Graduação Tecnológica em Redes de Computadores (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Diploma oferecido:Tecnólogo em Redes de Computadores
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
Em sintonia com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, do eixo tecnológico denominado Informação e Comunicação, objetiva, principalmente, o desenvolvimento de competências profissionais para implantação, configuração e gerenciamento de serviços, equipamentos e sistemas operacionais de redes de computadores. Desenvolver projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, considerando as normas vigentes, definir e executar medidas de segurança e interconectar redes de computadores também são competências oferecidas por este curso. Promove também o desenvolvimento de competências genéricas de raciocínio, objetividade e iniciativa, estimula a cidadania e a responsabilidade social com um espírito crítico, inovador e empreendedor; integrando o egresso a ciência e a tecnologia, para desenvolvimento da sociedade local e regional.
Essa formação é possível, principalmente, mediante a aquisição de competências, habilidades e atitudes ao longo do curso, especialmente pelo desenvolvimento das atividades denominadas Projeto Integrador de Disciplinas (PID) e Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), que permitem a contextualização, a interdisciplinaridade, e são capazes de articular teoria e prática, o que favorece o aprender pelo fazer, promovendo as interações necessárias do ensino com a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento do espírito científico e da inovação tecnológica.
O Projeto Integrador de Disciplinas (PID), oferecido nos três primeiros semestres do curso, consiste na exploração de uma organização fictícia, mas com alto grau de realismo onde o aluno deverá atuar, cuja solução dos diversos problemas criados depende da aplicação das habilidades e competências que são desenvolvidas nas disciplinas envolvidas. É elaborada e defendida aos pares, o que proporciona vivência no desenvolvimento do trabalho em equipe, e ao final é capaz de garantir ao aluno forte experiência prática durante sua formação acadêmica, o que certamente aumenta sua empregabilidade. Isso tudo num ambiente controlado pelos docentes, muitos deles atuantes no mercado de TI.
O Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), oferecido no quarto semestre do curso, por sua vez, tem foco em problemas encontrados numa organização real, específicos da área de atuação do curso. Dessa forma, o PIT permite aproximar o aluno do mercado de atuação no mundo de trabalho, além de desenvolver sua capacidade empreendedora, possibilitando inclusive o desenvolvimento de bens e serviços.
Assim, a metodologia de ensino e aprendizagem do curso se apoia em atividades contextualizadas, desenvolvidas em equipe, orientadas pelo professor que corrige rumos e delineia novas rotas constantemente, promovendo uma mudança de atitude dos alunos pela investigação de sua prática, exercitando assim a reflexão crítica e culminando com o Trabalho de Conclusão de Curso.
VOCÊ SABIA?
Os cursos Superiores de Tecnologia permitem a solicitação de aproveitamento de competências profissionais, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23/12/2002, que versa sobre o aproveitamento das competências profissionais adquiridas pelo aluno no mercado de trabalho.
O aproveitamento de competências profissionais possibilita concluir o curso em um tempo menor.
PERFIL PROFISSIONAL
A organização curricular contempla o desenvolvimento de competências profissionais considerando o perfil do curso, a missão da Unoeste e as necessidades do mercado de trabalho.
Entende-se por competência profissional a capacidade do aluno em mobilizar, articular e colocar em ação um conjunto de habilidades e conhecimentos em prol de uma área específica. Assim o tecnólogo, egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, possui as competências descritas a seguir. Tais competências estão relacionadas ao conjunto de disciplinas que contribuem para o desenvolvimento das mesmas:
1. Determinar e dimensionar necessidades de equipamentos, serviços e sistemas operacionais para soluções de redes de computadores:
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Redes de Computadores
- Gerenciamento de Servidores
- Tecnologias de Redes
- Serviços de Redes I
- Fundamentos de Telecomunicações
- Arquitetura TCP/IP
- Serviços de Redes II
- Redes sem Fio
- Tópicos em Tecnologias de Redes
2. Efetuar a implantação, configuração e o gerenciamento de serviços, equipamentos e sistemas operacionais de redes de computadores:
- Ambientes Operacionais
- Gerenciamento de Servidores
- Tecnologias de Redes
- Serviços de Redes I
- Serviços de Redes II
- Gerenciamento de Redes
- Redes sem Fio
- Roteamento
- Proteção de Perímetro
3. Desenvolver projetos lógicos e físicos de redes de computadores:
- Redes de Computadores
- Tecnologias de Redes
- Fundamentos de Telecomunicações
- Arquitetura TCP/IP
- Redes sem Fio
- Proteção de Perímetro
4. Elaborar políticas de segurança e realizar ações para fortalecer a segurança em redes de computadores:
- Informática, Sociedade e Ética
- Gerenciamento de Servidores
- Segurança em Redes
- Proteção de Perímetro
5. Realizar a implantação e configuração de roteadores para resolver problemas de interconexão entre redes de computadores:
- Arquitetura TCP/IP
- Roteamento
- Proteção de Perímetro
6. Atuar como empreendedor, de modo crítico, ético e pró-ativo, para desenvolver ou propor soluções tecnológicas na área de redes de computadores:
- Administração
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Fundamentos de Internet
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Gestão de Pessoas
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Esses profissionais trabalham, geralmente, em equipes multidisciplinares, podendo ocupar as funções de:
- Analista de Suporte Técnico;
- Administrador de Redes de Computadores;
- Analista de Segurança de Redes;
- Coordenador ou Analista de Infraestrutura.
