DFP_
Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo iniciou suas atividades em julho de 1997 e foi recomendado pela Capes em 1998 (Parecer 980/98). Segundo a avaliação da Capes, triênio 2007-2009, o Programa está com o conceito 4 numa escala de 1 a 5.
OBJETIVOS DO CURSO
• Aprofundar a formação de educadores e pesquisadores que atuam em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento.
• Oportunizar a assimilação e a construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa em educação, com vistas à apreensão científica da problemática educacional.
• Oferecer condições para a produção e difusão de conhecimentos que esclareçam os problemas educacionais, com vistas a proposições de soluções dos mesmos.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
HISTÓRICO DO PPGEDU
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU) mantém curso de Mestrado Acadêmico credenciado pela CAPES/MEC desde 1997.
ATO DE CRIAÇÃO E INÍCIO DE FUNCIONAMENTO
O Curso foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade de Passo Fundo através da Resolução nº 04/1996, de 23/7/1996 (Ata nº 169). O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo iniciou suas atividades em julho de 1997 e foi recomendado pela Capes em 1998 (Parecer 980/98).
PÚBLICO-ALVO
O Curso de Mestrado em Educação destina-se a profissionais que buscam qualificação para atuar em diferentes áreas da Educação, tais como docência nos diferentes níveis de ensino, gestão de órgãos e sistemas de ensino, de organizações não-governamentais e movimentos sociais, sejam eles egressos ou não de cursos de licenciatura.
Laboratórios
O Laboratório Central de Informática (LCI) funciona junto ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), Prédio B5, na Universidade de Passo Fundo (UPF) e é administrado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). Suas instalações compreendem 1021,30 m2 de área física.
Conta com uma equipe de 10 (dez) funcionários, sendo, 1 (um) Supervisor, 1 (um) Assistente de Suporte e 8 (oito) Auxiliares de Laboratório, onde todos são responsáveis pela manutenção da infraestrutura e pela recepção e auxílio aos usuários.
Possui 14 laboratórios; desses, 11 são utilizados para aula; 2 são exclusivos para utilização em pesquisas/estudos e 1 para utilização do Curso de Computação e demais cursos da área de informática. Totalizando assim 383 microcomputadores. A menor sala possui 18 computadores e a maior 48.
Possui 4 servidores para disponibilizar e gerenciar serviços de boot-remoto, internet, impressão, arquivos, e-mails e monitoramento das câmeras (CFTV). Na recepção do LCI há 2 impressoras laser de grande porte Ricoh Aficio 2075 (75ppm) conectadas ao servidor de impressão para atender às impressões dos usuários. No corredor do laboratório há 3 computadores para acesso rápido à internet e também para impressão.
Todas as salas são climatizadas e possuem projetores multimídia. Os computadores são atualizados constantemente, conforme há necessidade. Todos os equipamentos estão interligados através de uma rede com servidores Linux, acesso à Internet, e o principal sistema operacional utilizado nas estações de trabalho é o Windows XP, mas os computadores possuem opção dual-boot com os sistemas operacionais Windows XP e Linux Ubuntu.
Todos os computadores existentes no Laboratório Central de Informática, disponíveis aos alunos e professores, possuem conexão à Internet. Dispomos também de cobertura wireless (Internet sem fio) com cobertura total no prédio B5 e livre acesso.
Os softwares instalados para cada disciplina são indicados pelos professores, sendo a partir daí gerada uma imagem a ser utilizada durante as aulas. A manutenção de hardware é realizada pela Seção de Infraestrutura e Suporte da Divisão de TI ou então pelo Núcleo de Manutenção Eletrônica, ambos da Universidade de Passo Fundo.
Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação
Objetiva manter atualizadas as contribuições de diferentes campos do conhecimento para a área da Educação, tendo como conhecimento articulador a Filosofia. O enfrentamento crítico do reducionismo proveniente da racionalidade instrumental e das tendências pós-modernas relativistas e a busca de uma fundamentação que torne possível uma ação dialógico-racional para a educação são desafios a serem perseguidos pelos pesquisadores da área.
Temas de Investigação
• Filosofia e educação
• Racionalidade e ação
• Educação, formação e pedagogia
• Teorias educacionais
• História, epistemologia e educação
• Iluminismo e pedagogia
• Ética e educação.
Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem
Aborda em que medida as diferentes formas de linguagens, produzidas historicamente pelos seres humanos, permitem compreender os processos educativos que se estabelecem em diversos espaços e tempos e analisar o potencial dessas diferentes formas de linguagem quando intencionalmente consideradas instrumentos de transformação da pessoa. Trata-se de abordar a diversidade e a complexidade presentes nas inúmeras relações que se estabelecem nesses processos, com base em diferentes abordagens teórico-metodológicas e em diálogo com outras linhas de pesquisa, com propostas disciplinares e transdisciplinares.
Temas de Investigação
• Processos de aprendizagem e de ensino da linguagem escrita
• Processos educativos estéticos em diversos espaços de sociabilidade
• Educação matemática: ensino, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento
• Informática educativa, tecnologias hipermídia e inclusão digital em processos educativos
• Práticas e processos de integração social.
Linhas de Pesquisa: Políticas Educacionais
Aborda questões e proposições relativas às ações do Estado, dos poderes públicos e de movimentos e organizações da sociedade civil sobre os rumos da Educação. Trata-se de compreender as políticas educacionais inseridas em contextos sociais, econômicos, políticos e culturais, em nível local, regional, nacional e internacional.
Temas de investigação
• Expansão do ensino superior
• Gestão do ensino superior e educação
• Diversidade cultural e políticas educacionais
• Políticas educacionais, movimentos e organizações sociais
• História das políticas educacionais
• Políticas educacionais na e pós-LDB
• Políticas educacionais para a educação básica
• Políticas para formação de professores.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo iniciou suas atividades em julho de 1997 e foi recomendado pela Capes em 1998 (Parecer 980/98). Segundo a avaliação da Capes, triênio 2007-2009, o Programa está com o conceito 4 numa escala de 1 a 5.
OBJETIVOS DO CURSO
• Aprofundar a formação de educadores e pesquisadores que atuam em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento.
• Oportunizar a assimilação e a construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa em educação, com vistas à apreensão científica da problemática educacional.
• Oferecer condições para a produção e difusão de conhecimentos que esclareçam os problemas educacionais, com vistas a proposições de soluções dos mesmos.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
HISTÓRICO DO PPGEDU
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU) mantém curso de Mestrado Acadêmico credenciado pela CAPES/MEC desde 1997.
ATO DE CRIAÇÃO E INÍCIO DE FUNCIONAMENTO
O Curso foi aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade de Passo Fundo através da Resolução nº 04/1996, de 23/7/1996 (Ata nº 169). O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo iniciou suas atividades em julho de 1997 e foi recomendado pela Capes em 1998 (Parecer 980/98).
PÚBLICO-ALVO
O Curso de Mestrado em Educação destina-se a profissionais que buscam qualificação para atuar em diferentes áreas da Educação, tais como docência nos diferentes níveis de ensino, gestão de órgãos e sistemas de ensino, de organizações não-governamentais e movimentos sociais, sejam eles egressos ou não de cursos de licenciatura.
Laboratórios
O Laboratório Central de Informática (LCI) funciona junto ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG), Prédio B5, na Universidade de Passo Fundo (UPF) e é administrado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). Suas instalações compreendem 1021,30 m2 de área física.
Conta com uma equipe de 10 (dez) funcionários, sendo, 1 (um) Supervisor, 1 (um) Assistente de Suporte e 8 (oito) Auxiliares de Laboratório, onde todos são responsáveis pela manutenção da infraestrutura e pela recepção e auxílio aos usuários.
Possui 14 laboratórios; desses, 11 são utilizados para aula; 2 são exclusivos para utilização em pesquisas/estudos e 1 para utilização do Curso de Computação e demais cursos da área de informática. Totalizando assim 383 microcomputadores. A menor sala possui 18 computadores e a maior 48.
Possui 4 servidores para disponibilizar e gerenciar serviços de boot-remoto, internet, impressão, arquivos, e-mails e monitoramento das câmeras (CFTV). Na recepção do LCI há 2 impressoras laser de grande porte Ricoh Aficio 2075 (75ppm) conectadas ao servidor de impressão para atender às impressões dos usuários. No corredor do laboratório há 3 computadores para acesso rápido à internet e também para impressão.
