Mestrado em Educação nas Ciências (Ijuí, Rio Grande do Sul)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
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Diploma oferecido:Mestre em Educação nas Ciências
Localização:Ijuí - Rio Grande do Sul
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e, a partir de 2009, para oferta de Doutorado. Nas últimas três avaliações tem recebido a atribuição de conceito 4 (Bom), o que atesta a consolidação de sua proposta e garante a validade nacional dos títulos emitidos.
O Programa constitui um espaço reconhecido e já consolidado de formação de profissionais da educação de alto nível na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com a oferta do Doutorado, a partir de 2010, essa experiência torna-se mais fecunda e crítica, colocando-se na perspectiva de uma formação de maior exigência e qualificação.
Através deste Programa a UNIJUÍ já formou mais de três centenas de pós-graduandos, sendo que com a capacitação e titulação adquiridas seus egressos têm alcançado novos patamares de atuação profissional. Hoje eles atuam como profissionais em diversas instituições educativas do Brasil, sendo que muitos prosseguiram ou vêm prosseguindo seus estudos em outro nível no Brasil ou no exterior.
Para constituir-se neste espaço privilegiado de formação profissional, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências tem criado as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa de professores e alunos, bem como fomentado o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. Para oferecer a sua contribuição à qualificação da educação, o Programa está estruturado de modo a abranger demandas de diversos setores da sociedade e de áreas como as das licenciaturas, onde a UNIJUÍ tem acumulado experiência marcante ao longo das últimas décadas. Por tudo isso, este Programa é o lugar adequado para quem busca oportunidade de formação qualificada através da reflexão crítica e da realização de projetos de investigação no campo da educação.
O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases:
- Na educação escolar - no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino.
- Nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade - no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais.
São objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências:
a) Desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.
b) Investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.
c) Formar profissionais para o Ensino Superior.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Na unidade da "Educação nas Ciências" (área de concentração) o Programa busca o estabelecimento das vinculações e das reciprocidades entre o fazer da ciência e os processos de sua aprendizagem e ensino, entendendo estes como momentos fundamentais do próprio processo de construção e de reconstrução da ciência.
Para a consecução de seus objetivos o Programa se articula em três linhas de pesquisa que buscam expressar a sua intencionalidade, permitindo evidenciar as articulações entre os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, bem como o direcionamento das principais atividades de formação. Assim sendo, as linhas de pesquisa configuram-se da seguinte forma:
Currículo e Formação de Professores
Investiga a formação de professores na educação básica e superior no que se refere aos processos e produções, considerando a interação profissional na elaboração e desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos.
Teorias Pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação
Investiga as concepções pedagógicas e a gestão de processos de ensino e aprendizagem nas suas significações éticas e políticas relacionadas ao contexto atual da vida planetária e às concepções oriundas das tradições humanistas e democráticas.
Educação popular em movimentos e organizações sociais
Investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares.
O Programa constitui um espaço reconhecido e já consolidado de formação de profissionais da educação de alto nível na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com a oferta do Doutorado, a partir de 2010, essa experiência torna-se mais fecunda e crítica, colocando-se na perspectiva de uma formação de maior exigência e qualificação.
Através deste Programa a UNIJUÍ já formou mais de três centenas de pós-graduandos, sendo que com a capacitação e titulação adquiridas seus egressos têm alcançado novos patamares de atuação profissional. Hoje eles atuam como profissionais em diversas instituições educativas do Brasil, sendo que muitos prosseguiram ou vêm prosseguindo seus estudos em outro nível no Brasil ou no exterior.
Para constituir-se neste espaço privilegiado de formação profissional, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências tem criado as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa de professores e alunos, bem como fomentado o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. Para oferecer a sua contribuição à qualificação da educação, o Programa está estruturado de modo a abranger demandas de diversos setores da sociedade e de áreas como as das licenciaturas, onde a UNIJUÍ tem acumulado experiência marcante ao longo das últimas décadas. Por tudo isso, este Programa é o lugar adequado para quem busca oportunidade de formação qualificada através da reflexão crítica e da realização de projetos de investigação no campo da educação.
O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases:
- Na educação escolar - no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino.
- Nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade - no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais.
São objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências:
a) Desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.
b) Investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.
c) Formar profissionais para o Ensino Superior.
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Na unidade da "Educação nas Ciências" (área de concentração) o Programa busca o estabelecimento das vinculações e das reciprocidades entre o fazer da ciência e os processos de sua aprendizagem e ensino, entendendo estes como momentos fundamentais do próprio processo de construção e de reconstrução da ciência.
