DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O MBA em Estratégia Empresarial combina a aplicação de conhecimentos estruturados em técnicas modernas de gestão com ferramentas estratégicas integradas aos negócios, considerando os impactos que as atividades e decisões de um líder exercem sobre a empresa.
O curso desenvolve e aprimora competências de gestão com especialização na estratégia dos negócios, possibilitando a ampliação do pensamento crítico e a visão estratégica empresarial agregada à cultura e aos processos organizacionais, a fim de preparar o aluno para criar soluções únicas e modelos de negócios mais sustentáveis.
Por meio de um corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, o curso expõe os alunos às melhores práticas e principais tendências para se tornarem agentes essenciais na formulação da estratégia das organizações.
O MBA oferece ainda a opção dos alunos ampliarem a visão internacional dos negócios, cursando um módulo no exterior.
A quem se destina:
Empreendedores, consultores e profissionais de qualquer área de atuação, que desejam expandir o conhecimento e ampliar a visão estratégica para aprimorar a capacidade gerencial.
O curso também é direcionado a todos que visam a criar as melhores estratégias para a tomada de decisão nos negócios, aliando habilidades de gestão e competências de liderança
Por que cursar este MBA?
Estrutura Curricular com Foco em Competências Estratégicas e Gerenciais
A estrutura curricular foi desenvolvida para que os alunos dominem as diversas competências estratégicas e gerenciais exigidas de um líder contemporâneo e inovador. Por meio da fusão entre gestão e estratégia de negócios, os alunos adquirem uma visão integrada das áreas funcionais da empresa, ao mesmo tempo em que conhecem as principais ferramentas analíticas e práticas para desenvolverem estratégias de sucesso nas organizações.
Acesso às Últimas Tendências e Modelos de Gestão Estratégica – Symnetics
Por meio da parceria entre a BSP e a Symnetics (única representante autorizada da Balanced Scorecard Collaborative para a América Latina), os alunos terão acesso a modernas ferramentas de gestão estratégica adotadas pelas principais empresas nacionais e internacionais, o que os beneficia com estudo de casos modernos apresentados por profissionais atuantes no mercado, combinando educação, gestão estratégica e pesquisa.
Gestão da Complexidade
Uma especialidade BSP: ciência que aborda os fenômenos complexos, trabalhando com ferramentas e novos conceitos que ampliarão seu modo de analisar os fatos e tomar decisões.
Corpo Docente com Trajetória Profissional e Formação Acadêmica Internacional
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Módulo Internacional Opcional
Os alunos do MBA têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios realizando um Módulo Internacional opcional em uma das escolas parceiras da BSP. O Módulo Internacional oferece aos alunos a oportunidade de explorar conceitos e práticas por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.
O curso desenvolve e aprimora competências de gestão com especialização na estratégia dos negócios, possibilitando a ampliação do pensamento crítico e a visão estratégica empresarial agregada à cultura e aos processos organizacionais, a fim de preparar o aluno para criar soluções únicas e modelos de negócios mais sustentáveis.
Por meio de um corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, o curso expõe os alunos às melhores práticas e principais tendências para se tornarem agentes essenciais na formulação da estratégia das organizações.
O MBA oferece ainda a opção dos alunos ampliarem a visão internacional dos negócios, cursando um módulo no exterior.
A quem se destina:
Empreendedores, consultores e profissionais de qualquer área de atuação, que desejam expandir o conhecimento e ampliar a visão estratégica para aprimorar a capacidade gerencial.
O curso também é direcionado a todos que visam a criar as melhores estratégias para a tomada de decisão nos negócios, aliando habilidades de gestão e competências de liderança
Por que cursar este MBA?
Estrutura Curricular com Foco em Competências Estratégicas e Gerenciais
A estrutura curricular foi desenvolvida para que os alunos dominem as diversas competências estratégicas e gerenciais exigidas de um líder contemporâneo e inovador. Por meio da fusão entre gestão e estratégia de negócios, os alunos adquirem uma visão integrada das áreas funcionais da empresa, ao mesmo tempo em que conhecem as principais ferramentas analíticas e práticas para desenvolverem estratégias de sucesso nas organizações.
Acesso às Últimas Tendências e Modelos de Gestão Estratégica – Symnetics
Por meio da parceria entre a BSP e a Symnetics (única representante autorizada da Balanced Scorecard Collaborative para a América Latina), os alunos terão acesso a modernas ferramentas de gestão estratégica adotadas pelas principais empresas nacionais e internacionais, o que os beneficia com estudo de casos modernos apresentados por profissionais atuantes no mercado, combinando educação, gestão estratégica e pesquisa.
