Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão Ambiental
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O profissional estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao meio ambiente. Seus conhecimentos tecnológicos advindos das competências adquiridas permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de meio ambiente sustentável; proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos sustentáveis; realizar valoração ambiental; participar de estudos ligados à política pública e privada ambiental; mediar conflitos ambientais e administrar unidades de conservação com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente e a responsabilidade social.
A cada semestre o aluno conclui um módulo e recebe um certificado em área de empregabilidade da Gestão Ambiental, podendo ingressar de imediato no mercado de trabalho.
O curso tem como diferencial o oferecimento de atividades práticas junto ao mercado profissional. Nessa perspectiva, a cada semestre de ensino são oferecidos estágios, visitas a empresas do setor, atividades complementares, participação em eventos, projetos de extensão, pesquisa e monitoria.
Um outro aspecto importante do curso é a valorização da formação continuada com seus referenciais coerentes com a proposta educacional inovadora. Após a conclusão do curso, o aluno pode ingressar na Pós-Graduação Lato-Sensu em Gerenciamento Ambiental.
Duração do Curso
O curso tem duração mínima de cinco semestres.
Objetivo
O curso tem por objetivo formar profissionais de nível superior com competências e habilidades voltadas para soluções de problemas ambientais, envolvendo mecanismos de preservação, controle e conservação de recursos ambientais, juntamente com o desenvolvimento e adaptação de tecnologias adequadas. Também visa garantir a melhoria da qualidade de vida como mecanismo de inovação e transformação das atividades econômicas em benefício do cidadão e da sociedade em geral.
Perfil do Egresso
O tecnólogo em Gestão Ambiental é o profissional que atua no reconhecimento, avaliação, gerenciamento das questões ambientais, visando melhoria contínua do meio ambiente em bases sustentáveis. Será um profissional capaz de elaborar projetos ambientais nas esferas pública e privada, assessorar as empresas em pesquisa aplicada, em disseminação de informações e em educação ambiental, de forma a resolver os problemas ambientais identificados bem como seus respectivos impactos socioeconômicos e culturais.
Para cumprir os objetivos do curso faz-se necessário dotar os novos profissionais de duas capacidades fundamentais: a gestão de forma que se possa desenvolver e administrar atividades em forma compatível com as exigências dos setores envolvidos e a capacidade de solução de problemas que envolvam esta área.
Habilidades básicas:
- Sólida formação básica e profissional geral, incluindo os aspectos sociais, éticos, morais e ambientais;
- Capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações e adequando-se a novas situações;
- Capacidade de sintetizar de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares;
- Capacidade de participar de projetos e proposições de soluções técnicas e economicamente competitivas;
- Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar com criatividade novas aplicações que reduzam ou otimizem o consumo de energia;
- Capacidade de comunicação e liderança para trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Consciência da necessidade de contínua atualização profissional.
Habilidades específicas:
I – Planejar, gerenciar e executar:
a) sistemas de gestão ambiental em organizações públicas, privadas e não governamentais;
b) unidades de conservação;
c) o uso de tecnologias de controle e monitoramento da qualidade ambiental;
d) sistemas de prevenção e controle de poluição e contaminação;
e) políticas, programas e projetos de educação, comunicação e marketing ambiental;
f) políticas, programas e projetos de recuperação de áreas degradadas;
g) políticas, programas e projetos de gestão de recursos hídricos e demais recursos naturais;
h) políticas, programas e projetos de gestão de resíduos sólidos e efluentes.
II – Participar do planejamento e atuar em equipes multidisciplinares de:
a) educação sanitária e ambiental;
b) vigilância em saúde;
c) avaliação de impactos ambientais;
d) recuperação de áreas degradadas;
e) gerenciamento de bacias hidrográficas;
f) elaboração de laudos e pareceres técnicos;
g) projetos de valoração ambiental.
III – Interpretar:
a) laudos e pareceres técnicos;
b) resultados de análises físico-químicas e microbiológicas;
c) estudos e relatórios de avaliação de impactos ambientais;
d) produtos cartográficos.
IV – Conhecer e aplicar:
a) geotecnologias;
b) direito, legislações, políticas e normas técnicas da área ambiental;
c) técnicas de redação para a elaboração de documentos técnicos;
d) instrumentos de comunicação e marketing ambiental;
e) princípios do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade socioambiental.