Para a consecução de seus objetivos o Programa se articula em três linhas de pesquisa que buscam expressar a sua intencionalidade, permitindo evidenciar as articulações entre os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, bem como o direcionamento das principais atividades de formação. Assim sendo, as linhas de pesquisa configuram-se da seguinte forma:
Currículo e Formação de Professores
Investiga a formação de professores na educação básica e superior no que se refere aos processos e produções, considerando a interação profissional na elaboração e desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos.
Teorias Pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação
Investiga as concepções pedagógicas e a gestão de processos de ensino e aprendizagem nas suas significações éticas e políticas relacionadas ao contexto atual da vida planetária e às concepções oriundas das tradições humanistas e democráticas.
Educação popular em movimentos e organizações sociais
Investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares.
Componentes Curriculares Obrigatórios
Atividades Orientadas I
Atividades Orientadas II
Atividades Orientadas III
Atividades Orientadas IV
Proficiência em Língua Estrangeira
Leitura e Escrita Acadêmicas (Espanhol)
Leitura e Escrita Acadêmicas (Inglês)
Atividades Complementares
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II
A Teoria da Complexidade e o Olhar Investigativo nas Ciências
Educação Contemporânea e Racionalidade
Escrita e Pesquisa II
Estudos da Infância
Escrita e Pesquisa I
Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação II
História, Concepções e Métodos em Espaços de Educação Popular II
Linguagem Subjetividade e Ciência
Linguagem, Educação e Cidadania
Linguagem, Educação e Cidadania I
Linguagem, Educação e Cidadania II
O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte I
Paradigmas do Conhecimento
Espaço e Tempo em Educação II
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte I
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II
Cultura, Protagonismo Social e Currículo I
Cultura, Protagonismo Social e Currículo II
Epistemologia e Educação
Epistemologia e Educação II
Espaço e Tempo em Educação
Espaço e Tempo em Educação I
Estágio de Docência na Graduação
História da Educação e da Sociedade Brasileira
História, Concepções e Métodos em Espaços de Educação Popular
Michel Foucault na Educação
O Lúdico e a Ação Pedagógica
O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte II
Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação II
Seminários Temáticos
Seminário Temático I
Seminário Temático II
Seminário Temático III
Atividades Orientadas I
Atividades Orientadas II
Atividades Orientadas III
Atividades Orientadas IV
Proficiência em Língua Estrangeira
Leitura e Escrita Acadêmicas (Espanhol)
Leitura e Escrita Acadêmicas (Inglês)
Atividades Complementares
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II
A Teoria da Complexidade e o Olhar Investigativo nas Ciências
Educação Contemporânea e Racionalidade
Escrita e Pesquisa II
Estudos da Infância
Escrita e Pesquisa I
Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação II
História, Concepções e Métodos em Espaços de Educação Popular II
Linguagem Subjetividade e Ciência
Linguagem, Educação e Cidadania
Linguagem, Educação e Cidadania I
Linguagem, Educação e Cidadania II
O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte I
Paradigmas do Conhecimento
Espaço e Tempo em Educação II
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte I
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II
Cultura, Protagonismo Social e Currículo I
Cultura, Protagonismo Social e Currículo II
Epistemologia e Educação
Epistemologia e Educação II
Espaço e Tempo em Educação
Espaço e Tempo em Educação I
Estágio de Docência na Graduação
História da Educação e da Sociedade Brasileira
História, Concepções e Métodos em Espaços de Educação Popular
Michel Foucault na Educação
O Lúdico e a Ação Pedagógica
O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte II
Espaço e Tempo na Pesquisa em Educação II
Seminários Temáticos
Seminário Temático I
Seminário Temático II
Seminário Temático III
Documentação Necessária
- Projeto de estudo e investigação que contemple o tema de interesse, a justificativa de escolha, os objetivos, a hipótese básica e uma bibliografia preliminar.
- Memorial que apresente uma reflexão sobre o processo de formação pessoal e a experiência profissional.
- Currículum Vitae modelo Lattes.
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação.
- Histórico Escolar da Graduação (autenticado se não for da Unijuí).
- 02 fotos 3X4, recentes.
- Cópia da CI, CPF e certidão de nascimento ou casamento.
- Projeto de estudo e investigação que contemple o tema de interesse, a justificativa de escolha, os objetivos, a hipótese básica e uma bibliografia preliminar.
- Memorial que apresente uma reflexão sobre o processo de formação pessoal e a experiência profissional.
- Currículum Vitae modelo Lattes.
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação.
- Histórico Escolar da Graduação (autenticado se não for da Unijuí).
- 02 fotos 3X4, recentes.
- Cópia da CI, CPF e certidão de nascimento ou casamento.
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