Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais (Taubaté, São Paulo)
Universidade de Taubaté
DFP_
Localização:Taubaté - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais concentra-se na área de “Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Formação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos.
Estrutura e Organização do Mestrado
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais concentra-se na área de “Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Formação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos. Discute-se, assim, as inter-relações entre um ou mais aspectos do desenvolvimento humano (nos espaços formativos – formais e informais -, na comunidade, nos espaços organizacionais) em um sistema ecológico, e as inter-relações diretas e indiretas entre diferentes sistemas ao longo do tempo.
Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em três linhas:
1- Políticas Sociais e Formação
O objetivo desta linha é avaliar as ações implementadas pelo governo e outras instâncias de regulação e investigar os seus impactos no direcionamento das políticas sociais, entendidas como ações públicas que tratam dos planos, programas e medidas necessários à implementação e ao exercício dos direitos sociais reconhecidos como próprios à cidadania. Especificamente, discutem-se as questões relativas às ações do poder público e da sociedade civil sobre os rumos das políticas instituídas em contextos econômicos, políticos e socioculturais, e seus impactos nos processos de formação. Inclui os estudos relativos à análise e à avaliação de políticas capazes de atender às demandas sociais de formação e suas implicações em uma sociedade em transformação. As pesquisas nessa linha, de base teórica, são fortemente marcadas pela análise crítica (marxista) e sócio-histórica, com o objetivo de produzir meta-análises a partir de fontes documentais primárias, de base estatísticas de dados oficiais e da literatura técnica e acadêmica.
2- Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
O objetivo desta linha é pesquisar a influência da formação na construção das identidades e das representações sociais do sujeito e seu impacto no desenvolvimento humano. Os estudos desenvolvidos nesta linha apóiam-se na relação triangular entre o individual, o psicológico e o social, a fim de compreender o papel ativo do sujeito na construção de sua subjetividade ao longo do ciclo de desenvolvimento humano. As pesquisas nesta linha fundamentam-se no tripé formado pela teoria das representações sociais, pelas teorias da identidade (particularmente as abordagens interacionista e cognitivista) e pela ecologia do desenvolvimento humano. O sujeito, em função de um conhecimento de senso comum - construído com base em crenças, opiniões, atitudes, interações -, elabora suas representações de mundo, cuja relação com suas práticas sociais está no cerne do processo de formação. É a partir dessa base (representação-prática-formação formal e informal) que se constrói a subjetividade humana, refletida nas várias identidades (pessoal, social, profissional...) do sujeito. A dinâmica dessas identidades e representações ao longo do tempo, tanto estruturadas pelo ambiente, quanto estruturantes desse mesmo ambiente, constituem o cerne do desenvolvimento humano. Esse quadro teórico permite estudar percursos profissionais e familiares, projetos de carreira e situações de risco nas várias fases do ciclo vital do sujeito. Os estudos empíricos nesta linha são caracterizados por uma combinatória de técnicas (entrevistas aprofundadas, documentos escritos, questionários, grupos focais) associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
3- Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
Essa linha de pesquisa tem por objetivo investigar os ambientes (imediatos e distantes) e contextos da formação e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Privilegia o estudo das práticas sociais e da formação (formal ou informal) em diferentes contextos, analisando a criação de redes de relações sociais nas quais os indivíduos partilham significados. Discute as inter-relações, sinergias e conflitos entre diferentes microssistemas dos quais o indivíduo participa e pelos quais é influenciado. As pesquisas desta linha baseiam-se nos modelos de aprendizagem adulta, nos desenvolvimentos em psicodinâmica e em saúde coletiva, e nos estudos as influências da tecnologia no processo de trabalho. Essa base teórica permite discutir as inter-relações entre contextos de formação e de trabalho, e suas influências no desenvolvimento humano. Inclui, ainda, os estudos sobre os processos de formação em ambientes escolares e não escolares específicos, tais como os grupos comunitários, a escola, o trabalho, as comunidades de prática (praticantes de um domínio do saber que interagem regularmente trocando informações sobre esse domínio). As pesquisas nesta linha apóiam-se em técnicas de observação ecológica (em contexto), entrevista, histórias de vidas, questionários e pesquisa participativa
