DFP_
Localização:Taubaté - São Paulo
Duração:19 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo
Capacitar profissionais para o exercício de funções gerenciais na área de gestão de recursos humanos, por meio de técnicas empresariais e de práticas comportamentais, atualizar executivos que estejam exercendo a função de gestor de pessoas nos setores público e privado. Desenvolver uma visão estratégica na área de atuação, estimulando-lhes a capacidade de reflexão crítica, com vista a torná-los agentes de mudanças no âmbito de suas organizações no cenário da economia globalizada, assegurar os requisitos mínimos necessários à formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior.
Público Alvo
Profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Recursos Humanos, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da atividade empresarial no atual contexto da economia brasileira e mundial.
Capacitar profissionais para o exercício de funções gerenciais na área de gestão de recursos humanos, por meio de técnicas empresariais e de práticas comportamentais, atualizar executivos que estejam exercendo a função de gestor de pessoas nos setores público e privado. Desenvolver uma visão estratégica na área de atuação, estimulando-lhes a capacidade de reflexão crítica, com vista a torná-los agentes de mudanças no âmbito de suas organizações no cenário da economia globalizada, assegurar os requisitos mínimos necessários à formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior.
Público Alvo
Profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Recursos Humanos, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da atividade empresarial no atual contexto da economia brasileira e mundial.
Módulos e Objetivos
Administração Operacional de Recursos Humanos:
Rever as funções tradicionais da área de recursos humanos sob foco das novas tendências da gestão estratégica de pessoas;
Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes em um ambiente de mudanças;
Desenvolver o planejamento e técnicas de gerenciamento de pessoas com foco em resultados.
Administração Estratégica de Recursos Humanos:
Prover aos participantes os conhecimentos necessários à abordagem dos recursos humanos a nível estratégico;
Capacitar os participantes no novo perfil da administração de recursos humanos para alavancar resultados para a empresa.
Treinamento, Desenvolvimento e Gestão de Carreiras:
Prover os alunos dos conhecimentos necessários para as técnicas de treinamento, desenvolvimento e gestão de carreiras das pessoas nas organizações.
Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração:
Oferecer ao profissional de RH uma lista sintética de cargos para execução de seu trabalho, de forma que fique no âmbito da legalidade;
Estudar os sistemas de remuneração de forma alinhá-los a seus objetivos estratégicos e dar sustentação às mudanças e aos novos modelos de gestão.
Qualidade e Produtividade em Recursos Humanos:
Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização;
Reunir as mais pertinentes e comprovadas estratégias de Gestão da Qualidade total e da aplicação das novas técnicas de engenharia, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis.
Cultura e Desenvolvimento Organizacional:
Analisar os aspectos da cultura organizacional e de poder nas organizações e suas relações com a gestão de recursos humanos;
Estudar os diversos aspectos da deterioração organizacional e indicar os caminhos rumo ao desenvolvimento organizacional.
Comportamento Gerencial:
Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;
Estudar as três subáreas do comportamento organizacional – micro, meso e macroorganizacional – e apresentar aplicações de cada uma delas;
Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;
Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.
Marketing de Relacionamento:
Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de relacionamento com o cliente interno da empresa;
Introduzir e desenvolver uma aptidão capaz de fomentar a cultura de melhor atendimento do cliente interno sob responsabilidade do setor de recursos humanos e de outros setores da empresa;
Estabelecer com clareza os parâmetros para auxiliar empresas e indivíduos no sentido de obter a liderança marcante num mercado de mudanças radicais.
Gestão Estratégica Empresarial:
Abordar de maneira abrangente a implementação, o controle e a avaliação das políticas estratégicas; levando em conta a estrutura da organização, o processo decisório, a liderança executiva entre outros aspectos;
Descrever e analisar casos reais que ilustram os aspectos teóricos abordados ao longo do curso.
Gestão do Conhecimento:
Reconhecer as diversas formas das organizações implantarem programas de gestão do conhecimento abrangendo múltiplas ações como programas de educação continuada, iniciativas de e-learninginteligência competitiva, banco de competências, portais,empowernment, rodízio de funcionários, bibliotecas virtuais e programas de treinamento.