Todas as salas são climatizadas e possuem projetores multimídia. Os computadores são atualizados constantemente, conforme há necessidade. Todos os equipamentos estão interligados através de uma rede com servidores Linux, acesso à Internet, e o principal sistema operacional utilizado nas estações de trabalho é o Windows XP, mas os computadores possuem opção dual-boot com os sistemas operacionais Windows XP e Linux Ubuntu.
Todos os computadores existentes no Laboratório Central de Informática, disponíveis aos alunos e professores, possuem conexão à Internet. Dispomos também de cobertura wireless (Internet sem fio) com cobertura total no prédio B5 e livre acesso.
Os softwares instalados para cada disciplina são indicados pelos professores, sendo a partir daí gerada uma imagem a ser utilizada durante as aulas. A manutenção de hardware é realizada pela Seção de Infraestrutura e Suporte da Divisão de TI ou então pelo Núcleo de Manutenção Eletrônica, ambos da Universidade de Passo Fundo.
Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação
Objetiva manter atualizadas as contribuições de diferentes campos do conhecimento para a área da Educação, tendo como conhecimento articulador a Filosofia. O enfrentamento crítico do reducionismo proveniente da racionalidade instrumental e das tendências pós-modernas relativistas e a busca de uma fundamentação que torne possível uma ação dialógico-racional para a educação são desafios a serem perseguidos pelos pesquisadores da área.
Temas de Investigação
• Filosofia e educação
• Racionalidade e ação
• Educação, formação e pedagogia
• Teorias educacionais
• História, epistemologia e educação
• Iluminismo e pedagogia
• Ética e educação.
Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem
Aborda em que medida as diferentes formas de linguagens, produzidas historicamente pelos seres humanos, permitem compreender os processos educativos que se estabelecem em diversos espaços e tempos e analisar o potencial dessas diferentes formas de linguagem quando intencionalmente consideradas instrumentos de transformação da pessoa. Trata-se de abordar a diversidade e a complexidade presentes nas inúmeras relações que se estabelecem nesses processos, com base em diferentes abordagens teórico-metodológicas e em diálogo com outras linhas de pesquisa, com propostas disciplinares e transdisciplinares.
Temas de Investigação
• Processos de aprendizagem e de ensino da linguagem escrita
• Processos educativos estéticos em diversos espaços de sociabilidade
• Educação matemática: ensino, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento
• Informática educativa, tecnologias hipermídia e inclusão digital em processos educativos
• Práticas e processos de integração social.
Linhas de Pesquisa: Políticas Educacionais
Aborda questões e proposições relativas às ações do Estado, dos poderes públicos e de movimentos e organizações da sociedade civil sobre os rumos da Educação. Trata-se de compreender as políticas educacionais inseridas em contextos sociais, econômicos, políticos e culturais, em nível local, regional, nacional e internacional.
Temas de investigação
• Expansão do ensino superior
• Gestão do ensino superior e educação
• Diversidade cultural e políticas educacionais
• Políticas educacionais, movimentos e organizações sociais
• História das políticas educacionais
• Políticas educacionais na e pós-LDB
• Políticas educacionais para a educação básica
• Políticas para formação de professores.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Políticas educacionais
Processos educativos e linguagem
Teorias da educação
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Metodologia do Ensino Superior
Práxis e Formação Pedagógica
Ética e Educação
Avaliação de larga escala
Cultura política brasileira e gestão da educação
Educação estética e estratégias textuais
Educação superior: tendências políticas e modelos de gestão
Política educacional e diversidade cultural
Política educacional na perspectiva da cidadania
Política educacional Pós-LDB de 1996: tendências e perspectivas
Políticas de ação afirmativa e educação
Políticas de formação docente
Processos educativos e tecnologias de rede
Teoria histórico-cultural e processos pedagógicos
Seminário de Dissertação (somente para alunos regulares)
Estágio de Docência I: Pedagogia Universitária (disciplina obrigatória para bolsistas Capes e optativa para alunos regulares)
Estágio de Docência II: Prática
SEMINÁRIOS AVANÇADOS E DE PESQUISA
Seminário Avançado: Leitura de imagens na educação
