Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade (Feira de Santana, Bahia)
Universidade Estadual de Feira de Santana
DFP_
Localização:Feira de Santana - Bahia
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação do Programa
O Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade, acadêmico, multidisciplinar, foi criado em 2005 e credenciado pela CAPES, iniciando suas atividades em 2006. Remonta a uma política iniciada em 1993 quando a Pós-Graduação em Desenho começou a ser pensada na UEFS. A ideia do Programa teve início com a criação da Especialização em Metodologia do Ensino do Desenho e, posteriormente, a criação do curso de Especialização em Desenho, Registro e Memória Visual. Hoje, estes cursos representam duas ênfases da nossa especialização. Estas ações foram alimentadas pela equipe de docentes da Área de Artes, juntamente com o corpo discente da graduação e da especialização com a criação de projetos de pesquisa financiados pela UEFS e FAPESB e de Grupos de Pesquisa vinculados ao CNPQ, que atualmente fundamentam as linhas de pesquisa do Mestrado.
Com a proposta que ora se inicia, busca-se redimensionar conceitualmente, epistemologicamente, metodologicamente e contextualmente o entendimento do Desenho e assim influenciar no avanço dos Programas de Pós-Graduação que tem o Desenho como fundamento ou linha de pesquisa no Brasil e fora dele. Com esta iniciativa inovadora e inédita no nosso país, o curso inaugura um arranjo mais ajustado à realidade vivenciada pelos pesquisadores pertencentes ao programa, situação que se reflete na definição das áreas de concentração e das linhas de pesquisa, como também contribui para a manutenção de um trabalho que se legitima pela oferta de qualificação em Desenho, sem perder de vista a sua interação com outras áreas do conhecimento humano.
O Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade tem infra-estrutura compatível com as exigências necessárias a qualquer programa que envolva campos do saber prático e teórico. Possui laboratório computacional à disposição do corpo discente e docente, para consulta, pesquisa e aulas; salas especiais para o trabalho do desenho enquanto método de pesquisa; laboratório de imagem, o Labimagem, apoiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos); Biblioteca setorial, fruto de projetos de pesquisa financiados pela UEFS, FAPESB, CAPES e FINEP; e espaços administrativos, como a secretaria e a sala de reuniões; além de contar com o apoio docente e espacial da Área de Artes e do Núcleo de Desenho e Artes.
Áreas de Concentração
• DESENHO E CULTURA
• DESENHO REGISTRO E MEMÓRIA VISUAL
o Linhas de Pesquisa
• Desenho: História, Cultura e Interatividade
Investiga os aspectos sócio-antropológicos do desenho produzido na Bahia. Considerar, nessa busca, as várias formas de representação, desde a ilustração de livros até as tendências verificadas na estrutura urbana das cidades cujos traços identifiquem as culturas dos povos que as constituíram.
• Linguagens Visuais: Memória e Cultura
Preocupa-se com o registro de imagens e sua importância para a análise de questões que envolvam o homem e sua produção cultural.
• Estudos Interdisciplinares em Desenho
Interessa-se por investigar o Desenho enquanto linguagem de interação e fonte de conhecimento, considerando-o pela manifestação expressional de grupos humanos através dos tempos.
• Patrimonio Cultural, Representação e Memória
Nesta linha a preocupação volta-se para os modos de constituição da memória sobre o patrimônio cultural.
O Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade, acadêmico, multidisciplinar, foi criado em 2005 e credenciado pela CAPES, iniciando suas atividades em 2006. Remonta a uma política iniciada em 1993 quando a Pós-Graduação em Desenho começou a ser pensada na UEFS. A ideia do Programa teve início com a criação da Especialização em Metodologia do Ensino do Desenho e, posteriormente, a criação do curso de Especialização em Desenho, Registro e Memória Visual. Hoje, estes cursos representam duas ênfases da nossa especialização. Estas ações foram alimentadas pela equipe de docentes da Área de Artes, juntamente com o corpo discente da graduação e da especialização com a criação de projetos de pesquisa financiados pela UEFS e FAPESB e de Grupos de Pesquisa vinculados ao CNPQ, que atualmente fundamentam as linhas de pesquisa do Mestrado.
