DFP_
Localização:Dracena - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVOS
Formar o cidadão e o profissional de turismo para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação, em todas as áreas da atividade turística, tendo como foco o turismo como fenômeno econômico e social, e em condições de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento das atividades e das organizações desse setor econômico.
PERFIL
A missão, a concepção e os objetivos delineados devem assegurar, ao egresso do bacharelado em Turismo:
1) Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
2) Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
3) Formação técnica e científica para atuar no planejamento e na gestão de empresas turísticas, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
4) Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
5) Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
6) Capacidade para a resolução de problemas macro e micro;
7) Capacidade para planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento e de empreendimentos turísticos;
8) Capacidade de atuação nos diversos setores do mercado turístico e em todas as áreas concernentes à profissão;
9) Competência para implantar resoluções alternativas e inovadoras, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa;
10) Competência para atuar em todas as áreas do turismo, levando em conta as características regionais e o respeito ao ecossistema.
O curso pretende, ainda, despertar o interesse e a vocação para o magistério e a pesquisa, mediante o desenvolvimento de programas de iniciação científica e de monitoria.
O bacharel em Turismo deve ter:
1º) DISPOSIÇÃO PARA A PROFISSÃO
É necessário ter inclinação e vocação para lidar com os sentimentos das pessoas, principalmente em virtude da heterogeneidade da demanda turística, no que se refere à nacionalidade, idioma, cultura, prazer, necessidades, diferenças sociais e idade;
2º) QUALIDADES COMPORTAMENTAIS
O perfil do bacharel em Turismo deverá atender às expectativas dos consumidores, quanto a conhecimento e habilidades pessoais, uma vez que os serviços turísticos são comprados em confiança” pelos clientes, pois estes somente poderão conferir a qualidade dos mesmos e a adequação dos preços no momento de usufrui-los. É bom zelar para que a credibilidade da empresa jamais seja abalada, em razão de atendimento incorreto ou ineficiente.
3º) CONHECIMENTOS TÉCNICOS
A diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes organizações envolvidas deve conduzir a uma formação generalista, abrindo ao egresso a possibilidade de acesso a um conjunto de informações e conhecimentos específicos dos assuntos relativos à sua área de atuação.
4º) CONCHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS E TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Esses conhecimentos devem assegurar, ao egresso, a percepção do presente e do futuro, permitindo-lhe compreender e avaliar o turismo como um fenômeno.
O curso deve desenvolver, no educando, as seguintes principais competências e habilidades gerais:
a) COMPETÊNCIA PARA:
» Colaborar na elaboração da Política Nacional de Turismo;
» Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
» Elaborar planos municipais e estaduais de turismo;
» Elaborar o planejamento do espaço turístico;
» Planejar e operacionalizar o inventário turístico, com o objetivo de detectar áreas de novos negócios;
» Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
» Planejar e acompanhar as atividades do Programa Nacional de Municipalização do Turismo;
» Interpretar a legislação e normas pertinentes;
» Planejar e programar os produtos e serviços a serem oferecidos;
» Planejar e executar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
» Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos provocados pelas atividades turísticas em determinados espaços e comunidades;
» Elaborar estudos do mercado turístico;
» Selecionar os locais de mercado emissor, onde deverá centralizar as promoções;
» Detectar, aplicar e gerenciar a qualidade de serviços turísticos;
» Estabelecer as normas e critérios de categorização e hierarquização dos prestadores de serviços;
» Estabelecer as pautas para as análises do grau de modernização e da rentabilidade dos serviços turísticos;
» Apoiar ações voltadas à formação, treinamento e capacitação dos recursos humanos de turismo em nível técnico e superior;
» Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos de mercado;
» Pesquisar, para formatação de produto turístico, com relação ao dimensionamento da oferta, criando um Banco de Dados e detectando o perfil do turista, entre outros;
» Elaborar programas de desenvolvimento, de oportunidades de negócios e de capacitação de recursos humanos;
» Fazer estudos de mercados turísticos prioritários;
» Gerenciar campanhas de promoção de mercados interno e externo, de conscientização e briefings prévios dos mercados;
» Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
» Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas, de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas etc.;
» Gerir empreendimentos turísticos;
» Utilizar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas.
b) Habilidade de para:
» Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
» Trabalhar como um profissional atuante, responsável e plenamente qualificado para o exercício do turismo, utilizndo-se dos recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das organizações, públicas ou privadas, e da população residente;
» Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
» Expressar-se em seu idioma e no inglês e espanhol;
» Manejo com informática e outros recursos tecnológicos;
» Perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução científica e tecnológica;
» Atuação em todas as áreas concernentes à profissão, tanto na organização, no planejamento, na administração, no assessoramento e na consultoria, nos vários níveis de organizações, públicas ou privadas, relacionadas com o setor turístico, e nas atividades de lazer e recreação, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
» Integrar-se e contribuir para a ação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares e de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais, bem como de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
» Cultivar uma personalidade íntegra, dignificante à profissão, mediante uma postura com equilíbrio moral e ético;
» Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns;
» Lidar com modelos inovadores de gestão;
» Gerenciar projetos e referenciar o estudo de viabilidade para a sua execução;
» Avaliar e analisar projetos;
» Compreender a complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento hoje encontram ambientes propícios para se desenvolverem; e
» Técnicas de leitura e interpretação de estudos, pesquisas, sondagens e indicadores sócio-econômicos.