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia I
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia II
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia III
Seminário Avançado: Educação matemática: linguagem e formação de conceitos
Seminário Avançado: Linguagem e escolarização: temas e textos
Seminário Avançado: Sociedades complexas e formação de professores
Seminário Avançado: Teorias e práticas do imaginário na educação
Seminário Avançado: Educação na sociedade em rede: temas contemporâneos
Seminário Avançado: Políticas curriculares: as DCNs e os PCNs
Seminário Avançado: Políticas de organização da educação básica: escolarização em tempo integralidade
Seminário Avançado: Políticas de inclusão
Seminário de Pesquisa: Fundamentos da Educação I
Seminário de Pesquisa: Fundamentos da Educação II
Seminário de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem I
Seminário de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem II
Seminário de Pesquisa: Políticas Educacionais I
Seminário de Pesquisa: Políticas Educacionais II
Seminário Avançado: Políticas de financiamento da educação
DISSERTAÇÕES
Dissertação I
Dissertação II
Dissertação III
Dissertação IV
Dissertação V
Dissertação VI
Políticas educacionais
Processos educativos e linguagem
Teorias da educação
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Metodologia do Ensino Superior
Práxis e Formação Pedagógica
Ética e Educação
Avaliação de larga escala
Cultura política brasileira e gestão da educação
Educação estética e estratégias textuais
Educação superior: tendências políticas e modelos de gestão
Política educacional e diversidade cultural
Política educacional na perspectiva da cidadania
Política educacional Pós-LDB de 1996: tendências e perspectivas
Políticas de ação afirmativa e educação
Políticas de formação docente
Processos educativos e tecnologias de rede
Teoria histórico-cultural e processos pedagógicos
Seminário de Dissertação (somente para alunos regulares)
Estágio de Docência I: Pedagogia Universitária (disciplina obrigatória para bolsistas Capes e optativa para alunos regulares)
Estágio de Docência II: Prática
SEMINÁRIOS AVANÇADOS E DE PESQUISA
Seminário Avançado: Leitura de imagens na educação
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia I
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia II
Seminário Avançado: Iluminismo e Pedagogia III
Seminário Avançado: Educação matemática: linguagem e formação de conceitos
Seminário Avançado: Linguagem e escolarização: temas e textos
Seminário Avançado: Sociedades complexas e formação de professores
Seminário Avançado: Teorias e práticas do imaginário na educação
Seminário Avançado: Educação na sociedade em rede: temas contemporâneos
Seminário Avançado: Políticas curriculares: as DCNs e os PCNs
Seminário Avançado: Políticas de organização da educação básica: escolarização em tempo integralidade
Seminário Avançado: Políticas de inclusão
Seminário de Pesquisa: Fundamentos da Educação I
Seminário de Pesquisa: Fundamentos da Educação II
Seminário de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem I
Seminário de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem II
Seminário de Pesquisa: Políticas Educacionais I
Seminário de Pesquisa: Políticas Educacionais II
Seminário Avançado: Políticas de financiamento da educação
DISSERTAÇÕES
Dissertação I
Dissertação II
Dissertação III
Dissertação IV
Dissertação V
Dissertação VI
Documentos necessários:
Uma foto 3x4;
Cópia do certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (para os homens);
Fotocópia do Diploma de graduação (frente e verso) e histórico escolar correspondente ou atestado de previsão de conclusão do curso de graduação. Obs.: até o dia da matrícula o aluno deverá apresentar o Certificado ou Diploma de Graduação.
Curriculum vitae, modelo Lattes, documentado (últimos 5 anos);
Proposta de pesquisa;
Memorial da trajetória acadêmica;
Comprovante de pagamento original da inscrição.
Uma foto 3x4;
Cópia do certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e certificado de reservista (para os homens);
Fotocópia do Diploma de graduação (frente e verso) e histórico escolar correspondente ou atestado de previsão de conclusão do curso de graduação. Obs.: até o dia da matrícula o aluno deverá apresentar o Certificado ou Diploma de Graduação.
Curriculum vitae, modelo Lattes, documentado (últimos 5 anos);
Proposta de pesquisa;
Memorial da trajetória acadêmica;
Comprovante de pagamento original da inscrição.
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