Mestrado em Administração de Empresas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.
O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.
Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.
O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:
* as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Finanças, Marketing e Organização - estão também presentes no curso de Graduação;
* professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical;
* alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa;
* professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes.
Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.
Objetivos
O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.
Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.
A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:
Teoria Geral de Administração
Introdução à Contabilidade
Fundamentos de Estatística
* disciplinas obrigatórias: três disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de nove créditos.
Fundamentos da Administração
Princípios de Finanças
Gestão de Marketing
* disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Organização e Planejamento, Finanças, Marketing e Instrumentais.
Área: Organização e Planejamento
Cultura e Poder nas Organizações
Sistema de Informação Gerencial
Teoria das Organizações
Estratégia de Empresas
Comportamento Organizacional
Conhecimento e Aprendizado nas Organizações
Comunicação e Mudança Organizacional
Tópicos Especiais em Organização
* Estratégia de Empresas Avançada
* Administração Comparada
* Estruturas e Processos Organizacionais
* Visões da Organização
* Processo Decisório
Área: Finanças
Avaliação e Financiamento de Projetos
Contabilidade para Decisões Gerenciais
Finanças Internacionais
Administração de Carteiras
Intermediação Financeira
Avaliação de Empresas e de Títulos
Derivativos Financeiros
Tópicos Especiais em Organização
* Opções reais
* Finanças comportamentais
* Finanças corporativas em mercados emergentes
* Administração de recursos em instituições de
* previdência privada
* Gestão avançada de risco
* Administração financeira internacional
* Fusões e aquisições
Área: Marketing
Política de Distribuição
Marketing Internacional
Estratégia de Marketing
Marketing de Serviços
Comportamento do Consumidor
Pesquisa de Marketing
Marketing Digital
Tópicos Especiais em Marketing
* Data Mining no Ambiente do Database Marketing
* Decisões de Preço
* Estratégia de Marketing e Operações
* Gestão de Comunicação Integrada
* Gestão de Marcas
* Inteligência de Marketing
* Marketing de Produtos de Alta Tecnologia
* Marketing do Varejo
* Marketing nas Empresas Globalizadas
* Pesquisa e Análise do Consumidor
Área: Instrumental
Modelagem Quantitativa
Análise Multivariada
Metodologia de Pesquisa
Dissertação de Mestrado
DFP_