelecida em 1990, é uma extensão, uma revisão ainda mais moderna da antiga Faculdade de Tecnologia.
Ao longo daquela década, vivenciando uma dinâmica também marcada por grandes avanços e mudanças, a Faculdade se transformou para manter-se na dianteira, sempre reforçando a noção de que, em todo o processo, o atributo mais desejável é a criatividade, na busca do diferencial competitivo necessário à inserção dos formados.
OBJETIVO
Formar Bacharéis em Sistemas de Informação capazes de gerir as diferentes áreas da tecnologia de informação nas organizações, preparando-os através do empreendedorismo tecnológico.
Por sua tradição na formação de profissionais de alto nível para o mercado, a Faculdade de Computação e Informática definiu seus objetivos gerais a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do seu Regimento Interno. São eles:
- formar profissionais aptos a participar do desenvolvimento tecnológico da sociedade brasileira;
- despertar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
- possibilitar sua correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos, formal ou informalmente;
- estimular o conhecimento dos problemas de informação do mundo atual;
- estimular a leitura e a compreensão de textos, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal e uma adequada e correta expressão escrita;
- proporcionar ao aluno uma intervenção criativa e diferenciada nas organizações;
- utilizar a educação virtual como instrumento de suporte às aulas e aos docentes;
- estimular um aperfeiçoamento profissional continuado;
- estimular a formação de gestores para as áreas de Computação e Informática, ou de empreendedores tecnológicos.
MISSÃO
A Faculdade de Computação e Informática está atenta às novas realidades tecnológicas, administrativas, sociais, econômicas e políticas que, tão profundamente, afetam o país e o mundo.
Na mesma medida, a evolução da comunicação através das redes de computadores, do comércio eletrônico, do e-business e da computação em geral, dentro do contexto do processo de globalização, também impactam a definição de missão da faculdade.
Desta feita, tem como missão primeira, a faculdade:
"Propiciar a formação de profissionais habilitados e comprometidos com o desenvolvimento de negócios competitivos, por meio da aplicação criativa e consciente de tecnologia, a partir de uma visão sistêmica da tecnologia da informação."
Esta missão busca seu embasamento na oferta de uma sólida formação técnica, na área tecnológica, aliada a uma formação humanística necessária ao enfrentamento dos desafios do mercado.
PERFIL DO EGRESSO
Provedor de soluções criativas de negócios através do uso da tecnologia de informação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Análise e projeto de sistemas
- Desenvolvimento de soluções customizadas utilizando TI
- Gestão de processos em TI
- Gestão de projetos tecnológicos
- Criação de negócios/produtos
PRÉ-REQUISITOS
Neste curso, o aluno será tratado como profissional da área de Informática desde seus primeiros dias de aula. Cerca de 50% do curso é de atividades práticas e aulas em laboratório. É necessário, que o aluno tenha vontade de aprender computação e informática, tenha respeito pelos docentes e pelos seus colegas de curso, evite ações que venham a atrapalhar o andamento das atividades em sala e laboratório.
DIFERENCIAIS
- Parcerias com grandes empresas
- Possibilidade de obtenção de certificações de mercado
- Laboratórios de última geração
- Classes com quantidade reduzida de alunos
- Foco na formação de empreendedores com o desenvolvimento de 3 planos de negócios ao longo do curso
- Vivência em gestão de negócios e projetos em informática
- Sintonia com as reais necessidades do mercado
- Disciplina de Criatividade na estrutura curricular
Ser o padrão de referência brasileiro para a graduação de nível superior em
Computação e Informática é o objetivo, o desafio e a principal diretriz do bacharelado em Sistemas de Informação da FAAP.
O curso enfatiza a formação de empreendedores tecnológicos, profissionais capacitados a gerar soluções de negócios que se transformem em empreendimentos na área tecnológica; e de futuros executivos globais de tecnologia da informação (TI), recurso que é o fundamento das empresas do século 21. O aluno da Faculdade de Computação e Informática é incentivado sempre a ser um provedor de soluções criativas.
Assim, ele tem o privilégio de antecipar a vivência que encontrará depois de formado, na medida em que corporações solicitem e desafiem os estudantes do curso a encontrar soluções para certos problemas nelas detectados. O objetivo é fazer com que, desde o primeiro ano, o aluno vivencie, experimente e exerça a capacidade de empreender.
