DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Logística
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O profissional egresso do curso estará habilitado a atuar em postos de trabalho que tratam dos elementos de decisões táticas, em nível de supervisão e gerência, nas áreas de suprimento, produção e distribuição de empresas industriais, comerciais e de serviços, bem como em empresas operadoras de transporte multimodal de cargas e operadores logísticos.
Objetivos
• Agregar conhecimento acadêmico e prático satisfazendo a carência mercadológica;
• Difundir ferramentas de vantagem competitiva para as empresas regionais, frente à globalização econômica;
• Aprimorar e atualizar suas ações, no ambiente formado pela Logística (suprimento-produção-distribuição);
• Apresentar a importância dos objetivos da atividade Logística (minimização de custos e melhoria dos níveis de serviço ao cliente);
• Proporcionar aspectos relacionados à área de abrangência da Logística, ligando a prática do dia a dia destes profissionais;
• Possibilitar condições para o profissional ser um gestor, facilitador na implementação formal da Logística na empresa;
• Proporcionar aquisição de conhecimento para conduzir a empresa na sua inserção em cadeias de suprimento (supply-chain);
• Subsidiar o aluno de diferencial competitivo, através das competências pertinentes a área da atuação.
Perfil do Aluno
O profissional egresso do curso estará apto:
• Analisar e decidir sobre a melhor opção de rede Logística no sistema operacional da empresa, especificamente nas áreas de abrangência da Logística (suprimento, produção e distribuição), que minimize os custos temporais e financeiros dos produtos demandados na cadeia produtiva e consumidora, otimizando as operações da empresa como um todo;
• Gerir de forma econômica, eficiente e eficaz os processos de toda sua cadeia Logística, valendo-se de análises de conceitos atualizados e práticas modernas de gestão;
• Analisar criticamente as operações de forma a evidenciar os fatores críticos de sucesso das atividades desempenhadas, evitando custos desnecessários como configurações de equipamentos ou retrabalhos em virtude de processos mal estruturados;
• Fornecer suporte no sentido de orientar os gestores da empresa para a importância desta nova metodologia de administração operacional, promovendo a revisão do organograma empresarial;
• Atuar como facilitador na implantação e estudos de técnicas de gestão da Logística na empresa, que agilizem ou melhorem os níveis de serviços prestados;
• Balizar as ações da empresa no sentido de posicionar analisar e avaliar cenários de inserção da empresa em cadeias de suprimento (supply-chain), no seu aspecto operacional e tático;
• Confrontar o planejamento estratégico empresarial e os resultados obtidos;
• Identificar a relação da estratégia empresarial e a Logística, assim sendo, alavancar competitivamente a empresa maximizando os processos e minimizando os gastos no sistema logístico. Essas competências serão baseadas em conhecimentos adquiridos e construídos ao longo do curso.
Diferenciais do Curso
• Foco de estudos em empresas de pequeno, médio e grandes portes;
• Estudo de modernas e inovadoras técnicas de gestão;
• Professores altamente capacitados com conhecimento prático e teórico, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno;
• Formação ágil (dois anos) na velocidade que o mercado exige;
• Preparação para contribuir em atividades voltadas para as novas tendências da área logística e de seus processos: produção, armazenagem e distribuição de produtos e / ou serviços;
• Ampla estrutura universitária com plena integração na comunidade empresarial;
• Formação continuada: é possível realizar pós-graduação;
• Ingresso de diplomados da Universidade e de outras instituições;
• Aproveitamento de créditos de outras instituições.
Projeto Pedagógico
O projeto pedagógico está estruturado na organização por módulos do curso. O aluno, a cada módulo concluído, tem direito a receber o Certificado. Será apresentada todas as habilidades e competências que deverão ser desenvolvidas pelo aluno em cada uma das disciplinas pertinentes ao curso.
Atividades Acadêmicas
As atividades acadêmicas do curso constituem diferenciais de destaque na formação dos alunos. Profissionais de referência do mercado, empresas, organizações de classe, pesquisadores e autores são os convidados.
Seminários, debates, conferências, semana acadêmica, aula inaugural, visitas técnicas locais e internacionais, intercâmbios são exemplos de atividades realizadas.
