DFP_
Localização:Bebedouro - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Concepção / Objetivo
O Curso de Tecnologia em Design Gráfico da Fafibe busca formar profissionais para atuar na produção gráfica, com domínio das etapas produtivas em diversos veículos e suportes, sendo capaz de desenvolver soluções eficazes de comunicação. Dessa forma, o curso objetiva formar tecnólogos em Design Gráfico, que venham a promover e participar da melhoria do processo de qualidade e desenvolvimento de produtos gráficos, digitais e audiovisuais, que atendam às necessidades do mercado.
Este profissional possui competências para planejar e executar a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais; produzir imagens, criar e editar infográficos, páginas de internet e animações em meio digital; elaborar projetos gráficos, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais.
Por que na Fafibe é diferente?
O curso de Tecnologia em Design Gráfico da Fafibe inova ao contemplar conteúdos de artes, comunicação, design e tecnologia, que se articulam em práticas integradoras.
Inova, também, ao propiciar um curso de graduação em 02 anos, o que possibilita uma rápida inserção no mercado de trabalho. Associa, na formação, a interação da moderna criação, que se faz pelos meios tecnológicos, com programas específicos. Outro aspecto relevante é a infraestrutura destinada ao curso.
Onde Trabalhar?
É um mercado amplo, podendo o profissional atuar em:
- Indústria e complexos gráficos
- Empresas jornalísticas, cinematográficas
- Produtoras
- Escritórios de design e marketing
- Agências de publicidade e propaganda, além de empresas com setores de comunicação visual estruturados internamente.
Perfil do Egresso
O Curso de Tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Fafibe tem a intenção de assegurar a formação de um profissional generalista, crítico, ético e humanista, que venha a contribuir consciente e criticamente à melhoria da produção gráfica, primando pela qualidade dos processos e assegurando o máximo de resultados para as empresas e diferentes públicos. Assim, pretende-se uma formação que capacite o profissional a atuar, visando ao domínio das etapas produtivas em diversos veículos e suportes, bem como lidar com os desafios de um mercado competitivo e que se renova rapidamente, com as novas tecnologias de comunicação e informação. O profissional também estará apto a desenvolver novas e criativas formas de expressão, a partir dos usos da linguagem verbal e não-verbal, dentro de um contexto social, cultural e econômico.
O Curso foi elaborado de modo a cumprir os princípios legais vigentes para o ensino superior no país, principalmente aqueles emanados das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Tecnologia. Por meio do currículo e demais atividades previstas no Projeto Pedagógico, o curso busca propiciar competências e habilidades ao profissional a ser formado, considerando a capacitação técnica, acadêmica e humana para atuar de forma sistêmica na produção e coordenação de todas as etapas da produção gráfica, desde a criação até a avaliação de resultado. Para isso, esse profissional mobilizará conteúdos teóricos e práticos nas áreas de design, arte, tecnologia e comunicação.
Será capaz de desenvolver soluções eficazes de comunicação em material impresso (jornais, revistas, livros e peças promocionais) e meios audiovisuais (cinema e televisão). Além disso, esse profissional pode criar e editar conteúdos digitais (páginas e portais da internet), aliando conceitos de usabilidade, navegabilidade e interatividade. Também desenvolve o domínio de programas de computadores como o EVA, o Photoshop, Flash, InDesign e Adobe Illustrator para a execução de projetos que combinem fatores simbólicos, culturais, estéticos e ambientais, objetivando uma comunicação de resultados.
Ao final do curso de graduação em Design Gráfico, das Faculdades Integradas Fafibe, espera-se um profissional tecnólogo com perfil crítico, ético, reflexivo, dotado de um referencial teórico-metodológico coerente, comprometido com o contexto econômico, social e ambiental, na busca de valores norteados à plena cidadania e à participação na sociedade. Deve possuir conhecimentos que possibilitem sua inserção nos campos de trabalho referentes à indústria gráfica, empresas jornalísticas, cinematográficas, produtoras, complexos gráficos, agências, escritórios de design e marketing, agências de publicidade e propaganda, além de empresas com setores de comunicação visual estruturados internamente; capaz de atender aos desafios do mercado emergente, bem como das necessidades de adequação e melhorias tecnológicas demandadas pelos aspectos econômicos e culturais da sociedade e que tenha, como meta profissional a excelência na produção gráfica, levando em consideração as variáveis tecnológicas e mercadológicas.