Com a proposta que ora se inicia, busca-se redimensionar conceitualmente, epistemologicamente, metodologicamente e contextualmente o entendimento do Desenho e assim influenciar no avanço dos Programas de Pós-Graduação que tem o Desenho como fundamento ou linha de pesquisa no Brasil e fora dele. Com esta iniciativa inovadora e inédita no nosso país, o curso inaugura um arranjo mais ajustado à realidade vivenciada pelos pesquisadores pertencentes ao programa, situação que se reflete na definição das áreas de concentração e das linhas de pesquisa, como também contribui para a manutenção de um trabalho que se legitima pela oferta de qualificação em Desenho, sem perder de vista a sua interação com outras áreas do conhecimento humano.
O Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade tem infra-estrutura compatível com as exigências necessárias a qualquer programa que envolva campos do saber prático e teórico. Possui laboratório computacional à disposição do corpo discente e docente, para consulta, pesquisa e aulas; salas especiais para o trabalho do desenho enquanto método de pesquisa; laboratório de imagem, o Labimagem, apoiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos); Biblioteca setorial, fruto de projetos de pesquisa financiados pela UEFS, FAPESB, CAPES e FINEP; e espaços administrativos, como a secretaria e a sala de reuniões; além de contar com o apoio docente e espacial da Área de Artes e do Núcleo de Desenho e Artes.
Áreas de Concentração
• DESENHO E CULTURA
• DESENHO REGISTRO E MEMÓRIA VISUAL
o Linhas de Pesquisa
• Desenho: História, Cultura e Interatividade
Investiga os aspectos sócio-antropológicos do desenho produzido na Bahia. Considerar, nessa busca, as várias formas de representação, desde a ilustração de livros até as tendências verificadas na estrutura urbana das cidades cujos traços identifiquem as culturas dos povos que as constituíram.
• Linguagens Visuais: Memória e Cultura
Preocupa-se com o registro de imagens e sua importância para a análise de questões que envolvam o homem e sua produção cultural.
• Estudos Interdisciplinares em Desenho
Interessa-se por investigar o Desenho enquanto linguagem de interação e fonte de conhecimento, considerando-o pela manifestação expressional de grupos humanos através dos tempos.
• Patrimonio Cultural, Representação e Memória
Nesta linha a preocupação volta-se para os modos de constituição da memória sobre o patrimônio cultural.
Grade Curricular
DISCIPLINAS OBRIGATORIAS
Desenho e Perspectivas Culturais
Desenho Registro e memória Visual
Seminário de Pesquisa
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Composição Digital: Contextualidade e Imagem
Desenho: Educação para a Preservação Cultural
Desenho, Teoria e Conhecimento
Desenho, Ciência e Tecnologia
Desenho, Literatura e Imagem
Desenho: Fotografia e Cultura
HQ: Comunicação, Simbolismo e Dominação
Percepção e Imagem
Seminários Tópicos
Teoria e História da Arte
Desenho, Espaço e Pesquisa
OUTRAS ATIVIDADES
Pesquisa Orientada
Pesquisa Orientada
Estágio Docência
DISCIPLINAS OBRIGATORIAS
Desenho e Perspectivas Culturais
Desenho Registro e memória Visual
Seminário de Pesquisa
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Composição Digital: Contextualidade e Imagem
Desenho: Educação para a Preservação Cultural
Desenho, Teoria e Conhecimento
Desenho, Ciência e Tecnologia
Desenho, Literatura e Imagem
Desenho: Fotografia e Cultura
HQ: Comunicação, Simbolismo e Dominação
Percepção e Imagem
Seminários Tópicos
Teoria e História da Arte
Desenho, Espaço e Pesquisa
OUTRAS ATIVIDADES
Pesquisa Orientada
Pesquisa Orientada
Estágio Docência
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