Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão Comercial
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do UNIVAG - Centro Universitário visa formar profissional capacitado a atuar em um mercado altamente competitivo e com constantes transformações, abrangendo as sub-áreas de gerenciamento empresarial, recursos humanos, financeiros, mercadológicos e operacionais, envolvendo tecnologias aplicadas ao conhecimento específico e outras sub-áreas aplicadas. Essas aplicações devem ter um embasamento teórico para a realização de projetos nas mais diversas áreas.
Perfil do Formando
O perfil do alunado do Curso equivale ao que busca uma base de formação para a área de Gestão e Comércio, com a especificidade em varejo.
Assim, o aluno que, quase sempre já é um profissional, a par da visão especializada para operação no seu campo de trabalho, desenvolverá competências profissionais, sociais e intelectuais gerais da área, para que possa inscrever sua profissão em uma percepção fundamentada da área de Gestão e Comércio. Possuirá deste modo, uma visão abrangente e integradora que irá possibilitar a compreensão da interface dos processos de operação logística em suas várias vertentes.
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão comercial deverá ser capaz de:
• Coletar, organizar e analisar dados, aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes - demanda, tempo, tarifas e fretes, custo de manutenção, velocidade segurança e outros - para a elaboração de estudos e projetos de transporte;
• Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de operações comerciais;
• Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de operações comerciais;
• Correlacionar as políticas de um setor, os planos e ações dos processos, com visão sistêmica e foco em resultados;
• Criar, planejar e executar projetos de negócios de forma produtiva e consistente, através de estratégias e uso de tecnologias da informação;
• Demonstrar competência empreendedora na criação e gestão de pequenas e médias empresas;
• Aplicar modernas técnicas de gestão direcionadas para pequenas e médias empresas;
• Produzir um “Plano de Negócios voltados para pequenas e médias empresas”;
• Gerenciar pessoas, processos e fluxos da informação nas organizações, de pequena e médio porte , considerando a cultura organizacional, o impacto nos diversos setores, visando melhores resultados institucionais;
• Otimizar recursos humanos e financeiros, considerando os aspectos legais, de modo a viabilizar o negócio da empresa, tendo o resultado como foco principal;
• Analisar, interpretar resultados de pesquisa, considerando as variáveis mercadológicas com foco na fidelização e incremento de carteira comercial;
• Tomar decisões no ambiente de negócio, de forma ética, propiciando maior desenvolvimento dos negócios.
• Empreender e gerenciar projetos, liderando pessoas, utilizando conceitos e tecnologias adequadas ao cenário contemporâneo, visando melhores resultados e considerando valores e práticas de responsabilidade social.
Diferencial
O curso está organizado em módulos por competência, visando uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho.
Outro grande diferencial é o Projeto de Intervenção Multidisciplinar, realizado em empresas, onde os alunos fazem o diagnóstico e desenvolvem soluções para problemas identificados, sendo um dos grandes responsáveis pela associação da teoria e prática no curso.
Somado o nosso corpo docente possui experiência prática nas áreas em que ministram suas aulas, além da experiência didática, fazendo com que o aluno, efetivamente, atenda aos requisitos impostos pelo mercado de trabalho.
As empresas brasileiras visando aumentar sua competitividade dentro do mercado interno e externo, vêm sofisticando e aproveitando a capacidade quase que total de seus equipamentos de produção e comercialização, precisando de pessoas com formação profissional e capacidade técnica para operar e manter esses equipamentos em condições de desempenho e performance, viabilizando o processo de forma a manterem essas empresas estáveis e competitivas no sistema globalizado.
Mais do que nunca se torna imprescindível o profissional na área de gestão comercial e gerenciamento de pessoas.
Dado este quadro referencial, aliado ao fato de que não existem na região cursos em andamento na área proposta com um formato voltado para mercado, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão comercial vem preencher esta lacuna.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O UNIVAG oferece estimula a participação e apóia à realização de eventos internos, reforçando a necessidade do desenvolvimento de atividades culturais e científicas. O UNIVAG vem realizando e apoiando um vasto conjunto de eventos onde destacamos:
• Palestras de interesse nas áreas dos cursos, com personalidades de renome no estado, tais como: Aprovação das Contas da Administração Pública: com o Sr. Valter Albano da Silva; Ações de Planejamento do Estado de Mato Grosso, com o Sr. Yênes Jesus de Magalhães; Contribuições da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso para a Administração Pública;
• Visitas a locais de interesse para o curso, tais como fábricas, órgãos públicos e eventos relacionados.
Acrescente-se a isso o Projeto de Intervenção Multidisciplinar podem ser elaborados individualmente ou em grupo e são apresentados sob forma de projeto científico, como forma de incentivo à publicação científica possibilitando que o estudante tenha seu primeiro contato com a pesquisa.
Infra-Estrutura de Ensino
• Salas de aula climatizadas;
• Laboratório de informática.
O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do UNIVAG - Centro Universitário visa formar profissional capacitado a atuar em um mercado altamente competitivo e com constantes transformações, abrangendo as sub-áreas de gerenciamento empresarial, recursos humanos, financeiros, mercadológicos e operacionais, envolvendo tecnologias aplicadas ao conhecimento específico e outras sub-áreas aplicadas. Essas aplicações devem ter um embasamento teórico para a realização de projetos nas mais diversas áreas.
Perfil do Formando
O perfil do alunado do Curso equivale ao que busca uma base de formação para a área de Gestão e Comércio, com a especificidade em varejo.
