DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso de Gestão de Turismo tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.
Geral
Formar um tecnólogo capaz de atuar no mercado de trabalho com condições de interagir com o meio social, norteado por princípios éticos, consciência de cidadania e responsabilidade social, senso crítico, aptidão para a investigação científica e capacidade para lidar com os fundamentos teóricos e práticos da profissão de modo responsável, sem perder de vista a relevância de seu papel e sua competência profissional no contexto sócio-político local, regional e global.
Específicos
- Preparar o aluno para ingressar num mercado de trabalho emergente e competitivo, através de uma sólida formação voltada para a preservação de valores éticos, políticos e de responsabilidade e justiça sociais;
- Favorecer a formação técnica-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento e gestão de empreendimentos, atrativos e destinos turísticos, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
- Desenvolver no aluno a capacidade para compreender o fenômeno turístico e a atividade turística em seus múltiplos segmentos, características e necessidades especiais, possibilitando a atuação nos diversos setores do mercado turístico tendo como prioridade à preservação do patrimônio natural e histórico-cultural e o respeito ao cidadão;
- Desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas macro e micro pertinentes à prestação de serviços turísticos, utilizando as ferramentas do planejamento, da organização, da execução e da avaliação, desenvolvendo competências profissionais tecnológicas para a gestão e produção de bens e serviços , atuando em equipes interdisciplinares e multisetoriais;
- Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvendo nele a autoconfiança e a capacidade de gerir sua carreira.
Perfil Profissional
O egresso do curso de Gestão de Turismo da Católica deverá ser um profissional com formação superior apto a atuar de forma crítica e reflexiva nos diversos segmentos da atividade turística.
Esse profissional deverá ser capacitado e estar apto para:
- Planejar, administrar ou atuar em empresas turísticas ou de apoio;
- Planejar e gerenciar destinos, serviços, equipamentos e atrativos turísticos de alcance nacional ou internacional;
- Elaborar e executar planos, programas e projetos turísticos propostos pela iniciativa pública ou privada;
- Atuar na promoção de equipamentos e destinos turísticos;
- Planejar, executar e analisar pesquisas de mercado ou de cunho científico voltadas aos componentes do sistema turístico.
A inserção do Tecnólogo Gestão de Turismo egresso da Universidade Católica de Pernambuco no mercado de trabalho dependerá da solidez de sua formação técnica, teórica e ética, mediante o desenvolvimento do “CHA” da formação profissional: Competências, Habilidades e Atitudes.
Mercado de Trabalho
O mercado turístico brasileiro vem crescendo nos últimos anos, fato confirmado pelo aumento da corrente cambial turística (receita mais despesa) e a abertura econômica no setor, segundo pesquisa anual divulgada pelo Ministério do Turismo (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).
Outros dados reiteram a posição do turismo como atividade em ascensão na economia nacional: de 2006 para 2007 houve um aumento de 1,22% nos desembarques internacionais de passageiros, e de 7,89% nos vôos nacionais. Por isso o turismo interno tem sido tratado como uma das alternativas para o desenvolvimento de localidades turísticas. Segundo o MinTUR, a expansão do mesmo seria resultado do aumento da renda e do crédito dos brasileiros (MARKETING…, 2008).
Pernambuco, que há anos não se destacava em relação a outras capitais nordestinas nessa atividade, voltou a ocupar em 2008 a terceira colocação como portão de entrada no país, em relação a outras capitais da região. Recife já recebeu 81.757 estrangeiros, e a previsão é que o fluxo continue a aumentar (OPORTUNIDADE…, 2008).
O setor hoteleiro vive o maior período de estabilidade nos últimos 30 anos, segundo representantes dos hoteleiros (TURISMO…, 2008). O fluxo global de turistas (comparando os primeiros quadrimestres de 2007 e 2008) demonstra um crescimento de 4,93% na demanda turística de Pernambuco. Com os bons resultados, a promoção internacional do Destino Pernambuco foi ampliada para R$ 2,45 milhões, enquanto que a promoção nacional saltou para R$ 3,6 milhões em investimentos (SETUR…,2008).
O desenvolvimento do turismo no Estado também atrai novos investidores, que demonstram alguns benefícios às comunidades em que vão se instalar, mesmo sem a conclusão das obras. Os dois maiores complexos hoteleiros de Pernambuco (The Reef Club, em Barreiros; e Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho) gerarão cerca de 58 mil empregos diretos e indiretos (OPORTUNIDADE…,2008).
