Master em Tecnologia Educacional (Educação) (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A realidade atual tem demonstrado que a sociedade vem se transformando ao longo do tempo. Estas transformações têm alterado o panorama do cenário mundial e nacional e, conseqüentemente, o grau de exigência dos profissionais das mais diversas áreas no tocante as competências e habilidades. No entanto, despertar estas competências e habilidades no aluno por meio da metodologia tradicional de ensino não tem sido uma tarefa muito fácil. Com a expectativa de alterar o atual cenário da Educação no Brasil, o curso de especialização "Master em Tecnologia Educacional" objetiva por meio da explanação, do debate e da reflexão promover mudanças nas atuais práticas e oferecer aos alunos participantes subsídios teóricos, técnicas e conhecimentos dos processos metodológicos inovadores de ensino, apresentação dos modernos aparatos tecnológicos existentes e sua aplicação.
Os benefícios intelectuais adquiridos no curso, oportunizarão aos participantes além de uma melhor colocação profissional - visto que existe uma defasagem muito grande de profissionais com essa formação metodológica e técnica - uma maior amplitude no horizonte de opções em áreas ligadas a esse conhecimento, que vão desde o ensino fundamental, médio perpassando pelo ensino superior e pela Educação a Distância nas mais diversas instâncias.
Objetivos
GERAL
O curso de Master em Tecnologia Educacional tem como objetivo geral, oferecer aos participantes, aporte teórico-prático que promovam reflexões sobre sua ação-docente (postura e metodologias) frente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e conhecimento/habilidade sobre os principais ferramentais que podem ser utilizadas tanto na Educação Presencial e como na Educação a Distância (EAD). Além desses aspectos, capacita o aluno a desenvolver projetos educacionais para que possam atuar com melhor eficiência e eficácia em suas respectivas área de conhecimento, favorecendo assim alterações significativas no ambiente escolar em que atuam ou que provavelmente irão atuar.
ESPECÍFICOS
- Aprofundar o conhecimento teórico-prático e reflexivo, no tocante ao uso e manuseio das ferramentas de informação e comunicação no trabalho educativo;
- Desenvolver estudos e pesquisas de grupos interdisciplinares objetivando aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, para efetiva mudança no ambiente escolar em que atuam ou irão atuar;
- Aprofundar a discussão sobre a Gestão Escolar, no tocante a influência de seu poder, as resistências que sofre e as perspectivas futuras da Educação nesse aspecto;
- Contextualizar os aspectos que norteiam o ensino, a aprendizagem e a avaliação diante desse cenário educacional que se apresenta;
- Aprofundar os conhecimentos sobre a Educação Especial como foco na legislação e desafios a serem enfrentados;
- Proporcionar aos participantes conhecimentos teórico, técnico e prático das ferramentas de Educação a Distância (ambiente virtual, aplicativos e acessórios);
- Mostrar os benefícios que podem ser extraídos dos OA (Objetos de Aprendizagem) para a construção do conhecimento.
Justificativa
Estamos vivendo um momento histórico de transformação política, social, econômica e tecnológica. A modernidade avança sob os pilares do positivismo, do liberalismo e da dialética, e do capitalismo atual que vem sofrendo, desde meados do século XX, fortes abalos em seus pilares. Em menos de duas décadas, a economia mundial tornou-se global, graças em grande parte, à nova infra-estrutura proporcionada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
As bases filosóficas que dão sustentação ao sistema econômico vigente, também cunham o sistema social e educacional, provocando transformações significativas nas formas do "saber fazer" e do "fazer saber". Uma nova forma de informar e educar entra em cena nessa nova sociedade do conhecimento, diminuindo assim o distanciamento entre a teoria e a prática, entre o fazer e o compreender. Pautadas nesses pressupostos o curso de Master em Tecnologia Educacional oferecido pela Universidade do Oeste Paulista, visa oferecer aos participantes, aporte teórico-prático que promovam reflexões sobre sua ação-docente (postura e metodologias) frente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já implantadas nas escolas, conhecimento/habilidade sobre os principais ferramentais que podem ser utilizadas tanto na Educação Presencial e como na Educação a Distância, e, desenvolvimento de projetos educacionais para que possam atuar com melhor eficiência e eficácia em suas respectivas áreas de atuação, e favorecer assim, alterações significativas no ambiente escolar em que atuam ou que irão atuar.