O Projeto Pedagógico do Curso contempla as seguintes habilidades e competências gerais para o egresso:
• Ser capaz de pensar de maneira sistêmica as etapas do processo gráfico, desde a criação até implantação e avaliação dos resultados dos produtos;
• Realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética;
• Avaliar, sistematizar e decidir as ações mais adequadas, baseadas em princípios teóricos ajustados à prática mercadológica.
• Tomar decisão visando o uso apropriado, a eficácia e custo-efetividade, de procedimentos e práticas;
• Possuir domínio de tecnologias utilizadas nas áreas gráficas e de comunicação;
• Assumir posições de liderança;
• Exercer funções de controle, incluindo estabelecimento de metas e constante adequação dos processos, gerenciando recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder no setor de design gráfico.
• Ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
Ao final da graduação, o profissional pautado em princípios éticos, capacitado a atuar com responsabilidade econômica e mercadológica deve dispor das seguintes habilidades e competências específicas:
• Dominar as técnicas da Produção em Design Gráfico;
• Desenvolver a competência técnica no processo criativo, aliando parâmetros estéticos a conceitos de usabilidade e otimização da informação, organizando conteúdos inovadores, que gerem uma comunicação eficiente;
• Desenvolver a competência técnica para a produção de conteúdos em meios impresso (livros, jornais, revistas e demais materiais), levando em conta a identidade visual da empresa e seus objetivos quanto à hierarquização das informações;
• Identificar as potencialidades de cada mídia e elaborar um plano de mídia, quando necessário, de acordo com o objetivo do projeto a ser desenvolvido;
• Gerenciar atividades relativas ao design gráfico nos diversos setores de atuação, seja em empresas ou como prestadores de serviços, em âmbito privado e público;
• Propor soluções inovadoras às necessidades mercadológicas, gerando diferencial competitivo em suas ações e resultados;
• Estabelecer contato permanente com profissionais, empresas e centros acadêmicos em design e áreas correlatas, em um intercâmbio de informações e alianças estratégicas;
• Planejar, executar e editar páginas e portais na internet, bem como conteúdos de animação para internet e mídia audiovisual;
• Dominar técnicas de gestão na elaboração de projetos, levando em consideração recursos disponíveis, possibilidades tecnológicas, qualidade, custos, prazos e perfil do público;
• Atuar com alto grau de interdisciplinaridade, desenvolvendo trabalhos em grupo e com perfis profissionais diferenciados;
• Atuar como empresário na área do design, gerenciando um negócio, desde a sua implantação até crescimento com mix de serviços e produtos;
• Interagir com outros profissionais tais como Administradores, Publicitários, Jornalistas, Analistas de Sistema, Arquitetos, Produtores, entre outros, auxiliando a implantação de projetos;
• Entender as transformações tecnológicas e sua interferência nos processos em design gráfico;
• Compreender as necessidades gerenciais da empresa ou cliente;
• Ter conhecimentos específicos para atender às demandas mercadológicas na área do design gráfico;
• Utilizar os conhecimentos básicos de administração e legislação na sua área de atuação;
• Pesquisar, planejar, desenvolver e avaliar novas formas de execução do trabalho;
• Compreender profundamente os processos de planejamento de metas e planos de ação para atingir os objetivos;
• Possuir capacidade de trabalho em equipe e de resistências às frustrações;
• Ter desenvolvido a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
A formação do profissional Tecnólogo em Design Gráfico deverá ser conduzida de maneira que as seguintes características sejam observadas:
1. Capacidade de atuar em equipe;
2. Capacidade analítica, crítica e de comportamento ético, comprometido com a transformação da realidade em que se insere, visando contribuir com a sociedade, na busca de melhores condições na produção, no trabalho e no mercado.
