Graduação Tecnológica em Gestão do Serviço Público (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão do Serviço Público
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
O curso tem como missão capacitar servidores públicos de todas as esferas e poderes, através do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, visando aprimorá-los para o exercício de suas atividades, assegurando a correta e eficaz gestão dos recursos públicos, e prestação de serviços em benefício da sociedade. Visa, também, implementar projetos na área de Gestão do Serviço Público para a formação e capacitação de servidores públicos, através de ações conveniadas.
Perfil do Formando
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, contemplará a formação de um profissional apto a desenvolver de forma plena e inovadora, atividades na área profissional e terá formação específica para:
a) Aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica;
b) Difusão de tecnologias;
c) Gestão de processos de produção de serviços no acolhimento das necessidades públicas;
d) Desenvolvimento de capacidade empreendedora;
e) Manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho;
f) Desenvolvimento no contexto da respectiva área profissional.
Dessa forma, a permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade colocam o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público em uma excelente perspectiva, ou seja a de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação.Dessa forma, a permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade colocam o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RECURSOS HUMANOS em uma excelente perspectiva, ou seja a de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação.
São princípios norteadores da educação profissional de nível tecnológico aqueles enunciados pelo Artigo 3º da LDB. É importante registrá-los neste projeto para que sejam efetivamente considerados:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III- Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV- Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V- Valorização do profissional da educação escolar;
VI- Garantia de padrão de qualidade;
VII- Valorização da experiência extra-escolar;
VIII- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Toma-se aqui o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RECURSOS HUMANOS, com os seguintes atributos:
a) Superar os limites de uma ocupação ou campo circunscrito de trabalho, para transitar para outros campos ou ocupações da mesma área profissional ou de áreas afins;
b) Adquirir competências transferíveis, ancoradas em bases científicas e tecnológicas, e que tenha uma perspectiva evolutiva de sua formação, seja pela ampliação, seja pelo enriquecimento e transformação de seu trabalho;
c) Permitir ao profissional transcender a fragmentação das tarefas e compreender o processo global da produção, possibilitando-lhe inclusive, influir em sua transformação.
Diferencial
O curso está organizado em módulos por competência, visando uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho.
Outro grande diferencial é o Projeto de Intervenção Multidisciplinar, realizado em empresas, onde os alunos fazem o diagnóstico e desenvolvem soluções para problemas identificados, sendo um dos grandes responsáveis pela associação da teoria e prática no curso.
Somado o nosso corpo docente possui experiência prática nas áreas em que ministram suas aulas, além da experiência didática, fazendo com que o aluno, efetivamente, atenda aos requisitos impostos pelo mercado de trabalho.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, contemplará a formação de um profissional apto a desenvolver de forma plena e inovadora, atividades na área profissional e terá formação específica para:
a) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica;
b) difusão de tecnologias;
c) gestão de processos de produção de serviços no acolhimento das necessidades públicas;
d) desenvolvimento de capacidade empreendedora;
e) manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho;
f) desenvolvimento no contexto da respectiva área profissional.
O Tecnólogo em Gestão do Serviço Público é um profissional de nível superior capaz de articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza tecnológica, requeridas no mundo do trabalho.
Como resposta à demanda específica desse mercado, o Tecnólogo em Gestão do Serviço Público apresentará as seguintes competências:
1. Ter visão geral fundamentada dos principais conceitos envolvidos na área do Serviço Público;
2. Identificar os modelos de gestão administrativa;
3. Conhecer os fundamentos de Gestão de planejamento e administração;
4. Classificar as organizações públicas em função das teorias mecanicistas e holográficas;
5. Analisar as origens históricas da gestão estratégica e suas conseqüências
6. Reconhecer as Funções Administrativas na prática;
7. Empreender comportamento ético e social na administração pública;
8. Identificar os fatores dos cenários interno e externo, suas relações sistêmicas e correlações com o desempenho global da organização;
9. Definir os fatores que compõe a cultura organizacional e correlacioná-los com o desempenho individual, de grupos e da organização;
10. Conhecer a estrutura e funções dos sistemas de liderança da organização;
11. Conhecer as origens e expressões do poder na gestão de pessoas e processos em instituições públicas
12. Identificar as manifestações de conflito, suas origens, tipos, indicadores e reconhecer as melhores práticas de mediação;
13. Aplicar conhecimentos teóricos para análise de processos motivacionais; 14. Analisar e interpretar a situação atual da economia brasileira;
