DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo Geral
Formar professores, na área Teatral, para atuar nos diferentes níveis da educação básica, em cursos específicos de formação teatral, no terceiro setor e nos espaços artísticos e culturais.
Objetivos Específicos
Desenvolver um referencial teórico para fundamentar a prática docente.
Estimular o desenvolvimento de competências estéticas, artísticas e pedagógicas envolvendo o pensamento reflexivo.
Propiciar situações para refletir e vivenciar os processos de ensino-aprendizagem em teatro na educação formal e não formal.
Desenvolver processos de investigação na área Teatral que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e profissional.
Perfil Profissional
O docente egresso do curso de Licenciatura em Teatro deverá apresentar:
Formação humanística e cultural ampla
Visão crítica da realidade
Capacidade de comunicação e expressão em diferentes linguagens
Senso ético profissional associado à responsabilidade social
Abertura às inovações tecnológicas
Capacidade de iniciativa e interação com a comunidade
Domínio dos conceitos fundamentais indispensáveis ao exercício profissional da área
Consciência da importância da educação continuada para o exercício da profissão
Capacidade de estabelecer relações entre Teatro e Educação e as diferentes áreas do conhecimento
Domínio dos conhecimentos específicos da área do Teatro
Compreensão do papel do educador na educação formal e não formal
Capacidade de adaptação e aplicação de métodos pedagógicos aplicados à música
Identificação de problemas educacionais, socioculturais, artísticos com postura investigativa
Realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural, processos de aprender e ensinar teatro e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
Formar professores, na área Teatral, para atuar nos diferentes níveis da educação básica, em cursos específicos de formação teatral, no terceiro setor e nos espaços artísticos e culturais.
Objetivos Específicos
Desenvolver um referencial teórico para fundamentar a prática docente.
Estimular o desenvolvimento de competências estéticas, artísticas e pedagógicas envolvendo o pensamento reflexivo.
Propiciar situações para refletir e vivenciar os processos de ensino-aprendizagem em teatro na educação formal e não formal.
Desenvolver processos de investigação na área Teatral que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e profissional.
Perfil Profissional
O docente egresso do curso de Licenciatura em Teatro deverá apresentar:
Formação humanística e cultural ampla
Visão crítica da realidade
Capacidade de comunicação e expressão em diferentes linguagens
Senso ético profissional associado à responsabilidade social
Abertura às inovações tecnológicas
Capacidade de iniciativa e interação com a comunidade
Domínio dos conceitos fundamentais indispensáveis ao exercício profissional da área
Consciência da importância da educação continuada para o exercício da profissão
Capacidade de estabelecer relações entre Teatro e Educação e as diferentes áreas do conhecimento
Domínio dos conhecimentos específicos da área do Teatro
Compreensão do papel do educador na educação formal e não formal
Capacidade de adaptação e aplicação de métodos pedagógicos aplicados à música
Identificação de problemas educacionais, socioculturais, artísticos com postura investigativa
Realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural, processos de aprender e ensinar teatro e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
Antropologia Cultural
Atividades Complementares
Caracterização Teatral
Cenografia e Adereços
Contexto Artístico Cultural
Didática
Educação, Cultura e Sociedade
Estágio Supervisionado
Evolução do Espaço Cênico
Expressão Corporal
Fundamentos da Arte na Educação
Fundamentos do Teatro na Educação
História da Arte
História do Teatro e da Literatura Dramática
História do Teatro e da Literatura Dramática Brasileira
Improvisação Teatral
Indumentária Teatral
Jogos Dramáticos
Laboratório de Teatro Educação
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa
Linguagem Musical no Teatro
Metodologia da Pesquisa Educacional
Metodologia do Ensino de Teatro
Montagem
Oficina de Criação em Dramaturgia
Políticas Públicas Educacionais
Prática de Ensino de Teatro
Projeto e Pesquisa em Teatro
Psicologia da Educação
Seminários Avançados em Teatro
Teatro de Animação
Técnica Vocal e Canto
Técnicas de Dança
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Trabalho de Curso
Atividades Complementares
Caracterização Teatral
Cenografia e Adereços
Contexto Artístico Cultural
Didática
Educação, Cultura e Sociedade
Estágio Supervisionado
Evolução do Espaço Cênico
Expressão Corporal
Fundamentos da Arte na Educação
Fundamentos do Teatro na Educação
História da Arte
História do Teatro e da Literatura Dramática
História do Teatro e da Literatura Dramática Brasileira
Improvisação Teatral
Indumentária Teatral
Jogos Dramáticos
Laboratório de Teatro Educação
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa
Linguagem Musical no Teatro
Metodologia da Pesquisa Educacional
Metodologia do Ensino de Teatro
Montagem
Oficina de Criação em Dramaturgia
Políticas Públicas Educacionais
Prática de Ensino de Teatro
Projeto e Pesquisa em Teatro
Psicologia da Educação
Seminários Avançados em Teatro
Teatro de Animação
Técnica Vocal e Canto
Técnicas de Dança
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Trabalho de Curso
DFP_