Os seguintes projetos de pesquisa serão desenvolvidos nessas linhas:
Linha de Pesquisa 1 – Políticas Sociais e Formação
Projeto 1.1- Demandas de Formação e Políticas Sociais
O projeto tem como objetivo geral levantar as múltiplas demandas formativas da sociedade, na região do Vale do Paraíba Paulista, levando em consideração o quadro de transformações políticas, econômicas e socioculturais da contemporaneidade, e analisar as políticas sociais dirigidas para o atendimento de tais demandas. A pesquisa toma como base a evolução histórica da região, traçando um panorama dos diferentes níveis locais de desenvolvimento e demandas formativas. O projeto inicia com as demandas relativas ao trabalho e ao desenvolvimento tecnológico, levando em consideração os impactos regionais da reestruturação produtiva. Deverá, em seguida, expandir-se para demandas culturais - de recuperação e preservação -, e demandas de promoção da saúde (em particular do idoso). Metodologicamente, o levantamento de demandas será realizado junto a órgãos oficiais, prefeituras da região e associações organizadas da sociedade civil.
Linha de Pesquisa 2 – Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
Projeto 2.1: A Construção Identitária do Formador ao longo do Desenvolvimento Humano
Tendo como unidade de análise o indivíduo e sua subjetividade, este projeto busca estudar o processo de construção identitária de formadores, na sua dimensão biográfica e relacional, ao longo de seu ciclo de desenvolvimento, considerando sua inserção em diferentes domínios de formação – a família, o trabalho, a escola, a comunidade. Busca-se ainda compreender as representações sociais construídas acerca da formação e suas relações com o conceito de identidade. O projeto está embasado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici, no interacionismo simbólico de Hughes e na abordagem ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de questionários e escalas para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários, histórias de vida, grupos focais e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento pro meio de análise de conteúdo e Teoria Fundamentada nos Dados). O tratamento de dados será feito por meio de ferramentas computacionais (ALCESTE, SPHINX, SPSS).
Linha de Pesquisa 3 – Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
Projeto 3.1- Redes de relações sociais e contextos de formação
Neste projeto busca-se, como objetivo geral, estudar como se constroem e como se caracterizam as redes de relações e práticas sociais (consideradas em autores como Rapoport, Freeman, Berkowitz) inseridas nos diferentes contextos, escolares e não escolares, nos quais ocorrem a formação do indivíduo ao longo de seu desenvolvimento. Três sub-projetos serão abordados inicialmente: 1) Verificar as formas de aprendizagem considerando os autores: Vygostky, Piaget, Bandura, Wallon, empreendidas pelos adultos em formação continuada (professores da rede pública, formadores, formandos) e das comunidades de práticas. 2) Investigar os processos e práticas de formação (Tardif, Schon, Kolb) mediados pelo trabalho, saúde e doença (Dejours) e seus impactos no desenvolvimento humano. Trata-se de descrever as políticas de gestão de pessoas e seus impactos na manutenção da saúde e trabalho. 3) Analisar os processos de transmissão de saberes nos ambientes formativos (comunidades de práticas), mediados pela tecnologia da informação e comunicação. Todos esses sub-projetos tratam do processo de formação, em contextos amplos, partindo da formação intencional e escolar (caso do sub-projeto 1) até a transmissão de saberes em ambiente natural (caso do sub-projeto 3), passando por contextos formativos intermediados pela tecnologia (caso do sub-projeto 2). Busca-se, neste projeto, estudar como transita a informação dentro do ambiente de formação e como se organiza a gestão do conhecimento produzido, além de mapear a estrutura e a dinâmica das relações e práticas sociais que se constroem ao longo do processo formativo. Propõe-se a utilização de ferramentas de análise de relações (sociogramas) para o estudo das interações sociais nos ambientes de formação. Pretende-se utilizar para coleta instrumentos quantitativos (escalas, questionários) e ainda qualitativos (diários de formação, entrevistas, grupo focal). O tratamento de dados será feito por meio de ferramentas computacionais (ALCESTE, SPHINX, SPSS, PAJEK).
ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
O Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais organiza-se em atividades de ensino, pesquisa e orientação. O plano de trabalho do mestrando deverá ser realizado no decorrer da sua permanência no Programa, que não deverá ser inferior a 12 meses nem superior a 24 meses. Desse plano constarão as disciplinas – obrigatórias e eletivas –, os dois seminários interdisciplinares de pesquisa e o desenvolvimento de uma dissertação, orientada por um docente do programa.
As disciplinas obrigatórias são destinadas à formação geral e são oferecidas nos primeiros período do curso. São enfatizados os processos de desenvolvimento humano e seus aspectos individuais, formativos e políticos. O conjunto das disciplinas obrigatórias inclui, ainda, estudos metodológicos que possibilitem a elaboração do projeto de pesquisa. Essas disciplinas obrigatórias são: “Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar” e “Fundamentos do Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Processos de Formação”.
Após o término dessas disciplinas obrigatórias o mestrando terá sua linha de pesquisa definida e seu projeto de dissertação elaborado. Poderá, assim, escolher, com a indicação do orientador, as disciplinas eletivas que serão cursadas em seguida, para dar sustentação ao projeto. As reuniões em grupos de trabalho associados às linhas de pesquisa serão semanais, em dias alternados por linhas, propiciando ao mestrando participar inicialmente de mais de um grupo, se necessário a seu projeto. Caso seu objeto de estudo estiver na fronteira de duas linhas de pesquisa (situação comum em estudos interdisciplinares), ele poderá continuar a participar dos dois grupos.
As disciplinas eletivas, em número mínimo de três, são definidas em conjunto com o orientador em função da(s) linha(s) de pesquisa na qual o trabalho se inclui. Embora, para fins administrativos, o mestrando esteja associado a uma linha de pesquisa definida, ele pode cursar as disciplinas eletivas de outras linhas de pesquisa, caso elas efetivamente contribuam para seu plano de trabalho. Essas disciplinas, juntamente com os seminários interdisciplinares, visam proporcionar ao aluno os aprofundamentos adequados e indispensáveis para a consecução de seu plano de estudos e a dissertação de mestrado.
Além disso, os seminários incluem atividades formais de apresentação do andamento dos trabalhos de dissertação, discussão de projetos, elaboração de artigos, estudos aprofundados e discussão com professores convidados especialmente para estes momentos. A disciplina “Seminários Interdisciplinares I e II”, de três créditos, é obrigatória e desenvolve-se ao longo de dois períodos consecutivos do curso, logo após o término das duas disciplinas obrigatórias do primeiro período.
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais concentra-se na área de “Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Formação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos.
Estrutura e Organização do Mestrado
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais concentra-se na área de “Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Formação”. Esta área de concentração agrupa as pesquisas e trabalhos sobre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos. Discute-se, assim, as inter-relações entre um ou mais aspectos do desenvolvimento humano (nos espaços formativos – formais e informais -, na comunidade, nos espaços organizacionais) em um sistema ecológico, e as inter-relações diretas e indiretas entre diferentes sistemas ao longo do tempo.
Dentro dessa área, as pesquisas desdobram-se em três linhas:
1- Políticas Sociais e Formação
O objetivo desta linha é avaliar as ações implementadas pelo governo e outras instâncias de regulação e investigar os seus impactos no direcionamento das políticas sociais, entendidas como ações públicas que tratam dos planos, programas e medidas necessários à implementação e ao exercício dos direitos sociais reconhecidos como próprios à cidadania. Especificamente, discutem-se as questões relativas às ações do poder público e da sociedade civil sobre os rumos das políticas instituídas em contextos econômicos, políticos e socioculturais, e seus impactos nos processos de formação. Inclui os estudos relativos à análise e à avaliação de políticas capazes de atender às demandas sociais de formação e suas implicações em uma sociedade em transformação. As pesquisas nessa linha, de base teórica, são fortemente marcadas pela análise crítica (marxista) e sócio-histórica, com o objetivo de produzir meta-análises a partir de fontes documentais primárias, de base estatísticas de dados oficiais e da literatura técnica e acadêmica.
2- Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
O objetivo desta linha é pesquisar a influência da formação na construção das identidades e das representações sociais do sujeito e seu impacto no desenvolvimento humano. Os estudos desenvolvidos nesta linha apóiam-se na relação triangular entre o individual, o psicológico e o social, a fim de compreender o papel ativo do sujeito na construção de sua subjetividade ao longo do ciclo de desenvolvimento humano. As pesquisas nesta linha fundamentam-se no tripé formado pela teoria das representações sociais, pelas teorias da identidade (particularmente as abordagens interacionista e cognitivista) e pela ecologia do desenvolvimento humano. O sujeito, em função de um conhecimento de senso comum - construído com base em crenças, opiniões, atitudes, interações -, elabora suas representações de mundo, cuja relação com suas práticas sociais está no cerne do processo de formação. É a partir dessa base (representação-prática-formação formal e informal) que se constrói a subjetividade humana, refletida nas várias identidades (pessoal, social, profissional...) do sujeito. A dinâmica dessas identidades e representações ao longo do tempo, tanto estruturadas pelo ambiente, quanto estruturantes desse mesmo ambiente, constituem o cerne do desenvolvimento humano. Esse quadro teórico permite estudar percursos profissionais e familiares, projetos de carreira e situações de risco nas várias fases do ciclo vital do sujeito. Os estudos empíricos nesta linha são caracterizados por uma combinatória de técnicas (entrevistas aprofundadas, documentos escritos, questionários, grupos focais) associando instrumentos quantitativos e qualitativos de coleta e análise de dados.
3- Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
Essa linha de pesquisa tem por objetivo investigar os ambientes (imediatos e distantes) e contextos da formação e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Privilegia o estudo das práticas sociais e da formação (formal ou informal) em diferentes contextos, analisando a criação de redes de relações sociais nas quais os indivíduos partilham significados. Discute as inter-relações, sinergias e conflitos entre diferentes microssistemas dos quais o indivíduo participa e pelos quais é influenciado. As pesquisas desta linha baseiam-se nos modelos de aprendizagem adulta, nos desenvolvimentos em psicodinâmica e em saúde coletiva, e nos estudos as influências da tecnologia no processo de trabalho. Essa base teórica permite discutir as inter-relações entre contextos de formação e de trabalho, e suas influências no desenvolvimento humano. Inclui, ainda, os estudos sobre os processos de formação em ambientes escolares e não escolares específicos, tais como os grupos comunitários, a escola, o trabalho, as comunidades de prática (praticantes de um domínio do saber que interagem regularmente trocando informações sobre esse domínio). As pesquisas nesta linha apóiam-se em técnicas de observação ecológica (em contexto), entrevista, histórias de vidas, questionários e pesquisa participativa
Os seguintes projetos de pesquisa serão desenvolvidos nessas linhas:
Linha de Pesquisa 1 – Políticas Sociais e Formação
Projeto 1.1- Demandas de Formação e Políticas Sociais
O projeto tem como objetivo geral levantar as múltiplas demandas formativas da sociedade, na região do Vale do Paraíba Paulista, levando em consideração o quadro de transformações políticas, econômicas e socioculturais da contemporaneidade, e analisar as políticas sociais dirigidas para o atendimento de tais demandas. A pesquisa toma como base a evolução histórica da região, traçando um panorama dos diferentes níveis locais de desenvolvimento e demandas formativas. O projeto inicia com as demandas relativas ao trabalho e ao desenvolvimento tecnológico, levando em consideração os impactos regionais da reestruturação produtiva. Deverá, em seguida, expandir-se para demandas culturais - de recuperação e preservação -, e demandas de promoção da saúde (em particular do idoso). Metodologicamente, o levantamento de demandas será realizado junto a órgãos oficiais, prefeituras da região e associações organizadas da sociedade civil.
