DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, teve seu Mestrado recomendado e credenciado pela CAPES conforme parecer Nº CAA/CTC/11, 9 de abril de 1999 e seu Doutorado, homologado pelo CNE/ Portaria MEC 1045, em 18/08/2010. O PPGED forma pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolve estudos e pesquisas na área, em âmbito nacional e internacional.
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa que por sua vez possuem grupos de pesquisas e de estudos. Os projetos de pesquisa, as disciplinas e os seminários são componentes básicos dos grupos de pesquisas e das LPs. A pesquisa científica subsidia e dá especificidade às linhas, que por sua vez se articulam em grupos conforme as temáticas de investigação. Nas LPs são aprofundadas categorias metodológicas e definidas as orientações dos alunos, a organização dos seminários de dissertação e os estudos avançados em educação. As LPs que constituem o Programa, desde sua origem, já estão consolidadas em dois campos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Essas duas LPs se completam e se fortalecem no debate acadêmico interno do Programa.
O corpo docente do programa é composto de pesquisadores em Educação, professores permanentes e professores colaboradores.
Objetivos
• - Formar educadores com capacidade investigativa critica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica
• - Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
• - Produzir conhecimento em educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
• - Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
Público Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas interessados na pesquisa em educação.
Perfil do Profissional
O perfil do profissional a ser formado decorre dos objetivos do programa, destacando-se as seguintes capacidades: ser pesquisador com autonomia intelectual e critica perante as questões sociais brasileiras; ser capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social; estar familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolveu a investigação; estar preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas destacam-se: a formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político – pedagógico, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, reformas educacionais contemporâneas, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
- Estado e políticas educacionais;
- Formação e trabalho de profissionais da educação: políticas e demandas sociais;
- Políticas públicas e gestão da educação;
- Políticas públicas na construção dos saberes educacionais.
LINHA DE PESQUISA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A linha de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar. As práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, conhecimento escolar tecnologia educacional, história das práticas escolares e formação de professores.
O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, teve seu Mestrado recomendado e credenciado pela CAPES conforme parecer Nº CAA/CTC/11, 9 de abril de 1999 e seu Doutorado, homologado pelo CNE/ Portaria MEC 1045, em 18/08/2010. O PPGED forma pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolve estudos e pesquisas na área, em âmbito nacional e internacional.
O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa que por sua vez possuem grupos de pesquisas e de estudos. Os projetos de pesquisa, as disciplinas e os seminários são componentes básicos dos grupos de pesquisas e das LPs. A pesquisa científica subsidia e dá especificidade às linhas, que por sua vez se articulam em grupos conforme as temáticas de investigação. Nas LPs são aprofundadas categorias metodológicas e definidas as orientações dos alunos, a organização dos seminários de dissertação e os estudos avançados em educação. As LPs que constituem o Programa, desde sua origem, já estão consolidadas em dois campos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Essas duas LPs se completam e se fortalecem no debate acadêmico interno do Programa.
O corpo docente do programa é composto de pesquisadores em Educação, professores permanentes e professores colaboradores.
Objetivos
• - Formar educadores com capacidade investigativa critica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica
• - Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
• - Produzir conhecimento em educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
• - Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
Público Alvo
Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas interessados na pesquisa em educação.
Perfil do Profissional
O perfil do profissional a ser formado decorre dos objetivos do programa, destacando-se as seguintes capacidades: ser pesquisador com autonomia intelectual e critica perante as questões sociais brasileiras; ser capaz de desenvolver pesquisa a partir de projetos relevantes do ponto de vista acadêmico e social; estar familiarizado com as temáticas da linha de pesquisa na qual desenvolveu a investigação; estar preparado para enfrentar os desafios da docência, da pesquisa, da extensão e da formulação de políticas educacionais.
LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
A Linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, investigando as políticas públicas, a gestão da educação e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. Entre as temáticas estudadas destacam-se: a formação de profissionais da educação, autonomia da escola, centralização e descentralização, democratização e qualidade da educação, projeto político – pedagógico, avaliação, inclusão, exclusão e desigualdade social, cidadania, ética e justiça, políticas e diretrizes curriculares, reformas educacionais contemporâneas, educação formal e não formal e políticas de acesso à educação superior.
- Estado e políticas educacionais;
- Formação e trabalho de profissionais da educação: políticas e demandas sociais;
- Políticas públicas e gestão da educação;
- Políticas públicas na construção dos saberes educacionais.
LINHA DE PESQUISA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ELEMENTOS ARTICULADORES
A linha de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar. As práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, conhecimento escolar tecnologia educacional, história das práticas escolares e formação de professores.
ESTRUTURA CURRICULAR
MESTRADO
• A composição curricular caracteriza-se por: 24 créditos em disciplinas obrigatórias, sendo duas disciplinas comuns às duas linhas de pesquisa e duas obrigatórias específicas às linhas de pesquisa (LPs), somadas a uma disciplina obrigatória de Prática de Pesquisa ministrada em cada linha.
• A composição curricular é a seguinte:
- Disciplinas obrigatórias comuns: Pesquisa em Educação e Educação Brasileira.
- Disciplinas obrigatórias específicas:
LP Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores:
- Teorias do Currículo
- Fundamentos da Prática Pedagógica
LP Políticas e Gestão da Educação: Gestão e Políticas Públicas em Educação.
- Gestão da Educação
- Políticas Públicas em Educação
- As disciplinas Prática de Pesquisa e Seminário de Dissertação são obrigatórias às duas linhas e o seu desenvolvimento se dá nas mesmas, assim como as disciplinas obrigatórias especificas.
- As disciplinas optativas, Tópicos Especiais, constituem 4 créditos obrigatórios. São oferecidas pelas Lps e os alunos optam, segundo indicações do seu orientador, quais e quantas disciplinas fazer.
MESTRADO
• A composição curricular caracteriza-se por: 24 créditos em disciplinas obrigatórias, sendo duas disciplinas comuns às duas linhas de pesquisa e duas obrigatórias específicas às linhas de pesquisa (LPs), somadas a uma disciplina obrigatória de Prática de Pesquisa ministrada em cada linha.
• A composição curricular é a seguinte:
- Disciplinas obrigatórias comuns: Pesquisa em Educação e Educação Brasileira.
- Disciplinas obrigatórias específicas:
LP Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores:
- Teorias do Currículo
- Fundamentos da Prática Pedagógica
LP Políticas e Gestão da Educação: Gestão e Políticas Públicas em Educação.
- Gestão da Educação
- Políticas Públicas em Educação
- As disciplinas Prática de Pesquisa e Seminário de Dissertação são obrigatórias às duas linhas e o seu desenvolvimento se dá nas mesmas, assim como as disciplinas obrigatórias especificas.
- As disciplinas optativas, Tópicos Especiais, constituem 4 créditos obrigatórios. São oferecidas pelas Lps e os alunos optam, segundo indicações do seu orientador, quais e quantas disciplinas fazer.
Do candidato ao MESTRADO será exigida, no prazo do edital, a entrega na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Educação, dos seguintes documentos:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchido.
b) 2 (três) fotos 3 x 4, recentes.
c) Fotocópia do documento de identidade.
d) Fotocópia do CPF.
e) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC.
f) Currículo no formato Lattes três vias.
g) Projeto de pesquisa em três vias conforme roteiro abaixo.
h) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
i) Memorial.
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchido.
b) 2 (três) fotos 3 x 4, recentes.
c) Fotocópia do documento de identidade.
d) Fotocópia do CPF.
e) Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC.
f) Currículo no formato Lattes três vias.
g) Projeto de pesquisa em três vias conforme roteiro abaixo.
h) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
i) Memorial.
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