DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Lingüística e seus Distúrbios, iniciado em 18 de março de 2002, vem dando sustentação a esse campo natural de pesquisa, ao mesmo tempo em que supre a Região de uma área da qual é carente. Esse curso, dado seu caráter multidisciplinar, destina-se a profissionais de Letras, Fonoaudiologia, Psicologia, Comunicação e Educação, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com a Linguagem, desde que apresentem projetos de pesquisa pertinentes a uma de suas áreas de concentração, em uma de suas linhas.
Seu objetivo geral é preparar profissionais que trabalhem com a Linguagem e áreas afins para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região do Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos, o Programa se propõe a:
Preparar professores para o Ensino Superior e o exercício da docência na área da Linguagem;
Preparar profissionais de Ciências da Linguagem e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional;
Atribuir mediante regime didático-científico o título de Mestre em Ciências da Linguagem.
Áreas de Concentração
Com a oferta da área de concentração Teoria e Análise da Organização Lingüística e seus Distúrbios, a UNICAP volta-se para os problemas regionais impactantes, com grande repercussão na melhoria da qualidade de vida e da qualificação profissional. A formação desses pesquisadores nessa área tem constituído o objetivo maior deste Programa, no sentido de promover o desenvolvimento da região que, sem a pesquisa, corre o risco de transformar o profissional em mero aplicador de técnicas e de modelos, ou, apenas, capaz de adequar o seu exercício profissional aos recursos existentes e não poder gerar novos procedimentos, novos modelos, novas técnicas em função das demandas e singularidades emergentes.
Na área de concentração Teoria e Análise da organização Lingüística e seus Distúrbios são desenvolvidos estudos voltados para:
investigação linguístico-discursiva à luz de teorias e métodos da lingüística contemporânea;
tratamento e análise dos dados e sistemas lingüísticos;
análise, sistematização e descrição de sistemas fonéticos e fonológicos das línguas;
procedimentos de identificação de voz;
estudo e aplicação de métodos de processamento de dados dos aspectos lingüísticos, visando à abordagem dos diferentes sistemas de comunicação;
estudo dos sistemas informatizados de comunicação alternativa/aumentativa e/ou suplementar;
pesquisa e implementação de tecnologia de estudo, ensino e abordagem aos sistemas digitais e à inteligência artificial.
Além disso, trata da questão dessas ocorrências em pessoas que apresentam distúrbios de linguagem em suas diversas manifestações.
Linhas de Pesquisa
Para alcançar seus objetivos, o Programa vem oferecendo a alternativa de quatro linhas de pesquisa:
1.Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas diversas manifestações
Estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição/construção e desenvolvimento da linguagem.
2.Processos de Organização Lingüística
Estudos das organizações do texto discursivo com base nas contribuições da Análise do Discurso, Análise da Conversação e da Lingüística Textual sobre diferentes perspectivas teóricas, bem como sua aplicação na implementação de pesquisas e tecnologias em Ciências da Linguagem.
3. Distúrbios da Linguagem
Estudo sobre procedimentos, inventários, avaliações relacionadas à análise, diagnóstico, prevenção, intervenção e implicações psicossociais dos distúrbios de linguagem, e Investigações teóricas e aplicadas às estruturas, funções e processos de produção e percepção da fala e da audição.
4. Linguagem, Educação e Organização Sócio-Cultural
Estudos das dimensões e funcionamento lingüístico no contexto educacional, do papel da linguagem na construção do conhecimento e organização sócio-cultural e da representação social nos discursos escolares e inclusivos, contemplando aspectos antropológicos, psicológicos, sociológicos, educacionais e religiosos.
O Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Lingüística e seus Distúrbios, iniciado em 18 de março de 2002, vem dando sustentação a esse campo natural de pesquisa, ao mesmo tempo em que supre a Região de uma área da qual é carente. Esse curso, dado seu caráter multidisciplinar, destina-se a profissionais de Letras, Fonoaudiologia, Psicologia, Comunicação e Educação, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com a Linguagem, desde que apresentem projetos de pesquisa pertinentes a uma de suas áreas de concentração, em uma de suas linhas.
Seu objetivo geral é preparar profissionais que trabalhem com a Linguagem e áreas afins para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região do Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos, o Programa se propõe a:
Preparar professores para o Ensino Superior e o exercício da docência na área da Linguagem;
Preparar profissionais de Ciências da Linguagem e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional;
Atribuir mediante regime didático-científico o título de Mestre em Ciências da Linguagem.
Áreas de Concentração
Com a oferta da área de concentração Teoria e Análise da Organização Lingüística e seus Distúrbios, a UNICAP volta-se para os problemas regionais impactantes, com grande repercussão na melhoria da qualidade de vida e da qualificação profissional. A formação desses pesquisadores nessa área tem constituído o objetivo maior deste Programa, no sentido de promover o desenvolvimento da região que, sem a pesquisa, corre o risco de transformar o profissional em mero aplicador de técnicas e de modelos, ou, apenas, capaz de adequar o seu exercício profissional aos recursos existentes e não poder gerar novos procedimentos, novos modelos, novas técnicas em função das demandas e singularidades emergentes.