Competências
O curso confere a seus alunos certificações de qualificação profissional durante o transcorrer do curso. Estas certificações são:
Competências após concluir o módulo 1 - Assistente em gestão ambiental
• Desenvolver raciocínio crítico acerca das questões ambientais sob a ótica da ecologia, biologia e química, fortalecendo os conceitos e as melhores práticas de comunicação e relacionamento humano e organizacional;
• Conscientizar para a importância da Gestão Ambiental na atualidade;
• Desenvolver atividades, relatórios, apontamentos e assistência em Gestão Ambiental.
Competências após concluir o módulo 2 - Analista de práticas ambientais
• Desenvolver ferramentas de análise qualitativa das práticas ambientais empresariais quanto ao uso de recursos naturais e Educação Ambiental, levando em conta os processos de qualidade;
• Propor práticas ambientais criativas expressando graficamente suas ideias;
• Atuar em projetos de Educação Ambiental.
Competências após concluir o módulo 3 - Analista de gestão ambiental
• Desenvolver ferramentas de análise quantitativa detalhada da Gestão Ambiental de processos e serviços (inclusive industriais) com base no levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais bem como nos Requisitos Legais e Critérios Internos de Desempenho;
• Coletar, organizar e analisar dados relevantes para propostas de Gestão Ambiental;
• Visualizar todo o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) sendo: 1- Comprometimento e Política; 2 - Planejamento; 3 - Implementação e Operação; 4 - Medição e Avaliação e 5 - Análise Crítica e Melhoria Contínua do SGA;
• Conhecer os processos para a Certificação do SGA.
Competências após concluir o módulo 4 - Planejador e auditor interno de sistemas de gestão ambiental
• Desenvolver o planejamento e realizar auditorias internas de SGA integrados com os sistemas de gestão da qualidade e da saúde e segurança do trabalho;
• Definir objetivos, metas e programas de Gestão Ambiental com base em parâmetros (químicos, físicos e biológicos) de caracterização de poluentes (emissões atmosféricas, resíduos sólidos e efluentes) e na avaliação de ciclo de vida de produtos;
• Empregar ferramentas de posicionamento global e geoprocessamento na caracterização e estudo de áreas a serem consideradas no planejamento de SGA.
Competências após concluir o módulo 5 - Tecnólogo em gestão ambiental
• Desenvolver projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo com base em preceitos de sustentabilidade;
• Conduzir a gestão de resíduos de processos e serviços;
• Utilizar a metodologia do modelo de produção mais limpa;
• Realizar todas as etapas de um SGA considerando e minimizando os riscos ambientais envolvidos;
• Realizar estudos de impacto ambiental, redigir relatórios de impacto ambiental e realizar licenciamento ambiental.
Mercado de Trabalho
O crescimento da valorização do meio ambiente, tanto do setor privado quanto no setor público, demanda cada vez mais por Tecnólogos em Gestão Ambiental que encontram mercado de trabalho em:
• Planejamento do crescimento de cidades e da ocupação de terrenos;
• Participação na elaboração de planos diretores urbanos e regionais (controlando os impactos ambientais e priorizando a conservação do meio ambiente);
• Desenvolvimento de projetos de prevenção, redução ou eliminação da poluição das águas e da deterioração das matas e do solo;
• Adaptação de empresas para sistemas de gestão ambiental e de desenvolvimento sustentável;
• Conhecimento e interpretação da legislação ambiental;
• Implantação e acompanhamento de projetos de exploração de recursos naturais utilizando métodos e técnicas não poluentes no setor privado;
• Coordenação de programas de educação ambiental e participação em programas de reciclagem de materiais;
• Recuperação do solo em áreas degradadas, implantando sistemas de compostagem e tratamento de resíduos;
• Coordenação de sistemas de gestão ambiental e certificações ambientais;
• Busca pelo melhor desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos;
• Realização de auditorias ambientais;
• Trabalho como professor em sua área;
• Trabalho com pesquisas, projetos e experimentações na área ambiental, desenvolvendo estudos científicos e trabalhos acadêmicos.
Projeto Pedagógico
Missão
O curso tem como missão a busca da capacitação profissional, estimulando a visão crítica, a ética, a consciência social e a capacidade de desenvolver-se frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.