Gestão da Complexidade
Uma especialidade BSP: ciência que aborda os fenômenos complexos, trabalhando com ferramentas e novos conceitos que ampliarão seu modo de analisar os fatos e tomar decisões.
Corpo Docente com Trajetória Profissional e Formação Acadêmica Internacional
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Módulo Internacional Opcional
Os alunos do MBA têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios realizando um Módulo Internacional opcional em uma das escolas parceiras da BSP. O Módulo Internacional oferece aos alunos a oportunidade de explorar conceitos e práticas por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.
DISCIPLINAS
Núcleo Fundamental (Presencial)
Ambiente Econômico
Apresentam-se os princípios básicos de funcionamento da economia, política monetária e fiscal e seus impactos nos ciclos econômicos, as relações entre inflação, câmbio, taxa de juros, nível de emprego, dívida pública e risco país.
Inovação & Empreendedorismo
Trabalha conceitos e ferramentas que permitem empreender e inovar de forma sistemática e focada, incluindo o desenvolvimento prático de um plano de negócios.
Gestão da Complexidade
Esta disciplina integra o pensamento linear-cartesiano e o sistêmico com o objetivo de desenvolver uma visão que permita lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.
Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial
São abordadas as melhores práticas e aplicações da governança corporativa, considerando um ambiente econômico sustentável. Disponibiliza conhecimento e informações que subsidiem a incorporação de práticas de responsabilidade social e ambiental nas organizações.
Ética e Direito Empresarial
O objetivo é estimular debates e criar consciência sobre a importância dos valores, aspecto fundamental das relações humanas, que costuma ser esquecido devido à dificuldade de lidar com questões e dilemas éticos. A disciplina, inicialmente, concentra-se no entendimento dos principais tributos incorridos pelas empresas brasileiras, para, em seguida, examinar as principais regras societárias à luz do novo código civil brasileiro. Discute a reorganização societária nas operações de fusão, cisão e incorporação, além de mostrar as conexões entre a gestão empresarial e as questões éticas do nosso tempo.
Liderança e Comportamento Organizacional
Esta disciplina visa capacitar o participante a entender e aplicar conhecimentos relativos à gestão do comportamento em uma organização, no tocante aos aspectos individuais e grupais, bem como estimular a reflexão sobre o papel da liderança na geração do comprometimento e na motivação das pessoas. Por meio da aplicação de alguns instrumentos, os alunos poderão fazer uma auto avaliação de suas principais características de liderança.
Gestão de Pessoas
Esta disciplina apresenta as mais modernas técnicas de administração de recursos humanos, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento profissional.
Contabilidade Empresarial
Fornece um conhecimento dos vários tipos de informação contábil-financeira disponíveis aos gestores no processo de tomada de decisão. Capacita o aluno a interpretar a situação econômico-financeira de uma empresa, entendendo que decisões devem ser tomadas para aumentar a rentabilidade do negócio.
Estratégia Empresarial
Expõe os conceitos e ferramentas necessários para desenvolver processos de planejamento empresarial, compreender e avaliar planos estratégicos e acompanhar seus resultados. Discute a formulação da estratégia e análise do ambiente, bem como a obtenção de vantagens competitivas e métricas de mensuração de desempenho.
Finanças Corporativas
Discute as principais decisões de investimento e financiamento com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Apresenta os fundamentos da gestão financeira dos negócios e o funcionamento dos mercados financeiro e de capitais. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias para análise de projetos.
Gestão da Tecnologia da Informação
Mostra o papel dinâmico e transformador dos sistemas de TI, as funcionalidades dos principais aplicativos operacionais e estratégicos (ERP, CRM e Bis), além do conceito de empresa digital e o impacto da internet nos negócios. Discute o desenvolvimento, implantação e gestão dos sistemas de informação, seu alinhamento à estratégia corporativa, bem como o outsourcing e os riscos envolvidos.
Gestão das Operações e do Supply Chain
Apresenta a análise sistêmica das operações de manufatura e de serviços com visão prática de soluções e ênfase na gestão estratégica da cadeia de suprimentos. Aborda o Supply Chain como ferramenta criadora de valor para os clientes. São discutidos temas como: qualidade total, just-in-time, produção enxuta (Lean Production), integração de marketing e operações, serviços logísticos e estratégia de capacidades.
Gestão de Marketing
Apresenta os conceitos fundamentais de marketing para uma orientação estratégica de mercado, cobrindo tópicos como mix de marketing, análise setorial, análise de cadeia de valor, alianças estratégicas e colaborativas, pesquisa de mercado, inteligência mercadológica, posicionamento competitivo e estratégias mercadológicas.
