Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica (Duque de Caxias, Rio de Janeiro)
Universidade UNIGRANRIO
DFP_
Localização:Duque de Caxias - Rio de Janeiro
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO(S)
As principais características dos profissionais educação básica.
Objetivamente, a presente proposta estabelece como perfil do egresso as seguintes competências, habilidades e atitudes a serem adquiridas ao fim do curso de mestrado:
possuir profundo domínio da área de conhecimento a que se dedica; ser companheiro dos alunos e de outros profissionais (docentes e não docentes), ser um animador do processo contínuo de construção do conhecimento, ser um aprendiz permanente, ter consciência e, sensibilidade, ser um ser humano cooperador, ser um educador orientador, estar em permanente estado de encamtamento com o que faz e ser capaz de transmitir esse sentimento para os que estão ao seu redor; dar sentido à aprendizagem tornando os conteúdos signifcativos; saber trabalhar com as múltiplas inteligências.
Portanto, o papel do educador é dar sentido àquilo que não tem sentido, ou aonde não se vê sentido, construir sentido. Por esta razão, a tarefa do professor é insubstituível na sociedade. Segundo Moacir Gadotti, o professor que acha que vai ser substituído por um computador não entendeu nada do que vai ser como professor, do que é a função do professor. Seguindo este pensamento, a escola e o professor devem deixar de ser lecionadores para serem gestores do conhecimento. Uma escola e um professor que puramente lecionam deixam de ter sentido numa era da informação. Não é mais importante acumular informação, mas saber pensar, saber organizar o trabalho, saber gerenciar o conhecimento. A escola e o professor precisam ser reencantados, encontrar motivos para que o aluno vá para os bancos escolares com satisfação e alegria.
Atualmente, existe uma insatisfação dos alunos com a escola e com os professores. Essa insatisfação deve ser aproveitada para se dar um salto.
Se o mal-estar for trabalhado, ele permite um avanço. Se for aceito como uma atalidade, ele torna a escola um peso morto na história, que arrasta as pessoas e as impede de sonhar, pensar e criar.
O grupo de docentes do Curso de Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica considera que no ensino-aprendizagem nunca se pode perder o censo crítico e a capacidade de sonhar. Fernando Pessoa, em "Livro do desassossego", afirma que "Mudem-me os Deuses os sonhos,
mas não o dom de sonhar" e Gadotti "Um professor que não sonha, que não pensa, que não tem um projeto de vida, é incompetente". Portanto, a utopia faz parte da competência do professor, o sonho, o compromisso, a vontade de mudar as coisas, pois educa um mundo que está em construção, portanto o sonho faz parte do projeto educativo.
O professor precisa compenetrar-se, saber que o aluno do ensino básico precisa ser encantado, que antes de ensinar Matemática, Física, Química ou Computação é preciso seduzi-lo para qualquer uma destas ciências. Logo, é preciso diálogo, envolvimento e aceitação.
Paulo Freire sugeriu quatro passos para esse caminho de encantamento: (1) ler o mundo, despertando o aluno pela curiosidade; (2) compartilhar o mundo, solidariedade entre professor-aluno aluno-professor, a partir da leitura os dois atores fazem dos acontecimentos e da realidade; (3) construir o conhecimento coletivamente e (4) dialogar, sempre. São essas as competências essenciais que emolduram o perfil do profissional a ser formado.
ÁREA(S) DE CONCENTRAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL
1. ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O conhecimento hoje se produz em várias frentes, em múltiplos espaços e por sujeitos distintos, não mais de forma linear e determinada como se supunha. Múltiplas possibilidades modificam as formas tradicionais de produção e disseminação do conhecimento produzido, ampliando os espaços de aprendizagem. Desta forma, essa reflexão exige uma revisão ampla de conceitos sobre o campo de atuação dos professores e, conseqüentemente, novos paradigmas na formação desses profissionais.
Esta área de concentração tem como objetivo contribuir para a formação do professor na educação básica e levá-lo à busca constante de seu aprendizado, à reflexão sobre suas ações e a integração das novas tecnologias ao ambiente educacional, o que define uma ressignificação da prática docente e de seus processos formativos, que deverão estar ancorados em abordagens educativas inovadoras.
LINHAS DE PESQUISA
Aprendizagem Significativa no Ensino das Ciências
Esta linha de pesquisa investiga o processo de significação dos conteúdos de Ciências na aprendizagem dos alunos e propõe estratégias para a sua ressignificação na perspectiva de quem aprende.
