DFP_
Localização:Natal - Rio Grande do Norte
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Aportamos no século XXI com o desafio de solucionar uma grande crise ambiental revelada por indicadores que se apresentam sob as formas da extinção de espécies, contaminação da água, ar e solo, do efeito estufa, entre outros. Além disto, os valores que nos impulsionam a um comportamento de consumo inconsequente colocam o planeta em risco, acelerando a crise dos recursos naturais.
Este cenário se traduz na necessidade de formarmos profissionais aptos a conduzir processos de planejamento, gerenciamento e controle ambiental, capazes de compatibilizar desenvolvimento socioeconômico com equilíbrio ecológico.
Para tanto, o Curso de Gestão Ambiental da Universidade Potiguar foi estruturado de acordo com as diretrizes curriculares nacionais gerais para a organização e funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia (Resolução CNE/CP n.3/2002; Parecer CNE/CP n. 29/2002; Parecer CNE/CES n. 436/2001), e criado em 30 de maio de 2006, através da Resolução n. 063/2006 ? ConSUni, com o intuito de preparar para o mercado de trabalho profissionais gestores, capazes de compreender as variáveis ambientais presentes nas diferentes atividades econômicas e de intervir nas organizações, com o objetivo de implementar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado, do Nordeste e do País, em sintonia com a missão da Universidade Potiguar.
Objetivos do Curso
Formar profissionais aptos a conduzir processos de planejamento, gerenciamento e controle ambiental, buscando a eficiência e sustentabilidade das atividades de produção de bens e/ou serviços, promovendo a compatibilização do desenvolvimento econômico-social, com a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
Proposta pedagógica
A concepção e organização do Curso estão apoiadas, também, nos princípios filosóficos, legais e pedagógicos que embasam o Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Potiguar. Entre esses, a integração entre teoria e prática, de modo que o aluno possa trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente e identificar alternativas para resolução de problemas identificados socialmente.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está estruturado de forma a promover uma integração/interação com o mercado de trabalho, resultante das constantes inovações tecnológicas e científicas presentes no mundo contemporâneo e, ainda, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável.
Diferenciais
* Formação tecnológica de nível superior, porém de curta duração;
* Mercado de trabalho em ascensão;
* Formação inicial específica na área ambiental;
* Infraestrutura e recursos técnicos de excelente qualidade;
* Laboratórios existentes bem equipados, com equipe técnica qualificada;
* Corpo docente qualificado e atuante no mercado de trabalho;
* Atendimento de qualidade ao cliente;
* Interação teoria-prática;
* Valor da mensalidade;
* Possibilidade de formalização de convênios com empresas e instituições que garantem a oferta com menores valores mensais.
Perfil do profissional formado pela UnP
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Potiguar ? UnP, habilita profissionais com formação humanística favorecendo uma postura crítica, reflexiva, solidária, transformadora e comprometida com os problemas socioambientais, e sistêmica voltada para a ação, que procura questionar e reverter processos de produção não-sustentáveis, e que busca manter íntegros os sistemas ecológicos dos quais dependem a vida e a produção.
Ressalta-se, nessa formação, a responsabilidade para com as futuras gerações, para as quais o ambiente é o meio para gerar-lhes bem-estar e desenvolvimento.
Para garantir a consecução das habilidades e competências inerentes ao perfil profissional de conclusão de curso, o egresso deverá compreender o meio físico, social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
Mercado de trabalho
O campo de atuação do Gestor Ambiental é crescente à medida que aumenta a conscientização da grande necessidade de proteção ambiental. Este profissional pode encontrar empregabilidade nos diferentes setores da economia: Governamental; Serviços; Produtivo - agronegócios, cooperativas e indústrias; Organizações não Governamentais - ONGs, além de ter demandas para atividades de pesquisa e treinamento em Instituições Públicas e Privadas.
Laboratórios
A comunidade acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Potiguar ? UnP, dispõe de uma infraestrutura de laboratórios de excelência, onde são realizadas as aulas práticas, procedimentos experimentais e pesquisas das diversas disciplinas do curso, a saber:
Laboratórios de Informática
Três laboratórios com 40 computadores cada, apresentando diversos softwares instalados. Funcionam das 7h00min às 22h35min, com equipe de apoio constituída por monitores, técnicos e gerente de suporte técnico.
