DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso de Mestrado em Design — UniRitter propõe inovação das pesquisas e estudos em Design. A área de concentração Design, Educação e Inovação visa ao destaque da formação de profissionais e professores que trabalham com atividades projetuais e criativas em cursos de Design e do papel desta atividade projetual na sociedade contemporânea.
Área de concentração
Design, Educação e Inovação
Linhas de Pesquisa
Educação para o Design
Esta linha articula conhecimentos de Design, Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de bases teóricas, metodológicas e tecnológicas para o ensino do Design. Para tanto, investiga os processos cognitivos utilizados para o desenvolvimento de ideias em projetos; pesquisa as possibilidades de articulação entre as diversas disciplinas que compõem a formação do designer; e desenvolve novos métodos e técnicas para o ensino de Design presencial e a distância.
Design e Inovação
Esta linha articula conhecimentos de Design, Moda, Gestão, Tecnologias, Sustentabilidade, Propriedade Intelectual, com o objetivo contribuir para o desenvolvimento de processos de inovação por meio do Design. Para tanto, investiga diacrônica e sincronicamente a atuação de designers, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul; reflete sobre a produção de novas ideias nos campos da cultura material e da cultura organizacional; analisa o efeito do uso de novas tecnologias e novos produtos no cotidiano das pessoas e nas atividades de trabalho; e desenvolve métodos e técnicas para gerar soluções para problemas complexos da sociedade através de projetos inovadores, integrando o trinômio design, tecnologia e inovação.
Objetivos
O curso tem como objetivo geral desenvolver bases teórico-metodológicas que possibilitem a compreensão dos processos de formação e de atuação profissional dos designers, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores conscientes de sua responsabilidade social.
Os objetivos específicos tratam de potencializar mestrandos para desenvolverem conhecimentos sobre:
• o pensamento criativo e seus reflexos na prática projetual em Design;
• o papel do Design nos processos de inovação tecnológica diante dos desafios do desenvolvimento social sustentável.
Entre os objetivos encontram-se aqueles referentes à preparação de professores e profissionais para:
• o magistério em cursos de bacharelado em Design;
• a investigação em campos do Design e áreas afins.
Perfil do Profissional
O público-alvo do curso é formado por profissionais de áreas do projeto, artes e comunicação (Designers/Desenhistas Industriais, Arquitetos, Informáticos, Engenheiros, Artistas Plásticos/Visuais, Mercadologistas e Publicitários) e de outras que tenham interesse em refletir sobre a relação entre Design e a inovação e a educação projetual para atuar na docência (Sociólogos, Historiadores, Filósofos, Pedagogos e Psicólogos).
O curso formará profissionais para a educação superior, qualificando-os para a docência e pesquisa, e para uma prática projetual na qual o designer é um dos atores nos processos de inovação tecnológica para a cultura material.
Área de concentração
Design, Educação e Inovação
Linhas de Pesquisa
Educação para o Design
Esta linha articula conhecimentos de Design, Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de bases teóricas, metodológicas e tecnológicas para o ensino do Design. Para tanto, investiga os processos cognitivos utilizados para o desenvolvimento de ideias em projetos; pesquisa as possibilidades de articulação entre as diversas disciplinas que compõem a formação do designer; e desenvolve novos métodos e técnicas para o ensino de Design presencial e a distância.
Design e Inovação
Esta linha articula conhecimentos de Design, Moda, Gestão, Tecnologias, Sustentabilidade, Propriedade Intelectual, com o objetivo contribuir para o desenvolvimento de processos de inovação por meio do Design. Para tanto, investiga diacrônica e sincronicamente a atuação de designers, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul; reflete sobre a produção de novas ideias nos campos da cultura material e da cultura organizacional; analisa o efeito do uso de novas tecnologias e novos produtos no cotidiano das pessoas e nas atividades de trabalho; e desenvolve métodos e técnicas para gerar soluções para problemas complexos da sociedade através de projetos inovadores, integrando o trinômio design, tecnologia e inovação.
Objetivos
O curso tem como objetivo geral desenvolver bases teórico-metodológicas que possibilitem a compreensão dos processos de formação e de atuação profissional dos designers, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores conscientes de sua responsabilidade social.
Os objetivos específicos tratam de potencializar mestrandos para desenvolverem conhecimentos sobre:
• o pensamento criativo e seus reflexos na prática projetual em Design;
• o papel do Design nos processos de inovação tecnológica diante dos desafios do desenvolvimento social sustentável.
Entre os objetivos encontram-se aqueles referentes à preparação de professores e profissionais para:
• o magistério em cursos de bacharelado em Design;
• a investigação em campos do Design e áreas afins.
Perfil do Profissional
O público-alvo do curso é formado por profissionais de áreas do projeto, artes e comunicação (Designers/Desenhistas Industriais, Arquitetos, Informáticos, Engenheiros, Artistas Plásticos/Visuais, Mercadologistas e Publicitários) e de outras que tenham interesse em refletir sobre a relação entre Design e a inovação e a educação projetual para atuar na docência (Sociólogos, Historiadores, Filósofos, Pedagogos e Psicólogos).
O curso formará profissionais para a educação superior, qualificando-os para a docência e pesquisa, e para uma prática projetual na qual o designer é um dos atores nos processos de inovação tecnológica para a cultura material.
Disciplinas Básicas (Obrigatórias)
Design e Cultura Material
Evolução do Pensamento em Design
Pesquisa em Design
Disciplinas de Tópicos Especiais
Design e Inovação Tecnológica
Educação Projetual a Distância
Gestão em Design
Disciplinas Complementares
Educação para Projeto Criativo
Processos de Simbolização e Design
Sociedade e Inovação
Design e Cultura Material
Evolução do Pensamento em Design
Pesquisa em Design
Disciplinas de Tópicos Especiais
Design e Inovação Tecnológica
Educação Projetual a Distância
Gestão em Design
Disciplinas Complementares
Educação para Projeto Criativo
Processos de Simbolização e Design
Sociedade e Inovação
Documentos para Inscrição e Matrícula
Formulário de inscrição (disponível na Secretaria do Pós-Graduação – Stricto Sensu)
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia simples) (não será aceita cópia da CNH)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizado, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia simples);
CPF (fotocópia simples)
Título eleitoral (fotocópia simples)
Comprovante de quitação eleitoral (fotocópia simples)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia simples)
Foto 3x4
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Formulário de inscrição (disponível na Secretaria do Pós-Graduação – Stricto Sensu)
Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia simples) (não será aceita cópia da CNH)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizado, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia simples);
CPF (fotocópia simples)
Título eleitoral (fotocópia simples)
Comprovante de quitação eleitoral (fotocópia simples)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia simples)
Foto 3x4
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_