DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:440 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O Comércio Exterior vem sendo o elemento propulsor do desenvolvimento brasileiro e, particularmente da Baixada Santista, nos últimos anos, tornando-se uma área estratégica e fundamental aos negócios. A crescente integração do Brasil nos mercados mundiais e o aumento da concorrência interna, resultante da entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, têm refletido nas empresas brasileiras o desejo de desenvolvimento fora das suas fronteiras e demandado dos profissionais competências específicas para enfrentarem esses novos desafios.
O processo de globalização e a abertura do comércio mundial, associados à expansão das cadeias logísticas e à alteração do ciclo de vida e desenvolvimento de produtos, impulsionaram o crescimento da economia e do comércio exterior. Estes fatos demonstram por si a importância que o profissional de COMEX vem assumindo nos últimos anos, importância esta que se intensifica a cada dia, abrindo-se um vasto campo para seu desenvolvimento.
Objetivos
>> Formar gestores de organizações inseridas no comércio exterior com conhecimentos necessários para o desempenho das diversas funções em Comércio Exterior, com foco em gestão e visão global do negócio.
>> Capacitar o aluno a reconhecer os fatores regulatórios condicionantes do ambiente de negócios internacionais e a gerir eficazmente as operações de câmbio, finanças internacionais, logística e de marketing internacional.
>> Levar o aluno a compreender os custos envolvidos no comércio exterior e na formação de preços internacionais e, ainda, capacitar o aluno a lidar com os impactos da legislação e leis correlatas aplicadas aos seguros e transportes.
>> Levar o aluno a entender as diferentes políticas de Comércio Exterior, bem como a estrutura do Comércio Exterior Brasileiro e seu desempenho.
>> Levar o aluno a entender as sistemáticas de exportação e importação e seus conceitos comerciais.
>> Levar ao aluno o conhecimento sobre as soluções de Tecnologia da Informação aplicadas ao Comércio Exterior.
>> Levar ao aluno o conhecimento da legislação aduaneira e tributária, visando ao Planejamento Tributário nas operações de Comércio Internacional.
>> Ampliar as possibilidades de desenvolvimento profissional e de carreira nas diferentes áreas da logística
Público-alvo
>> Profissionais que atuem ou desejam atuar na área de Comércio Exterior, Finanças Internacionais, Armadores, Agentes Marítimos, Empreendedores, Despachantes Aduaneiros, Exportadores / Importadores e operações portuárias.
Diferenciais do curso
>> Foco nas necessidades regionais de competência.
>> O curso apresenta o Comércio Exterior integrado à gestão do negócio.
>> Um curso que prepara de forma única, o profissional para exercer cargos executivos / gerenciais na área de COMEX, elevando sua capacidade de visão, de interpretação e de intervenção nos negócios internacionais.
>> Prepara o aluno para atuar com negociações domésticas e internacionais, nos ambientes público e privado.
>> Um corpo docente formado por profissionais renomados, executivos e consultores em Comércio Exterior e Logística, com experiência e domínio de suas práticas.
>> Todos os alunos poderão participar de um Programa de Estágio Docente (PED) – programa que proporciona a experiência da prática docente, buscando identificar potenciais educadores da área.
O Comércio Exterior vem sendo o elemento propulsor do desenvolvimento brasileiro e, particularmente da Baixada Santista, nos últimos anos, tornando-se uma área estratégica e fundamental aos negócios. A crescente integração do Brasil nos mercados mundiais e o aumento da concorrência interna, resultante da entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, têm refletido nas empresas brasileiras o desejo de desenvolvimento fora das suas fronteiras e demandado dos profissionais competências específicas para enfrentarem esses novos desafios.
O processo de globalização e a abertura do comércio mundial, associados à expansão das cadeias logísticas e à alteração do ciclo de vida e desenvolvimento de produtos, impulsionaram o crescimento da economia e do comércio exterior. Estes fatos demonstram por si a importância que o profissional de COMEX vem assumindo nos últimos anos, importância esta que se intensifica a cada dia, abrindo-se um vasto campo para seu desenvolvimento.
Objetivos
>> Formar gestores de organizações inseridas no comércio exterior com conhecimentos necessários para o desempenho das diversas funções em Comércio Exterior, com foco em gestão e visão global do negócio.
>> Capacitar o aluno a reconhecer os fatores regulatórios condicionantes do ambiente de negócios internacionais e a gerir eficazmente as operações de câmbio, finanças internacionais, logística e de marketing internacional.
>> Levar o aluno a compreender os custos envolvidos no comércio exterior e na formação de preços internacionais e, ainda, capacitar o aluno a lidar com os impactos da legislação e leis correlatas aplicadas aos seguros e transportes.