Confira algumas dessas atividades:
• Aula Inaugural com o diretor de Recursos Humanos da General Motors/Gravataí, Sidnei Álvares. (RH)
• Oficina: Preparando-se para o Projeto Tecnológico em Gestão
• Palestra: Marketing Digital, com Marcelo Morem da AG2
• Palestra: Marketing na Educação, com Laênio Júnior, do Colégio Kennedy
• Visita técnica na empresa Scarlynata Promoções Ltda.: a composição entre marketing e relações públicas.
• Visita técnica na empresa Ferramentas Gerais
• Palestra empresarial com a Fitolog
• Palestra com Eduardo Guerreiro, presidente da Sapore Benefícios: estratégia, processos e pessoas nas fusões empresariais
• Grenal do Marketing: debate com as áreas de marketing dos clubes Grêmio e Internacional
• Palestra Empresarial da Sphinx Brasil com a diretora Lina Krafta sobre Sistemas a Serviço da Gestão de Recursos Humanos
Projeto Tecnológico – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação Tecnológica
Na conclusão de curso, o aluno tem o desafio de elaborar um projeto de aplicação a partir das tecnologias apropriadas nas disciplinas que cursou: é o Projeto Tecnológico, trabalho de natureza teórico-prática voltado à inovação ou à melhoria em organizações do mercado que se interessam em oferecer campo de estudo para o curso.
Na troca de experiências entre a empresa, alunos e professores, a construção de conhecimento e de tecnologia é o resultado maior.
O profissional egresso do curso estará habilitado a atuar em postos de trabalho que tratam dos elementos de decisões táticas, em nível de supervisão e gerência, nas áreas de suprimento, produção e distribuição de empresas industriais, comerciais e de serviços, bem como em empresas operadoras de transporte multimodal de cargas e operadores logísticos.
Objetivos
• Agregar conhecimento acadêmico e prático satisfazendo a carência mercadológica;
• Difundir ferramentas de vantagem competitiva para as empresas regionais, frente à globalização econômica;
• Aprimorar e atualizar suas ações, no ambiente formado pela Logística (suprimento-produção-distribuição);
• Apresentar a importância dos objetivos da atividade Logística (minimização de custos e melhoria dos níveis de serviço ao cliente);
• Proporcionar aspectos relacionados à área de abrangência da Logística, ligando a prática do dia a dia destes profissionais;
• Possibilitar condições para o profissional ser um gestor, facilitador na implementação formal da Logística na empresa;
• Proporcionar aquisição de conhecimento para conduzir a empresa na sua inserção em cadeias de suprimento (supply-chain);
• Subsidiar o aluno de diferencial competitivo, através das competências pertinentes a área da atuação.
Perfil do Aluno
O profissional egresso do curso estará apto:
• Analisar e decidir sobre a melhor opção de rede Logística no sistema operacional da empresa, especificamente nas áreas de abrangência da Logística (suprimento, produção e distribuição), que minimize os custos temporais e financeiros dos produtos demandados na cadeia produtiva e consumidora, otimizando as operações da empresa como um todo;
• Gerir de forma econômica, eficiente e eficaz os processos de toda sua cadeia Logística, valendo-se de análises de conceitos atualizados e práticas modernas de gestão;
• Analisar criticamente as operações de forma a evidenciar os fatores críticos de sucesso das atividades desempenhadas, evitando custos desnecessários como configurações de equipamentos ou retrabalhos em virtude de processos mal estruturados;
• Fornecer suporte no sentido de orientar os gestores da empresa para a importância desta nova metodologia de administração operacional, promovendo a revisão do organograma empresarial;
• Atuar como facilitador na implantação e estudos de técnicas de gestão da Logística na empresa, que agilizem ou melhorem os níveis de serviços prestados;
• Balizar as ações da empresa no sentido de posicionar analisar e avaliar cenários de inserção da empresa em cadeias de suprimento (supply-chain), no seu aspecto operacional e tático;
• Confrontar o planejamento estratégico empresarial e os resultados obtidos;
• Identificar a relação da estratégia empresarial e a Logística, assim sendo, alavancar competitivamente a empresa maximizando os processos e minimizando os gastos no sistema logístico. Essas competências serão baseadas em conhecimentos adquiridos e construídos ao longo do curso.