Público Alvo
O curso se destina à profissionais das diversas áreas do conhecimento, especialmente licenciados ou bacharéis interessados na aplicação das TICs na Educação ou em áreas afins.Os perfis esperados são: professores (ensino fundamental, médio e superior), pedagogos, psicopedagogos, letras, profissionais da área de Tecnologia (Ciência da Computação, Sistema de Informação e Sistemas para internet, redes de computadores e gestão da Tecnologia da Informação); profissionais que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos relacionados à aplicação da tecnologia no campo educacional; profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização das tecnologias com fins didático-pedagógicos; profissionais com experiência na área de Tecnologias na Educação que desejam atualizar seus conhecimentos acadêmicos sobre o tema
A realidade atual tem demonstrado que a sociedade vem se transformando ao longo do tempo. Estas transformações têm alterado o panorama do cenário mundial e nacional e, conseqüentemente, o grau de exigência dos profissionais das mais diversas áreas no tocante as competências e habilidades. No entanto, despertar estas competências e habilidades no aluno por meio da metodologia tradicional de ensino não tem sido uma tarefa muito fácil. Com a expectativa de alterar o atual cenário da Educação no Brasil, o curso de especialização "Master em Tecnologia Educacional" objetiva por meio da explanação, do debate e da reflexão promover mudanças nas atuais práticas e oferecer aos alunos participantes subsídios teóricos, técnicas e conhecimentos dos processos metodológicos inovadores de ensino, apresentação dos modernos aparatos tecnológicos existentes e sua aplicação.
Os benefícios intelectuais adquiridos no curso, oportunizarão aos participantes além de uma melhor colocação profissional - visto que existe uma defasagem muito grande de profissionais com essa formação metodológica e técnica - uma maior amplitude no horizonte de opções em áreas ligadas a esse conhecimento, que vão desde o ensino fundamental, médio perpassando pelo ensino superior e pela Educação a Distância nas mais diversas instâncias.
Objetivos
GERAL
O curso de Master em Tecnologia Educacional tem como objetivo geral, oferecer aos participantes, aporte teórico-prático que promovam reflexões sobre sua ação-docente (postura e metodologias) frente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e conhecimento/habilidade sobre os principais ferramentais que podem ser utilizadas tanto na Educação Presencial e como na Educação a Distância (EAD). Além desses aspectos, capacita o aluno a desenvolver projetos educacionais para que possam atuar com melhor eficiência e eficácia em suas respectivas área de conhecimento, favorecendo assim alterações significativas no ambiente escolar em que atuam ou que provavelmente irão atuar.
ESPECÍFICOS
- Aprofundar o conhecimento teórico-prático e reflexivo, no tocante ao uso e manuseio das ferramentas de informação e comunicação no trabalho educativo;
- Desenvolver estudos e pesquisas de grupos interdisciplinares objetivando aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, para efetiva mudança no ambiente escolar em que atuam ou irão atuar;
- Aprofundar a discussão sobre a Gestão Escolar, no tocante a influência de seu poder, as resistências que sofre e as perspectivas futuras da Educação nesse aspecto;
- Contextualizar os aspectos que norteiam o ensino, a aprendizagem e a avaliação diante desse cenário educacional que se apresenta;
- Aprofundar os conhecimentos sobre a Educação Especial como foco na legislação e desafios a serem enfrentados;
- Proporcionar aos participantes conhecimentos teórico, técnico e prático das ferramentas de Educação a Distância (ambiente virtual, aplicativos e acessórios);
- Mostrar os benefícios que podem ser extraídos dos OA (Objetos de Aprendizagem) para a construção do conhecimento.