As atividades desenvolvidas pelo Tecnólogo em Redes de Computadores em seus postos de trabalho são primordiais e indispensáveis em ambientes onde as redes de computadores são utilizadas como infraestrutura.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de redes de computadores pode atuar em empresas onde existe a necessidade de manter computadores interconectados em redes locais, redes de longa distância ou na Internet. Empresas de telecomunicações, empresas de prestação de serviços de tecnologia da informação, consultorias de tecnologia da informação e instituições bancárias são empresas que precisam muito desse profissional.
FAIXA SALARIAL
Consulte neste site: http://info.abril.com.br/professional
Responsável(is) pelas informações:
Emerson Silas Dória (Emerson Silas Dória )
Kleber Manrique Trevisani (Kleber Manrique Trevisani )
Moacir Del Trejo (Moacir Del Trejo )
Cláudio Luis Sitolino (Cláudio Luis Sitolino )
Em sintonia com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, do eixo tecnológico denominado Informação e Comunicação, objetiva, principalmente, o desenvolvimento de competências profissionais para implantação, configuração e gerenciamento de serviços, equipamentos e sistemas operacionais de redes de computadores. Desenvolver projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância, considerando as normas vigentes, definir e executar medidas de segurança e interconectar redes de computadores também são competências oferecidas por este curso. Promove também o desenvolvimento de competências genéricas de raciocínio, objetividade e iniciativa, estimula a cidadania e a responsabilidade social com um espírito crítico, inovador e empreendedor; integrando o egresso a ciência e a tecnologia, para desenvolvimento da sociedade local e regional.
Essa formação é possível, principalmente, mediante a aquisição de competências, habilidades e atitudes ao longo do curso, especialmente pelo desenvolvimento das atividades denominadas Projeto Integrador de Disciplinas (PID) e Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), que permitem a contextualização, a interdisciplinaridade, e são capazes de articular teoria e prática, o que favorece o aprender pelo fazer, promovendo as interações necessárias do ensino com a aprendizagem e estimulando o desenvolvimento do espírito científico e da inovação tecnológica.
O Projeto Integrador de Disciplinas (PID), oferecido nos três primeiros semestres do curso, consiste na exploração de uma organização fictícia, mas com alto grau de realismo onde o aluno deverá atuar, cuja solução dos diversos problemas criados depende da aplicação das habilidades e competências que são desenvolvidas nas disciplinas envolvidas. É elaborada e defendida aos pares, o que proporciona vivência no desenvolvimento do trabalho em equipe, e ao final é capaz de garantir ao aluno forte experiência prática durante sua formação acadêmica, o que certamente aumenta sua empregabilidade. Isso tudo num ambiente controlado pelos docentes, muitos deles atuantes no mercado de TI.
O Projeto Integrador de Tecnologias (PIT), oferecido no quarto semestre do curso, por sua vez, tem foco em problemas encontrados numa organização real, específicos da área de atuação do curso. Dessa forma, o PIT permite aproximar o aluno do mercado de atuação no mundo de trabalho, além de desenvolver sua capacidade empreendedora, possibilitando inclusive o desenvolvimento de bens e serviços.
Assim, a metodologia de ensino e aprendizagem do curso se apoia em atividades contextualizadas, desenvolvidas em equipe, orientadas pelo professor que corrige rumos e delineia novas rotas constantemente, promovendo uma mudança de atitude dos alunos pela investigação de sua prática, exercitando assim a reflexão crítica e culminando com o Trabalho de Conclusão de Curso.
VOCÊ SABIA?
Os cursos Superiores de Tecnologia permitem a solicitação de aproveitamento de competências profissionais, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23/12/2002, que versa sobre o aproveitamento das competências profissionais adquiridas pelo aluno no mercado de trabalho.
O aproveitamento de competências profissionais possibilita concluir o curso em um tempo menor.
PERFIL PROFISSIONAL
A organização curricular contempla o desenvolvimento de competências profissionais considerando o perfil do curso, a missão da Unoeste e as necessidades do mercado de trabalho.
