Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Mercado de trabalho:
Gestor de negócios de importação e exportação.
Trader de comércio exterior
Empreender negócios de importação e exportação.
Analista de logística em comércio exterior.
Analista, supervisor e gerente de câmbio.
Gerente de importação e exportação.
Desenvolvimento de mercados para produtos de exportação e importação.
Formação profissional:
Competência de Gestão
Analisar mercados potenciais para importação e exportação de produtos e serviços empreendendo negócios sustentáveis ao longo do tempo;
Ser capaz de planejar processos logísticos para aquisição e distribuição de produtos e serviços, em escala nacional e internacional;
Ser capaz de negociar produtos e serviços em sistemas de importação e exportação, com honestidade, ética e valores morais pertinentes ao bom profissional de gestão;
Estabelecer planos de comercialização para produtos e serviços em mercados nacionais e internacionais, respeitando as condições culturais e socioeconômicas de cada país;
Pesquisar mercados para produtos e serviços, identificando oportunidades de negócios, estabelecendo formas de distribuição e contratos de negociação;
Interpretar de forma adequada mudanças na economia, nos mercados nas políticas cambiais projetando seu impacto nos mercados de atuação da empresa;
Competências em Operações de Exportação
Gerir e operacionalizar os processos de exportação de produtos e serviços em pequenas, médias e grandes empresas, no Brasil e no exterior;
Realizar projetos de logística para a distribuição de produtos em escala nacional e internacional;
Realizar negociações de exportação para diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos e serviços adequados as demandas de cada país alvo para exportação;
Ter visão sistêmica dos processos de comercialização, do impacto das mudanças culturais e socioeconômicas nos mercados nacional e internacional, de modo a perceber mudanças nos comportamentos dos mercados e nas tendências econômicas mundiais;
Competências em Operações de Importação
Habilidades para pesquisar, analisar e interpretar tendências de mercado internacional, evolução tecnológica, produtos e serviços que possam ser importados e comercializados no Brasil;
Planejar os processos logísticos para a importação de produtos e serviços, indicando meios de transporte, formas de armazenamento, requisitos de instalação e uso;
Realizar negociações de importação de diferentes mercados internacionais, respeitando a cultura, as leis, a ética e moral;
Realizar planos de comercialização para os produtos e serviços importados, nos diferentes mercados de atuação da empresa;
Empregar técnicas de pesquisa de mercado para a identificação de produtos e serviços adequados as demandas da empresa ou do país;
Interpretar resultados de estudos de mercados, econômicos e/ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão e na ampliação dos conhecimentos e habilidades da área de comércio internacional.
Diferenciais
Curso Autorizado e Reconhecido pelo MEC.
Oferta de livros técnicos aos alunos.
Professores com experiência de mercado, atuando na área de comércio exterior em empresas nacionais e internacionais.
Professores Doutores, Mestres e Especialistas nas mais variadas áreas da gestão de negócios.
Realização de visitas técnicas e palestras com profissionais de mercado.
Utilização de modernos recursos das novas tecnologias da informação e comunicação para o enriquecimento das aulas, entre eles:
I – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a disponibilização de materiais de aula, realização de chats, fóruns, blogs, Wiki, avaliações on line, disponibilização de áudio e vídeo.
II – Simuladores de operações de importação e exportação (SICOMEX);
III – Aulas gravadas em estúdio próprio com profissionais da área de comércio exterior;
IV – Equipamento de multimídia em todas as salas de aula;
V – Biblioteca virtual com mais de 2.000 títulos disponíveis para consulta, das editoras: Pearson, Artmed, Manole, Contexto e IBPEX.
VI – Laboratórios de informática modernos e com softwares disponíveis ao uso para alunos e professores;
VII – Internet WIFI em todas as unidades do Grupo Uninter.
Articulação teoria e prática com atividades interdisciplinares realizadas a cada módulo do curso.
Acordo de cooperação com o Banco do Brasil para cursos de carta de crédito, drawback, câmbio, exportação e importação.
Cursos de nivelamento on-line, com aulas gratuitas de reforço pela internet.
Realização de Projeto integrador, onde o aluno articula teoria e prática, resolve problemas, pesquisa informações, propõe soluções a situações problemas e toma decisões em ambientes de simulação empresarial.
Atividades complementares: Oportunidade do aluno diversificar e enriquecer sua formação.
Módulo Introdutório
Formação inicial em Educação a Distância
Módulo Comunicação
Ética empresarial
Matemática financeira
Negociação em Comércio Exterior
Comunicação Empresarial
Módulo Economia
Legislação - Aduana e Comércio Exterior
Logística Empresarial
Estatística Aplicada
Micro e Macro Economia
Módulo Empresarial
Empreendedorismo
Gestão de Custos
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Gestão Empresarial
Módulo Marketing
Geografia Econômica Mundial
Gestão em Marketing
Contrato Internacional
Gestão Internacional
Módulo Importação
Financiamento em Comercio Exterior
Marketing Internacional
Sistemática em Comex – Importação
Transporte Internacional
Módulo Exportação
Economia Internacional
Teoria e Prática Cambial
Sistemática em Comex - Exportação
Tributação, Incentivos e Benefícios Fiscais