No desenvolvimento do curso, o bacharel em Turismo deve ser preparado para a realidade das atividades do segmento, tendo atitudes e procedimentos norteados pelos seguintes parâmetros:
» Dirigido para atividades globais (preparado para o negócio);
» Conhecimento amplo do mercado (apoiado em informações e estatísticas)
» Competitivo (apoiado no sei conhecedor das necessidades e do ambiente); e
» Responsabilidade integral (dirigido para a satisfação total do cliente).
O Bacharel em Turismo deverá, enfim, ter como atitudes e procedimentos:
» Aprender a aprender (aprendizado contínuo);
» Ampla formação cultural - conhecer/saber;
» Ser criativo e inovador;
» Ser o melhor;
» Entender todas as funções - conhecimento teórico e prático;
» Ser líder e capaz de tomar decisões;
» Espírito de participação - parceria/compartilhar;
» Conhecimentos tecnológicos atualizados;
» Conhecimento de, pelo menos, inglês e espanhol;
» Busca permanente da produtividade e da competitividade;
» Visão estratégica;
Comprometimento com o negócio (ser um sócio/parceiro para a organização).
Formar o cidadão e o profissional de turismo para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação, em todas as áreas da atividade turística, tendo como foco o turismo como fenômeno econômico e social, e em condições de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento das atividades e das organizações desse setor econômico.
PERFIL
A missão, a concepção e os objetivos delineados devem assegurar, ao egresso do bacharelado em Turismo:
1) Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
2) Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
3) Formação técnica e científica para atuar no planejamento e na gestão de empresas turísticas, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
4) Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
5) Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
6) Capacidade para a resolução de problemas macro e micro;
7) Capacidade para planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento e de empreendimentos turísticos;
8) Capacidade de atuação nos diversos setores do mercado turístico e em todas as áreas concernentes à profissão;
9) Competência para implantar resoluções alternativas e inovadoras, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa;
10) Competência para atuar em todas as áreas do turismo, levando em conta as características regionais e o respeito ao ecossistema.
O curso pretende, ainda, despertar o interesse e a vocação para o magistério e a pesquisa, mediante o desenvolvimento de programas de iniciação científica e de monitoria.
O bacharel em Turismo deve ter:
1º) DISPOSIÇÃO PARA A PROFISSÃO
É necessário ter inclinação e vocação para lidar com os sentimentos das pessoas, principalmente em virtude da heterogeneidade da demanda turística, no que se refere à nacionalidade, idioma, cultura, prazer, necessidades, diferenças sociais e idade;
2º) QUALIDADES COMPORTAMENTAIS
O perfil do bacharel em Turismo deverá atender às expectativas dos consumidores, quanto a conhecimento e habilidades pessoais, uma vez que os serviços turísticos são comprados em confiança” pelos clientes, pois estes somente poderão conferir a qualidade dos mesmos e a adequação dos preços no momento de usufrui-los. É bom zelar para que a credibilidade da empresa jamais seja abalada, em razão de atendimento incorreto ou ineficiente.
3º) CONHECIMENTOS TÉCNICOS
A diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes organizações envolvidas deve conduzir a uma formação generalista, abrindo ao egresso a possibilidade de acesso a um conjunto de informações e conhecimentos específicos dos assuntos relativos à sua área de atuação.
4º) CONCHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS E TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Esses conhecimentos devem assegurar, ao egresso, a percepção do presente e do futuro, permitindo-lhe compreender e avaliar o turismo como um fenômeno.