Organização Curricular
O currículo proposto para o curso foi planejado e organizado em um elenco de disciplinas voltadas não só ao atendimento da Resolução CONFEA no. 1.010/2005, mas a formação de um profissional que, conforme parecer CNE/CES 436/2001: 1) compreende ações de preservação dos recursos naturais, com controle e avaliação dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo os efeitos causados na natureza (solo, água e ar); 2) compreende, igualmente, atividades de prevenção da poluição por meio da educação ambiental não escolar, da tecnologia ambiental e da gestão ambiental.
As disciplinas estão ordenadas por matrículas semestrais recomendadas, segundo uma sequência lógica, de forma a possibilitar ao aluno o fluxo ordenado da aquisição de conhecimentos necessários ao seu pleno desenvolvimento escolar e ao futuro desempenho profissional.
O currículo compõe-se de disciplinas de caráter obrigatório nas áreas de formação básica, geral, profissional geral, profissional específica e complementar, além daquelas exigidas por legislação específica. Assim, os requisitos e critérios para a organização curricular entre outros, são:
• Carga horária definida pela legislação para cada conteúdo quando for o caso;
• Conteúdo mínimo específico para a área de meio ambiente;
• Informações provenientes do mercado de trabalho;
• Avaliação e acompanhamento do desempenho dos alunos, quando em atividade profissional;
• Prática pedagógica necessária e aplicada;
• Atividades de laboratório, que auxiliam, aceleram e enriquecem o aprendizado dos conteúdos teóricos;
• Atividades complementares a serem desenvolvidas durante o curso;
• Infraestrutura necessária;
• Interdisciplinaridade;
• Relação entre a teoria e a prática;
• Flexibilidade curricular e a autonomia na formação do seu currículo.
Na escolha das disciplinas e das matérias são adotados os critérios estabelecidos para definir as atribuições profissionais no sistema CONFEA/CREA.
Os critérios e requisitos levados em consideração no estabelecimento da organização curricular são dinâmicos, sofrendo atualizações e modificações, visando acompanhar a evolução do mundo moderno. Esta característica de dinamismo leva necessariamente a uma organização curricular também dinâmica e flexível, garantidos pela constante atualização do corpo docente, pelo contato frequente com o mercado de trabalho e a comunidade.
Formação Geral, Profissional Básica e Profissional Específica
A estrutura do currículo do curso foi planejada com o objetivo de uma formação equilibrada entre conhecimentos humanísticos, técnicos e tecnológicos. Esta estrutura se caracteriza por permitir uma aquisição de conhecimentos continuada através de disciplinas e práticas específicas embasadas por outras disciplinas de conteúdos humanísticos e científicos. Desta forma, os objetivos do curso são cumpridos por meio de uma interdisciplinaridade harmônica entre os conteúdos das disciplinas. Estes componentes curriculares são distribuídos ao longo da matriz curricular, em três grupos: Formação Geral, Formação Profissional Básica e Formação Profissional Específica.
Formação Geral
Os componentes que correspondem à Formação Geral, de base humanística, englobam o estudo e reflexão de conhecimentos humanísticos e filosóficos, ciências humanas, sociais e artes necessárias para a formação de uma base cultural. Abrange as disciplinas de Cultura Religiosa e Comunicação e Expressão.
Formação Profissional Básica
O grupo que engloba as disciplinas de Formação Profissional Básica atende ao estudo e reflexão e o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e capacidades fundamentais para o desempenho profissional na área de tecnologia, buscando uma inter-relação com outros cursos e formações profissionais afins. Abrange as disciplinas Introdução à Gestão Ambiental, Fundamentos de Biologia e Ecologia, Gestão de Pessoas, Química Geral I, Processos de Qualidade, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Gestão Empresarial, Fundamentos de Matematica Aplicada, Laboratório de Matematica Aplicada, Tecnologia Industrial, Geoprocessamento, Tratamento de Dados.