Assim, o aluno que, quase sempre já é um profissional, a par da visão especializada para operação no seu campo de trabalho, desenvolverá competências profissionais, sociais e intelectuais gerais da área, para que possa inscrever sua profissão em uma percepção fundamentada da área de Gestão e Comércio. Possuirá deste modo, uma visão abrangente e integradora que irá possibilitar a compreensão da interface dos processos de operação logística em suas várias vertentes.
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão comercial deverá ser capaz de:
• Coletar, organizar e analisar dados, aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes - demanda, tempo, tarifas e fretes, custo de manutenção, velocidade segurança e outros - para a elaboração de estudos e projetos de transporte;
• Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de operações comerciais;
• Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de operações comerciais;
• Correlacionar as políticas de um setor, os planos e ações dos processos, com visão sistêmica e foco em resultados;
• Criar, planejar e executar projetos de negócios de forma produtiva e consistente, através de estratégias e uso de tecnologias da informação;
• Demonstrar competência empreendedora na criação e gestão de pequenas e médias empresas;
• Aplicar modernas técnicas de gestão direcionadas para pequenas e médias empresas;
• Produzir um “Plano de Negócios voltados para pequenas e médias empresas”;
• Gerenciar pessoas, processos e fluxos da informação nas organizações, de pequena e médio porte , considerando a cultura organizacional, o impacto nos diversos setores, visando melhores resultados institucionais;
• Otimizar recursos humanos e financeiros, considerando os aspectos legais, de modo a viabilizar o negócio da empresa, tendo o resultado como foco principal;
• Analisar, interpretar resultados de pesquisa, considerando as variáveis mercadológicas com foco na fidelização e incremento de carteira comercial;
• Tomar decisões no ambiente de negócio, de forma ética, propiciando maior desenvolvimento dos negócios.
• Empreender e gerenciar projetos, liderando pessoas, utilizando conceitos e tecnologias adequadas ao cenário contemporâneo, visando melhores resultados e considerando valores e práticas de responsabilidade social.
Diferencial
O curso está organizado em módulos por competência, visando uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho.
Outro grande diferencial é o Projeto de Intervenção Multidisciplinar, realizado em empresas, onde os alunos fazem o diagnóstico e desenvolvem soluções para problemas identificados, sendo um dos grandes responsáveis pela associação da teoria e prática no curso.
Somado o nosso corpo docente possui experiência prática nas áreas em que ministram suas aulas, além da experiência didática, fazendo com que o aluno, efetivamente, atenda aos requisitos impostos pelo mercado de trabalho.
As empresas brasileiras visando aumentar sua competitividade dentro do mercado interno e externo, vêm sofisticando e aproveitando a capacidade quase que total de seus equipamentos de produção e comercialização, precisando de pessoas com formação profissional e capacidade técnica para operar e manter esses equipamentos em condições de desempenho e performance, viabilizando o processo de forma a manterem essas empresas estáveis e competitivas no sistema globalizado.
Mais do que nunca se torna imprescindível o profissional na área de gestão comercial e gerenciamento de pessoas.
Dado este quadro referencial, aliado ao fato de que não existem na região cursos em andamento na área proposta com um formato voltado para mercado, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão comercial vem preencher esta lacuna.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O UNIVAG oferece estimula a participação e apóia à realização de eventos internos, reforçando a necessidade do desenvolvimento de atividades culturais e científicas. O UNIVAG vem realizando e apoiando um vasto conjunto de eventos onde destacamos:
• Palestras de interesse nas áreas dos cursos, com personalidades de renome no estado, tais como: Aprovação das Contas da Administração Pública: com o Sr. Valter Albano da Silva; Ações de Planejamento do Estado de Mato Grosso, com o Sr. Yênes Jesus de Magalhães; Contribuições da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso para a Administração Pública;
• Visitas a locais de interesse para o curso, tais como fábricas, órgãos públicos e eventos relacionados.
Acrescente-se a isso o Projeto de Intervenção Multidisciplinar podem ser elaborados individualmente ou em grupo e são apresentados sob forma de projeto científico, como forma de incentivo à publicação científica possibilitando que o estudante tenha seu primeiro contato com a pesquisa.
Infra-Estrutura de Ensino
• Salas de aula climatizadas;
• Laboratório de informática.
Módulo 1
Fundamentos da Administração
Comunicação Empresarial
Cenários Econômicos
Estatística Aplicada
Sociologia das Organizações
Sistemas de Informação
Módulo II – Sociedade, Segurança e Direito
Módulo 2
Técnicas de Venda
Matemática Comercial e Financeira
Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Legislação Aplicada
Gestão Financeira
Modulo 3
Organização, Sistemas e Métodos
Economia e Mercados Regionais
Gestão Estratégica de Custos
Administração Mercadológica
Formação de Preços de Venda
Técnicas de Negociação
Legislação Trabalhista Aplicada
Módulo 4
Logística e Administração da Produção
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Práticas Gerenciais
Planejamento Estratégico
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Gestão de Pessoas
Técnicas de Marketing
Projeto de Intervenção Multidisciplinar
Fundamentos da Administração
Comunicação Empresarial
Cenários Econômicos
Estatística Aplicada
Sociologia das Organizações
Sistemas de Informação
Módulo II – Sociedade, Segurança e Direito
Módulo 2
Técnicas de Venda
Matemática Comercial e Financeira
Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Legislação Aplicada
Gestão Financeira
Modulo 3
Organização, Sistemas e Métodos
Economia e Mercados Regionais
Gestão Estratégica de Custos
Administração Mercadológica
Formação de Preços de Venda
Técnicas de Negociação
Legislação Trabalhista Aplicada
Módulo 4
Logística e Administração da Produção
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Práticas Gerenciais
Planejamento Estratégico
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Gestão de Pessoas
Técnicas de Marketing
Projeto de Intervenção Multidisciplinar
DFP_