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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Bacharelado em Turismo, inédito em universidades públicas no estado do Rio Grande do Sul, foi proposto pela UFPEL com um duplo objetivo: tratava-se, por um lado, de criar um espaço interdisciplinar que permitisse a investigação científica do turismo a partir dos múltiplos saberes que se encontram a ele vinculados, permitindo, igualmente, a formação de profissionais habilitados a compreender as formas de produção do conhecimento associadas a essa área; por outro lado, tratava-se também de criar uma instância capaz de participar dos processos de desenvolvimento da metade sul, avaliando que o turismo, somado a outras iniciativas, e dadas as características culturais e ambientais dessa região, pode funcionar como uma alternativa no conjunto daqueles processos.
Os estudos para tal criação iniciaram-se em março de 2000 na Faculdade de Ciências Domésticas por meio da constituição de uma comissão de professores que cuidou de elaborar o projeto que deu origem ao Curso de Bacharelado em Turismo. Tendo esse projeto sido aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) em 13/06/2000 e pelo Conselho Universitário (CONSUN) em 20/08/2000, Resolução 03/2001 de 24/03/2001, o Curso iniciou as suas atividades a partir do processo seletivo de inverno do ano 2000, com ingresso da 1ª turma no mês de agosto desse mesmo ano.
Em maio de 2001, durante a elaboração e discussão do projeto pedagógico, e com o objetivo de atender as recomendações da LDB e da Pró-Reitoria de Graduação quanto à flexibilização curricular, foi realizada uma reestruturação curricular, a qual foi aprovada, pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em 22 de março de 2002.
A proposta curricular baseou-se nas funções básicas da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Além de valorizar essas atividades na formação acadêmica, destacou-se, através de atividades complementares, a participação na comunidade. Este envolvimento será valorizado pensando no estímulo a formação política e participação social dos alunos do Curso de Turismo.
Objetivo Geral:
O Curso de Bacharelado em Turismo deverá formar profissionais com conhecimento para analisar o fenômeno turístico e atuar na pesquisa e gestão do turismo a partir dos princípios de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Objetivos Específicos:
O Curso de Bacharelado em Turismo, deverá oferecer condições para:
- produzir conhecimento de natureza científica;
- valorizar as questões sociais, ambientais, históricas e culturais;
- comprometer-se com a identidade das comunidades e com o seu desenvolvimento sustentável;
- desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes às atividades turísticas;
- analisar o fenômeno turístico e seus impactos nas suas mais diversas formas;
- diagnosticar e propor alternativas para problemas pertinentes às atividades turísticas;
- compreender o turismo a partir das suas diferentes interseções com outros campos do conhecimento;
- atuar no planejamento, organização, direção e avaliação de planos, programas e projetos turísticos;
- elaborar e analisar políticas públicas na área de turismo;
- atuar na implantação e gestão de empresas turísticas.
Perfil do profissional
Profissional formado em Turismo deve compreender a interdisciplinaridade e a complexidade do fenômeno turístico para atuar na pesquisa e na gestão do turismo.
Campo de atuação
O profissional poderá atuar na pesquisa e gestão do turismo, em organizações públicas, privadas e não governamentais.
Competências
O aluno deverá ser capaz de:
- atuar na preservação e na conservação da tradição cultural, da memória histórica e do patrimônio ambiental da comunidade local, regional e nacional, compatíveis com o desenvolvimento sustentável; - atuar com base nos valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional; - demostrar capacidade crítica, reflexiva e criativa para propor e implementar soluções alternativas e inovadoras; - dominar conceitos teóricos e práticos na constante busca do conhecimento.
Habilidades profissionais
O aluno deverá estar habilitado para:
- compreender o turismo como importante fenômeno social do mundo contemporâneo e seu papel na organização social;
- compreender os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais na gestão do turismo;
- atuar na pesquisa e na gestão do turismo;
- compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional;
- avaliar o impacto da atividade turística sobre o meio ambiente e as comunidades locais;
- compreender o turismo e suas intersecções com outras áreas do conhecimento;
- trabalhar em equipes interdisciplinares;
- analisar e interpretar o fenômeno turístico propondo novas alternativas para o desenvolvimento local, regional e nacional;
- propor atividades turísticas que valorizem a identidade das comunidades, oferecendo possibilidades de desenvolvimento econômico, social e cultural;
- desenvolver políticas, planos, programas e projetos na área do turismo que identifiquem, resgatem e estimulem a vivência e a prática da cidadania;
- identificar e caracterizar locais com potencial para o turismo;
- analisar a demanda e a oferta turísticas em seus aspectos quantitativos e qualitativos;
- planejar, organizar, gerir e avaliar planos, programas e projetos de desenvolvimento turístico;
- elaborar e avaliar políticas municipais, estaduais e federais de turismo;
- planejar, gerir e avaliar empreendimentos turísticos;
Ética profissional
A questão da ética do profissional também tem reconhecida importância e tem sido abordado a nível mundial, através da OMT (Organização Mundial do Turismo) que em 1998 elaborou o Código Ético Mundial para Turismo e, em nível Nacional (1999), pelas Associações de Classe como Associação Nacional da Indústria de Hotéis (ABIH) e pela Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR) que colocaram a questão da ética profissional em turismo.
Os dois documentos apresentam preocupação com o desenvolvimento do turismo baseado no respeito mútuo entre os seres humanos, e no respeito à cultura e ao meio ambiente, buscando formas alternativas, equilibradas e harmoniosas de conviver e de utilizar os recursos.
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