Formação Profissional Específica
O terceiro grupo abrange componentes voltados para a Formação Profissional Específica e busca o estudo, a reflexão e o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para o desempenho das atividades técnicas e criativas que caracterizam o Tecnólogo em Gestão Ambiental. Fazem parte deste grupo as disciplinas: Recursos Naturais, Educação Ambiental, Direito Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Indicadores Ambientais, Auditoria Ambiental, Avaliação de Ciclo de Vida, Economia Ambiental, Análise de Riscos, Gestão Integrada de Resíduos, Planejamento Ambiental, Produção Limpa, Impacto Ambiental, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Infraestrutura
Biblioteca
Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise
Centro Petroquímico de Pesquisa e Desenvolvimento (CEPPED)
Divisão de Estudos Ambientais (DEAMB)
Laboratório de Geologia e Mineralogia
Laboratório de Geoprocessamento
Laboratório de Informática (LABIN)
Laboratório de Resíduos
Sala de Trabalhos Acadêmicos / TCC
Atividades Acadêmicas
No intuito de ampliar a interdisciplinaridade e a flexibilização da formação do estudante, o currículo prevê, ainda, a realização de atividades complementares, que têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.
Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional, constituindo um meio de ampliação de seu currículo com experiências e vivências acadêmicas internas e externas ao curso.
As atividades podem ser classificadas como:
- Atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
- Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo;
- Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
Destacam-se nas seguintes atividades: estágio extracurricular, iniciação científica e tecnológica, monitorias, programas acadêmicos de extensão universitária, visitas técnicas, eventos científicos, palestras, disciplinas optativas, além de atividades culturais, políticas e sociais.
O profissional estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao meio ambiente. Seus conhecimentos tecnológicos advindos das competências adquiridas permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de meio ambiente sustentável; proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos sustentáveis; realizar valoração ambiental; participar de estudos ligados à política pública e privada ambiental; mediar conflitos ambientais e administrar unidades de conservação com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente e a responsabilidade social.
A cada semestre o aluno conclui um módulo e recebe um certificado em área de empregabilidade da Gestão Ambiental, podendo ingressar de imediato no mercado de trabalho.
O curso tem como diferencial o oferecimento de atividades práticas junto ao mercado profissional. Nessa perspectiva, a cada semestre de ensino são oferecidos estágios, visitas a empresas do setor, atividades complementares, participação em eventos, projetos de extensão, pesquisa e monitoria.
Um outro aspecto importante do curso é a valorização da formação continuada com seus referenciais coerentes com a proposta educacional inovadora. Após a conclusão do curso, o aluno pode ingressar na Pós-Graduação Lato-Sensu em Gerenciamento Ambiental.
Duração do Curso
O curso tem duração mínima de cinco semestres.
Objetivo
O curso tem por objetivo formar profissionais de nível superior com competências e habilidades voltadas para soluções de problemas ambientais, envolvendo mecanismos de preservação, controle e conservação de recursos ambientais, juntamente com o desenvolvimento e adaptação de tecnologias adequadas. Também visa garantir a melhoria da qualidade de vida como mecanismo de inovação e transformação das atividades econômicas em benefício do cidadão e da sociedade em geral.
Perfil do Egresso
O tecnólogo em Gestão Ambiental é o profissional que atua no reconhecimento, avaliação, gerenciamento das questões ambientais, visando melhoria contínua do meio ambiente em bases sustentáveis. Será um profissional capaz de elaborar projetos ambientais nas esferas pública e privada, assessorar as empresas em pesquisa aplicada, em disseminação de informações e em educação ambiental, de forma a resolver os problemas ambientais identificados bem como seus respectivos impactos socioeconômicos e culturais.
Para cumprir os objetivos do curso faz-se necessário dotar os novos profissionais de duas capacidades fundamentais: a gestão de forma que se possa desenvolver e administrar atividades em forma compatível com as exigências dos setores envolvidos e a capacidade de solução de problemas que envolvam esta área.
Habilidades básicas:
- Sólida formação básica e profissional geral, incluindo os aspectos sociais, éticos, morais e ambientais;
- Capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações e adequando-se a novas situações;
- Capacidade de sintetizar de soluções integrando conhecimentos multidisciplinares;
- Capacidade de participar de projetos e proposições de soluções técnicas e economicamente competitivas;
- Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar com criatividade novas aplicações que reduzam ou otimizem o consumo de energia;
- Capacidade de comunicação e liderança para trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Consciência da necessidade de contínua atualização profissional.