De acordo com o Estudo Setorial da Indústria Gráfica no Brasil, realizado em parceria pelo Sebrae Nacional e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abrigraf), o setor gráfico no país se configura como uma indústria forte e pulverizada em todos os estados do Brasil. É composta majoritariamente por micro e pequenas empresas e com enorme transversalidade, pois interage com diversos setores e cadeias produtivas.
Em Bebedouro e região, segue-se o mesmo perfil, sendo que o egresso do curso encontra na região um mercado de trabalho promissor, capaz de absorver o tecnólogo, uma vez que há demanda por seus serviços especializados pelos complexos gráficos, gráficas de serviços rápidos, veículos de comunicação (jornais, revistas, editoras), agências de assessoria de comunicação e marketing, bem como empresas ligadas ao setor e empresas que possuem setores de comunicação estruturados.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o tecnólogo em Design Gráfico é um profissional apto a planejar e executar a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais impressos, produz imagens, cria e edita infográficos, páginas e portais da internet e animações em meio digital; desenvolve linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, combinando conceitos de navegabilidade e interatividade; elabora projetos gráficos, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais.
A atuação deste profissional em empresas regionais encontra um mercado de trabalho apto a receber o atendimento de demandas advindas do setor gráfico e áreas correlatas como empresas jornalísticas e cinematográficas, agências publicitárias, e departamentos de comunicação em empresas dos mais diversos setores.
A Instituição, ao longo de sua trajetória, tem se destacado na região por ser um dos referenciais de qualidade em cursos de formação profissional. Fato que se comprova pela empregabilidade de seus egressos, além da forte atuação empreendedora dos mesmos na região. Dessa forma, o Curso de Tecnologia em Design Gráfico, das Faculdades Integradas Fafibe, ora proposto, por seu projeto Pedagógico, alinha-se em sua concepção, objetivos, matriz curricular, ementas e bibliografia, estágio curricular supervisionado e atividades complementares e demais atividades acadêmicas, ao perfil proposto ao egresso, contemplando, inclusive, a flexibilização do currículo, dada por disciplina optativa. Dessa forma, a formação de tecnólogos em Design Gráfico, qualificados encontra, na região e no Estado de São Paulo, um mercado de trabalho que, gradativamente, tem se consolidado, juntamente com a vinda de novas empresas, principalmente para atender demandas da produção e da indústria canavieira. Esse cenário permitirá aos egressos empregabilidade, principalmente pela ausência de oferta de cursos desta natureza. Por meio da proposta de um Programa de Acompanhamento de Egressos, para o curso, pretende-se um acompanhamento das trajetórias profissionais, bem como da autoavaliação do curso, considerando-se a sua adequação ao mercado de trabalho.
Matriz Curricular
1º Período
Computação Gráfica I
Comunicação e Expressão
Fotografia
História da Arte I
Introdução ao Design
Produção Gráfica
Práticas Integradoras I
Semiologia
Tipografia
2º Período
Computação Gráfica II
Edição e Tratamento de Imagem
Ergonomia
História da Arte II
Introdução ao Webdesign
Materiais e Processos Gráficos
Práticas Integradoras II
Teoria das Cores
3º Período
Computação Gráfica 3D
Design da Publicidade
Design de Embalagem
Estágio Curricular Supervisionado I
Ferramentas para Criação de Websites I
Linguagem Cinematográfica e Audiovisual
Marketing
Metodologia do Projeto I
Práticas Integradoras III
4º Período
Desenho de Animação
Empreendedorismo
Estágio Curricular Supervisionado II
Ferramentas para Criação de Websites II
Legislação e Ética
Metodologia do Projeto II
Mídia
Práticas Integradoras IV
Disciplinas Optativas
Economia
Libras - Lingua Brasileira de Sinais
Planejamento Estratégico
Probabilidade e Estatística
Psicologia e Organizações
DFP_