14. Estimular o uso da Auditoria como instrumento de gestão;
15. Adquirir noções sobre: conceitos, espécies, normas e procedimentos a respeito da Auditoria Pública;
16. Classificar controle interno e externo;
17. Ordenar prestação e tomada de contas governamentais.
18. Adquirir noções teóricas e práticas no que tange ao acompanhamento da gestão pública: execução (orçamentária; financeira; sistema da informação / relatórios; acompanhamento de programas / projetos públicos);
19. Identificar mudanças de paradigmas nos cenários interno e externo e as fases evolutivas de grupos e organizações;
20. Reconhecer as características e potencialidades do empreendedorismo;
21. Reconhecer a natureza e as significações da organização sociocultural em sua história e analisar as tendências regulares e os fundamentos das mudanças sociais;
22. Rever paradigmas e adotar novos conceitos e metodologias;
23. Conhecer a legislação trabalhista, previdenciária e tributaria, no que se refere aos processos de admissão, demissão e pagamento de pessoal;
24. Compreender a questão do conhecimento enquanto possibilidade de interagir no mundo do trabalho numa perspectiva teórico-metodológica;
25. Entender as funções administrativas;
26. Conhecer o padrão e a natureza das informações a serem levantadas nos diversos tipos de planejamento;
27. Estabelecer conceituação dos Serviços Públicos e sua importância social;
28. Conhecer e apreender termos, conceitos e institutos jurídicos vinculados à administração no âmbito federal, estadual e municipal;
29. Conhecer as funções de um sistema de informação;
30. Compreender os papéis que os gestores desempenham no exercício das suas funções;
31. Conhecer, identificar e caracterizar sistemas de controles sobre registros contábeis e gerenciais, de publicações contábeis ou gerenciais, de métodos de estornos, ajustes ou reclassificações, de acordo com as normas e princípios de contabilidade a serem aplicados, bem como sistemas de guarda e segurança de arquivos;
32. Conhecer as informações essenciais para desempenho de atribuições no serviço público federal, estadual e municipal;
33. Definir o padrão e a natureza das informações a serem levantadas nas diversas áreas da Administração Pública;
34. Identificar os impostos incidentes sobre as operações da empresa;
35. Conhecer e examinar detalhadamente a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O UNIVAG oferece estimula a participação e apóia à realização de eventos internos, reforçando a necessidade do desenvolvimento de atividades culturais e científicas. O UNIVAG vem realizando e apoiando um vasto conjunto de eventos onde destacamos:
• Palestras de interesse nas áreas dos cursos, com personalidades de renome no estado, tais como: Aprovação das Contas da Administração Pública: com o Sr. Valter Albano da Silva; Ações de Planejamento do Estado de Mato Grosso, com o Sr. Yênes Jesus de Magalhães; Contribuições da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso para a Administração Pública;
• Visitas a locais de interesse para o curso, tais como fábricas, órgãos públicos e eventos relacionados.
Acrescente-se a isso o Projeto de Intervenção Multidisciplinar podem ser elaborados individualmente ou em grupo e são apresentados sob forma de projeto científico, como forma de incentivo à publicação científica possibilitando que o estudante tenha seu primeiro contato com a pesquisa.
Infra-Estrutura de Ensino
• Salas de aula climatizadas;
• Laboratório de informática.
O curso tem como missão capacitar servidores públicos de todas as esferas e poderes, através do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, visando aprimorá-los para o exercício de suas atividades, assegurando a correta e eficaz gestão dos recursos públicos, e prestação de serviços em benefício da sociedade. Visa, também, implementar projetos na área de Gestão do Serviço Público para a formação e capacitação de servidores públicos, através de ações conveniadas.
Perfil do Formando
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, contemplará a formação de um profissional apto a desenvolver de forma plena e inovadora, atividades na área profissional e terá formação específica para:
a) Aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica;
b) Difusão de tecnologias;
c) Gestão de processos de produção de serviços no acolhimento das necessidades públicas;
d) Desenvolvimento de capacidade empreendedora;
e) Manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho;
f) Desenvolvimento no contexto da respectiva área profissional.