Nesse contexto, o próprio diretor da Faculdade representa o papel de gestor de uma unidade de negócios, uma organização de serviços de ensino superior. O professor, por sua vez, enfoca sua atuação mais na intensidade do processo de aprendizagem que numa atribuição exagerada de importância aos processos de ensino e avaliação. Ele é o orientador da descoberta do conhecimento, o avalista do nível alcançado, o tutor dos projetos.
A proposta dessa formação diferenciada oferecida pela FAAP é ancorada numa grade curricular que, afora os conhecimentos técnicos, inclui disciplinas como criatividade e formação de empreendedores. Tal visão tem na base um corpo docente que usa sua experiência de mercado e sua titulação acadêmica para transmitir aos estudantes a perspectiva de negócio.
Os conhecimentos e a ênfase no empreendedorismo e na criatividade são avaliados no trabalho de conclusão de ano letivo, outro diferencial do curso. Nesse trabalho, os alunos têm de apresentar uma solução de negócio com viabilidade de mercado. Os resultados vêm sendo excepcionais. A cada seis meses, de um total de cerca de quinze projetos, há pelo menos duas propostas com absoluto potencial de sucesso no mercado.
A FAAP possui uma estrutura que dispõe de tecnologia de ponta em seus laboratórios de informática e que proporciona contato permanente com o mercado por meio de palestras, de seminários e do Laboratório de Gestão, até porque a Faculdade de Computação e Informática, estabelecida em 1990, é uma extensão, uma revisão ainda mais moderna da antiga Faculdade de Tecnologia.
Ao longo daquela década, vivenciando uma dinâmica também marcada por grandes avanços e mudanças, a Faculdade se transformou para manter-se na dianteira, sempre reforçando a noção de que, em todo o processo, o atributo mais desejável é a criatividade, na busca do diferencial competitivo necessário à inserção dos formados.
OBJETIVO
Formar Bacharéis em Sistemas de Informação capazes de gerir as diferentes áreas da tecnologia de informação nas organizações, preparando-os através do empreendedorismo tecnológico.
Por sua tradição na formação de profissionais de alto nível para o mercado, a Faculdade de Computação e Informática definiu seus objetivos gerais a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do seu Regimento Interno. São eles:
- formar profissionais aptos a participar do desenvolvimento tecnológico da sociedade brasileira;
- despertar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
- possibilitar sua correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos, formal ou informalmente;
- estimular o conhecimento dos problemas de informação do mundo atual;
- estimular a leitura e a compreensão de textos, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal e uma adequada e correta expressão escrita;
- proporcionar ao aluno uma intervenção criativa e diferenciada nas organizações;
- utilizar a educação virtual como instrumento de suporte às aulas e aos docentes;
- estimular um aperfeiçoamento profissional continuado;
- estimular a formação de gestores para as áreas de Computação e Informática, ou de empreendedores tecnológicos.
MISSÃO
A Faculdade de Computação e Informática está atenta às novas realidades tecnológicas, administrativas, sociais, econômicas e políticas que, tão profundamente, afetam o país e o mundo.
Na mesma medida, a evolução da comunicação através das redes de computadores, do comércio eletrônico, do e-business e da computação em geral, dentro do contexto do processo de globalização, também impactam a definição de missão da faculdade.
Desta feita, tem como missão primeira, a faculdade:
"Propiciar a formação de profissionais habilitados e comprometidos com o desenvolvimento de negócios competitivos, por meio da aplicação criativa e consciente de tecnologia, a partir de uma visão sistêmica da tecnologia da informação."
Esta missão busca seu embasamento na oferta de uma sólida formação técnica, na área tecnológica, aliada a uma formação humanística necessária ao enfrentamento dos desafios do mercado.
PERFIL DO EGRESSO
Provedor de soluções criativas de negócios através do uso da tecnologia de informação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Análise e projeto de sistemas
- Desenvolvimento de soluções customizadas utilizando TI
- Gestão de processos em TI
- Gestão de projetos tecnológicos
- Criação de negócios/produtos
PRÉ-REQUISITOS
Neste curso, o aluno será tratado como profissional da área de Informática desde seus primeiros dias de aula. Cerca de 50% do curso é de atividades práticas e aulas em laboratório. É necessário, que o aluno tenha vontade de aprender computação e informática, tenha respeito pelos docentes e pelos seus colegas de curso, evite ações que venham a atrapalhar o andamento das atividades em sala e laboratório.
