Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica (Belo Horizonte, Minas Gerais)
Universidade FUMEC
DFP_
Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR
O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais empreendedores para as diferentes áreas de atuação no mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais, que se encontra em franca expansão.
O curso amplia as possibilidades de inserção do egresso no mercado de trabalho ao dividir o curso em duas linhas temáticas.Em uma linha, enfatiza o conteúdo relacionado à computação gráfica em jogos digitais e a interface de aplicações de suas ferramentas no audiovisual e na modelagem e visualização de projetos de engenharia, arquitetônicos e científicos. Na outra, o foco principal é na programação de computadores para desenvolvimento de jogos e aplicativos interativos.
ONDE VOCÊ PODE TRABALHAR
As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, design e animação dos personagens e cenários e os testes e a distribuição do jogo desenvolvido, nas diversas mídias disponíveis.
O curso oferece dois enfoques na formação do aluno, um privilegiando o conteúdo relacionado à computação gráfica e suas aplicações e o outro centrado na programação de computadores para jogos. Isto é feito oferecendo opções de disciplinas para o aluno escolher a partir do terceiro período, de acordo com o seu interesse.
Em geral, grande parte dos profissionais tem a tendência de trabalhar em um destes dois setores, modelagem e animação ou programação.
Com o conhecimento e a experiência obtidos durante o curso, o egresso poderá atuar também no mercado do audiovisual, de modelagem e de visualização de projetos arquitetônicos, de engenharia e científicos e na programação de aplicativos interativos.
RECONHECIMENTO E CONCEITO DO CURSO
Em fase de reconhecimento...
DESTAQUES DO CURSO
Associado ao Curso funciona o Laboratório de Pesquisa em Computação Gráfica e Jogos Digitais, que conta com dois sistemas de captura de movimentos corporais e faciais para animação de personagens para jogos. No Laboratório estão sendo desenvolvidos diversos projetos de jogos e de produtos audiovisuais. Além disso, o Laboratório desenvolve pesquisa para o desenvolvimento de um sistema de captura de movimento em tempo real, com apoio do CNPq e da FAPEMIG. O sistema já está funcionando, em fase de aprimoramento. É o único curso no Brasil que tem essa infraestrutura. Conheça mais sobre o curso e a tecnologia de captura de movimento em reportagem do jornal Estado de Minas e na revista Minas Faz Ciência.
O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FUMEC conta também com um Laboratório de Ensino Especializado para jogos e computação gráfica, dotado de equipamentos e softwares adequados e necessários para as aulas específicas de computação gráfica e modelagem. O curso também utiliza os dez laboratórios do curso de Ciência da Computação, cada qual com trinta computadores, para as aulas práticas.
O Curso tem diversas parcerias com produtoras e desenvolvedoras de jogos digitais e com produtoras de audiovisual, o que gera significativa oferta de oportunidades e oferece ao aluno proximidade com as demandas do mercado de trabalho.
O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais empreendedores para as diferentes áreas de atuação no mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais, que se encontra em franca expansão.
O curso amplia as possibilidades de inserção do egresso no mercado de trabalho ao dividir o curso em duas linhas temáticas.Em uma linha, enfatiza o conteúdo relacionado à computação gráfica em jogos digitais e a interface de aplicações de suas ferramentas no audiovisual e na modelagem e visualização de projetos de engenharia, arquitetônicos e científicos. Na outra, o foco principal é na programação de computadores para desenvolvimento de jogos e aplicativos interativos.
ONDE VOCÊ PODE TRABALHAR
As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, design e animação dos personagens e cenários e os testes e a distribuição do jogo desenvolvido, nas diversas mídias disponíveis.
O curso oferece dois enfoques na formação do aluno, um privilegiando o conteúdo relacionado à computação gráfica e suas aplicações e o outro centrado na programação de computadores para jogos. Isto é feito oferecendo opções de disciplinas para o aluno escolher a partir do terceiro período, de acordo com o seu interesse.
Em geral, grande parte dos profissionais tem a tendência de trabalhar em um destes dois setores, modelagem e animação ou programação.
Com o conhecimento e a experiência obtidos durante o curso, o egresso poderá atuar também no mercado do audiovisual, de modelagem e de visualização de projetos arquitetônicos, de engenharia e científicos e na programação de aplicativos interativos.
RECONHECIMENTO E CONCEITO DO CURSO
Em fase de reconhecimento...
DESTAQUES DO CURSO
Associado ao Curso funciona o Laboratório de Pesquisa em Computação Gráfica e Jogos Digitais, que conta com dois sistemas de captura de movimentos corporais e faciais para animação de personagens para jogos. No Laboratório estão sendo desenvolvidos diversos projetos de jogos e de produtos audiovisuais. Além disso, o Laboratório desenvolve pesquisa para o desenvolvimento de um sistema de captura de movimento em tempo real, com apoio do CNPq e da FAPEMIG. O sistema já está funcionando, em fase de aprimoramento. É o único curso no Brasil que tem essa infraestrutura. Conheça mais sobre o curso e a tecnologia de captura de movimento em reportagem do jornal Estado de Minas e na revista Minas Faz Ciência.
O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FUMEC conta também com um Laboratório de Ensino Especializado para jogos e computação gráfica, dotado de equipamentos e softwares adequados e necessários para as aulas específicas de computação gráfica e modelagem. O curso também utiliza os dez laboratórios do curso de Ciência da Computação, cada qual com trinta computadores, para as aulas práticas.
O Curso tem diversas parcerias com produtoras e desenvolvedoras de jogos digitais e com produtoras de audiovisual, o que gera significativa oferta de oportunidades e oferece ao aluno proximidade com as demandas do mercado de trabalho.
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_