Habilidades específicas:
I – Planejar, gerenciar e executar:
a) sistemas de gestão ambiental em organizações públicas, privadas e não governamentais;
b) unidades de conservação;
c) o uso de tecnologias de controle e monitoramento da qualidade ambiental;
d) sistemas de prevenção e controle de poluição e contaminação;
e) políticas, programas e projetos de educação, comunicação e marketing ambiental;
f) políticas, programas e projetos de recuperação de áreas degradadas;
g) políticas, programas e projetos de gestão de recursos hídricos e demais recursos naturais;
h) políticas, programas e projetos de gestão de resíduos sólidos e efluentes.
II – Participar do planejamento e atuar em equipes multidisciplinares de:
a) educação sanitária e ambiental;
b) vigilância em saúde;
c) avaliação de impactos ambientais;
d) recuperação de áreas degradadas;
e) gerenciamento de bacias hidrográficas;
f) elaboração de laudos e pareceres técnicos;
g) projetos de valoração ambiental.
III – Interpretar:
a) laudos e pareceres técnicos;
b) resultados de análises físico-químicas e microbiológicas;
c) estudos e relatórios de avaliação de impactos ambientais;
d) produtos cartográficos.
IV – Conhecer e aplicar:
a) geotecnologias;
b) direito, legislações, políticas e normas técnicas da área ambiental;
c) técnicas de redação para a elaboração de documentos técnicos;
d) instrumentos de comunicação e marketing ambiental;
e) princípios do desenvolvimento sustentável e de responsabilidade socioambiental.
Competências
O curso confere a seus alunos certificações de qualificação profissional durante o transcorrer do curso. Estas certificações são:
Competências após concluir o módulo 1 - Assistente em gestão ambiental
• Desenvolver raciocínio crítico acerca das questões ambientais sob a ótica da ecologia, biologia e química, fortalecendo os conceitos e as melhores práticas de comunicação e relacionamento humano e organizacional;
• Conscientizar para a importância da Gestão Ambiental na atualidade;
• Desenvolver atividades, relatórios, apontamentos e assistência em Gestão Ambiental.
Competências após concluir o módulo 2 - Analista de práticas ambientais
• Desenvolver ferramentas de análise qualitativa das práticas ambientais empresariais quanto ao uso de recursos naturais e Educação Ambiental, levando em conta os processos de qualidade;
• Propor práticas ambientais criativas expressando graficamente suas ideias;
• Atuar em projetos de Educação Ambiental.
Competências após concluir o módulo 3 - Analista de gestão ambiental
• Desenvolver ferramentas de análise quantitativa detalhada da Gestão Ambiental de processos e serviços (inclusive industriais) com base no levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais bem como nos Requisitos Legais e Critérios Internos de Desempenho;
• Coletar, organizar e analisar dados relevantes para propostas de Gestão Ambiental;
• Visualizar todo o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) sendo: 1- Comprometimento e Política; 2 - Planejamento; 3 - Implementação e Operação; 4 - Medição e Avaliação e 5 - Análise Crítica e Melhoria Contínua do SGA;
• Conhecer os processos para a Certificação do SGA.
Competências após concluir o módulo 4 - Planejador e auditor interno de sistemas de gestão ambiental
• Desenvolver o planejamento e realizar auditorias internas de SGA integrados com os sistemas de gestão da qualidade e da saúde e segurança do trabalho;
• Definir objetivos, metas e programas de Gestão Ambiental com base em parâmetros (químicos, físicos e biológicos) de caracterização de poluentes (emissões atmosféricas, resíduos sólidos e efluentes) e na avaliação de ciclo de vida de produtos;
• Empregar ferramentas de posicionamento global e geoprocessamento na caracterização e estudo de áreas a serem consideradas no planejamento de SGA.
Competências após concluir o módulo 5 - Tecnólogo em gestão ambiental
• Desenvolver projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo com base em preceitos de sustentabilidade;
• Conduzir a gestão de resíduos de processos e serviços;
• Utilizar a metodologia do modelo de produção mais limpa;
• Realizar todas as etapas de um SGA considerando e minimizando os riscos ambientais envolvidos;
• Realizar estudos de impacto ambiental, redigir relatórios de impacto ambiental e realizar licenciamento ambiental.
