Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão Comercial
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O curso busca proporcionar e desenvolver o conceito de ética nos negócios e nas empresas, com visão estratégica, com rentabilidade, desenvolvimento, e crescimento para as empresas, funcionários e comunidade. Tem por objetivo formar tecnólogos em Gestão Comercial, assim como qualificar profissionais que queiram atuar neste segmento.
Objetivos Específicos
Proporcionar ferramentas técnicas e operacionais para desenvolver atividades da área específica nos seguintes pontos:
a) Relacionamento com clientes: co-gestão do varejo; redefinição do profissional de vendas; marketing apoiado em serviços; tecnologia;
b) Tecnologia da informação: qualidade da gestão da informação; alinhamento entre o sistema de informações e estratégias da empresa; novas ferramentas para aperfeiçoar performances operacionais e financeiras; EDI (Eletronic Data Interchange); internet; banco de dados; comercio virtual;
c) Relacionamento com fornecedores: avaliação de fornecedores; funções de marketing, do comprador; parcerias e alianças com a indústria; composição do mix e determinação do preço; ações conjuntas de marketing e novas tecnologias tais como: EDI (troca eletrônica de dados); CRP (abastecimento contínuo); VMI (estoque gerenciado pelo vendedor) e gerenciamento por categorias;
d) Logística e cadeia de abastecimento: gestão de armazéns; gestão de pedidos; gestão de estoques; gestão de transportes; padronização de embalagens, palets, caminhões, informações; ECR (resposta eficiente ao consumidor);
e) Finanças e controladoria: visão sistêmica independente das áreas produtivas; reformulação de antigos padrões para atuar como ferramenta voltada para o mercado e para o cliente; utilização de ferramentas como: EVA (Economic Value Added/ Valor Econômico Adicionado), ABC (Activity Based Costing/ custeio baseado em atividades), ABM (Activity Based Manegement/ gerenciamento baseado em atividades) e gestão de crédito e relacionamento com os bancos;
f) Recursos humanos: profissionalizar a gestão de recursos humanos; relação direta com a produtividade individual e com a lucratividade; cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional; programas de qualidade; gerenciamento de equipes e mudanças capacitação de um corpo gerencial.
Módulos do Curso
A matriz curricular está formatada em quatro módulos que proporcionam a terminalidade profissional e qualificação para o trabalho.
1º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Administrativo.
2º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Operacional.
3º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Comercial.
4º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Gestor Comercial.
Ao concluir os quatro módulos, o aluno recebe o diploma de graduação de tecnólogo em Gestão Comercial A matriz curricular também oferece a oportunidade de cursar os módulos de forma alternativa.
Egresso
O egresso ao concluir o curso estará apto a:
1. Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
2. Desenvolver e aperfeiçoar, por escrito, habilidades de comunicação;
3. Saber definir alvos e identificar oportunidades;
4. Ser um formador de equipe;
5. Manter-se bem informado sobre as tendências atuais entre os consumidores.
Legislação Vigente:
Ato de Autorização da Universidade:
Decreto 95623 de 12/01/1988.
Portaria MEC. Nº 514/2001 e Resolução CES/CNE nº01/99.
Ato de Autorização do Curso:
Resolução T nº 009 de 26/03/2003.
Portarias de Reconhecimento:
De acordo com a Portaria SETEC/MEC nº 591 de 10/12/2004, publicada no DOU 13/12/2004, e nos termos da versão final do processo de reconhecimento nº 23000.009396/2004-98 da Comissão Técnica e Verificadora de Reconhecimento da Área Profissional de Gestão.
• Resolução Consun nº 0009 de 26.03.2003 cria o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Supermercado e Atacados.
• Resolução Consun nº 110 de 30.06.2004 alterou para a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Supermercados, Atacados e Varejo.
• Resolução Consun nº 014 de 29.03.2006 criou o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Varejo e Serviços, e extinto pela Resolução do Consun nº 136 de 23.08.2006.
• Resolução do Consun de nº 139 – G de 23.08.2006 alterou a denominação Gestão do Varejo e Serviços para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.