Entende-se por competência profissional a capacidade do aluno em mobilizar, articular e colocar em ação um conjunto de habilidades e conhecimentos em prol de uma área específica. Assim o tecnólogo, egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, possui as competências descritas a seguir. Tais competências estão relacionadas ao conjunto de disciplinas que contribuem para o desenvolvimento das mesmas:
1. Determinar e dimensionar necessidades de equipamentos, serviços e sistemas operacionais para soluções de redes de computadores:
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Hardware Básico
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Ambientes Operacionais
- Redes de Computadores
- Gerenciamento de Servidores
- Tecnologias de Redes
- Serviços de Redes I
- Fundamentos de Telecomunicações
- Arquitetura TCP/IP
- Serviços de Redes II
- Redes sem Fio
- Tópicos em Tecnologias de Redes
2. Efetuar a implantação, configuração e o gerenciamento de serviços, equipamentos e sistemas operacionais de redes de computadores:
- Ambientes Operacionais
- Gerenciamento de Servidores
- Tecnologias de Redes
- Serviços de Redes I
- Serviços de Redes II
- Gerenciamento de Redes
- Redes sem Fio
- Roteamento
- Proteção de Perímetro
3. Desenvolver projetos lógicos e físicos de redes de computadores:
- Redes de Computadores
- Tecnologias de Redes
- Fundamentos de Telecomunicações
- Arquitetura TCP/IP
- Redes sem Fio
- Proteção de Perímetro
4. Elaborar políticas de segurança e realizar ações para fortalecer a segurança em redes de computadores:
- Informática, Sociedade e Ética
- Gerenciamento de Servidores
- Segurança em Redes
- Proteção de Perímetro
5. Realizar a implantação e configuração de roteadores para resolver problemas de interconexão entre redes de computadores:
- Arquitetura TCP/IP
- Roteamento
- Proteção de Perímetro
6. Atuar como empreendedor, de modo crítico, ético e pró-ativo, para desenvolver ou propor soluções tecnológicas na área de redes de computadores:
- Administração
- Algoritmos e Lógica Computacional I
- Fundamentos de Internet
- Algoritmos e Lógica Computacional II
- Liderança e Empreendedorismo
- Informática Sociedade e Ética
- Tecnologias da Informação e Comunicação I
- Tecnologias da Informação e Comunicação II
- Gestão de Pessoas
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Esses profissionais trabalham, geralmente, em equipes multidisciplinares, podendo ocupar as funções de:
- Analista de Suporte Técnico;
- Administrador de Redes de Computadores;
- Analista de Segurança de Redes;
- Coordenador ou Analista de Infraestrutura.
As atividades desenvolvidas pelo Tecnólogo em Redes de Computadores em seus postos de trabalho são primordiais e indispensáveis em ambientes onde as redes de computadores são utilizadas como infraestrutura.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de redes de computadores pode atuar em empresas onde existe a necessidade de manter computadores interconectados em redes locais, redes de longa distância ou na Internet. Empresas de telecomunicações, empresas de prestação de serviços de tecnologia da informação, consultorias de tecnologia da informação e instituições bancárias são empresas que precisam muito desse profissional.
FAIXA SALARIAL
Consulte neste site: http://info.abril.com.br/professional
Responsável(is) pelas informações:
Emerson Silas Dória (Emerson Silas Dória )
Kleber Manrique Trevisani (Kleber Manrique Trevisani )
Moacir Del Trejo (Moacir Del Trejo )
Cláudio Luis Sitolino (Cláudio Luis Sitolino )
Disciplinas
Algoritmos e Lógica Computacional I
Administração
Liderança e Empreendedorismo
Informática, Sociedade e Ética
Tecnologias da Informação e Comunicação I
Hardware Básico
Algoritmos e Lógica Computacional II
Tecnologias da Informação e Comunicação II
Ambientes Operacionais
Fundamentos de Internet
Gestão de Pessoas
Redes de Computadores
Gerenciamento de Servidores
Tecnologias de Redes
Serviços de Rede I
Fundamentos de Telecomunicações
Arquitetura TCP/IP
Serviços de Rede II
Gerenciamento de Redes
Segurança em Redes
Redes sem Fio
Projeto Integrador de Tecnologias
Roteamento
Proteção de Perímetro
Tópicos em Tecnologias de Redes
Atividades Complementares
Língua Bras. Sinais (Optativa)
Trabalho de Conclusão de Curso
Algoritmos e Lógica Computacional I
Administração
Liderança e Empreendedorismo
Informática, Sociedade e Ética
Tecnologias da Informação e Comunicação I
Hardware Básico
Algoritmos e Lógica Computacional II
Tecnologias da Informação e Comunicação II
Ambientes Operacionais
Fundamentos de Internet
Gestão de Pessoas
Redes de Computadores
Gerenciamento de Servidores
Tecnologias de Redes
Serviços de Rede I
Fundamentos de Telecomunicações
Arquitetura TCP/IP
Serviços de Rede II
Gerenciamento de Redes
Segurança em Redes
Redes sem Fio
Projeto Integrador de Tecnologias
Roteamento
Proteção de Perímetro
Tópicos em Tecnologias de Redes
Atividades Complementares
Língua Bras. Sinais (Optativa)
Trabalho de Conclusão de Curso
DFP_