Graduação Tecnológica em Design de Moda (Serra, Espírito Santo)
Centro Universitário do Espírito Santo
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Design de Moda
Localização:Serra - Espírito Santo
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Tecnólogo em Design de Moda elabora e gerencia projetos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. A pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; o estilismo em moda; o desenvolvimento de produtos de moda aplicando visão histórica, sociológica e prospectiva; a elaboração de portfólios e dossiês; a representação gráfica de suas criações; a elaboração de protótipos e modelos, além da análise de viabilidade técnica do projeto, são algumas das atividades deste profissional.
Perfil do egresso - suas principais competências e habilidades
Pensamento reflexivo e sensibilidade artística para viabilizar os projetos;
Capacidade criativa para propor soluções inovadoras;
Visão sistêmica do planejamento de coleções, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação e aspectos econômicos;
Domínio das diferentes etapas do planejamento de uma coleção, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, avaliação de alternativas, gestão da configuração de solução e comunicação de resultados;
Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias;
Capacidade para o domínio de linguagem própria, expressando conceitos e soluções em seus planejamentos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
Capacidade de interagir com especialistas de outras áreas, de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
Visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas e ambientais.
Principais atividades:
Interpretar os principais fatores e princípios culturais que determinam os processos de produção e consumo de moda na sociedade contemporânea;
Pesquisar, interpretar e decodificar as informações, adaptando-as à capacidade produtiva e ao perfil do público-alvo;
Coordenar os produtos de uma coleção;
Conhecer os segmentos de mercado do vestuário e estilos de vestir;
Realizar pesquisa de preços para a aquisição de materiais, aviamentos e acessórios aplicáveis em coleções;
Analisar sistematicamente movimentos de moda e de comunicação através de marcas para executar produtos;
Coletar dados para avaliar os resultados de coleções passadas;
Conhecer metodologias adequadas para planejar coleções e novos produtos;
Relacionar o processo criativo: identificação, preparação, incubação, elaboração e verificação;
Identificar o conjunto de especificações para o desenvolvimento e fabricação de um produto;
Definir parâmetros técnicos e estéticos do produto;
Elaborar cronograma de lançamento de coleção;
Definir mix e dimensão de uma coleção;
Identificar o público alvo;
Elaboração do plano do produto e cronograma;
Analisar a viabilidade técnica e mercadológica;
Estudar o ciclo de vida dos produtos; construção de marcas e valor;
Posicionar e segmentação do mercado e imagem;
Definir o fluxograma do processo produtivo;
Conhecer técnicas de enfesto, corte e costura;
Conhecer a organização industrial, máquinas e equipamentos;
Avaliar a capacidade de produção;
Elaborar o cronograma do processo industrial;
Planejar a produção: projeção de capacidade e recursos necessários;
Construir a ficha técnica do Produto.
Áreas de atuação:
Os tecnólogos em design de moda podem ocupar os seguintes postos de trabalho: planejadores de coleções de moda, consultores de moda, e também, gerir seu próprio negócio, como indústrias, estúdios ou atividades de prestação de serviços.
Perfil do egresso - suas principais competências e habilidades
Pensamento reflexivo e sensibilidade artística para viabilizar os projetos;
Capacidade criativa para propor soluções inovadoras;
Visão sistêmica do planejamento de coleções, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação e aspectos econômicos;
Domínio das diferentes etapas do planejamento de uma coleção, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, avaliação de alternativas, gestão da configuração de solução e comunicação de resultados;
Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias;
Capacidade para o domínio de linguagem própria, expressando conceitos e soluções em seus planejamentos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
Capacidade de interagir com especialistas de outras áreas, de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
Visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas e ambientais.
Principais atividades:
Interpretar os principais fatores e princípios culturais que determinam os processos de produção e consumo de moda na sociedade contemporânea;
Pesquisar, interpretar e decodificar as informações, adaptando-as à capacidade produtiva e ao perfil do público-alvo;
Coordenar os produtos de uma coleção;
Conhecer os segmentos de mercado do vestuário e estilos de vestir;
Realizar pesquisa de preços para a aquisição de materiais, aviamentos e acessórios aplicáveis em coleções;
Analisar sistematicamente movimentos de moda e de comunicação através de marcas para executar produtos;
Coletar dados para avaliar os resultados de coleções passadas;
Conhecer metodologias adequadas para planejar coleções e novos produtos;
Relacionar o processo criativo: identificação, preparação, incubação, elaboração e verificação;
Identificar o conjunto de especificações para o desenvolvimento e fabricação de um produto;
Definir parâmetros técnicos e estéticos do produto;
Elaborar cronograma de lançamento de coleção;
Definir mix e dimensão de uma coleção;
Identificar o público alvo;
Elaboração do plano do produto e cronograma;
Analisar a viabilidade técnica e mercadológica;
Estudar o ciclo de vida dos produtos; construção de marcas e valor;
Posicionar e segmentação do mercado e imagem;
Definir o fluxograma do processo produtivo;
Conhecer técnicas de enfesto, corte e costura;
Conhecer a organização industrial, máquinas e equipamentos;
Avaliar a capacidade de produção;
Elaborar o cronograma do processo industrial;
Planejar a produção: projeção de capacidade e recursos necessários;
Construir a ficha técnica do Produto.
Áreas de atuação:
Os tecnólogos em design de moda podem ocupar os seguintes postos de trabalho: planejadores de coleções de moda, consultores de moda, e também, gerir seu próprio negócio, como indústrias, estúdios ou atividades de prestação de serviços.
Disciplinas
Laboratório de Confecção
Educação do Olhar
História do Vestuário
Materiais Têxteis
Técnicas de Modelagem Tridimensional
Tecnologia da Confecção
Administração Mercadológica
Desenvolvimento de Produtos
Desenho de Moda
Modelagem Plana
História da Moda
Laboratório da Forma
Formas e Cores
Laboratório de Criação
Cultura Brasileira
Desenho de Moda Computadorizado
Processos Têxteis
Modelagem Plana Avançada
Laboratório de Montagem
Administração Financeira
Desenvolvimento de Coleções
Moda Contemporânea
Introdução à Pesquisa
Modelagem Computadorizada
Gestão dos Processos Produtivos
Marketing
Laboratório de Prototipagem
Produção de Moda
Complemento de Moda
Trabalho de Curso - Coleção
Laboratório de Confecção
Educação do Olhar
História do Vestuário
Materiais Têxteis
Técnicas de Modelagem Tridimensional
Tecnologia da Confecção
Administração Mercadológica
Desenvolvimento de Produtos
Desenho de Moda
Modelagem Plana
História da Moda
Laboratório da Forma
Formas e Cores
Laboratório de Criação
Cultura Brasileira
Desenho de Moda Computadorizado
Processos Têxteis
Modelagem Plana Avançada
Laboratório de Montagem
Administração Financeira
Desenvolvimento de Coleções
Moda Contemporânea
Introdução à Pesquisa
Modelagem Computadorizada
Gestão dos Processos Produtivos
Marketing
Laboratório de Prototipagem
Produção de Moda
Complemento de Moda
Trabalho de Curso - Coleção
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