Projetos de Pesquisa:
• Virtualidade e Significados: o uso de software educacional na produção de significados em ciências
• Desenvolvimento Permanente de Laboratórios de Ensinagem (ensino + aprendizagem)
• Avaliação de Experimentos Alternativos Para a Simulação de Práticas
Educação Inclusiva
Esta linha realiza estudos acerca dos processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais considerando os desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Investiga as implementações das políticas as implementações da políticas públicas de inclusão e das práticas de ensino existentes com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem e desenvolvimento deste alunato. Apropria-se de diferentes metodologias para aprofundar reflexões referentes aos processos de efetivação destas políticas públicas em redes de ensino.
Formação e Prática para o Ensino das Ciências
Esta linha de pesquisa estuda a formação de professores na área do Ensino das Ciências na Educação Básica, nos âmbitos das instituições educacionais públicas e privadas e as principais questões envolvendo a prática de ensino desses professores. Além disso, desenvolve propostas curriculares, materiais e procedimentos de ensino que possam contribuir para a alfabetização científica e técnica através de abordagens que estimulem a prática interdisciplinar.
Projetos de Pesquisa:
• As Múltiplas possibilidades na Aplicação do Programa Second Life no Ensino de Ciências
• Estudo de Metodologias Inovadoras no Ensino das Ciências Analogias e Metáforas: o discurso científico na formação de professores de Física
• Modelagem Matemática na Formação de Professores do Ensino Médio
As principais características dos profissionais educação básica.
Objetivamente, a presente proposta estabelece como perfil do egresso as seguintes competências, habilidades e atitudes a serem adquiridas ao fim do curso de mestrado:
possuir profundo domínio da área de conhecimento a que se dedica; ser companheiro dos alunos e de outros profissionais (docentes e não docentes), ser um animador do processo contínuo de construção do conhecimento, ser um aprendiz permanente, ter consciência e, sensibilidade, ser um ser humano cooperador, ser um educador orientador, estar em permanente estado de encamtamento com o que faz e ser capaz de transmitir esse sentimento para os que estão ao seu redor; dar sentido à aprendizagem tornando os conteúdos signifcativos; saber trabalhar com as múltiplas inteligências.
Portanto, o papel do educador é dar sentido àquilo que não tem sentido, ou aonde não se vê sentido, construir sentido. Por esta razão, a tarefa do professor é insubstituível na sociedade. Segundo Moacir Gadotti, o professor que acha que vai ser substituído por um computador não entendeu nada do que vai ser como professor, do que é a função do professor. Seguindo este pensamento, a escola e o professor devem deixar de ser lecionadores para serem gestores do conhecimento. Uma escola e um professor que puramente lecionam deixam de ter sentido numa era da informação. Não é mais importante acumular informação, mas saber pensar, saber organizar o trabalho, saber gerenciar o conhecimento. A escola e o professor precisam ser reencantados, encontrar motivos para que o aluno vá para os bancos escolares com satisfação e alegria.
Atualmente, existe uma insatisfação dos alunos com a escola e com os professores. Essa insatisfação deve ser aproveitada para se dar um salto.
Se o mal-estar for trabalhado, ele permite um avanço. Se for aceito como uma atalidade, ele torna a escola um peso morto na história, que arrasta as pessoas e as impede de sonhar, pensar e criar.
O grupo de docentes do Curso de Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica considera que no ensino-aprendizagem nunca se pode perder o censo crítico e a capacidade de sonhar. Fernando Pessoa, em "Livro do desassossego", afirma que "Mudem-me os Deuses os sonhos,
mas não o dom de sonhar" e Gadotti "Um professor que não sonha, que não pensa, que não tem um projeto de vida, é incompetente". Portanto, a utopia faz parte da competência do professor, o sonho, o compromisso, a vontade de mudar as coisas, pois educa um mundo que está em construção, portanto o sonho faz parte do projeto educativo.
O professor precisa compenetrar-se, saber que o aluno do ensino básico precisa ser encantado, que antes de ensinar Matemática, Física, Química ou Computação é preciso seduzi-lo para qualquer uma destas ciências. Logo, é preciso diálogo, envolvimento e aceitação.