Ética e Responsabilidade Social:
Identificar as empresas que utilizam em suas estratégias, comportamentos éticos, classifica-los e inter-relacioná-los com a cultura organizacional. Conhecer os conceitos de responsabilidade social, diversidade e, identificar as empresas que trabalham e são consideradas “responsáveis” pelos institutos de avaliação.
Tópicos Especiais em Recursos Humanos:
Estudar os aspectos relacionados com as mudanças organizacionais, um tema que tem chamada a atenção em função das profundas transformações que as empresas vem sofrendo;
Didática e Metodologia do Ensino Superior I:
Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.
Didática e Metodologia do Ensino Superior II:
Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.
Monografia de Conclusão de Curso:
Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Seminários:
Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.
Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:
Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.
Administração Operacional de Recursos Humanos:
Rever as funções tradicionais da área de recursos humanos sob foco das novas tendências da gestão estratégica de pessoas;
Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes em um ambiente de mudanças;
Desenvolver o planejamento e técnicas de gerenciamento de pessoas com foco em resultados.
Administração Estratégica de Recursos Humanos:
Prover aos participantes os conhecimentos necessários à abordagem dos recursos humanos a nível estratégico;
Capacitar os participantes no novo perfil da administração de recursos humanos para alavancar resultados para a empresa.
Treinamento, Desenvolvimento e Gestão de Carreiras:
Prover os alunos dos conhecimentos necessários para as técnicas de treinamento, desenvolvimento e gestão de carreiras das pessoas nas organizações.
Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração:
Oferecer ao profissional de RH uma lista sintética de cargos para execução de seu trabalho, de forma que fique no âmbito da legalidade;
Estudar os sistemas de remuneração de forma alinhá-los a seus objetivos estratégicos e dar sustentação às mudanças e aos novos modelos de gestão.
Qualidade e Produtividade em Recursos Humanos:
Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização;
Reunir as mais pertinentes e comprovadas estratégias de Gestão da Qualidade total e da aplicação das novas técnicas de engenharia, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis.
Cultura e Desenvolvimento Organizacional:
Analisar os aspectos da cultura organizacional e de poder nas organizações e suas relações com a gestão de recursos humanos;
Estudar os diversos aspectos da deterioração organizacional e indicar os caminhos rumo ao desenvolvimento organizacional.
Comportamento Gerencial:
Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;
Estudar as três subáreas do comportamento organizacional – micro, meso e macroorganizacional – e apresentar aplicações de cada uma delas;
Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;
Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.
Marketing de Relacionamento:
Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de relacionamento com o cliente interno da empresa;
Introduzir e desenvolver uma aptidão capaz de fomentar a cultura de melhor atendimento do cliente interno sob responsabilidade do setor de recursos humanos e de outros setores da empresa;
Estabelecer com clareza os parâmetros para auxiliar empresas e indivíduos no sentido de obter a liderança marcante num mercado de mudanças radicais.
Gestão Estratégica Empresarial:
Abordar de maneira abrangente a implementação, o controle e a avaliação das políticas estratégicas; levando em conta a estrutura da organização, o processo decisório, a liderança executiva entre outros aspectos;
Descrever e analisar casos reais que ilustram os aspectos teóricos abordados ao longo do curso.
Gestão do Conhecimento:
Reconhecer as diversas formas das organizações implantarem programas de gestão do conhecimento abrangendo múltiplas ações como programas de educação continuada, iniciativas de e-learninginteligência competitiva, banco de competências, portais,empowernment, rodízio de funcionários, bibliotecas virtuais e programas de treinamento.
Ética e Responsabilidade Social:
Identificar as empresas que utilizam em suas estratégias, comportamentos éticos, classifica-los e inter-relacioná-los com a cultura organizacional. Conhecer os conceitos de responsabilidade social, diversidade e, identificar as empresas que trabalham e são consideradas “responsáveis” pelos institutos de avaliação.
Tópicos Especiais em Recursos Humanos:
Estudar os aspectos relacionados com as mudanças organizacionais, um tema que tem chamada a atenção em função das profundas transformações que as empresas vem sofrendo;
Didática e Metodologia do Ensino Superior I:
Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;
Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.
Didática e Metodologia do Ensino Superior II:
Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;
Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;
Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.
Monografia de Conclusão de Curso:
Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Seminários:
Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.
Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:
Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.
Processo Seletivo
Análise do Currículo e Entrevista (ambas com caráter eliminatório)
Análise do Currículo e Entrevista (ambas com caráter eliminatório)
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