Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão Comercial
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
Formar profissionais para atuarem como gestores comerciais nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), aptos a gerenciarem os negócios comerciais integrando-os com as demais áreas da organização com uma visão sistêmica e sólida formação humanista.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial é reconhecido pela Portaria nº 30, de 02/01/07, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), publicado no Diário Oficial de 05/01/07.
O curso é fruto do cumprimento das determinações da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/06, do MEC, que dispõe sobre a adequação de denominações dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, da SETEC, bem como da atualização do projeto pedagógico, da experiência adquirida em quatro anos de evolução e funcionamento, das interações com os corpos docente e discente, das contribuições do processo de reconhecimento, e das novas tendências do mercado, obtidos no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios: Comércio e Prestação de Serviços (denominação anterior do curso), o qual recebeu parecer favorável ao reconhecimento, pela Comissão de Avaliação in loco, com conceito "Bom", cujos 72 itens avaliados, 91,7% receberam conceitos "Muito Bom" (66,7%) e "Bom" (25,0%).
VOCÊ SABIA?
A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços.
O Brasil conta com um PIB de US$ 1,57 trilhão (2008), dos quais 65,3% correspondem ao setor de Serviços, 28,0% à indústria, e 6,7% à agricultura (dados do Ministério da Agricultura). Cerca de 90,09% (7612) dos estabelecimentos da região de Presidente Prudente, cadastrados no Ministério do Trabalho, em 2002, eram empresas de comércio e serviços.
Na atualidade os novos desenhos organizacionais, derivados da vertiginosa aplicação de técnicas como downsizing, empowerment, reengenharia, empreendedorismo, terceirização, organização virtual, entre outros, provocou a emergência de um profissional mais independente e voltado para resultados. Este profissional necessita tratar seu talento pessoal como se fosse uma empresa, onde o caráter de gerenciar seu produto (suas competências e habilidades) emprega as diferentes ferramentas da gestão comercial.
Com a crise internacional de 2008 as empresas sentiram pesadamente o enxugamento do crédito. Entretanto, para a área comercial os desafios foram todos colocados à mesa, uma vez que se ficar lamentando e não agir a empresa perderá ainda mais seu mercado. Além do mais, em meios às crises é que surgem excelentes oportunidades, que se revelam aos mais aptos e observadores. As empresas devem aproveitar este momento em que o Brasil foi menos afetado que os demais países.
PERFIL PROFISSIONAL
O tecnólogo em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão comercial de organizações privadas ou filantrópicas, com postura pró-ativa que permitam projetar ações que resultem na melhoria e desenvolvimento dos negócios por meio de ações comerciais, bem como capacitado para decidir e agir prontamente, diante das rápidas e emergentes mudanças contingenciais.
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, da SETEC (em http://portal.mec.gov.br/setec/), o Tecnólogo em Gestão Comercial, focado nas transações comerciais, “presta-se à organização atendendo as diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O Tecnólogo em Gestão Comercial, ao término de seus estudos, estará apto a atuar em três âmbitos de ação:
1. Reconhecer as demandas do cliente e desenvolver e implementar as atividades comerciais básicas para atendê-las.
2. Atuar como assessor comercial junto a direção de micro ou pequenos negócios de âmbito local e regional.
3. Atuar como gerente comercial em médias e grandes organizações, bem como de unidade de negócios locais vinculadas a organizações de grande porte.
4. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Dado o caráter de capacitação modular, o Tecnólogo em Gestão Comercial ao longo de sua formação desenvolverá gradualmente a capacidade de estar apto a atuar em qualquer organização que tenha a atividade comercial como fator crítico de sucesso.
- Ao término do primeiro módulo estará qualificado como Assistente Comercial.
- Ao término do curso estará qualificado a desenvolver a atividade de Gerente Comercial.
FAIXA SALARIAL
A remuneração varia de acordo com a experiência e o cargo do profissional.
Formar profissionais para atuarem como gestores comerciais nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), aptos a gerenciarem os negócios comerciais integrando-os com as demais áreas da organização com uma visão sistêmica e sólida formação humanista.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial é reconhecido pela Portaria nº 30, de 02/01/07, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), publicado no Diário Oficial de 05/01/07.
O curso é fruto do cumprimento das determinações da Portaria Normativa nº 12, de 14/08/06, do MEC, que dispõe sobre a adequação de denominações dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, da SETEC, bem como da atualização do projeto pedagógico, da experiência adquirida em quatro anos de evolução e funcionamento, das interações com os corpos docente e discente, das contribuições do processo de reconhecimento, e das novas tendências do mercado, obtidos no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios: Comércio e Prestação de Serviços (denominação anterior do curso), o qual recebeu parecer favorável ao reconhecimento, pela Comissão de Avaliação in loco, com conceito "Bom", cujos 72 itens avaliados, 91,7% receberam conceitos "Muito Bom" (66,7%) e "Bom" (25,0%).