Justificativa
Estamos vivendo um momento histórico de transformação política, social, econômica e tecnológica. A modernidade avança sob os pilares do positivismo, do liberalismo e da dialética, e do capitalismo atual que vem sofrendo, desde meados do século XX, fortes abalos em seus pilares. Em menos de duas décadas, a economia mundial tornou-se global, graças em grande parte, à nova infra-estrutura proporcionada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
As bases filosóficas que dão sustentação ao sistema econômico vigente, também cunham o sistema social e educacional, provocando transformações significativas nas formas do "saber fazer" e do "fazer saber". Uma nova forma de informar e educar entra em cena nessa nova sociedade do conhecimento, diminuindo assim o distanciamento entre a teoria e a prática, entre o fazer e o compreender. Pautadas nesses pressupostos o curso de Master em Tecnologia Educacional oferecido pela Universidade do Oeste Paulista, visa oferecer aos participantes, aporte teórico-prático que promovam reflexões sobre sua ação-docente (postura e metodologias) frente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já implantadas nas escolas, conhecimento/habilidade sobre os principais ferramentais que podem ser utilizadas tanto na Educação Presencial e como na Educação a Distância, e, desenvolvimento de projetos educacionais para que possam atuar com melhor eficiência e eficácia em suas respectivas áreas de atuação, e favorecer assim, alterações significativas no ambiente escolar em que atuam ou que irão atuar.
Público Alvo
O curso se destina à profissionais das diversas áreas do conhecimento, especialmente licenciados ou bacharéis interessados na aplicação das TICs na Educação ou em áreas afins.Os perfis esperados são: professores (ensino fundamental, médio e superior), pedagogos, psicopedagogos, letras, profissionais da área de Tecnologia (Ciência da Computação, Sistema de Informação e Sistemas para internet, redes de computadores e gestão da Tecnologia da Informação); profissionais que tenham assumido ou possuam perspectivas de assumir cargos relacionados à aplicação da tecnologia no campo educacional; profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a utilização das tecnologias com fins didático-pedagógicos; profissionais com experiência na área de Tecnologias na Educação que desejam atualizar seus conhecimentos acadêmicos sobre o tema
Disciplinas do Programa
D1 - Novas tecnologias na Educação e as propostas metodológicas de ensino-aprendizagem. A disciplina tem como objetivo dar o start inicial ao curso e para isso, abordará de forma introdutória a grande maioria das disciplinas, oportunizando ao participante ter uma visão geral do curso e suas interelações. Focará no desenvolvimento de projetos por meio de temas atuais e assuntos que esteja relacionados a educação e tecnologia.
D2 - Recursos tecnológicos aplicados na aprendizagem. A disciplina tem como objetivo capacitar operacionalmente e pedagogicamente o aluno na utilização de softwares para fins educacionais. Recursos de vídeo (baixar, recortar, legendar, entre outras), musica, de apresentação (slides), construção de tutoriais, impressão de documentos personalizados, tratamentos de imagens e vídeo-conferência.
D3 - Educação a Distância: aprendizagem na prática. A disciplina tem como objetivo dar noções aprofundadas sobre a Educação a Distância (EAD), suas metodologias, estratégias didáticas e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Familiarização operacional com o AVA e implementação de um pequeno projeto EAD.
D4 - Mediação pedagógica e tutoria em EAD. A disciplina tem como objetivo capacitar na formar o aluno para atuar com tutor em projetos de EAD. Para isso dará enfoque aos fatores motivacionais no ensino a distância, no relacionamento tutor x cursista, no papel do tutor, nos pontos conflitantes no espaço de comunicação a distância, nas competências, no novo perfil do cursistas (relação tempo x espaço e na administração do tempo).
D5 - Multimeios, comunicação e aprendizagem colaborativa. A disciplina tem como objetivo oportunizar e oferecer as diversas formas de comunicação no novo ambiente que esta inserido a educação, seja ela presencial ou a distância. Desmistificar a aprendizagem colaborativa possibilitando o aluno a experênciar essa nova aprendizagem em prol de um comunidade, inserido em seu meio e também multimeios presentes.