Mercado de Trabalho
O crescimento da valorização do meio ambiente, tanto do setor privado quanto no setor público, demanda cada vez mais por Tecnólogos em Gestão Ambiental que encontram mercado de trabalho em:
• Planejamento do crescimento de cidades e da ocupação de terrenos;
• Participação na elaboração de planos diretores urbanos e regionais (controlando os impactos ambientais e priorizando a conservação do meio ambiente);
• Desenvolvimento de projetos de prevenção, redução ou eliminação da poluição das águas e da deterioração das matas e do solo;
• Adaptação de empresas para sistemas de gestão ambiental e de desenvolvimento sustentável;
• Conhecimento e interpretação da legislação ambiental;
• Implantação e acompanhamento de projetos de exploração de recursos naturais utilizando métodos e técnicas não poluentes no setor privado;
• Coordenação de programas de educação ambiental e participação em programas de reciclagem de materiais;
• Recuperação do solo em áreas degradadas, implantando sistemas de compostagem e tratamento de resíduos;
• Coordenação de sistemas de gestão ambiental e certificações ambientais;
• Busca pelo melhor desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos;
• Realização de auditorias ambientais;
• Trabalho como professor em sua área;
• Trabalho com pesquisas, projetos e experimentações na área ambiental, desenvolvendo estudos científicos e trabalhos acadêmicos.
Projeto Pedagógico
Missão
O curso tem como missão a busca da capacitação profissional, estimulando a visão crítica, a ética, a consciência social e a capacidade de desenvolver-se frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.
Organização Curricular
O currículo proposto para o curso foi planejado e organizado em um elenco de disciplinas voltadas não só ao atendimento da Resolução CONFEA no. 1.010/2005, mas a formação de um profissional que, conforme parecer CNE/CES 436/2001: 1) compreende ações de preservação dos recursos naturais, com controle e avaliação dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo os efeitos causados na natureza (solo, água e ar); 2) compreende, igualmente, atividades de prevenção da poluição por meio da educação ambiental não escolar, da tecnologia ambiental e da gestão ambiental.
As disciplinas estão ordenadas por matrículas semestrais recomendadas, segundo uma sequência lógica, de forma a possibilitar ao aluno o fluxo ordenado da aquisição de conhecimentos necessários ao seu pleno desenvolvimento escolar e ao futuro desempenho profissional.
O currículo compõe-se de disciplinas de caráter obrigatório nas áreas de formação básica, geral, profissional geral, profissional específica e complementar, além daquelas exigidas por legislação específica. Assim, os requisitos e critérios para a organização curricular entre outros, são:
• Carga horária definida pela legislação para cada conteúdo quando for o caso;
• Conteúdo mínimo específico para a área de meio ambiente;
• Informações provenientes do mercado de trabalho;
• Avaliação e acompanhamento do desempenho dos alunos, quando em atividade profissional;
• Prática pedagógica necessária e aplicada;
• Atividades de laboratório, que auxiliam, aceleram e enriquecem o aprendizado dos conteúdos teóricos;
• Atividades complementares a serem desenvolvidas durante o curso;
• Infraestrutura necessária;
• Interdisciplinaridade;
• Relação entre a teoria e a prática;
• Flexibilidade curricular e a autonomia na formação do seu currículo.
Na escolha das disciplinas e das matérias são adotados os critérios estabelecidos para definir as atribuições profissionais no sistema CONFEA/CREA.
Os critérios e requisitos levados em consideração no estabelecimento da organização curricular são dinâmicos, sofrendo atualizações e modificações, visando acompanhar a evolução do mundo moderno. Esta característica de dinamismo leva necessariamente a uma organização curricular também dinâmica e flexível, garantidos pela constante atualização do corpo docente, pelo contato frequente com o mercado de trabalho e a comunidade.
Formação Geral, Profissional Básica e Profissional Específica
A estrutura do currículo do curso foi planejada com o objetivo de uma formação equilibrada entre conhecimentos humanísticos, técnicos e tecnológicos. Esta estrutura se caracteriza por permitir uma aquisição de conhecimentos continuada através de disciplinas e práticas específicas embasadas por outras disciplinas de conteúdos humanísticos e científicos. Desta forma, os objetivos do curso são cumpridos por meio de uma interdisciplinaridade harmônica entre os conteúdos das disciplinas. Estes componentes curriculares são distribuídos ao longo da matriz curricular, em três grupos: Formação Geral, Formação Profissional Básica e Formação Profissional Específica.
