Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Curso Superior de “Tecnologia em Gestão Ambiental”, para a formação do profissional de nível tecnológico, obedece as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, que listou as áreas profissionais e suas respectivas cargas horárias mínimas, bem como caracterizou cada uma no campo de sua abrangência.
No conjunto dos cursos classificados que compreendem as áreas profissionais definidas na legislação, o curso de tecnologia ora proposto de Meio Ambiente e Saúde, especificamente em Gestão Ambiental: Recuperação de Áreas Degradadas, é direcionado à recuperação, preservação e utilização econômico-social das áreas preservadas, degradadas e impactadas na região do cerrado.
Pela Portaria n.º 10/2006 o MEC/SETEC instituiu o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e abriu espaço para novas propostas de inclusão/alteração de cursos nos já existentes. Posteriormente, o curso ora proposto se atém aos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. A opção pela semestralidade curricular se atém ao princípio da “modernidade”, devido a sua ligação direta com o setor produtivo e as exigências do mundo dos negócios, ambos regidos pelo desenvolvimento científico-tecnológico e informacional, que requer mão-de-obra cada vez mais qualificada e especializada, com vistas a intensificar a produção de produtos/mercadorias para o consumo nacional e internacional, no contexto da economia globalizada pelas leis do mercado.
A estrutura curricular do curso permite estabelecer uma matriz de disciplinas à altura de atender à formação do tecnólogo, sob a condição de ser um profissional que possa exercer, com competência, a sua atribuição de gestor ambiental.
O curso em si, de natureza teórica e prática, está centrados na investigação fundamental, de campo e experimental, direcionadas à recuperação, preservação e utilização ambiental de áreas preservadas e degradadas, estando em perfeita sintonia com o mundo do trabalho.
O curso proposto abrange: (04) quatro semestres de 420 horas cada um, integralizando 1.680 horas. À carga horária mínima será acrescido do tempo reservado ao trabalho de conclusão de curso pelo aluno, definido em forma de elaboração de um projeto específico de gestão ambiental.
As disciplinas de cada semestre são regidas pelos princípios de interdisciplinaridade e interdependência, em que cada uma possui a sua especificidade e autonomia e ao mesmo tempo, interagem com o conjunto das disciplinas do referido semestre.
Em seu conjunto, o curso propõe a “Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas”, sendo todos os semestres integralizados pelos princípios de interdependência e contextualização, em que cada um, a partir do primeiro, passa a ser pré-requisito para a seqüência do seguinte.
O curso superior de formação do Tecnólogo em Gestão Ambiental tem em vista formar um profissional qualificado à altura das atuais exigências impostas, por um lado, pelo meio ambiente físico e antrópico, e por outro, pela necessidade do mercado de trabalho. O curso em si está centrado na formação do tecnólogo que vai trabalhar como técnico/consultor no gerenciamento, no planejamento, na recuperação, no aproveitamento e monitoramento sustentável das superfícies atingidas por impactos ambientais negativos, principais responsáveis pelos passivos ambientais que degradam e poluem o meio ambiente.
A produção e expansão da agropecuária, agroindústria, cadeias produtivas, industrialização múltipla, extrativismo mineral e industrial, irrigação, turismo, ecoturismo e os problemas ambientais urbanos são, entre outras atividades, demandas ditadas pelas leis do mercado nacional e internacional no contexto da economia globalizada, e estão a necessitar cada vez mais da competência do gestor ambiental, tecnólogo/especialista em meio ambiente.
No presente, de um lado, assistimos à degradação e até mesmo à destruição dos territórios regionais resultantes da ampliação dos níveis de eroditibilidade dos solos agricultáveis; dos assoreamentos das nascentes e cursos d’água; da arenização e desertificação em contínuo processo de ampliação de superfícies territoriais, da destruição progressiva da cobertura vegetal por práticas nocivas de uso da terra, do voçorocamento etc., ampliando as áreas de riscos existentes nos territórios, além de muitas outras ações de riscos. Do outro, a crescente demanda de produção alimentar em virtude do crescimento da população da Terra, gera situações concretas de anti-sustentabilidade que estão a exigir, cada vez mais, a presença do tecnólogo, gestor ambiental em “recuperação e preservação de áreas degradadas”, pela sua formação científica em pesquisa fundamental (teórica) e sua atuação prática (trabalho de campo e experimental), no momento é, sem duvida, o profissional mais exigido no sentido de sanar múltiplas modalidades de impactos ambientais negativos, causados ou por agentes do meio natural, ou, por agentes do meio antrópico.