Linha de Pesquisa 2 – Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação
Projeto 2.1: A Construção Identitária do Formador ao longo do Desenvolvimento Humano
Tendo como unidade de análise o indivíduo e sua subjetividade, este projeto busca estudar o processo de construção identitária de formadores, na sua dimensão biográfica e relacional, ao longo de seu ciclo de desenvolvimento, considerando sua inserção em diferentes domínios de formação – a família, o trabalho, a escola, a comunidade. Busca-se ainda compreender as representações sociais construídas acerca da formação e suas relações com o conceito de identidade. O projeto está embasado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici, no interacionismo simbólico de Hughes e na abordagem ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. As pesquisas utilizam abordagens quantitativas e qualitativas, com destaque para a utilização de questionários e escalas para avaliações quantitativas (com tratamento por técnicas estatísticas), e técnicas de diários, histórias de vida, grupos focais e entrevistas para coleta de dados qualitativos (com tratamento pro meio de análise de conteúdo e Teoria Fundamentada nos Dados). O tratamento de dados será feito por meio de ferramentas computacionais (ALCESTE, SPHINX, SPSS).
Linha de Pesquisa 3 – Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano
Projeto 3.1- Redes de relações sociais e contextos de formação
Neste projeto busca-se, como objetivo geral, estudar como se constroem e como se caracterizam as redes de relações e práticas sociais (consideradas em autores como Rapoport, Freeman, Berkowitz) inseridas nos diferentes contextos, escolares e não escolares, nos quais ocorrem a formação do indivíduo ao longo de seu desenvolvimento. Três sub-projetos serão abordados inicialmente: 1) Verificar as formas de aprendizagem considerando os autores: Vygostky, Piaget, Bandura, Wallon, empreendidas pelos adultos em formação continuada (professores da rede pública, formadores, formandos) e das comunidades de práticas. 2) Investigar os processos e práticas de formação (Tardif, Schon, Kolb) mediados pelo trabalho, saúde e doença (Dejours) e seus impactos no desenvolvimento humano. Trata-se de descrever as políticas de gestão de pessoas e seus impactos na manutenção da saúde e trabalho. 3) Analisar os processos de transmissão de saberes nos ambientes formativos (comunidades de práticas), mediados pela tecnologia da informação e comunicação. Todos esses sub-projetos tratam do processo de formação, em contextos amplos, partindo da formação intencional e escolar (caso do sub-projeto 1) até a transmissão de saberes em ambiente natural (caso do sub-projeto 3), passando por contextos formativos intermediados pela tecnologia (caso do sub-projeto 2). Busca-se, neste projeto, estudar como transita a informação dentro do ambiente de formação e como se organiza a gestão do conhecimento produzido, além de mapear a estrutura e a dinâmica das relações e práticas sociais que se constroem ao longo do processo formativo. Propõe-se a utilização de ferramentas de análise de relações (sociogramas) para o estudo das interações sociais nos ambientes de formação. Pretende-se utilizar para coleta instrumentos quantitativos (escalas, questionários) e ainda qualitativos (diários de formação, entrevistas, grupo focal). O tratamento de dados será feito por meio de ferramentas computacionais (ALCESTE, SPHINX, SPSS, PAJEK).
ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
O Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais organiza-se em atividades de ensino, pesquisa e orientação. O plano de trabalho do mestrando deverá ser realizado no decorrer da sua permanência no Programa, que não deverá ser inferior a 12 meses nem superior a 24 meses. Desse plano constarão as disciplinas – obrigatórias e eletivas –, os dois seminários interdisciplinares de pesquisa e o desenvolvimento de uma dissertação, orientada por um docente do programa.