Laboratório de Biologia dos Sistemas Orgânicos
Laboratório multidisciplinar, instalado em uma área total de 170 m2, devidamente equipado para o desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas;
Laboratório de Química
Dois laboratórios, instalados em uma área de 207,55 m2 para o Laboratório 01 e 103,25 m2 para o Laboratório 02. Estas instalações contam ainda com 03 (três) gabinetes para professores, uma sala de balanças e uma área para preparação de aulas práticas.
Laboratório de Química Analítica e Toxicologia
Laboratório devidamente equipado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que envolvam diagnósticos ambientais, principalmente no que se refere à análise físico-química da água, entre outras.
Laboratório de Botânica
Laboratório instalado para atender à montagem das aulas práticas, preparação de coleções botânicas, acondicionamento de material para aulas e coleta de material em campo, e à pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Meio Ambiente com ênfase nas linhas Biodiversidade, Fitoquímica, Plantas Medicinais e Etnobotânica.
Herbário
Funcionando como unidade integrada ao laboratório de Botânica, o Herbário Sebastião Urias de Paula atua como centro de recursos informativos multidisciplinares integrados, sendo fonte de informações científicas botânicas para a comunidade universitária, subsidiando os estudos científicos da vegetação e da flora por meio de inventários, explorações e coleções botânicas da flora local e a participação na preparação da flora nacional em seu campo de ação regional mais abrangente, através de vínculos profissionais com outros herbários ou órgãos e instituições, como também se tornando um centro de recursos para a pesquisa e desenvolvimento na classificação das plantas tropicais.
Laboratório de Zoologia
Laboratório instalado para atender à montagem das aulas práticas, preparação de coleções zoológicas, acondicionamento de material para aulas e coleta de material biológico em campo, acondicionamento de pequenos animais, principalmente aracnídeos e répteis em estudo de comportamento.
Laboratório de Controle Ambiental e Geociências
Laboratório instalado em área climatizada de 296,92 m2, distribuídos em duas salas de aulas (48,50 m2 e 59,01 m2), sala da coordenação ou de professores (20,12 m2), sala de preparação de amostras (21,60 m2) e circulação (7,00 m2), estando preparado para realizar estudos geológicos, análises sedimentológicas e de minerais pesados, estudos ambientais, geomorfológicos e cartográficos, trabalhos hidrográficos, batimétricos e topográficos.
Atividades de pesquisa
* Diagnóstico e Monitoramento Ambiental do Estuário do Rio Potengi, Natal/RN (em parceria com o Curso de Ciências Biológicas);
* Etnobotânica em Comunidades Litorâneas do Estado do Rio Grande do Norte (em parceria com o Curso de Ciências Biológicas);
* Representatividade Faunística nos Diagnósticos Ambientais realizados no Estado do Rio Grande do Norte;
* Percepção Ambiental de Visitantes de Unidades de Conservação na Cidade de Natal/RN;
* Diagnóstico das Condições de Saneamento Básico na Comunidade de Estivas, Extremoz/RN. (setembro de 2007).
Atividades de extensão
* Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, planejamento e promoção de atividades educativas de sensibilização da comunidade e implantação da coleta seletiva nas unidades da UnP - campus Natal;
* Projeto Reciclando objetiva reciclar parte dos resíduos de papel produzidos na Universidade, convertendo-os em peças artesanais para exposição e comercialização (em parceria com o Curso de Ciências Biológicas);
* Projeto Multiplicadores Ambientais promove a difusão de conceitos de meio ambiente e de sustentabilidade entre alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas (em parceria com o Curso de Administração);
* Participação em diversas Ações Comunitárias em instituições/localidades promovidas pela UnP e/ou parceiros, através da promoção de oficinas de reciclagem, coleta seletiva, prevenção e combate a dengue e calazar, educação ambiental doméstica, entre outras.
Público-Alvo
* Portadores de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em cursar a graduação tecnológica ou em conhecer as práticas de gestão ambiental;
* Interessados em aperfeiçoamento na área de gestão ambiental;
* Profissionais que atuam em outras áreas, interessados na área ambiental, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
* Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos de gestão ambiental.
DFP_