Dessa forma, a permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade colocam o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público em uma excelente perspectiva, ou seja a de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação.Dessa forma, a permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade colocam o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RECURSOS HUMANOS em uma excelente perspectiva, ou seja a de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação.
São princípios norteadores da educação profissional de nível tecnológico aqueles enunciados pelo Artigo 3º da LDB. É importante registrá-los neste projeto para que sejam efetivamente considerados:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III- Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV- Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V- Valorização do profissional da educação escolar;
VI- Garantia de padrão de qualidade;
VII- Valorização da experiência extra-escolar;
VIII- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Toma-se aqui o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RECURSOS HUMANOS, com os seguintes atributos:
a) Superar os limites de uma ocupação ou campo circunscrito de trabalho, para transitar para outros campos ou ocupações da mesma área profissional ou de áreas afins;
b) Adquirir competências transferíveis, ancoradas em bases científicas e tecnológicas, e que tenha uma perspectiva evolutiva de sua formação, seja pela ampliação, seja pelo enriquecimento e transformação de seu trabalho;
c) Permitir ao profissional transcender a fragmentação das tarefas e compreender o processo global da produção, possibilitando-lhe inclusive, influir em sua transformação.
Diferencial
O curso está organizado em módulos por competência, visando uma melhor inserção do aluno no mercado de trabalho.
Outro grande diferencial é o Projeto de Intervenção Multidisciplinar, realizado em empresas, onde os alunos fazem o diagnóstico e desenvolvem soluções para problemas identificados, sendo um dos grandes responsáveis pela associação da teoria e prática no curso.
Somado o nosso corpo docente possui experiência prática nas áreas em que ministram suas aulas, além da experiência didática, fazendo com que o aluno, efetivamente, atenda aos requisitos impostos pelo mercado de trabalho.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Serviço Público, contemplará a formação de um profissional apto a desenvolver de forma plena e inovadora, atividades na área profissional e terá formação específica para:
a) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica;
b) difusão de tecnologias;
c) gestão de processos de produção de serviços no acolhimento das necessidades públicas;
d) desenvolvimento de capacidade empreendedora;
e) manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho;
f) desenvolvimento no contexto da respectiva área profissional.
O Tecnólogo em Gestão do Serviço Público é um profissional de nível superior capaz de articular teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza tecnológica, requeridas no mundo do trabalho.
Como resposta à demanda específica desse mercado, o Tecnólogo em Gestão do Serviço Público apresentará as seguintes competências:
1. Ter visão geral fundamentada dos principais conceitos envolvidos na área do Serviço Público;
2. Identificar os modelos de gestão administrativa;
3. Conhecer os fundamentos de Gestão de planejamento e administração;
4. Classificar as organizações públicas em função das teorias mecanicistas e holográficas;
5. Analisar as origens históricas da gestão estratégica e suas conseqüências
6. Reconhecer as Funções Administrativas na prática;
7. Empreender comportamento ético e social na administração pública;
8. Identificar os fatores dos cenários interno e externo, suas relações sistêmicas e correlações com o desempenho global da organização;
9. Definir os fatores que compõe a cultura organizacional e correlacioná-los com o desempenho individual, de grupos e da organização;
10. Conhecer a estrutura e funções dos sistemas de liderança da organização;
11. Conhecer as origens e expressões do poder na gestão de pessoas e processos em instituições públicas
12. Identificar as manifestações de conflito, suas origens, tipos, indicadores e reconhecer as melhores práticas de mediação;
13. Aplicar conhecimentos teóricos para análise de processos motivacionais; 14. Analisar e interpretar a situação atual da economia brasileira;