Projeto Pedagógico
O curso tem um enfoque humano e técnico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula através do desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação. Caracteriza-se por ter o domínio das tecnologias digitais e de informação utilizadas na gestão de empresas em geral.
Missão do Curso
Formar profissionais aptos a atuarem nos segmentos de varejo, atacado e distribuição, sendo este curso superior uma referência no mercado.
Visão do Curso
Estar sempre à frente do seu tempo, com desenvolvimento constante de pesquisa, tecnologia sempre visando o mercado e suas necessidades, valorizando o fator humano e ético nos negócios.
Atividades Acadêmicas
O curso oferece atividades extracurriculares como:
• Cursos de extensão;
• Incentivo à pesquisa;
• Visitas técnicas para atividades práticas;
• Aproveitamento do LABIN para atividades específicas do curso;
• Palestras promovidas pelo curso com temas atuais e profissionais renomados;
• Semana acadêmica;
• Incentivo a participação nas disciplinas de nivelamento (Português, Matemática e Informática);
• Participação em atividades culturais e de extensão.
O curso busca proporcionar e desenvolver o conceito de ética nos negócios e nas empresas, com visão estratégica, com rentabilidade, desenvolvimento, e crescimento para as empresas, funcionários e comunidade. Tem por objetivo formar tecnólogos em Gestão Comercial, assim como qualificar profissionais que queiram atuar neste segmento.
Objetivos Específicos
Proporcionar ferramentas técnicas e operacionais para desenvolver atividades da área específica nos seguintes pontos:
a) Relacionamento com clientes: co-gestão do varejo; redefinição do profissional de vendas; marketing apoiado em serviços; tecnologia;
b) Tecnologia da informação: qualidade da gestão da informação; alinhamento entre o sistema de informações e estratégias da empresa; novas ferramentas para aperfeiçoar performances operacionais e financeiras; EDI (Eletronic Data Interchange); internet; banco de dados; comercio virtual;
c) Relacionamento com fornecedores: avaliação de fornecedores; funções de marketing, do comprador; parcerias e alianças com a indústria; composição do mix e determinação do preço; ações conjuntas de marketing e novas tecnologias tais como: EDI (troca eletrônica de dados); CRP (abastecimento contínuo); VMI (estoque gerenciado pelo vendedor) e gerenciamento por categorias;
d) Logística e cadeia de abastecimento: gestão de armazéns; gestão de pedidos; gestão de estoques; gestão de transportes; padronização de embalagens, palets, caminhões, informações; ECR (resposta eficiente ao consumidor);
e) Finanças e controladoria: visão sistêmica independente das áreas produtivas; reformulação de antigos padrões para atuar como ferramenta voltada para o mercado e para o cliente; utilização de ferramentas como: EVA (Economic Value Added/ Valor Econômico Adicionado), ABC (Activity Based Costing/ custeio baseado em atividades), ABM (Activity Based Manegement/ gerenciamento baseado em atividades) e gestão de crédito e relacionamento com os bancos;
f) Recursos humanos: profissionalizar a gestão de recursos humanos; relação direta com a produtividade individual e com a lucratividade; cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional; programas de qualidade; gerenciamento de equipes e mudanças capacitação de um corpo gerencial.
Módulos do Curso
A matriz curricular está formatada em quatro módulos que proporcionam a terminalidade profissional e qualificação para o trabalho.
1º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Administrativo.
2º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Operacional.
3º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Comercial.
4º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Gestor Comercial.
Ao concluir os quatro módulos, o aluno recebe o diploma de graduação de tecnólogo em Gestão Comercial A matriz curricular também oferece a oportunidade de cursar os módulos de forma alternativa.
Egresso
O egresso ao concluir o curso estará apto a:
1. Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
2. Desenvolver e aperfeiçoar, por escrito, habilidades de comunicação;
3. Saber definir alvos e identificar oportunidades;
4. Ser um formador de equipe;
5. Manter-se bem informado sobre as tendências atuais entre os consumidores.
Legislação Vigente:
Ato de Autorização da Universidade:
Decreto 95623 de 12/01/1988.