Paulo Freire sugeriu quatro passos para esse caminho de encantamento: (1) ler o mundo, despertando o aluno pela curiosidade; (2) compartilhar o mundo, solidariedade entre professor-aluno aluno-professor, a partir da leitura os dois atores fazem dos acontecimentos e da realidade; (3) construir o conhecimento coletivamente e (4) dialogar, sempre. São essas as competências essenciais que emolduram o perfil do profissional a ser formado.
ÁREA(S) DE CONCENTRAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL
1. ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O conhecimento hoje se produz em várias frentes, em múltiplos espaços e por sujeitos distintos, não mais de forma linear e determinada como se supunha. Múltiplas possibilidades modificam as formas tradicionais de produção e disseminação do conhecimento produzido, ampliando os espaços de aprendizagem. Desta forma, essa reflexão exige uma revisão ampla de conceitos sobre o campo de atuação dos professores e, conseqüentemente, novos paradigmas na formação desses profissionais.
Esta área de concentração tem como objetivo contribuir para a formação do professor na educação básica e levá-lo à busca constante de seu aprendizado, à reflexão sobre suas ações e a integração das novas tecnologias ao ambiente educacional, o que define uma ressignificação da prática docente e de seus processos formativos, que deverão estar ancorados em abordagens educativas inovadoras.
LINHAS DE PESQUISA
Aprendizagem Significativa no Ensino das Ciências
Esta linha de pesquisa investiga o processo de significação dos conteúdos de Ciências na aprendizagem dos alunos e propõe estratégias para a sua ressignificação na perspectiva de quem aprende.
Projetos de Pesquisa:
• Virtualidade e Significados: o uso de software educacional na produção de significados em ciências
• Desenvolvimento Permanente de Laboratórios de Ensinagem (ensino + aprendizagem)
• Avaliação de Experimentos Alternativos Para a Simulação de Práticas
Educação Inclusiva
Esta linha realiza estudos acerca dos processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais considerando os desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Investiga as implementações das políticas as implementações da políticas públicas de inclusão e das práticas de ensino existentes com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem e desenvolvimento deste alunato. Apropria-se de diferentes metodologias para aprofundar reflexões referentes aos processos de efetivação destas políticas públicas em redes de ensino.
Formação e Prática para o Ensino das Ciências
Esta linha de pesquisa estuda a formação de professores na área do Ensino das Ciências na Educação Básica, nos âmbitos das instituições educacionais públicas e privadas e as principais questões envolvendo a prática de ensino desses professores. Além disso, desenvolve propostas curriculares, materiais e procedimentos de ensino que possam contribuir para a alfabetização científica e técnica através de abordagens que estimulem a prática interdisciplinar.
Projetos de Pesquisa:
• As Múltiplas possibilidades na Aplicação do Programa Second Life no Ensino de Ciências
• Estudo de Metodologias Inovadoras no Ensino das Ciências Analogias e Metáforas: o discurso científico na formação de professores de Física
• Modelagem Matemática na Formação de Professores do Ensino Médio
Teoria das Ciências
Seminário I
Seminário II
Seminário III
Prática Docente Supervisionada
Ciência da Física I
Ciência da Física II
Ciência da Física III
Ensino da Física
Ciência da Química I
Ciência da Química II
Ciência da Química III
Ensino da Química
Ciência da Matemática I
Ciência da Matemática II
Ciência da Matemática III
Ensino da Matemática
Obrigatória Específicas
Ética, Pesquisa e Ensino
Ensino-Aprendizagem: Questões Contemporâneas
Educação Inclusiva
Educação à Distância
Estatística Aplicada aos Resultados de Pesquisa
Internet e Software no Ambiente do Ensino-Aprendizagem
Aplicação da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação
Ciência Tecnologia e Inovação
Seminário I
Seminário II
Seminário III
Prática Docente Supervisionada
Ciência da Física I
Ciência da Física II
Ciência da Física III
Ensino da Física
Ciência da Química I
Ciência da Química II
Ciência da Química III
Ensino da Química
Ciência da Matemática I
Ciência da Matemática II
Ciência da Matemática III
Ensino da Matemática
Obrigatória Específicas
Ética, Pesquisa e Ensino
Ensino-Aprendizagem: Questões Contemporâneas
Educação Inclusiva
Educação à Distância
Estatística Aplicada aos Resultados de Pesquisa
Internet e Software no Ambiente do Ensino-Aprendizagem
Aplicação da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação
Ciência Tecnologia e Inovação
ÁREAS AFINS
Física, Química, Matemática e Biologia.
Física, Química, Matemática e Biologia.
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