As micro e pequenas empresas também serão estimuladas através da capacitação dos moradores locais para o empreendedorismo, com o apoio do SEBRAE. O Governo do Estado lançou o Programa FINTUR (Financiamento do Turismo de Pernambuco), a fim de financiar empreendimentos turísticos e de apoio com melhores condições de pagamento.
Outros grandes projetos hoteleiros estão previstos para o Estado, como o do Grupo Pestana (orçado em R$ 180 milhões) e o do Grupo Teixeira Duarte (orçado em R$ 620 milhões).
Em relação ao mercado de trabalho, foi identificado um aumento de 23,5% do quadro de pessoal em turismo no país em 2007 – situação percebida notadamente em empresas como companhias aéreas, locadoras, operadora, etc (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).
Esse crescimento pode ser estimulado nos próximos anos por causa da escolha de Pernambuco como sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, tendo o município de São Lourenço da Mata como palco para as atividades esportivas diretamente ligadas ao evento. Na ocasião, será requerida dos prestadores de serviços turísticos uma atuação intensiva, a fim de atender à demanda dos visitantes regionais, nacionais e internacionais que circularão pelo estado na ocasião.
Porém, tal mercado ainda apresenta algumas lacunas. Estudo realizado pela FGV mostrou que as duas maiores deficiências do setor são a ausência de marketing eficaz e a falta de monitoramento da atividade em nível municipal e estadual (MARKETING…,2008).
As deficiências também são sentidas nas atividades operacionais. Percebendo o baixo nível de escolaridade e de qualificação da mão-de-obra nos municípios de Pernambuco que receberão os projetos hoteleiros anteriormente citados, os investidores anunciaram a construção de centros de capacitação específicos (LAZER…, 2008).
A formação tecnológica vem suprir essa lacuna no mercado pernambucano, atendendo aos anseios dos investidores sem esquecer a importância do planejamento, do empreendedorismo, do humanismo e da responsabilidade social, cultural e ambiental.
Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O curso de Gestão de Turismo tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.
Geral
Formar um tecnólogo capaz de atuar no mercado de trabalho com condições de interagir com o meio social, norteado por princípios éticos, consciência de cidadania e responsabilidade social, senso crítico, aptidão para a investigação científica e capacidade para lidar com os fundamentos teóricos e práticos da profissão de modo responsável, sem perder de vista a relevância de seu papel e sua competência profissional no contexto sócio-político local, regional e global.
Específicos
- Preparar o aluno para ingressar num mercado de trabalho emergente e competitivo, através de uma sólida formação voltada para a preservação de valores éticos, políticos e de responsabilidade e justiça sociais;
- Favorecer a formação técnica-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento e gestão de empreendimentos, atrativos e destinos turísticos, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
- Desenvolver no aluno a capacidade para compreender o fenômeno turístico e a atividade turística em seus múltiplos segmentos, características e necessidades especiais, possibilitando a atuação nos diversos setores do mercado turístico tendo como prioridade à preservação do patrimônio natural e histórico-cultural e o respeito ao cidadão;
- Desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas macro e micro pertinentes à prestação de serviços turísticos, utilizando as ferramentas do planejamento, da organização, da execução e da avaliação, desenvolvendo competências profissionais tecnológicas para a gestão e produção de bens e serviços , atuando em equipes interdisciplinares e multisetoriais;
- Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvendo nele a autoconfiança e a capacidade de gerir sua carreira.
Perfil Profissional
O egresso do curso de Gestão de Turismo da Católica deverá ser um profissional com formação superior apto a atuar de forma crítica e reflexiva nos diversos segmentos da atividade turística.
Esse profissional deverá ser capacitado e estar apto para:
- Planejar, administrar ou atuar em empresas turísticas ou de apoio;
- Planejar e gerenciar destinos, serviços, equipamentos e atrativos turísticos de alcance nacional ou internacional;
- Elaborar e executar planos, programas e projetos turísticos propostos pela iniciativa pública ou privada;
- Atuar na promoção de equipamentos e destinos turísticos;
- Planejar, executar e analisar pesquisas de mercado ou de cunho científico voltadas aos componentes do sistema turístico.