Portaria MEC. Nº 514/2001 e Resolução CES/CNE nº01/99.
Ato de Autorização do Curso:
Resolução T nº 009 de 26/03/2003.
Portarias de Reconhecimento:
De acordo com a Portaria SETEC/MEC nº 591 de 10/12/2004, publicada no DOU 13/12/2004, e nos termos da versão final do processo de reconhecimento nº 23000.009396/2004-98 da Comissão Técnica e Verificadora de Reconhecimento da Área Profissional de Gestão.
• Resolução Consun nº 0009 de 26.03.2003 cria o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Supermercado e Atacados.
• Resolução Consun nº 110 de 30.06.2004 alterou para a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Supermercados, Atacados e Varejo.
• Resolução Consun nº 014 de 29.03.2006 criou o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Varejo e Serviços, e extinto pela Resolução do Consun nº 136 de 23.08.2006.
• Resolução do Consun de nº 139 – G de 23.08.2006 alterou a denominação Gestão do Varejo e Serviços para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.
Projeto Pedagógico
O curso tem um enfoque humano e técnico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula através do desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação. Caracteriza-se por ter o domínio das tecnologias digitais e de informação utilizadas na gestão de empresas em geral.
Missão do Curso
Formar profissionais aptos a atuarem nos segmentos de varejo, atacado e distribuição, sendo este curso superior uma referência no mercado.
Visão do Curso
Estar sempre à frente do seu tempo, com desenvolvimento constante de pesquisa, tecnologia sempre visando o mercado e suas necessidades, valorizando o fator humano e ético nos negócios.
Atividades Acadêmicas
O curso oferece atividades extracurriculares como:
• Cursos de extensão;
• Incentivo à pesquisa;
• Visitas técnicas para atividades práticas;
• Aproveitamento do LABIN para atividades específicas do curso;
• Palestras promovidas pelo curso com temas atuais e profissionais renomados;
• Semana acadêmica;
• Incentivo a participação nas disciplinas de nivelamento (Português, Matemática e Informática);
• Participação em atividades culturais e de extensão.
Disciplinas
Introducao a gestao de varejo e servicos
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Gestao empresarial
Matematica empresarial
Gestao de pessoas
Fundamentos da economia
Fundamentos de contabilidade
Sistemas de informacoes gerenciais
Marketing corporativo
Empreendedorismo e planejamento
Composicao de marketing com relacoes publicas
Optativa
Marketing e servicos
Gestao de logistica e suprimentos
Formacao de precos e custos
Consumidor e publico alvo
Ponto comercial, merchandising e layout
Gestao tributaria
Centros de distribuicao
Planejamento de vendas
Propaganda, publicidade e promocao
Financas e orcamento
Controladoria no atacado e varejo
Projeto tecnologico - gestao comercial
Endomarketing
Relacoes trabalhistas e sindicais
Topicos comportamentais nas organizacoes
Tecnicas de negociacoes internacionais
Estatistica
Negociacao e processo decisorio
Educacao empresarial
Introducao a gestao de varejo e servicos
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Gestao empresarial
Matematica empresarial
Gestao de pessoas
Fundamentos da economia
Fundamentos de contabilidade
Sistemas de informacoes gerenciais
Marketing corporativo
Empreendedorismo e planejamento
Composicao de marketing com relacoes publicas
Optativa
Marketing e servicos
Gestao de logistica e suprimentos
Formacao de precos e custos
Consumidor e publico alvo
Ponto comercial, merchandising e layout
Gestao tributaria
Centros de distribuicao
Planejamento de vendas
Propaganda, publicidade e promocao
Financas e orcamento
Controladoria no atacado e varejo
Projeto tecnologico - gestao comercial
Endomarketing
Relacoes trabalhistas e sindicais
Topicos comportamentais nas organizacoes
Tecnicas de negociacoes internacionais
Estatistica
Negociacao e processo decisorio
Educacao empresarial
DFP_