Modelos de Decisão Quantitativos
Discute como a modelagem pode desempenhar um papel central que permite o entendimento de questões fundamentais ligadas a estruturas e políticas organizacionais e como esse entendimento conduz a melhores desempenhos. Trata de aspectos cognitivos do processo decisório, programação linear, árvores de decisão, simulações e análise de risco, modelagem e simulação dinâmica, previsão (forecasting) e regressão.
Núcleo Fundamental (Online)
Matemática e Estatística de Negócios
A matemática e a estatística permitem organizar dados e conclusões e fazer inferências sobre um conjunto grande de dados, facilitando e apoiando a tomada de decisões. O curso aborda os conceitos fundamentais da disciplina utilizados na gestão de negócios, sob o ponto de vista teórico e prático.
Planejamento do Projeto Final
O objetivo é orientar os participantes para a elaboração do Projeto Final individual nas suas várias modalidades (estudo de caso, dissertação e plano de negócio), com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação.
Vivência Internacional
O curso servirá para alavancar e desenvolver suas competências interculturais, além de focar importantes temas: o impacto da cultura no mundo dos negócios e como lidar com as frustrações resultantes do choque e diferenças de cultura.
Núcleo Especializado
Desenvolvimento da Estratégia
Oferece conceitos e ferramentas que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia e do fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de desempenho acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas.
Alinhamento e Validação da Estratégia
Aborda como traduzir e executar a estratégia da organização utilizando a metodologia do Balanced Scorecard para garantir o alinhamento das diversas partes da organização em prol da estratégia.
Gestão e Aprendizado Estratégico
Capacita o aluno para o desenvolvimento de modelos e processo de gestão da estratégia baseados na premissa da aprendizagem organizacional.
Gestão de Projetos
Disciplina que discute conceitos e práticas para identificar, selecionar e gerenciar o conjunto de projetos que compõem o portfólio da empresa, buscando alinhá-los com os objetivos estratégicos. Capacita para a utilização das principais ferramentas e técnicas para uma efetiva gestão de projetos.
Negociação
Visa ampliar a compreensão sobre o processo de negociação e tornar o participante um negociador mais eficaz. O objetivo específico é aperfeiçoar as habilidades de negociação e desenvolver capacidades para refinar estas habilidades continuamente no futuro.
Liderança e Estratégia
Possibilita ampliar conhecimentos sobre liderança em ambientes complexos, como os vividos pelas organizações contemporâneas, permitindo a identificação de fatores que influenciam a dinâmica dos grupos.
Núcleo Fundamental (Presencial)
Ambiente Econômico
Apresentam-se os princípios básicos de funcionamento da economia, política monetária e fiscal e seus impactos nos ciclos econômicos, as relações entre inflação, câmbio, taxa de juros, nível de emprego, dívida pública e risco país.
Inovação & Empreendedorismo
Trabalha conceitos e ferramentas que permitem empreender e inovar de forma sistemática e focada, incluindo o desenvolvimento prático de um plano de negócios.
Gestão da Complexidade
Esta disciplina integra o pensamento linear-cartesiano e o sistêmico com o objetivo de desenvolver uma visão que permita lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.
Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial
São abordadas as melhores práticas e aplicações da governança corporativa, considerando um ambiente econômico sustentável. Disponibiliza conhecimento e informações que subsidiem a incorporação de práticas de responsabilidade social e ambiental nas organizações.
Ética e Direito Empresarial
O objetivo é estimular debates e criar consciência sobre a importância dos valores, aspecto fundamental das relações humanas, que costuma ser esquecido devido à dificuldade de lidar com questões e dilemas éticos. A disciplina, inicialmente, concentra-se no entendimento dos principais tributos incorridos pelas empresas brasileiras, para, em seguida, examinar as principais regras societárias à luz do novo código civil brasileiro. Discute a reorganização societária nas operações de fusão, cisão e incorporação, além de mostrar as conexões entre a gestão empresarial e as questões éticas do nosso tempo.
Liderança e Comportamento Organizacional
Esta disciplina visa capacitar o participante a entender e aplicar conhecimentos relativos à gestão do comportamento em uma organização, no tocante aos aspectos individuais e grupais, bem como estimular a reflexão sobre o papel da liderança na geração do comprometimento e na motivação das pessoas. Por meio da aplicação de alguns instrumentos, os alunos poderão fazer uma auto avaliação de suas principais características de liderança.
Gestão de Pessoas
Esta disciplina apresenta as mais modernas técnicas de administração de recursos humanos, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento profissional.
Contabilidade Empresarial
Fornece um conhecimento dos vários tipos de informação contábil-financeira disponíveis aos gestores no processo de tomada de decisão. Capacita o aluno a interpretar a situação econômico-financeira de uma empresa, entendendo que decisões devem ser tomadas para aumentar a rentabilidade do negócio.
