Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Fortaleza, Ceará)
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
DFP_
Localização:Fortaleza - Ceará
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC Nº 13 DE 26 DE JANEIRO DE 2009, D.O.U. DE 27 DE JANEIRO DE 2009
A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços. Assim, o Objetivo Geral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fametro é:
Formar profissionais com capacidade para atuar como gestores comerciais nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), aptos a gerenciarem negócios com visão sistêmica, estratégica e integrada ao mercado competitivo.
Com base nas características da região, os Objetivos Específicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são:
Formar profissionais competentes para realizar transações comerciais em organizações que operem no varejo e no atacado;
Capacitar os alunos para atuarem como gestores e/ou representantes comerciais nas organizações;
Proporcionar aos alunos a capacidade de prospectar mercados e gerenciar produtos e serviços adequados às demandas existentes;
Formar profissionais com capacidade para definir estratégias de vendas de produtos e serviços, garantindo a rentabilidade organizacional;
Desenvolver nos alunos visão e perfil empreendedor;
Capacitar os alunos para executar ações com responsabilidade social e postura ética;
Qualificar e credenciar profissionais que já atuem na área comercial e de serviços.
O tecnólogo de Gestão Comercial estará apto a gerenciar transações comerciais de varejo e atacado, fazendo uso dos principais sistemas de informações e ferramentas de gestão. Tomará decisões coerentes às condições econômico-financeiras do mercado, realizando negociações estratégicas que proporcionem sustentabilidade organizacional e geração de renda. Atuará como planejador de estratégias competitivas de comercialização para empresas de pequeno e médio porte e implantará políticas de relacionamento com os clientes, promovendo a imagem de negócios, próprios ou de outros, no mercado.
Ao final do curso, o tecnólogo em Gestão Comercial da Fametro será capaz de:
Gerenciar transações comerciais em organizações de varejo e atacado;
Tomar decisões, analisando a viabilidade econômico-financeiro-tributária dos negócios;
Decidir sobre políticas de relacionamento com os clientes, conhecendo os principais instrumentos de gestão;
Gerenciar orientado pelos princípios da qualidade para garantir melhoria contínua dos processos comerciais;
Promover a imagem da empresa para fortalecer seu posicionamento no mercado;
Gerenciar transações comerciais, fazendo uso dos principais sistemas de informação;
Identificar oportunidades para planejar, executar e controlar ações estratégicas de venda de produtos e serviços de acordo com as demandas de mercado;
Definir estratégias de comercialização com foco em resultados;
Realizar negociações estratégicas de modo a proporcionar sustentabilidade organizacional;
Atuar na representação comercial de produtos e serviços de empresas locais, nacionais e internacionais.
O que é Graduação Tecnológica?
Os cursos Superiores de Tecnologia ou Graduações Tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de Licenciatura ou Bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.
Mercado de Trabalho
Segundo dados do Relatório 2009 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, o Produto Interno Bruto – PIB (a preços de mercado) do Estado registrou crescimento de 3,1% em 2009 sobre 2008, apesar da crise internacional. Em termos de Valor Adicionado, o crescimento foi de 3,5%. Ainda segundo o Relatório do IPECE, “Os resultados do PIB de 2009, para o Ceará, somaram um valor de R$ 60,79 bilhões, em dados preliminares, o que significou um PIB per capita de R$ 7.385,00. Estes dados do PIB reafirmam que, em termos de setor, os Serviços ainda constituem o principal gerador de riquezas no Estado, seguido da Indústria.
Como conseqüência do crescimento econômico, o mercado de trabalho formal no Estado do Ceará registrou aumento em 2009, com maior saldo entre admissões e demissões registrado no setor de serviços, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED/Ministério do Trabalho e Emprego – TEM. Estes dados reforçam que o crescimento econômico no Estado do Ceará, principalmente no setor de Serviços e, neste, a atividade do comércio. É com base neste contexto que a FAMETRO oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, por considerar a forte demanda do mercado de trabalho por este profissional, já que, o setor de comércio e serviços é o principal segmento da economia do Estado do Ceará. A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços.
AUTORIZADO PELA PORTARIA MEC Nº 13 DE 26 DE JANEIRO DE 2009, D.O.U. DE 27 DE JANEIRO DE 2009
A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços. Assim, o Objetivo Geral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fametro é:
Formar profissionais com capacidade para atuar como gestores comerciais nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), aptos a gerenciarem negócios com visão sistêmica, estratégica e integrada ao mercado competitivo.
Com base nas características da região, os Objetivos Específicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são:
Formar profissionais competentes para realizar transações comerciais em organizações que operem no varejo e no atacado;
Capacitar os alunos para atuarem como gestores e/ou representantes comerciais nas organizações;
Proporcionar aos alunos a capacidade de prospectar mercados e gerenciar produtos e serviços adequados às demandas existentes;
Formar profissionais com capacidade para definir estratégias de vendas de produtos e serviços, garantindo a rentabilidade organizacional;
Desenvolver nos alunos visão e perfil empreendedor;
Capacitar os alunos para executar ações com responsabilidade social e postura ética;
Qualificar e credenciar profissionais que já atuem na área comercial e de serviços.
