DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O objetivo dessa área, única no Brasil, é capacitar o profissional ao exercício de cargos de
direção em sua área de atuação. Faz-se isso por meio do entendimento conceitual e prático
das funções de Controladoria, Contabilidade, Finanças e áreas afins abrangendo também
aspectos de liderança e estratégia de empresas. Esta área objetiva, portanto, formar o
executivo que possui entendimento sobre as funções gerais dos negócios associados a
aprofundamentos técnicos aplicáveis.
Para levar a cabo tais objetivos este área se organiza por meio de três grupos de disciplinas:
(1) Desenvolvimento Gerencial; (2) Aprofundamento Técnico e (3) Formação Geral. Todas as
disciplinas visam à melhoria no desempenho na carreira dos participantes. A figura abaixo
denota esta organização com as cargas horárias respectivas.
O objetivo dessa área, única no Brasil, é capacitar o profissional ao exercício de cargos de
direção em sua área de atuação. Faz-se isso por meio do entendimento conceitual e prático
das funções de Controladoria, Contabilidade, Finanças e áreas afins abrangendo também
aspectos de liderança e estratégia de empresas. Esta área objetiva, portanto, formar o
executivo que possui entendimento sobre as funções gerais dos negócios associados a
aprofundamentos técnicos aplicáveis.
Para levar a cabo tais objetivos este área se organiza por meio de três grupos de disciplinas:
(1) Desenvolvimento Gerencial; (2) Aprofundamento Técnico e (3) Formação Geral. Todas as
disciplinas visam à melhoria no desempenho na carreira dos participantes. A figura abaixo
denota esta organização com as cargas horárias respectivas.
Aconselhamento de Carreiras
O contexto do mercado de trabalho e portas de acesso às empresas;
Diagnóstico pessoal/profissional;
Fases da carreira e seu currículo;
Coaching DAY e definição de metas;
Montagem do plano de carreira;
Plano de ação e estratégias possíveis;
Comunicação impecável e networking;
Modelo sistemático de mudança (valores e propósitos), modelo ideal (ações para
desenvolver novas habilidades);
Exercício final decisões/ações e agenda.
Gestão de Pessoas e Liderança
Análise das teorias e técnicas quanto ao desenvolvimento do fator humano nas
organizações:
Liderança e Motivação de pessoas
Perfis de competência
Políticas de remuneração estratégica
O papel da percepção e da comunicação na efetividade comportamental
Administrando a personalidade e emoções para estabelecer relacionamentos
produtivos
Alternativas de modelagem do desempenho individual e grupal por meio da
motivação e incentivos.
Gestão Estratégica
Conceito de Estratégia, sua evolução e importância nas empresas modernas
Planejamento Estratégico: processo, técnicas, recomendações e práticas
Análise de portfólio e análise Setorial
Abordagem baseada em recursos para avaliação das capacidades empresariais
Análise da Concorrência e Inteligência Competitiva
Economia de Empresas
Fundamentos da Macroeconomia: política fiscal, política cambial e globalização
econômica
Curva de Oferta e de custos de produção
Curva de Demanda e estudos de elasticidade
Economia Industrial e estruturas competitivas não perfeitas
Elementos básicos de teoria de jogos
Marketing
Apresentação de conceitos e ferramentas de marketing
Conceitos e aplicações do composto de marketing
Sistema de informações de marketing e pesquisas de mercado
Segmentação, Targeting e posicionamento em mercados competitivos
Introdução às técnicas de vendas
Finanças Corporativas
Papel do Gestor Financeiro
Rotinas financeiras na empresa
Operações de tesouraria e modelos de administração de caixa
Financiamento de curto prazo
Aplicações financeiras de curto prazo
Avaliação e precificação de títulos de renda fixa;
Debêntures
Alavancagem e risco
Teoria das Organizações
O papel das organizações e dos gerentes na sociedade contemporânea
Metáforas da dinâmica organizacional: da concepção máquina aos sistemas
vivos
Novos modelos organizacionais: da configuração máquina às organizações em
rede
Sistema de decisões nas organizações