O curso deve desenvolver, no educando, as seguintes principais competências e habilidades gerais:
a) COMPETÊNCIA PARA:
» Colaborar na elaboração da Política Nacional de Turismo;
» Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
» Elaborar planos municipais e estaduais de turismo;
» Elaborar o planejamento do espaço turístico;
» Planejar e operacionalizar o inventário turístico, com o objetivo de detectar áreas de novos negócios;
» Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
» Planejar e acompanhar as atividades do Programa Nacional de Municipalização do Turismo;
» Interpretar a legislação e normas pertinentes;
» Planejar e programar os produtos e serviços a serem oferecidos;
» Planejar e executar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
» Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos provocados pelas atividades turísticas em determinados espaços e comunidades;
» Elaborar estudos do mercado turístico;
» Selecionar os locais de mercado emissor, onde deverá centralizar as promoções;
» Detectar, aplicar e gerenciar a qualidade de serviços turísticos;
» Estabelecer as normas e critérios de categorização e hierarquização dos prestadores de serviços;
» Estabelecer as pautas para as análises do grau de modernização e da rentabilidade dos serviços turísticos;
» Apoiar ações voltadas à formação, treinamento e capacitação dos recursos humanos de turismo em nível técnico e superior;
» Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos de mercado;
» Pesquisar, para formatação de produto turístico, com relação ao dimensionamento da oferta, criando um Banco de Dados e detectando o perfil do turista, entre outros;
» Elaborar programas de desenvolvimento, de oportunidades de negócios e de capacitação de recursos humanos;
» Fazer estudos de mercados turísticos prioritários;
» Gerenciar campanhas de promoção de mercados interno e externo, de conscientização e briefings prévios dos mercados;
» Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
» Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas, de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas etc.;
» Gerir empreendimentos turísticos;
» Utilizar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas.
b) Habilidade de para:
» Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
» Trabalhar como um profissional atuante, responsável e plenamente qualificado para o exercício do turismo, utilizndo-se dos recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das organizações, públicas ou privadas, e da população residente;
» Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
» Expressar-se em seu idioma e no inglês e espanhol;
» Manejo com informática e outros recursos tecnológicos;
» Perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução científica e tecnológica;
» Atuação em todas as áreas concernentes à profissão, tanto na organização, no planejamento, na administração, no assessoramento e na consultoria, nos vários níveis de organizações, públicas ou privadas, relacionadas com o setor turístico, e nas atividades de lazer e recreação, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
» Integrar-se e contribuir para a ação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares e de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais, bem como de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
» Cultivar uma personalidade íntegra, dignificante à profissão, mediante uma postura com equilíbrio moral e ético;
» Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns;
» Lidar com modelos inovadores de gestão;
» Gerenciar projetos e referenciar o estudo de viabilidade para a sua execução;
» Avaliar e analisar projetos;
» Compreender a complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento hoje encontram ambientes propícios para se desenvolverem; e
» Técnicas de leitura e interpretação de estudos, pesquisas, sondagens e indicadores sócio-econômicos.
No desenvolvimento do curso, o bacharel em Turismo deve ser preparado para a realidade das atividades do segmento, tendo atitudes e procedimentos norteados pelos seguintes parâmetros:
» Dirigido para atividades globais (preparado para o negócio);
» Conhecimento amplo do mercado (apoiado em informações e estatísticas)
» Competitivo (apoiado no sei conhecedor das necessidades e do ambiente); e
» Responsabilidade integral (dirigido para a satisfação total do cliente).
O Bacharel em Turismo deverá, enfim, ter como atitudes e procedimentos:
» Aprender a aprender (aprendizado contínuo);
» Ampla formação cultural - conhecer/saber;
» Ser criativo e inovador;
» Ser o melhor;
» Entender todas as funções - conhecimento teórico e prático;
» Ser líder e capaz de tomar decisões;
» Espírito de participação - parceria/compartilhar;
» Conhecimentos tecnológicos atualizados;
» Conhecimento de, pelo menos, inglês e espanhol;
» Busca permanente da produtividade e da competitividade;
» Visão estratégica;
Comprometimento com o negócio (ser um sócio/parceiro para a organização).
GRADE CURRICULAR
Teorias da Administração
Contabilidade
Economia
Filosofia
Ética Empresarial
Teorias do Turismo
Direito
Sociologia
Psicologia
Português
Matemática Financeira
Estatística
Língua Inglesa
Meios de Hospedagem
Agência de Viagens e Turismo
Transportes
Geografia Geral
História
História da Cultura
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Alimentos e Bebidas
Organização de Eventos
Projetos Turísticos
Lazer e Recreação
Patrimônio Turístico Cultural
Estudos Brasileiros
Patrimônio Turístico Natural
Meios de Hospedagem
Marketing Turístico
Língua Espanhola
Planejamento e Organização do Turismo
Geografia do Brasil
Teorias da Administração
Contabilidade
Economia
Filosofia
Ética Empresarial
Teorias do Turismo
Direito
Sociologia
Psicologia
Português
Matemática Financeira
Estatística
Língua Inglesa
Meios de Hospedagem
Agência de Viagens e Turismo
Transportes
Geografia Geral
História
História da Cultura
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Alimentos e Bebidas
Organização de Eventos
Projetos Turísticos
Lazer e Recreação
Patrimônio Turístico Cultural
Estudos Brasileiros
Patrimônio Turístico Natural
Meios de Hospedagem
Marketing Turístico
Língua Espanhola
Planejamento e Organização do Turismo
Geografia do Brasil
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