DFP_
Localização:Campinas - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura busca refletir e registrar o movimento de formação, consolidação e desenvolvimento de seu campo investigativo centrado na comunicação e na cultura. Compreender os espaços midiáticos em suas dimensões teórica e prática e discutir intensamente os processos de formação humana como fenômeno que amplia ou limita a liberdade de escolha do sujeito. Desse modo, assume-se como suposto que o fenômeno comunicacional e cultural para ser apreendido em suas especificidades, exige a investigação das suas múltiplas dimensões: política, cultural, social e econômica que intencionam, porém não eliminam, sua condição predominante na prática de produção e reprodução social de bens simbólicos.Deve-se registrar, ainda, a relevância das mídias para o desenvolvimento de um processo de investigação e formação em comunicação e culturas, entendendo as interfaces e as multidisciplinaridades das Ciências Humanas.
Área de concentração: comunicação e cultura
Estudar a comunicação, as culturas e as tecnologias como instrumentação técnica para construção e organização de conteúdos nas sociedades mediáticas pós- industriais, buscando desenvolver modelos teóricos para análise e interpretação das manifestações dos processos comunicacionais e da cultura, com foco nos efeitos e impactos nas estruturas sociais.
Linha de pesquisa: teorias da comunicação e da cultura
Análise das teorias da comunicação voltadas para a relação entre os meios de comunicação e a cultura contemporânea. Levantamento e discussão dos principais autores e disciplinas que contribuem para a compreensão das formas mediáticas, das tecnologias e dos meios massivos emergentes. Análise e discussão crítica do campo da comunicação como estudo teórico dos sistemas e processos de comunicação. Relação do sistema comunicacional com setores da cultura e da educação.
Linha de pesquisa: análise de processos e produtos mediáticos
Estudo das configurações das obras (textos culturais) das culturas e das comunicações mediáticas nas relações entre comunicação e transformações tecnológicas. Abordagem da comunicação como cultura em suas dimensões estética, ética e política. Fundamentação teórica de objetos de pesquisa: produtos e linguagens dos meios; estratégias de representação, recepção e construção de sentidos. Análise dos modos de narrar emergentes na intersecção entre formas técnicas e formas estéticas.
Área de concentração: comunicação e cultura
Estudar a comunicação, as culturas e as tecnologias como instrumentação técnica para construção e organização de conteúdos nas sociedades mediáticas pós- industriais, buscando desenvolver modelos teóricos para análise e interpretação das manifestações dos processos comunicacionais e da cultura, com foco nos efeitos e impactos nas estruturas sociais.
Linha de pesquisa: teorias da comunicação e da cultura
Análise das teorias da comunicação voltadas para a relação entre os meios de comunicação e a cultura contemporânea. Levantamento e discussão dos principais autores e disciplinas que contribuem para a compreensão das formas mediáticas, das tecnologias e dos meios massivos emergentes. Análise e discussão crítica do campo da comunicação como estudo teórico dos sistemas e processos de comunicação. Relação do sistema comunicacional com setores da cultura e da educação.
Linha de pesquisa: análise de processos e produtos mediáticos
Estudo das configurações das obras (textos culturais) das culturas e das comunicações mediáticas nas relações entre comunicação e transformações tecnológicas. Abordagem da comunicação como cultura em suas dimensões estética, ética e política. Fundamentação teórica de objetos de pesquisa: produtos e linguagens dos meios; estratégias de representação, recepção e construção de sentidos. Análise dos modos de narrar emergentes na intersecção entre formas técnicas e formas estéticas.
Disciplinas eletivas
Linha de pesquisa: análise de processos e produtos mediáticos
[]Interfaces entre comunicação e arte
[]Comunicação visual: a trama entre palavra e imagem nos media impressos
[]Cinema Brasileiro: história e representação identitária
[]Produção cultural dos meios audiovisuais: representação da diversidade
[]Estudos da recepção e produção de sentidos
[]Semiótica e interpretação de produtos mediáticos
[]Audiovisual e a cultura brasileira
[]As Três Dimensões do Cinema: Medium, Mercado e Arte
[]História da telenovela: do folhetim literário à televisão
[]Cibercultura: relações entre as tecnologias de informação e comunicação, e cultura
[]Comunicação mediada por computador
Linha de pesquisa: teorias da comunicação e da cultura
[]Pós-modernidade e globalização
[]Comunicação e cultura
[]Comunicação visual
[]Comunicação e as séries da cultura: o poético nos textos mediáticos
[]Comunicação e teorias do conhecimento
[]Comunicação, Cultura e Arte.
[]Comunicação e Ética
[]Teorias do discurso mediático
[]Teorias contemporâneas da comunicação e da cultura: abordagens da comunicação de massa
[]Comunicação e cultura no mundo contemporâneo: perspectivas filosóficas
[]Contribuições das teorias críticas aos estudos da comunicação
[]Prática de Ensino
Disciplinas obrigatórias
[]Teorias da Comunicação
[]Elaboração de Projetos
Linha de pesquisa: análise de processos e produtos mediáticos
[]Interfaces entre comunicação e arte
[]Comunicação visual: a trama entre palavra e imagem nos media impressos
[]Cinema Brasileiro: história e representação identitária
[]Produção cultural dos meios audiovisuais: representação da diversidade
[]Estudos da recepção e produção de sentidos
[]Semiótica e interpretação de produtos mediáticos
[]Audiovisual e a cultura brasileira
[]As Três Dimensões do Cinema: Medium, Mercado e Arte
[]História da telenovela: do folhetim literário à televisão
[]Cibercultura: relações entre as tecnologias de informação e comunicação, e cultura
[]Comunicação mediada por computador
Linha de pesquisa: teorias da comunicação e da cultura
[]Pós-modernidade e globalização
[]Comunicação e cultura
[]Comunicação visual
[]Comunicação e as séries da cultura: o poético nos textos mediáticos
[]Comunicação e teorias do conhecimento
[]Comunicação, Cultura e Arte.
[]Comunicação e Ética
[]Teorias do discurso mediático
[]Teorias contemporâneas da comunicação e da cultura: abordagens da comunicação de massa
[]Comunicação e cultura no mundo contemporâneo: perspectivas filosóficas
[]Contribuições das teorias críticas aos estudos da comunicação
[]Prática de Ensino
Disciplinas obrigatórias
[]Teorias da Comunicação
[]Elaboração de Projetos
Documentação
Original e Cópia do diploma e histórico escolar da graduação (licenciatura plena/bacharelado), ou outro documento comprobatório;
Original e Cópia do RG e CPF;
1 foto 3x4 recente;
Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.
Original e Cópia do diploma e histórico escolar da graduação (licenciatura plena/bacharelado), ou outro documento comprobatório;
Original e Cópia do RG e CPF;
1 foto 3x4 recente;
Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.
DFP_