A inserção do Tecnólogo Gestão de Turismo egresso da Universidade Católica de Pernambuco no mercado de trabalho dependerá da solidez de sua formação técnica, teórica e ética, mediante o desenvolvimento do “CHA” da formação profissional: Competências, Habilidades e Atitudes.
Mercado de Trabalho
O mercado turístico brasileiro vem crescendo nos últimos anos, fato confirmado pelo aumento da corrente cambial turística (receita mais despesa) e a abertura econômica no setor, segundo pesquisa anual divulgada pelo Ministério do Turismo (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).
Outros dados reiteram a posição do turismo como atividade em ascensão na economia nacional: de 2006 para 2007 houve um aumento de 1,22% nos desembarques internacionais de passageiros, e de 7,89% nos vôos nacionais. Por isso o turismo interno tem sido tratado como uma das alternativas para o desenvolvimento de localidades turísticas. Segundo o MinTUR, a expansão do mesmo seria resultado do aumento da renda e do crédito dos brasileiros (MARKETING…, 2008).
Pernambuco, que há anos não se destacava em relação a outras capitais nordestinas nessa atividade, voltou a ocupar em 2008 a terceira colocação como portão de entrada no país, em relação a outras capitais da região. Recife já recebeu 81.757 estrangeiros, e a previsão é que o fluxo continue a aumentar (OPORTUNIDADE…, 2008).
O setor hoteleiro vive o maior período de estabilidade nos últimos 30 anos, segundo representantes dos hoteleiros (TURISMO…, 2008). O fluxo global de turistas (comparando os primeiros quadrimestres de 2007 e 2008) demonstra um crescimento de 4,93% na demanda turística de Pernambuco. Com os bons resultados, a promoção internacional do Destino Pernambuco foi ampliada para R$ 2,45 milhões, enquanto que a promoção nacional saltou para R$ 3,6 milhões em investimentos (SETUR…,2008).
O desenvolvimento do turismo no Estado também atrai novos investidores, que demonstram alguns benefícios às comunidades em que vão se instalar, mesmo sem a conclusão das obras. Os dois maiores complexos hoteleiros de Pernambuco (The Reef Club, em Barreiros; e Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho) gerarão cerca de 58 mil empregos diretos e indiretos (OPORTUNIDADE…,2008).
As micro e pequenas empresas também serão estimuladas através da capacitação dos moradores locais para o empreendedorismo, com o apoio do SEBRAE. O Governo do Estado lançou o Programa FINTUR (Financiamento do Turismo de Pernambuco), a fim de financiar empreendimentos turísticos e de apoio com melhores condições de pagamento.
Outros grandes projetos hoteleiros estão previstos para o Estado, como o do Grupo Pestana (orçado em R$ 180 milhões) e o do Grupo Teixeira Duarte (orçado em R$ 620 milhões).
Em relação ao mercado de trabalho, foi identificado um aumento de 23,5% do quadro de pessoal em turismo no país em 2007 – situação percebida notadamente em empresas como companhias aéreas, locadoras, operadora, etc (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).
Esse crescimento pode ser estimulado nos próximos anos por causa da escolha de Pernambuco como sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, tendo o município de São Lourenço da Mata como palco para as atividades esportivas diretamente ligadas ao evento. Na ocasião, será requerida dos prestadores de serviços turísticos uma atuação intensiva, a fim de atender à demanda dos visitantes regionais, nacionais e internacionais que circularão pelo estado na ocasião.
Porém, tal mercado ainda apresenta algumas lacunas. Estudo realizado pela FGV mostrou que as duas maiores deficiências do setor são a ausência de marketing eficaz e a falta de monitoramento da atividade em nível municipal e estadual (MARKETING…,2008).
As deficiências também são sentidas nas atividades operacionais. Percebendo o baixo nível de escolaridade e de qualificação da mão-de-obra nos municípios de Pernambuco que receberão os projetos hoteleiros anteriormente citados, os investidores anunciaram a construção de centros de capacitação específicos (LAZER…, 2008).
A formação tecnológica vem suprir essa lacuna no mercado pernambucano, atendendo aos anseios dos investidores sem esquecer a importância do planejamento, do empreendedorismo, do humanismo e da responsabilidade social, cultural e ambiental.
Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
DFP_