As disciplinas obrigatórias são destinadas à formação geral e são oferecidas nos primeiros período do curso. São enfatizados os processos de desenvolvimento humano e seus aspectos individuais, formativos e políticos. O conjunto das disciplinas obrigatórias inclui, ainda, estudos metodológicos que possibilitem a elaboração do projeto de pesquisa. Essas disciplinas obrigatórias são: “Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar” e “Fundamentos do Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Processos de Formação”.
Após o término dessas disciplinas obrigatórias o mestrando terá sua linha de pesquisa definida e seu projeto de dissertação elaborado. Poderá, assim, escolher, com a indicação do orientador, as disciplinas eletivas que serão cursadas em seguida, para dar sustentação ao projeto. As reuniões em grupos de trabalho associados às linhas de pesquisa serão semanais, em dias alternados por linhas, propiciando ao mestrando participar inicialmente de mais de um grupo, se necessário a seu projeto. Caso seu objeto de estudo estiver na fronteira de duas linhas de pesquisa (situação comum em estudos interdisciplinares), ele poderá continuar a participar dos dois grupos.
As disciplinas eletivas, em número mínimo de três, são definidas em conjunto com o orientador em função da(s) linha(s) de pesquisa na qual o trabalho se inclui. Embora, para fins administrativos, o mestrando esteja associado a uma linha de pesquisa definida, ele pode cursar as disciplinas eletivas de outras linhas de pesquisa, caso elas efetivamente contribuam para seu plano de trabalho. Essas disciplinas, juntamente com os seminários interdisciplinares, visam proporcionar ao aluno os aprofundamentos adequados e indispensáveis para a consecução de seu plano de estudos e a dissertação de mestrado.
Além disso, os seminários incluem atividades formais de apresentação do andamento dos trabalhos de dissertação, discussão de projetos, elaboração de artigos, estudos aprofundados e discussão com professores convidados especialmente para estes momentos. A disciplina “Seminários Interdisciplinares I e II”, de três créditos, é obrigatória e desenvolve-se ao longo de dois períodos consecutivos do curso, logo após o término das duas disciplinas obrigatórias do primeiro período.
Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração
Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
Fundamentos de Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Processos de Formação
Seminários Interdisciplinares I e II
Estágio de Docência*
Elaboração de Dissertação
* Disciplina obrigatória apenas para bolsistas da CAPES.
Disciplinas Eletivas da Área de Concentração
Linha de Pesquisa 1
Políticas Sociais nos Espaços Organizacionais
Desenvolvimento Humano: Vida Cotidiana e Processos Culturais
Políticas Sociais na Formação da Sociedade Brasileira
Linha de Pesquisa 2
Socialização Profissional e Construção Identitária
Relações Família-Trabalho-FormaçãonoDesenvolvimento Humano
Processos Grupais e Representação Social no Desenvolvimento Humano
Linha de Pesquisa 3
Inter-relações entre contextos de trabalho e saúde do formador
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento do Adulto
Tecnologias interativas nos processos de formação
Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
Fundamentos de Desenvolvimento Humano, Políticas Sociais e Processos de Formação
Seminários Interdisciplinares I e II
Estágio de Docência*
Elaboração de Dissertação
* Disciplina obrigatória apenas para bolsistas da CAPES.
Disciplinas Eletivas da Área de Concentração
Linha de Pesquisa 1
Políticas Sociais nos Espaços Organizacionais
Desenvolvimento Humano: Vida Cotidiana e Processos Culturais
Políticas Sociais na Formação da Sociedade Brasileira
Linha de Pesquisa 2
Socialização Profissional e Construção Identitária
Relações Família-Trabalho-FormaçãonoDesenvolvimento Humano
Processos Grupais e Representação Social no Desenvolvimento Humano
Linha de Pesquisa 3
Inter-relações entre contextos de trabalho e saúde do formador
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento do Adulto
Tecnologias interativas nos processos de formação
DFP_