>> Levar o aluno a entender as diferentes políticas de Comércio Exterior, bem como a estrutura do Comércio Exterior Brasileiro e seu desempenho.
>> Levar o aluno a entender as sistemáticas de exportação e importação e seus conceitos comerciais.
>> Levar ao aluno o conhecimento sobre as soluções de Tecnologia da Informação aplicadas ao Comércio Exterior.
>> Levar ao aluno o conhecimento da legislação aduaneira e tributária, visando ao Planejamento Tributário nas operações de Comércio Internacional.
>> Ampliar as possibilidades de desenvolvimento profissional e de carreira nas diferentes áreas da logística
Público-alvo
>> Profissionais que atuem ou desejam atuar na área de Comércio Exterior, Finanças Internacionais, Armadores, Agentes Marítimos, Empreendedores, Despachantes Aduaneiros, Exportadores / Importadores e operações portuárias.
Diferenciais do curso
>> Foco nas necessidades regionais de competência.
>> O curso apresenta o Comércio Exterior integrado à gestão do negócio.
>> Um curso que prepara de forma única, o profissional para exercer cargos executivos / gerenciais na área de COMEX, elevando sua capacidade de visão, de interpretação e de intervenção nos negócios internacionais.
>> Prepara o aluno para atuar com negociações domésticas e internacionais, nos ambientes público e privado.
>> Um corpo docente formado por profissionais renomados, executivos e consultores em Comércio Exterior e Logística, com experiência e domínio de suas práticas.
>> Todos os alunos poderão participar de um Programa de Estágio Docente (PED) – programa que proporciona a experiência da prática docente, buscando identificar potenciais educadores da área.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 1 – Gerência de Negócios
Seminário de Integração; Governança e Estratégia Empresarial; Inteligência Competitiva; Economia e Mercado Financeiro; Finanças Corporativas; Gestão de Pessoas; Marketing – Ferramentas e Aplicações Estratégicas; Gestão para a Sustentabilidade; Empreendedorismo, Cenários e Oportunidades.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 2 – Comércio Exterior
Planejamento Estratégico e Aspectos de Tomada de Decisão; Sistemas e Operações de Câmbio; Negociação Internacional; Controladoria e Aspectos Tributários no Comércio Exterior; Seguros Internacionais (Transportes e Seguros Internacionais); Valoração Aduaneira e Classificação de Mercadorias; Análise de Custos e Formação de Preço (Gestão estratégica de custos e formação de preços); Relações Internacionais e Direito Internacional (Sistemas Internacionais de Comércio); Metodologia Aplicada à Pesquisa; Orientação Projeto de Pesquisa – TCC.
Disciplinas Optativas
Didática para o Ensino Superior; Marketing Internacional e Diplomacia Empresarial; Inteligência Estratégica Internacional e Análise de Políticas Externas; Cerimoniais e Etiqueta de Negócios Internacionais; Marketing Pessoal, Etiqueta Empresarial e Plano de Carreira; Liderança e Administração de Conflitos; Networking e Redes Sociais; Negociação em Ambientes de Alta Competitividade.
Seminário de Integração; Governança e Estratégia Empresarial; Inteligência Competitiva; Economia e Mercado Financeiro; Finanças Corporativas; Gestão de Pessoas; Marketing – Ferramentas e Aplicações Estratégicas; Gestão para a Sustentabilidade; Empreendedorismo, Cenários e Oportunidades.
Disciplinas Obrigatórias – Módulo 2 – Comércio Exterior
Planejamento Estratégico e Aspectos de Tomada de Decisão; Sistemas e Operações de Câmbio; Negociação Internacional; Controladoria e Aspectos Tributários no Comércio Exterior; Seguros Internacionais (Transportes e Seguros Internacionais); Valoração Aduaneira e Classificação de Mercadorias; Análise de Custos e Formação de Preço (Gestão estratégica de custos e formação de preços); Relações Internacionais e Direito Internacional (Sistemas Internacionais de Comércio); Metodologia Aplicada à Pesquisa; Orientação Projeto de Pesquisa – TCC.
Disciplinas Optativas
Didática para o Ensino Superior; Marketing Internacional e Diplomacia Empresarial; Inteligência Estratégica Internacional e Análise de Políticas Externas; Cerimoniais e Etiqueta de Negócios Internacionais; Marketing Pessoal, Etiqueta Empresarial e Plano de Carreira; Liderança e Administração de Conflitos; Networking e Redes Sociais; Negociação em Ambientes de Alta Competitividade.
DFP_