D6 - Conteúdos pedagógicos e OA para EAD. A disciplina tem como objetivo desmistificar o termo Objetos de Aprendizagem por meio do uso e prática nos ambientes virtuais. O tratamento das informações e sua utilização terão atenção e foco especial. Confecção de OAs próprios e também utilização de OAs já existentes em projetos educacionais.
D7 - Educação Especial: desafios frente as necessidades educativas especiais. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico (leis, regimentos e normas) para o melhor entendimento das necessidades das pessoas com necessidades especiais. A melhor compreensão desses aspectos poderá configurar em mudanças significativas em seus ambientes de trabalho.
D8 - Gestão Educacional: poder, resistências e perspectivas futuras. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico e fazer com que o aluno possa refletir sobre as posturas dos atuais gestores e sobre suas próprias posturas. Dentro desse contexto, que perspectivas futuras podemos ter diante de tal cenário? Como podemos contribuir para que possamos gerir melhor a Educação em todos os sentidos? são perguntas que necessitam de respostas e que precisam ser debatidas.
D9 - Interfaces e Mídias Interativas na Educação. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico, metodológico e operacional sobre as principais interfaces e mídias interativas que estão presentes na educação e conhecer projetos de sucesso. As experiências com blogs, com o twitter, com o skype, com o MSN, como produzir wikis, como criar projetos baseados na web 2.0.
D10 - Cotidiano Escolar: o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação. A disciplina tem como objetivo fazer com que o aluno possa refletir sobre o cotidiano escolar, enfatizando e debatendo os diversos processos existentes e suas vertentes tanto no ensino como na aprendizagem. A avaliação tem sido por tempos um instrumento muito discutido e problemático da Educação. Assim sendo, como avaliar?, o que esperar da avaliação? e que resultados podemos esperar?
D11 - TV Digital aplicada a Educação. A disciplina tem como objetivo desmistificar a TV Digital no seu aspecto técnico, as diferenciações com o analógico e que benefícios que pode trazer para o usuário. A disciplina dará ênfase na TV Digital aplicada a Educação: como podemos tirar proveito dessa tecnologia? que recursos estão disponíveis e como utilizá-las e como inseri-las no ambiente educacional.
D12 - Tópicos Especiais. A disciplina tem como objetivo apresentar as tecnologias inovadoras e as tendências metodologias que estão norteando o ambiente educacional.
D13 - Metodologia de Pesquisa aplicada a Tecnologia Educacional. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico e normativo sobre a ABNT, auxiliá-lo no descobrimento de seu foco de pesquisa e de seus objetivos (gerais e específicos). Estes conhecimentos possibilitarão ao aluno confeccionar seu Trabalho de Conclusão de Curso.
D1 - Novas tecnologias na Educação e as propostas metodológicas de ensino-aprendizagem. A disciplina tem como objetivo dar o start inicial ao curso e para isso, abordará de forma introdutória a grande maioria das disciplinas, oportunizando ao participante ter uma visão geral do curso e suas interelações. Focará no desenvolvimento de projetos por meio de temas atuais e assuntos que esteja relacionados a educação e tecnologia.
D2 - Recursos tecnológicos aplicados na aprendizagem. A disciplina tem como objetivo capacitar operacionalmente e pedagogicamente o aluno na utilização de softwares para fins educacionais. Recursos de vídeo (baixar, recortar, legendar, entre outras), musica, de apresentação (slides), construção de tutoriais, impressão de documentos personalizados, tratamentos de imagens e vídeo-conferência.
D3 - Educação a Distância: aprendizagem na prática. A disciplina tem como objetivo dar noções aprofundadas sobre a Educação a Distância (EAD), suas metodologias, estratégias didáticas e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Familiarização operacional com o AVA e implementação de um pequeno projeto EAD.