14. Estimular o uso da Auditoria como instrumento de gestão;
15. Adquirir noções sobre: conceitos, espécies, normas e procedimentos a respeito da Auditoria Pública;
16. Classificar controle interno e externo;
17. Ordenar prestação e tomada de contas governamentais.
18. Adquirir noções teóricas e práticas no que tange ao acompanhamento da gestão pública: execução (orçamentária; financeira; sistema da informação / relatórios; acompanhamento de programas / projetos públicos);
19. Identificar mudanças de paradigmas nos cenários interno e externo e as fases evolutivas de grupos e organizações;
20. Reconhecer as características e potencialidades do empreendedorismo;
21. Reconhecer a natureza e as significações da organização sociocultural em sua história e analisar as tendências regulares e os fundamentos das mudanças sociais;
22. Rever paradigmas e adotar novos conceitos e metodologias;
23. Conhecer a legislação trabalhista, previdenciária e tributaria, no que se refere aos processos de admissão, demissão e pagamento de pessoal;
24. Compreender a questão do conhecimento enquanto possibilidade de interagir no mundo do trabalho numa perspectiva teórico-metodológica;
25. Entender as funções administrativas;
26. Conhecer o padrão e a natureza das informações a serem levantadas nos diversos tipos de planejamento;
27. Estabelecer conceituação dos Serviços Públicos e sua importância social;
28. Conhecer e apreender termos, conceitos e institutos jurídicos vinculados à administração no âmbito federal, estadual e municipal;
29. Conhecer as funções de um sistema de informação;
30. Compreender os papéis que os gestores desempenham no exercício das suas funções;
31. Conhecer, identificar e caracterizar sistemas de controles sobre registros contábeis e gerenciais, de publicações contábeis ou gerenciais, de métodos de estornos, ajustes ou reclassificações, de acordo com as normas e princípios de contabilidade a serem aplicados, bem como sistemas de guarda e segurança de arquivos;
32. Conhecer as informações essenciais para desempenho de atribuições no serviço público federal, estadual e municipal;
33. Definir o padrão e a natureza das informações a serem levantadas nas diversas áreas da Administração Pública;
34. Identificar os impostos incidentes sobre as operações da empresa;
35. Conhecer e examinar detalhadamente a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
O UNIVAG oferece estimula a participação e apóia à realização de eventos internos, reforçando a necessidade do desenvolvimento de atividades culturais e científicas. O UNIVAG vem realizando e apoiando um vasto conjunto de eventos onde destacamos:
• Palestras de interesse nas áreas dos cursos, com personalidades de renome no estado, tais como: Aprovação das Contas da Administração Pública: com o Sr. Valter Albano da Silva; Ações de Planejamento do Estado de Mato Grosso, com o Sr. Yênes Jesus de Magalhães; Contribuições da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso para a Administração Pública;
• Visitas a locais de interesse para o curso, tais como fábricas, órgãos públicos e eventos relacionados.
Acrescente-se a isso o Projeto de Intervenção Multidisciplinar podem ser elaborados individualmente ou em grupo e são apresentados sob forma de projeto científico, como forma de incentivo à publicação científica possibilitando que o estudante tenha seu primeiro contato com a pesquisa.
Infra-Estrutura de Ensino
• Salas de aula climatizadas;
• Laboratório de informática.
Módulo I
• Fundamentos do Serviço Público
• Sociologia das Organizações
• Cenários Econômicos Políticos e Sociais
• Português Instrumental
• Estatística Aplicada
• Sistemas de Informação no Serviço Público
Módulo II
• Processos Gerenciais
• Direito Aplicado e Constitucional
• Direito Administrativo
• Ética e Probidade Administrativa
• Formulação e Gerenciamento de Políticas Públicas
Módulo III
• Políticas Econômicas e Financeiras
• Planejamento Estratégico no Serviço Público
• Orçamento Governamental
• Legislação Tributária
• Gerenciamento de Projetos
Módulo IV
• Logística Aplicada
• Qualidade no Serviço Público
• Organização de Competências de Pessoas
• Sistema Previdenciário Brasileiro
• Comunicação e Marketing Institucional
• Contabilidade Pública
Projeto de Intervenção Multidisciplinar
• Fundamentos do Serviço Público
• Sociologia das Organizações
• Cenários Econômicos Políticos e Sociais
• Português Instrumental
• Estatística Aplicada
• Sistemas de Informação no Serviço Público
Módulo II
• Processos Gerenciais
• Direito Aplicado e Constitucional
• Direito Administrativo
• Ética e Probidade Administrativa
• Formulação e Gerenciamento de Políticas Públicas
Módulo III
• Políticas Econômicas e Financeiras
• Planejamento Estratégico no Serviço Público
• Orçamento Governamental
• Legislação Tributária
• Gerenciamento de Projetos
Módulo IV
• Logística Aplicada
• Qualidade no Serviço Público
• Organização de Competências de Pessoas
• Sistema Previdenciário Brasileiro
• Comunicação e Marketing Institucional
• Contabilidade Pública
Projeto de Intervenção Multidisciplinar
DFP_