Na área de concentração Teoria e Análise da organização Lingüística e seus Distúrbios são desenvolvidos estudos voltados para:
investigação linguístico-discursiva à luz de teorias e métodos da lingüística contemporânea;
tratamento e análise dos dados e sistemas lingüísticos;
análise, sistematização e descrição de sistemas fonéticos e fonológicos das línguas;
procedimentos de identificação de voz;
estudo e aplicação de métodos de processamento de dados dos aspectos lingüísticos, visando à abordagem dos diferentes sistemas de comunicação;
estudo dos sistemas informatizados de comunicação alternativa/aumentativa e/ou suplementar;
pesquisa e implementação de tecnologia de estudo, ensino e abordagem aos sistemas digitais e à inteligência artificial.
Além disso, trata da questão dessas ocorrências em pessoas que apresentam distúrbios de linguagem em suas diversas manifestações.
Linhas de Pesquisa
Para alcançar seus objetivos, o Programa vem oferecendo a alternativa de quatro linhas de pesquisa:
1.Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas diversas manifestações
Estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição/construção e desenvolvimento da linguagem.
2.Processos de Organização Lingüística
Estudos das organizações do texto discursivo com base nas contribuições da Análise do Discurso, Análise da Conversação e da Lingüística Textual sobre diferentes perspectivas teóricas, bem como sua aplicação na implementação de pesquisas e tecnologias em Ciências da Linguagem.
3. Distúrbios da Linguagem
Estudo sobre procedimentos, inventários, avaliações relacionadas à análise, diagnóstico, prevenção, intervenção e implicações psicossociais dos distúrbios de linguagem, e Investigações teóricas e aplicadas às estruturas, funções e processos de produção e percepção da fala e da audição.
4. Linguagem, Educação e Organização Sócio-Cultural
Estudos das dimensões e funcionamento lingüístico no contexto educacional, do papel da linguagem na construção do conhecimento e organização sócio-cultural e da representação social nos discursos escolares e inclusivos, contemplando aspectos antropológicos, psicológicos, sociológicos, educacionais e religiosos.
a) Disciplinas Obrigatórias
1. Epistemologia e Metodologia Científica (03 créditos)
2. Fundamentos Teóricos e de Análise da Linguagem (03 créditos)
b) Disciplinas Optativas Gerais (cada uma com 03 créditos)
1. Tópicos de Estudos sobre Linguagem
2. Tópicos Avançados sobre Linguagem
3. Seminários Avançados sobre Linguagem
Disciplinas Optativas por linha de pesquisa
Linha de Pesquisa: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas diversas manifestações
1. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
2. Argumentação e Linguagem
3. Psicanálise e Linguagem
Linha de Pesquisa: Distúrbios de Linguagem
1. Audição e Linguagem
2. Neurolingüística
3. Linguagem, Desvio e Transdiciplinaridade
Linha de Pesquisa: Processos de Organização Linguística
1. Fala e Escrita
2. Lingüística Textual
3. Processamento Digital da Voz
4. Elementos da Análise do Discurso
5. Argumentação e Linguagem
6. Fonologia do Português
7. O Elemento Suprassegmental na Fala
8. Pragmática Lingüística
9. Morfossintaxe da Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: Linguagem, Educação e Organização Sócio-cultural
1. Filosofia da Linguagem
2. Linguagem e Cognição
3. Variação Lingüística e Bilingüismo
4. Linguagem, Inclusão Escolar e Social
c) Atividades Programadas
Seminários, mini-cursos, leitura dirigida (01 crédito cada), com carga horária compatível com a definição de crédito do Programa.
Disciplinas cursadas em outros Programas reconhecidos pela CAPES (até 06 créditos).
1. Epistemologia e Metodologia Científica (03 créditos)
2. Fundamentos Teóricos e de Análise da Linguagem (03 créditos)
b) Disciplinas Optativas Gerais (cada uma com 03 créditos)
1. Tópicos de Estudos sobre Linguagem
2. Tópicos Avançados sobre Linguagem
3. Seminários Avançados sobre Linguagem
Disciplinas Optativas por linha de pesquisa
Linha de Pesquisa: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas diversas manifestações
1. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
2. Argumentação e Linguagem
3. Psicanálise e Linguagem
Linha de Pesquisa: Distúrbios de Linguagem
1. Audição e Linguagem
2. Neurolingüística
3. Linguagem, Desvio e Transdiciplinaridade
Linha de Pesquisa: Processos de Organização Linguística
1. Fala e Escrita
2. Lingüística Textual
3. Processamento Digital da Voz
4. Elementos da Análise do Discurso
5. Argumentação e Linguagem
6. Fonologia do Português
7. O Elemento Suprassegmental na Fala
8. Pragmática Lingüística
9. Morfossintaxe da Língua Portuguesa
Linha de Pesquisa: Linguagem, Educação e Organização Sócio-cultural
1. Filosofia da Linguagem
2. Linguagem e Cognição
3. Variação Lingüística e Bilingüismo
4. Linguagem, Inclusão Escolar e Social
c) Atividades Programadas
Seminários, mini-cursos, leitura dirigida (01 crédito cada), com carga horária compatível com a definição de crédito do Programa.
Disciplinas cursadas em outros Programas reconhecidos pela CAPES (até 06 créditos).
Requisitos: Os candidatos devem ser graduados em Letras, Fonoaudiologia, Psicologia, Educação, Comunicação ou outras áreas afins que mantenham alguma relação com a Linguagem e devem apresentar a comprovação de toda a documentação exigida.
A seleção constará de:
1) Prova de conhecimento
2) Prova de língua estrangeira
3) Entrevista
4) Currículo ( com a comprovação de todos os documentos)
A seleção constará de:
1) Prova de conhecimento
2) Prova de língua estrangeira
3) Entrevista
4) Currículo ( com a comprovação de todos os documentos)
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