Diferenciais do Curso
• Foco de estudos em empresas de pequeno, médio e grandes portes;
• Estudo de modernas e inovadoras técnicas de gestão;
• Professores altamente capacitados com conhecimento prático e teórico, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno;
• Formação ágil (dois anos) na velocidade que o mercado exige;
• Preparação para contribuir em atividades voltadas para as novas tendências da área logística e de seus processos: produção, armazenagem e distribuição de produtos e / ou serviços;
• Ampla estrutura universitária com plena integração na comunidade empresarial;
• Formação continuada: é possível realizar pós-graduação;
• Ingresso de diplomados da Universidade e de outras instituições;
• Aproveitamento de créditos de outras instituições.
Projeto Pedagógico
O projeto pedagógico está estruturado na organização por módulos do curso. O aluno, a cada módulo concluído, tem direito a receber o Certificado. Será apresentada todas as habilidades e competências que deverão ser desenvolvidas pelo aluno em cada uma das disciplinas pertinentes ao curso.
Atividades Acadêmicas
As atividades acadêmicas do curso constituem diferenciais de destaque na formação dos alunos. Profissionais de referência do mercado, empresas, organizações de classe, pesquisadores e autores são os convidados.
Seminários, debates, conferências, semana acadêmica, aula inaugural, visitas técnicas locais e internacionais, intercâmbios são exemplos de atividades realizadas.
Confira algumas dessas atividades:
• Aula Inaugural com o diretor de Recursos Humanos da General Motors/Gravataí, Sidnei Álvares. (RH)
• Oficina: Preparando-se para o Projeto Tecnológico em Gestão
• Palestra: Marketing Digital, com Marcelo Morem da AG2
• Palestra: Marketing na Educação, com Laênio Júnior, do Colégio Kennedy
• Visita técnica na empresa Scarlynata Promoções Ltda.: a composição entre marketing e relações públicas.
• Visita técnica na empresa Ferramentas Gerais
• Palestra empresarial com a Fitolog
• Palestra com Eduardo Guerreiro, presidente da Sapore Benefícios: estratégia, processos e pessoas nas fusões empresariais
• Grenal do Marketing: debate com as áreas de marketing dos clubes Grêmio e Internacional
• Palestra Empresarial da Sphinx Brasil com a diretora Lina Krafta sobre Sistemas a Serviço da Gestão de Recursos Humanos
Projeto Tecnológico – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação Tecnológica
Na conclusão de curso, o aluno tem o desafio de elaborar um projeto de aplicação a partir das tecnologias apropriadas nas disciplinas que cursou: é o Projeto Tecnológico, trabalho de natureza teórico-prática voltado à inovação ou à melhoria em organizações do mercado que se interessam em oferecer campo de estudo para o curso.
Na troca de experiências entre a empresa, alunos e professores, a construção de conhecimento e de tecnologia é o resultado maior.
Disciplinas
Introducao a logistica empresarial
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Gestao empresarial
Matematica empresarial
Gestao de pessoas
Fundamentos da economia
Fundamentos de contabilidade
Sistemas de informacoes gerenciais
Marketing corporativo
Empreendedorismo e planejamento
Custos logisticos
Optativa
Legislacao aduaneira
Gestao logistica de distribuicao
Sistemas logisticos de transportes
Gestao logistica de producao
Gestao logistica de servicos
Analise da demanda e da oferta logistica
Gestao de logistica e suprimentos
Gestao logistica internacional
Gestao logistica reversa
Gestao logistica estrategica
Cenarios e projetos logisticos
Projeto tecnologico - logistica empresarial
Endomarketing
Educacao empresarial
Relacoes trabalhistas e sindicais
Topicos comportamentais nas organizacoes
Estatistica
Negociacao e processo decisorio
Introducao a logistica empresarial
Comunicacao e expressao
Cultura religiosa
Gestao empresarial
Matematica empresarial
Gestao de pessoas
Fundamentos da economia
Fundamentos de contabilidade
Sistemas de informacoes gerenciais
Marketing corporativo
Empreendedorismo e planejamento
Custos logisticos
Optativa
Legislacao aduaneira
Gestao logistica de distribuicao
Sistemas logisticos de transportes
Gestao logistica de producao
Gestao logistica de servicos
Analise da demanda e da oferta logistica
Gestao de logistica e suprimentos
Gestao logistica internacional
Gestao logistica reversa
Gestao logistica estrategica
Cenarios e projetos logisticos
Projeto tecnologico - logistica empresarial
Endomarketing
Educacao empresarial
Relacoes trabalhistas e sindicais
Topicos comportamentais nas organizacoes
Estatistica
Negociacao e processo decisorio
DFP_