Estratégia Empresarial
Expõe os conceitos e ferramentas necessários para desenvolver processos de planejamento empresarial, compreender e avaliar planos estratégicos e acompanhar seus resultados. Discute a formulação da estratégia e análise do ambiente, bem como a obtenção de vantagens competitivas e métricas de mensuração de desempenho.
Finanças Corporativas
Discute as principais decisões de investimento e financiamento com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Apresenta os fundamentos da gestão financeira dos negócios e o funcionamento dos mercados financeiro e de capitais. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias para análise de projetos.
Gestão da Tecnologia da Informação
Mostra o papel dinâmico e transformador dos sistemas de TI, as funcionalidades dos principais aplicativos operacionais e estratégicos (ERP, CRM e Bis), além do conceito de empresa digital e o impacto da internet nos negócios. Discute o desenvolvimento, implantação e gestão dos sistemas de informação, seu alinhamento à estratégia corporativa, bem como o outsourcing e os riscos envolvidos.
Gestão das Operações e do Supply Chain
Apresenta a análise sistêmica das operações de manufatura e de serviços com visão prática de soluções e ênfase na gestão estratégica da cadeia de suprimentos. Aborda o Supply Chain como ferramenta criadora de valor para os clientes. São discutidos temas como: qualidade total, just-in-time, produção enxuta (Lean Production), integração de marketing e operações, serviços logísticos e estratégia de capacidades.
Gestão de Marketing
Apresenta os conceitos fundamentais de marketing para uma orientação estratégica de mercado, cobrindo tópicos como mix de marketing, análise setorial, análise de cadeia de valor, alianças estratégicas e colaborativas, pesquisa de mercado, inteligência mercadológica, posicionamento competitivo e estratégias mercadológicas.
Modelos de Decisão Quantitativos
Discute como a modelagem pode desempenhar um papel central que permite o entendimento de questões fundamentais ligadas a estruturas e políticas organizacionais e como esse entendimento conduz a melhores desempenhos. Trata de aspectos cognitivos do processo decisório, programação linear, árvores de decisão, simulações e análise de risco, modelagem e simulação dinâmica, previsão (forecasting) e regressão.
Núcleo Fundamental (Online)
Matemática e Estatística de Negócios
A matemática e a estatística permitem organizar dados e conclusões e fazer inferências sobre um conjunto grande de dados, facilitando e apoiando a tomada de decisões. O curso aborda os conceitos fundamentais da disciplina utilizados na gestão de negócios, sob o ponto de vista teórico e prático.
Planejamento do Projeto Final
O objetivo é orientar os participantes para a elaboração do Projeto Final individual nas suas várias modalidades (estudo de caso, dissertação e plano de negócio), com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação.
Vivência Internacional
O curso servirá para alavancar e desenvolver suas competências interculturais, além de focar importantes temas: o impacto da cultura no mundo dos negócios e como lidar com as frustrações resultantes do choque e diferenças de cultura.
Núcleo Especializado
Desenvolvimento da Estratégia
Oferece conceitos e ferramentas que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia e do fenômeno da vantagem competitiva, isto é, a ocorrência de níveis de desempenho acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas.
Alinhamento e Validação da Estratégia
Aborda como traduzir e executar a estratégia da organização utilizando a metodologia do Balanced Scorecard para garantir o alinhamento das diversas partes da organização em prol da estratégia.
Gestão e Aprendizado Estratégico
Capacita o aluno para o desenvolvimento de modelos e processo de gestão da estratégia baseados na premissa da aprendizagem organizacional.
Gestão de Projetos
Disciplina que discute conceitos e práticas para identificar, selecionar e gerenciar o conjunto de projetos que compõem o portfólio da empresa, buscando alinhá-los com os objetivos estratégicos. Capacita para a utilização das principais ferramentas e técnicas para uma efetiva gestão de projetos.
Negociação
Visa ampliar a compreensão sobre o processo de negociação e tornar o participante um negociador mais eficaz. O objetivo específico é aperfeiçoar as habilidades de negociação e desenvolver capacidades para refinar estas habilidades continuamente no futuro.
Liderança e Estratégia
Possibilita ampliar conhecimentos sobre liderança em ambientes complexos, como os vividos pelas organizações contemporâneas, permitindo a identificação de fatores que influenciam a dinâmica dos grupos.
Efetivação da Matrícula no Curso
Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará os documentos abaixo:
Requerimento de Matrícula;
1 foto 3x4 recente;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.
Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará os documentos abaixo:
Requerimento de Matrícula;
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Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.
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