O Insper é uma instituição de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos, que reverte todo o resultado da sua operação na realização de sua missão. Claudio Haddad"O Insper surgiu para oferecer o melhor em educação nas áreas de negócios e economia. Que não repetisse apenas o que já estava sendo feito, mas que inovasse, com conteúdo acadêmico rigoroso e atualizado, aliado a modernas práticas pedagógicas e a uma visão de mundo abrangente, sistêmica e inclusiva. Que transmitisse valores e desenvolvesse competências, em uma experiência educacional ampla, de forma a ser um fator de transformação e desenvolvimento do ser humano, da economia e da sociedade. Esta é a nossa razão de ser." Para cumprirmos nossa missão é fundamental mantermos um ambiente no qual honestidade e integridade permeiem todas as relações entre os membros de nossa comunidade, resultando em um comportamento ético dentro e fora da Escola. Dentre os princípios fundamentais que devem nortear o dia-a-dia da Comunidade Insper destacam-se: * Comprometimento * Confiança mútua * Responsabilidade * Valorização da diversidade Institucional Desde a cisão feita em 2004, o nome Ibmec era usado por estas três instituições independentes e gerava dúvidas na mídia e entre os principais públicos dessas instituições. Após um longo período de trabalho dedicado à mudança de marca, em 2009 a comunidade Insper é convidada a indicar sua preferência entre duas opções para a nova marca da Escola. Com o resultado da consulta em mãos, a Direção Executiva e o Conselho Deliberativo tomam a decisão e no dia 27 de março, a nova marca Insper é anunciada para o público interno. No dia 11 de maio, a marca Insper é divulgada ao público externo (veja vídeo com o Presidente do Insper, Claudio L. S. Haddad, no dia do anúncio). É criado o Centro de Políticas Públicas, voltado para a produção de pesquisas sobre a economia brasileira e para estimular o debate sobre políticas públicas no Brasil. Neste mesmo ano, a escola também celebra os dez anos dos cursos de Graduação em Administração e em Economia. Confira os depoimentos dos professores que acompanharam esta trajetória. Programas de ensino É lançada a dupla titulação (administração e economia) para alunos da Graduação. Os cursos de Educação Executiva figuram em 27º lugar (34º em 2008) de acordo com o ranking de Educação Executiva do jornal Financial Times (Executive Education Customised). É lançada a dupla titulação com a Tulane University (certificação norte-americana). A dupla titulação é oferecida à alunos que cursam a partir do 5º trimestre do MBA Executivo ou do MBA Executivo em Finanças, ex-alunos e membros da comunidade Alumni (MBAs). A visão educacional do Insper pauta-se no princípio de aprendizado centrado no aluno: a aprendizagem como um processo coletivo de construção baseada no conhecimento prévio do estudante. De um lado, os professores criam meios para que a experiência de aprendizado faça sentido para o aluno e atinja os devidos fins (conhecimento teórico e desenvolvimento de habilidades e atitudes). O docente, antes de expor conceitos ou formular determinada teoria, deve estimular a intuição e o pensamento crítico do aluno por meio de exemplos, questionamentos, casos ou simulações. Do outro lado, o aluno torna-se um participante ativo em seu processo de aprendizagem e de construção do conhecimento. A participação deve ser vista como uma contribuição fundamental para o aprendizado do grupo e sucesso do projeto pedagógico dos cursos. Pela complexidade envolvida, o processo de aprendizagem deve ser estruturado e avaliado de forma holística e integrada. Três questões fundamentais permeiam essa trajetória: 1. quais os objetivos de aprendizagem que os cursos pretendem alcançar 2. como estruturamos o processo de ensino-aprendizagem (dentro e fora da sala de aula) e apoiamos docentes e alunos para que esses objetivos sejam alcançados 3. como avaliamos se nossos alunos realmente alcançaram esses objetivos Nossa Visão Ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de negócios e economia que alie rigor acadêmico a uma abordagem pragmática, visando ao desenvolvimento de líderes e profissionais que façam diferença. Nossa Missão Desenvolvemos pessoas identificadas com a nossa proposta educacional, geramos e difundimos conhecimento e estimulamos sua aplicação nas áreas de negócios e economia. Nossa proposta educacional visa ao desenvolvimento dos alunos, da graduação às demais etapas de sua vida profissional, por meio de uma forte dedicação e participação do corpo discente no processo de aprendizagem. Valorizamos a pesquisa rigorosa, fundamentada em problemas reais e que contribua para o aprimoramento de políticas públicas e práticas organizacionais.
Categorias
CategoriasSedes do Instituto de Ensino e Pesquisa
Sedes