Formação Geral
Os componentes que correspondem à Formação Geral, de base humanística, englobam o estudo e reflexão de conhecimentos humanísticos e filosóficos, ciências humanas, sociais e artes necessárias para a formação de uma base cultural. Abrange as disciplinas de Cultura Religiosa e Comunicação e Expressão.
Formação Profissional Básica
O grupo que engloba as disciplinas de Formação Profissional Básica atende ao estudo e reflexão e o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e capacidades fundamentais para o desempenho profissional na área de tecnologia, buscando uma inter-relação com outros cursos e formações profissionais afins. Abrange as disciplinas Introdução à Gestão Ambiental, Fundamentos de Biologia e Ecologia, Gestão de Pessoas, Química Geral I, Processos de Qualidade, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Gestão Empresarial, Fundamentos de Matematica Aplicada, Laboratório de Matematica Aplicada, Tecnologia Industrial, Geoprocessamento, Tratamento de Dados.
Formação Profissional Específica
O terceiro grupo abrange componentes voltados para a Formação Profissional Específica e busca o estudo, a reflexão e o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para o desempenho das atividades técnicas e criativas que caracterizam o Tecnólogo em Gestão Ambiental. Fazem parte deste grupo as disciplinas: Recursos Naturais, Educação Ambiental, Direito Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Indicadores Ambientais, Auditoria Ambiental, Avaliação de Ciclo de Vida, Economia Ambiental, Análise de Riscos, Gestão Integrada de Resíduos, Planejamento Ambiental, Produção Limpa, Impacto Ambiental, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Infraestrutura
Biblioteca
Centro de Microscopia Eletrônica e Microanálise
Centro Petroquímico de Pesquisa e Desenvolvimento (CEPPED)
Divisão de Estudos Ambientais (DEAMB)
Laboratório de Geologia e Mineralogia
Laboratório de Geoprocessamento
Laboratório de Informática (LABIN)
Laboratório de Resíduos
Sala de Trabalhos Acadêmicos / TCC
Atividades Acadêmicas
No intuito de ampliar a interdisciplinaridade e a flexibilização da formação do estudante, o currículo prevê, ainda, a realização de atividades complementares, que têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.
Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional, constituindo um meio de ampliação de seu currículo com experiências e vivências acadêmicas internas e externas ao curso.
As atividades podem ser classificadas como:
- Atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
- Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo;
- Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
Destacam-se nas seguintes atividades: estágio extracurricular, iniciação científica e tecnológica, monitorias, programas acadêmicos de extensão universitária, visitas técnicas, eventos científicos, palestras, disciplinas optativas, além de atividades culturais, políticas e sociais.
Disciplinas
Fundamentos profissionais
Introducao a gestao ambiental
Ecologia geral
Cultura religiosa
Gestao de pessoas
Quimica tecnologica
Comunicacao e expressao
Gestao da qualidade
Recursos naturais
Educacao ambiental
Geometria analitica e algebra linear
Gestao empresarial
Fundamentos de matematica aplicada
Laboratorio de matematica aplicada
Direito ambiental
Tecnologia industrial
Planejamento e gestao ambiental
Geoprocessamento
Tratamento de dados
Optativa
Analise de parametros para indicadores ambientais
Auditoria ambiental
Avaliacao de ciclo de vida
Economia ambiental
Residuos solidos urbanos
Producao limpa
Impacto ambiental e analise de riscos
Projeto tecnologico em gestão ambiental
Fundamentos profissionais
Introducao a gestao ambiental
Ecologia geral
Cultura religiosa
Gestao de pessoas
Quimica tecnologica
Comunicacao e expressao
Gestao da qualidade
Recursos naturais
Educacao ambiental
Geometria analitica e algebra linear
Gestao empresarial
Fundamentos de matematica aplicada
Laboratorio de matematica aplicada
Direito ambiental
Tecnologia industrial
Planejamento e gestao ambiental
Geoprocessamento
Tratamento de dados
Optativa
Analise de parametros para indicadores ambientais
Auditoria ambiental
Avaliacao de ciclo de vida
Economia ambiental
Residuos solidos urbanos
Producao limpa
Impacto ambiental e analise de riscos
Projeto tecnologico em gestão ambiental
DFP_