D4 - Mediação pedagógica e tutoria em EAD. A disciplina tem como objetivo capacitar na formar o aluno para atuar com tutor em projetos de EAD. Para isso dará enfoque aos fatores motivacionais no ensino a distância, no relacionamento tutor x cursista, no papel do tutor, nos pontos conflitantes no espaço de comunicação a distância, nas competências, no novo perfil do cursistas (relação tempo x espaço e na administração do tempo).
D5 - Multimeios, comunicação e aprendizagem colaborativa. A disciplina tem como objetivo oportunizar e oferecer as diversas formas de comunicação no novo ambiente que esta inserido a educação, seja ela presencial ou a distância. Desmistificar a aprendizagem colaborativa possibilitando o aluno a experênciar essa nova aprendizagem em prol de um comunidade, inserido em seu meio e também multimeios presentes.
D6 - Conteúdos pedagógicos e OA para EAD. A disciplina tem como objetivo desmistificar o termo Objetos de Aprendizagem por meio do uso e prática nos ambientes virtuais. O tratamento das informações e sua utilização terão atenção e foco especial. Confecção de OAs próprios e também utilização de OAs já existentes em projetos educacionais.
D7 - Educação Especial: desafios frente as necessidades educativas especiais. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico (leis, regimentos e normas) para o melhor entendimento das necessidades das pessoas com necessidades especiais. A melhor compreensão desses aspectos poderá configurar em mudanças significativas em seus ambientes de trabalho.
D8 - Gestão Educacional: poder, resistências e perspectivas futuras. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico e fazer com que o aluno possa refletir sobre as posturas dos atuais gestores e sobre suas próprias posturas. Dentro desse contexto, que perspectivas futuras podemos ter diante de tal cenário? Como podemos contribuir para que possamos gerir melhor a Educação em todos os sentidos? são perguntas que necessitam de respostas e que precisam ser debatidas.
D9 - Interfaces e Mídias Interativas na Educação. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico, metodológico e operacional sobre as principais interfaces e mídias interativas que estão presentes na educação e conhecer projetos de sucesso. As experiências com blogs, com o twitter, com o skype, com o MSN, como produzir wikis, como criar projetos baseados na web 2.0.
D10 - Cotidiano Escolar: o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação. A disciplina tem como objetivo fazer com que o aluno possa refletir sobre o cotidiano escolar, enfatizando e debatendo os diversos processos existentes e suas vertentes tanto no ensino como na aprendizagem. A avaliação tem sido por tempos um instrumento muito discutido e problemático da Educação. Assim sendo, como avaliar?, o que esperar da avaliação? e que resultados podemos esperar?
D11 - TV Digital aplicada a Educação. A disciplina tem como objetivo desmistificar a TV Digital no seu aspecto técnico, as diferenciações com o analógico e que benefícios que pode trazer para o usuário. A disciplina dará ênfase na TV Digital aplicada a Educação: como podemos tirar proveito dessa tecnologia? que recursos estão disponíveis e como utilizá-las e como inseri-las no ambiente educacional.
D12 - Tópicos Especiais. A disciplina tem como objetivo apresentar as tecnologias inovadoras e as tendências metodologias que estão norteando o ambiente educacional.
D13 - Metodologia de Pesquisa aplicada a Tecnologia Educacional. A disciplina tem como objetivo oferecer aporte teórico e normativo sobre a ABNT, auxiliá-lo no descobrimento de seu foco de pesquisa e de seus objetivos (gerais e específicos). Estes conhecimentos possibilitarão ao aluno confeccionar seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Documentos para Matrícula
- Cópia da cédula de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso superior;
- Cópia do histórico escolar;
- Cópia do certificado de reservista;
- Curriculum vitae documentado;
- 2 foto 3x4 (recentes).
- Cópia da cédula de identidade;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia do diploma ou atestado de conclusão do curso superior;
- Cópia do histórico escolar;
- Cópia do certificado de reservista;
- Curriculum vitae documentado;
- 2 foto 3x4 (recentes).
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