VOCÊ SABIA?
A área comercial é uma das que mais demanda profissionais capacitados na atualidade em todos os negócios, visto que a arte de vender passou a ser fator crítico de sucesso, para superar os desafios de competição acirrada de produtos e serviços.
O Brasil conta com um PIB de US$ 1,57 trilhão (2008), dos quais 65,3% correspondem ao setor de Serviços, 28,0% à indústria, e 6,7% à agricultura (dados do Ministério da Agricultura). Cerca de 90,09% (7612) dos estabelecimentos da região de Presidente Prudente, cadastrados no Ministério do Trabalho, em 2002, eram empresas de comércio e serviços.
Na atualidade os novos desenhos organizacionais, derivados da vertiginosa aplicação de técnicas como downsizing, empowerment, reengenharia, empreendedorismo, terceirização, organização virtual, entre outros, provocou a emergência de um profissional mais independente e voltado para resultados. Este profissional necessita tratar seu talento pessoal como se fosse uma empresa, onde o caráter de gerenciar seu produto (suas competências e habilidades) emprega as diferentes ferramentas da gestão comercial.
Com a crise internacional de 2008 as empresas sentiram pesadamente o enxugamento do crédito. Entretanto, para a área comercial os desafios foram todos colocados à mesa, uma vez que se ficar lamentando e não agir a empresa perderá ainda mais seu mercado. Além do mais, em meios às crises é que surgem excelentes oportunidades, que se revelam aos mais aptos e observadores. As empresas devem aproveitar este momento em que o Brasil foi menos afetado que os demais países.
PERFIL PROFISSIONAL
O tecnólogo em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão comercial de organizações privadas ou filantrópicas, com postura pró-ativa que permitam projetar ações que resultem na melhoria e desenvolvimento dos negócios por meio de ações comerciais, bem como capacitado para decidir e agir prontamente, diante das rápidas e emergentes mudanças contingenciais.
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, da SETEC (em http://portal.mec.gov.br/setec/), o Tecnólogo em Gestão Comercial, focado nas transações comerciais, “presta-se à organização atendendo as diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
O Tecnólogo em Gestão Comercial, ao término de seus estudos, estará apto a atuar em três âmbitos de ação:
1. Reconhecer as demandas do cliente e desenvolver e implementar as atividades comerciais básicas para atendê-las.
2. Atuar como assessor comercial junto a direção de micro ou pequenos negócios de âmbito local e regional.
3. Atuar como gerente comercial em médias e grandes organizações, bem como de unidade de negócios locais vinculadas a organizações de grande porte.
4. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Dado o caráter de capacitação modular, o Tecnólogo em Gestão Comercial ao longo de sua formação desenvolverá gradualmente a capacidade de estar apto a atuar em qualquer organização que tenha a atividade comercial como fator crítico de sucesso.
- Ao término do primeiro módulo estará qualificado como Assistente Comercial.
- Ao término do curso estará qualificado a desenvolver a atividade de Gerente Comercial.
FAIXA SALARIAL
A remuneração varia de acordo com a experiência e o cargo do profissional.
Disciplina
Fundamentos de administração
Controles financeiros
Fundamentos de contabilidade
Comunicação empresarial
Economia aplicada
Comercialização e atendimento
Ética e responsabilidade social
Legislação aplicada
Educação física I
Finanças
Fundamentos de marketing
Matemática aplicada
Informática aplicada
Psicologia do consumidor
Legislação do consumidor
Educação física II
Empreendedorismo
Custos
Sistemas de informação
Gestão de equipes de vendas
Marketing estratégico
Negociação
Métodos de estudo e pesquisa
Jogos de empresas
Tópicos em gestão comercial
Operações e logística
Gerência comercial nas organizações
Associativismo e cooperativismo
Trabalho de conclusão de curso
Trabalho científico
Fundamentos de administração
Controles financeiros
Fundamentos de contabilidade
Comunicação empresarial
Economia aplicada
Comercialização e atendimento
Ética e responsabilidade social
Legislação aplicada
Educação física I
Finanças
Fundamentos de marketing
Matemática aplicada
Informática aplicada
Psicologia do consumidor
Legislação do consumidor
Educação física II
Empreendedorismo
Custos
Sistemas de informação
Gestão de equipes de vendas
Marketing estratégico
Negociação
Métodos de estudo e pesquisa
Jogos de empresas
Tópicos em gestão comercial
Operações e logística
Gerência comercial nas organizações
Associativismo e cooperativismo
Trabalho de conclusão de curso
Trabalho científico
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