O tecnólogo de Gestão Comercial estará apto a gerenciar transações comerciais de varejo e atacado, fazendo uso dos principais sistemas de informações e ferramentas de gestão. Tomará decisões coerentes às condições econômico-financeiras do mercado, realizando negociações estratégicas que proporcionem sustentabilidade organizacional e geração de renda. Atuará como planejador de estratégias competitivas de comercialização para empresas de pequeno e médio porte e implantará políticas de relacionamento com os clientes, promovendo a imagem de negócios, próprios ou de outros, no mercado.
Ao final do curso, o tecnólogo em Gestão Comercial da Fametro será capaz de:
Gerenciar transações comerciais em organizações de varejo e atacado;
Tomar decisões, analisando a viabilidade econômico-financeiro-tributária dos negócios;
Decidir sobre políticas de relacionamento com os clientes, conhecendo os principais instrumentos de gestão;
Gerenciar orientado pelos princípios da qualidade para garantir melhoria contínua dos processos comerciais;
Promover a imagem da empresa para fortalecer seu posicionamento no mercado;
Gerenciar transações comerciais, fazendo uso dos principais sistemas de informação;
Identificar oportunidades para planejar, executar e controlar ações estratégicas de venda de produtos e serviços de acordo com as demandas de mercado;
Definir estratégias de comercialização com foco em resultados;
Realizar negociações estratégicas de modo a proporcionar sustentabilidade organizacional;
Atuar na representação comercial de produtos e serviços de empresas locais, nacionais e internacionais.
O que é Graduação Tecnológica?
Os cursos Superiores de Tecnologia ou Graduações Tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de Licenciatura ou Bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.
Mercado de Trabalho
Segundo dados do Relatório 2009 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, o Produto Interno Bruto – PIB (a preços de mercado) do Estado registrou crescimento de 3,1% em 2009 sobre 2008, apesar da crise internacional. Em termos de Valor Adicionado, o crescimento foi de 3,5%. Ainda segundo o Relatório do IPECE, “Os resultados do PIB de 2009, para o Ceará, somaram um valor de R$ 60,79 bilhões, em dados preliminares, o que significou um PIB per capita de R$ 7.385,00. Estes dados do PIB reafirmam que, em termos de setor, os Serviços ainda constituem o principal gerador de riquezas no Estado, seguido da Indústria.
Como conseqüência do crescimento econômico, o mercado de trabalho formal no Estado do Ceará registrou aumento em 2009, com maior saldo entre admissões e demissões registrado no setor de serviços, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED/Ministério do Trabalho e Emprego – TEM. Estes dados reforçam que o crescimento econômico no Estado do Ceará, principalmente no setor de Serviços e, neste, a atividade do comércio. É com base neste contexto que a FAMETRO oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, por considerar a forte demanda do mercado de trabalho por este profissional, já que, o setor de comércio e serviços é o principal segmento da economia do Estado do Ceará. A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços.
TOTAL MÓDULO GESTÃO CONTEMPORÂNEA
Gestão Contemporânea
Metodologia do Trabalho Científico
Leitura e Produção textual
Fundamentos da Matemática e da Estatística
Cenários Econômicos
Projeto Integrador (P.I) – Gestão Contemporânea
*Módulo Inicial
MÓDULO GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
Logística Empresarial
Sistemas de Informações Gerenciais
Contabilidade Gerencial
Direito Empresarial
Gestão da Qualidade
Projeto Integrador (P.I) – Gestão de Logística e Operações
**Certificação parcial em Gestão de Logística e operações
MÓDULO GESTÃO DE FINANÇAS
Administração Financeira e Orçamentária
Gestão de Custos e Formação de Preços
Gestão de Crédito e Cobrança
Direito do Consumidor
Gestão Empreendedora
Projeto Integrador (P.I) – Gestão Financeira
***Certificação parcial em Gestão de Finanças
MÓDULO GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
Gestão de Varejo e Atacado
Gestão Mercadológica
Pesquisa de Mercado
Gestão de Vendas e Negociações
Comércio Internacional
Projeto Integrador (P.I) – Gestão de Mercados
****Certificação parcial em Gestão de Mercados
Gestão Contemporânea
Metodologia do Trabalho Científico
Leitura e Produção textual
Fundamentos da Matemática e da Estatística
Cenários Econômicos
Projeto Integrador (P.I) – Gestão Contemporânea
*Módulo Inicial
MÓDULO GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
Logística Empresarial
Sistemas de Informações Gerenciais
Contabilidade Gerencial
Direito Empresarial
Gestão da Qualidade
Projeto Integrador (P.I) – Gestão de Logística e Operações
**Certificação parcial em Gestão de Logística e operações
MÓDULO GESTÃO DE FINANÇAS
Administração Financeira e Orçamentária
Gestão de Custos e Formação de Preços
Gestão de Crédito e Cobrança
Direito do Consumidor
Gestão Empreendedora
Projeto Integrador (P.I) – Gestão Financeira
***Certificação parcial em Gestão de Finanças
MÓDULO GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
Gestão de Varejo e Atacado
Gestão Mercadológica
Pesquisa de Mercado
Gestão de Vendas e Negociações
Comércio Internacional
Projeto Integrador (P.I) – Gestão de Mercados
****Certificação parcial em Gestão de Mercados
DFP_