Poder e de política nas organizações
Sustentabilidade na Gestão
Gestão ambiental e responsabilidade social nas organizações: tomada de
consciência
Rotulagem ambiental no contexto dos negócios verdes
Responsabilidade social empresarial e o meio ambiente
O desenvolvimento sustentável como novo paradigma empresarial
Gestão de Operações e Projetos
Cenário atual, o papel estratégico e os objetivos da produção e operações
Produtos e processos em produção e operações
Noções de manufatura enxuta
Noções de gerenciamento da cadeia de suprimentos
Definição de cronograma de projetos
Uso do Microsoft Project ou outro sistema de gerenciamento de projetos
Tomada de decisão em ambientes complexos e Jogos Empresariais
Tomada de decisões em empresas
Métodos racionais de decisão
Método de Ishikawa, GUT e mapas mentais
Modelagem de Problemas
Jogos e simulações empresariais
Mercados Financeiros Internacionais
Câmbio e modelos de previsão
Operações de hedge e swap cambial
Operações de ACC e ACE
Noções de contabilidade internacional
Administração Financeira Internacional
Direito Empresarial
Pessoa natural e Jurídica
Posse e Domínio
Propriedades
Usufruto Comercial
Contratos: Tácito e Remissão, Consignação, Compensação, Transação e
Remissão
Ações Civis: Ordinária, Cobrança monitória, declaratória, Executiva e Prestação
de Contas
O código civil e a responsabilidade dos sócios, do contador e do gestor
Tipos de Sociedades
A legislação das Sociedades por Ações
SCP – Sociedade por conta de Participação e SPE – Sociedade para fins
Específicos
Business Valuation
Motivações para o Valuation
Criação de Valor
Avaliação Relativa
Avaliação por fluxo de caixa descontado
Análise de sensibilidade
Opções reais
Gestão Estratégica da Informação
Sociedade do conhecimento e o impacto das tecnologias na administração
Conceitos fundamentais de TI e convergência tecnológica
Modelos de governança de TIC e arquiteturas Corporativas
Conhecimentos fundamentais de ERP e CRM
Bases de dados e seus cuidados
Business Intelligence fundamental
Métodos Quantitativos (dispensada àqueles alunos que forem aprovados em
prova de proficiência)
Matemática Financeira básica: juros simples e compostos
Estruturação do Fluxo de Caixa
Taxa de Juros
Valor presente e taxa interna de retorno
Contabilidade Empresarial (dispensada àqueles alunos que forem aprovados em
prova de proficiência)
Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido
Técnica do lançamento contábil.
Operações com Mercadorias e Tributos sobre vendas.
Folha de pagamento, Encargos Sociais e Trabalhistas.
Despesas antecipadas, Depreciação e Provisão para Devedores Duvidosos.
Encerramento das Demonstrações contábeis e apuração do resultado.
Elaboração das Demonstrações contábeis: DMPL e DFC.
Metodologia
Natureza do conhecimento
Método científico
Tipos de pesquisa
Técnicas de pesquisa e investigação
Estruturação do relatório de pesquisa
Comunicação Empresarial
Erros fundamentais em língua portuguesa
Coesão textual
Apresentações de slides
Organização de relatório
Público alvo
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA Gestão de Negócios volta-se a profissionais da
área de negócios graduados em cursos de Contabilidade, Administração e Economia,
interessados em seu desenvolvimento profissional em gestão e na área contábil-financeira. O
candidato deverá possuir experiência profissional mínima de 03 anos em cargo de chefia ou
supervisão. O processo seletivo se dá por análise de curriculum vitae e entrevista com a
coordenação do curso.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA Gestão de Negócios volta-se a profissionais da
área de negócios graduados em cursos de Contabilidade, Administração e Economia,
interessados em seu desenvolvimento profissional em gestão e na área contábil-financeira. O
candidato deverá possuir experiência profissional mínima de 03 anos em cargo de chefia ou
supervisão. O processo seletivo se dá por análise de curriculum vitae e entrevista com a
coordenação do curso.
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