DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação do Programa
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA É RECONHECIDO PELA CAPES - CONCEITO 4
Objetivos
1) Produzir conhecimento na área da Educação Física e do Esporte, com a perspectiva atual de explorar pesquisas do movimento humano na direção de sua auto superação.
2) Contribuir para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão sobre o movimento humano nas dimensões inter e transdisciplinar.
3) Divulgar pesquisas realizadas, através de publicações de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, indexados e inseridos no Qualis; em livros editados, registrados no ISBN e classificados de acordo com os critérios do Qualis/Livro; em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, de comprovada relevância na área; bem como através da participação em reuniões de diversas sociedades científicas, procurando sempre interagir e contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do nível científico na área da Educação Física.
Histórico do Programa
O Programa de Pós graduação em Educação Física, nível de Mestrado vinculado a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba iniciou suas atividades acadêmicas em 2000, e foi recomendado pela CAPES em 2002, cuja homologação feita pelo CNE através da Portaria 2.878 de 24 de agosto de 2005.
O Conselho Universitário da UNIMEP aprovou seu Projeto Pedagógico com duas áreas de concentração a saber: "Corporeidade, Pedagogia do Movimento e Lazer" e " Performance Humana".
A partir de 2010 o curso possui uma área de concentração: Movimento Humano, Cultura e Educação.
Área de Concentração
O curso possui uma área de concentração: Movimento Humano, Cultura e Educação que se propõe a pesquisar a Educação Física em suas múltiplas facetas. Busca-se compreender os sentidos educacional e pedagógico dos conhecimentos da área, em situações diversas, práticas de esportes, lutas, danças, ginásticas e atividades motoras e suas associações com a saúde, qualidade de vida e lazer. Procura-se também a produção de conhecimento relacionado a adaptações orgânicas dos indivíduos na prática da atividade física e no esporte.
Linhas de Pesquisa
1. Movimento Humano, Lazer e Educação
Estudos do movimento humano, considerando: a) sua inserção sociocultural , nas suas relações com o lazer, os processos educativos e políticas públicas de intervenção, destacando-se as interfaces com os conteúdos físicos esportivos do lazer, com especial ênfase na realidade brasileira; b) Investigações relacionadas à aprendizagem na atividade motora dentro e fora da escola em situações formais e não-formais.
2. Movimento Humano e Saúde
Estudos sobre o movimento humano e suas potencialidades relativas à: a) promoção da qualidade de vida e da saúde; b) desenvolvimento de métodos e técnicas para pesquisas e intervenção em Educação Física e saúde e estudos relativos ao metabolismo muscular, às relações enzimáticas e efeitos da suplementação nutricional às respostas imunológicas na Performance Humana; c) Pesquisas relativas à natureza humana e as respostas orgânicas gerais e neurofisiológicas e suas relações com a aptidão física e o desenvolvimento humano, incluindo também populações de risco; d) observação de populações de risco em prática de atividade física sistemática ou de lazer.
3. Movimento Humano e Esporte
Estudos relativos à ciência do esporte, abordando pesquisas com diferentes faixas etárias e gêneros, quanto a modelos de treinamento, e às respostas da auto-organização aos diferentes tipos de estresse nos aspectos neuromusculares, bioquímicos, fisiológicos e genéticos, além do desenvolvimento intervencionista vinculado à atividade física e performance humana em diferentes modalidades esportivas.
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA É RECONHECIDO PELA CAPES - CONCEITO 4
Objetivos
1) Produzir conhecimento na área da Educação Física e do Esporte, com a perspectiva atual de explorar pesquisas do movimento humano na direção de sua auto superação.
2) Contribuir para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão sobre o movimento humano nas dimensões inter e transdisciplinar.
3) Divulgar pesquisas realizadas, através de publicações de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, indexados e inseridos no Qualis; em livros editados, registrados no ISBN e classificados de acordo com os critérios do Qualis/Livro; em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, de comprovada relevância na área; bem como através da participação em reuniões de diversas sociedades científicas, procurando sempre interagir e contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do nível científico na área da Educação Física.
Histórico do Programa
O Programa de Pós graduação em Educação Física, nível de Mestrado vinculado a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba iniciou suas atividades acadêmicas em 2000, e foi recomendado pela CAPES em 2002, cuja homologação feita pelo CNE através da Portaria 2.878 de 24 de agosto de 2005.
O Conselho Universitário da UNIMEP aprovou seu Projeto Pedagógico com duas áreas de concentração a saber: "Corporeidade, Pedagogia do Movimento e Lazer" e " Performance Humana".
A partir de 2010 o curso possui uma área de concentração: Movimento Humano, Cultura e Educação.
Área de Concentração
O curso possui uma área de concentração: Movimento Humano, Cultura e Educação que se propõe a pesquisar a Educação Física em suas múltiplas facetas. Busca-se compreender os sentidos educacional e pedagógico dos conhecimentos da área, em situações diversas, práticas de esportes, lutas, danças, ginásticas e atividades motoras e suas associações com a saúde, qualidade de vida e lazer. Procura-se também a produção de conhecimento relacionado a adaptações orgânicas dos indivíduos na prática da atividade física e no esporte.
Linhas de Pesquisa
1. Movimento Humano, Lazer e Educação
Estudos do movimento humano, considerando: a) sua inserção sociocultural , nas suas relações com o lazer, os processos educativos e políticas públicas de intervenção, destacando-se as interfaces com os conteúdos físicos esportivos do lazer, com especial ênfase na realidade brasileira; b) Investigações relacionadas à aprendizagem na atividade motora dentro e fora da escola em situações formais e não-formais.
2. Movimento Humano e Saúde
Estudos sobre o movimento humano e suas potencialidades relativas à: a) promoção da qualidade de vida e da saúde; b) desenvolvimento de métodos e técnicas para pesquisas e intervenção em Educação Física e saúde e estudos relativos ao metabolismo muscular, às relações enzimáticas e efeitos da suplementação nutricional às respostas imunológicas na Performance Humana; c) Pesquisas relativas à natureza humana e as respostas orgânicas gerais e neurofisiológicas e suas relações com a aptidão física e o desenvolvimento humano, incluindo também populações de risco; d) observação de populações de risco em prática de atividade física sistemática ou de lazer.
3. Movimento Humano e Esporte
Estudos relativos à ciência do esporte, abordando pesquisas com diferentes faixas etárias e gêneros, quanto a modelos de treinamento, e às respostas da auto-organização aos diferentes tipos de estresse nos aspectos neuromusculares, bioquímicos, fisiológicos e genéticos, além do desenvolvimento intervencionista vinculado à atividade física e performance humana em diferentes modalidades esportivas.
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