DIFERENCIAIS
- Parcerias com grandes empresas
- Possibilidade de obtenção de certificações de mercado
- Laboratórios de última geração
- Classes com quantidade reduzida de alunos
- Foco na formação de empreendedores com o desenvolvimento de 3 planos de negócios ao longo do curso
- Vivência em gestão de negócios e projetos em informática
- Sintonia com as reais necessidades do mercado
- Disciplina de Criatividade na estrutura curricular
1ª SÉRIE
Cálculo diferencial e integral I
Geometria analítica
Introdução a tecnologia de informação
Lógica de programação
Oficinas de criatividade
Planejamento e gestão de negócios
Técnicas básicas de programação
2ª SÉRIE
Arquitetura de computadores
Banco de dados I
Calculo diferencial e integral II
Linguagens formais
Matemática para sistemas computacionais
Programação orientadas a objetos
Teoria geral de sistemas
3ª SÉRIE
Banco de dados II
Comunicação e expressão I
Desenvolvimento de interfaces gráficas
Estrutura de dados
Probabilidade e estatística I
Sistemas operacionais
4ª SÉRIE
Comunicação e expressão II
Engenharia de software
Gestão do conhecimento
Infraestrutura de serviços para internet
Probabilidade e estatística II
Programação para serviços web
Teoria geral da administração I
5ª SÉRIE
Análise de dados
Gestão de qualidade de software
Pesquisa operacional
Plataforma de desenvolvimento de software empresarial
Redes de computadores
Teoria geral da administração II
6ª SÉRIE
Arquitetura de software para redes sem fio
Auditoria e segurança de sistemas de informação
Avaliação de sistemas
Computação pervasiva e de alto desempenho
Economia
Metodologia e pesquisa cientifica
Sociologia
7ª SÉRIE
Bioinformática
Compiladores
Direito e legislação
Gestão de projetos de software
Interface homem-máquina
Metodologia e pesquisa científica - projeto
Soluções de ti baseadas em software livre
Trabalho cooperativo baseado em computador
8ª SÉRIE
Comportamento organizacional e RH
Empreendedorismo
Ética e responsabilidade sócio-ambiental
Gestão de ti e inovação
Inteligência artificial
Metodologia e pesquisa cientifica - TCC
Orientação de estágio supervisionado
Perícia digital
Sistema multimídia
Sistemas de gestão empresarial e logística
Cálculo diferencial e integral I
Geometria analítica
Introdução a tecnologia de informação
Lógica de programação
Oficinas de criatividade
Planejamento e gestão de negócios
Técnicas básicas de programação
2ª SÉRIE
Arquitetura de computadores
Banco de dados I
Calculo diferencial e integral II
Linguagens formais
Matemática para sistemas computacionais
Programação orientadas a objetos
Teoria geral de sistemas
3ª SÉRIE
Banco de dados II
Comunicação e expressão I
Desenvolvimento de interfaces gráficas
Estrutura de dados
Probabilidade e estatística I
Sistemas operacionais
4ª SÉRIE
Comunicação e expressão II
Engenharia de software
Gestão do conhecimento
Infraestrutura de serviços para internet
Probabilidade e estatística II
Programação para serviços web
Teoria geral da administração I
5ª SÉRIE
Análise de dados
Gestão de qualidade de software
Pesquisa operacional
Plataforma de desenvolvimento de software empresarial
Redes de computadores
Teoria geral da administração II
6ª SÉRIE
Arquitetura de software para redes sem fio
Auditoria e segurança de sistemas de informação
Avaliação de sistemas
Computação pervasiva e de alto desempenho
Economia
Metodologia e pesquisa cientifica
Sociologia
7ª SÉRIE
Bioinformática
Compiladores
Direito e legislação
Gestão de projetos de software
Interface homem-máquina
Metodologia e pesquisa científica - projeto
Soluções de ti baseadas em software livre
Trabalho cooperativo baseado em computador
8ª SÉRIE
Comportamento organizacional e RH
Empreendedorismo
Ética e responsabilidade sócio-ambiental
Gestão de ti e inovação
Inteligência artificial
Metodologia e pesquisa cientifica - TCC
Orientação de estágio supervisionado
Perícia digital
Sistema multimídia
Sistemas de gestão empresarial e logística
DFP_