Objetivo Geral
Formar profissionais à altura do desenvolvimento científico-tecnológico e social para atuarem no meio ambiente, e que possam atender à demanda crescente do mercado de trabalho, regional e nacional, na área de Planejamento e Gestão Ambiental.
Objetivos Específicos
* Ter o domínio de conhecimentos básicos, fundamentais e necessários à atuação do profissional na área específica do planejamento e da gestão ambiental, tendo como meta superior alcançar o desenvolvimento ecologicamente sustentável. No contexto do território local/regional sob pesquisa.
* Desenvolver competências e habilidades necessárias à solução de problemas ambientais atinentes aos estudos de caso, na abrangência das escalas micro, meso e macro.
* Desenvolver consciência crítica e construtiva sobre a problemática ambiental, local, regional e nacional, compreendendo a capacidade de entendimento da gênese, evolução e atual estágio dos problemas ambientais.
* Prestar consultorias, desenvolvendo projetos e ações para evitar, reduzir e eliminar a poluição das águas, a destruição das matas nativas, a contaminação do ar, a degradação do solo etc.
* Avalia os impactos ambientais provocados por ações de empresas.
* Implementa programas de reciclagem de materiais e redução de disperdício de matérias primas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.
Perfil Profissional
O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, pesquisa e gerencia as atividades inferidas do diagnóstico que vão subsidiar à produção do prognóstico, instrumental teórico científico imprescindível à viabilização dos programas e ações administrativas. Entre as ações da alçada do gestor ambiental, citamos: avaliação de impacto(s) ambiental(ais), proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas - ; recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental, contribuindo com o seu parecer para a regulação do uso, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação quanto à aplicabilidade da legislação ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional, podendo, inclusive, contribuir na elaboração de políticas e programas de educação ambiental destinados a melhoria da qualidade de vida no marco do território municipal, intermunicipal e regional.
Em termos de formação profissional, ele necessita ter uma visão de conjunto regida pela interdependência dos fenômenos, interação do todo com as partes e vice-versa; da problemática relativa à ocupação e uso incorreto do solo, assim como à utilização econômica e social dos territórios, dando ênfase a correção ecológica dos “passivos ambientais”, e ao uso sustentável do meio ambiente.
Apontar também “alternativas” relativas a proteção da biodiversidades das espécies vegetais e animais, em perfeita correspondência com a manutenção de seus nichos e ecossistemas.
Atua na “recuperação e preservação de áreas degradadas”, levando-se em conta o aproveitamento econômico, social e cultural da superfície recuperada, seja no sentido de área de proteção ambiental, ou de superfície de uso econômico sustentável, ou de área de paisagismo cênico, ou de patrimônio ambiental e cultural.
Área de Atuação
O profissional de nível superior formado em Tecnologia de Gestão Ambiental poderá atuar em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras em geral.
Suas principais áreas de atuação ligadas ao serviço público e privado estão relacionadas ao planejamento e monitoramento da qualidade do meio ambiente, com a realização de levantamentos, pesquisas, inspeções e aplicação de tecnologias para preservação, conservação e recuperação ambiental.
Poderá ainda, prestar consultorias em laboratórios especializados em determinadas linhas de pesquisas, como profissional à altura de aplicar metodologias e realizar diagnósticos, para a solução de problemas ambientais.
1º Período
Ecologia
Química Ambiental
Biomas Brasileiros
Geologia Geral
Climatologia
Hidrologia
Análise regional e ocupação do Território Brasileiro
2º Período
Planejamento Amb.e Org. do Espaço
Cartografia
Montagem e operacionalização de Viveiros de Mudas
Topografia Aplicada
Manejo e conservação do solo e da água
Gestão Socio-Ambiental
Gestão Ambiental pública e privada
3º Período
Educação Ambiental
Estatística Aplicada
Estudos Integrados de Bacias
Ética Ambiental
Direito Ambiental
Geoprocessamento Aplicado
Planejamento Urbano / Regional
4º Período
Métodos e Técnicas de Recuperação de Áreas degradadas
Metodologia para elaboração de projetos ambientais
Gestão de Pessoas
Tratamento de Resíduos sólidos e efluentes
Etnoconservação e resgate de recursos naturais
Técnicas de arborização e paisagismo
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
DFP_