DFP_
Localização:Campinas - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso) oferece cursos de Mestrado e Doutorado, recomendados pela CAPES com nota 4, cujo objetivo central é a formação, em nível aprofundado, de pesquisadores da temática educacional, professores e gestores para os diferentes graus e tipos de instituições escolares. Em seu âmbito de atuação e sempre com qualidade científica e relevância social, o PPGE-Uniso visa também contribuir, com pesquisas e críticas, para a formulação e a implementação de políticas públicas setoriais. Esses compromissos adquirem consistência teórica e prática em um currículo que inclui bases históricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas, metodológicas e outras necessárias para a compreensão e a transformação da educação como estratégia de construção da sociedade democrática. Assumindo seus compromissos com a formação pós-graduada de profissionais de educação, para o exercício de funções de pesquisa, docência e gestão, o PPGE-Uniso procura contribuir, em seu âmbito e de acordo com seu projeto educativo, para o fortalecimento da cidadania e o aprofundamento de uma sociedade democrática, justa e desenvolvida.
Proposta
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), com cursos de mestrado e doutorado, iniciou suas atividades em 17 de junho de 1996, como parte das iniciativas estratégicas da instituição para se constituir como universidade. O curso de mestrado teve recomendação pela CAPES em dezembro de 2002, com nota três, recebendo nota quatro, ao final da avaliação do triênio 2005-2007; em dezembro de 2008, o PPGE-Uniso teve recomendada sua proposta de doutorado, também com nota quatro.
O programa conta atualmente com dez docentes, todos pertencentes ao quadro permanente e com tempo integral. Dos professores, sete são doutores em Educação e três de áreas afins, todos com substancial publicação e trabalhos em Educação e, por isso, considerados, segundo os critérios da Área, como titulados em Educação. Todos os professores têm projetos de pesquisa institucional, lecionam e orientam no mestrado e têm diversas participações na graduação, por meio de aulas, orientação, coordenação e formação. O curso de doutorado conta com oito docentes credenciados.
O PPGE-Uniso adota a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta opção ganha relevância quando se considera que, não obstante sua importância, poucos programas de pós-graduação no Brasil a têm como área de concentração.
Da área de concentração, derivam quatro linhas de pesquisas:
- “Cotidiano Escolar” – cinco docentes participam dessa linha;
- “Educação Superior” – três docentes participam dessa linha;
- “História e historiografia: políticas e práticas escolares” – participam desta linha três docentes.
Área de Concentração
Mestrado
Educação Escolar
O PPGE-Uniso adota, desde sua instituição, a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta modalidade de educação é, na sociedade contemporânea, referência para o entendimento e realização das diversas formas de educação, correspondendo, em relação às formas de educação extra-escolar, ao nível mais desenvolvido de Educação, sendo por ela que se realiza grande parte da socialização dos indivíduos, bem como a circulação e a divulgação do conhecimento historicamente formulado e de valores fundamentais para a constituição das relações sociais. A área de concentração implica uma ordem específica de problemas de pesquisa.
Consideram-se como fundamentais, no âmbito deste Programa: os procedimentos de realização do ensino e da aprendizagem em espaços e formas institucionais; a reprodução e conservação de valores; a apropriação e circulação de conhecimento (incluindo as relações interpessoais e as dimensões institucionais); as formas de gestão e de realização da escola e da educação em seu interior; os processos históricos desta forma de educação e das instituições que a realizam.
Mestrado
COTIDIANO ESCOLAR
Realiza pesquisas com enfoque nas múltiplas dimensões do cotidiano escolar, tendo em vista a cultura nas relações educacionais. Investiga os fundamentos políticos e pedagógicos da educação ambiental; o disciplinamento, as ações negociadas e a interdisciplinaridade; as múltiplas tensões originadas pelas mudanças existentes na sociedade contemporânea que se refletem no ambiente educativo.
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Tem como principal objetivo promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistemológicas, éticas, institucionais e pedagógicas na área de educação superior.
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES
Realiza investigações de história e historiografia, apreendendo as instituições educativas e, particularmente, a instituição escolar, como expressões das relações e mediações da sociabilidade produzida, reproduzida e tensionada por indivíduos, grupos e classes sociais, nos limites e possibilidades históricas dos tempos e das formas do capitalismo no Brasil.
Proposta
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), com cursos de mestrado e doutorado, iniciou suas atividades em 17 de junho de 1996, como parte das iniciativas estratégicas da instituição para se constituir como universidade. O curso de mestrado teve recomendação pela CAPES em dezembro de 2002, com nota três, recebendo nota quatro, ao final da avaliação do triênio 2005-2007; em dezembro de 2008, o PPGE-Uniso teve recomendada sua proposta de doutorado, também com nota quatro.
O programa conta atualmente com dez docentes, todos pertencentes ao quadro permanente e com tempo integral. Dos professores, sete são doutores em Educação e três de áreas afins, todos com substancial publicação e trabalhos em Educação e, por isso, considerados, segundo os critérios da Área, como titulados em Educação. Todos os professores têm projetos de pesquisa institucional, lecionam e orientam no mestrado e têm diversas participações na graduação, por meio de aulas, orientação, coordenação e formação. O curso de doutorado conta com oito docentes credenciados.
O PPGE-Uniso adota a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta opção ganha relevância quando se considera que, não obstante sua importância, poucos programas de pós-graduação no Brasil a têm como área de concentração.
Da área de concentração, derivam quatro linhas de pesquisas:
- “Cotidiano Escolar” – cinco docentes participam dessa linha;
- “Educação Superior” – três docentes participam dessa linha;
- “História e historiografia: políticas e práticas escolares” – participam desta linha três docentes.
Área de Concentração
Mestrado
Educação Escolar
O PPGE-Uniso adota, desde sua instituição, a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta modalidade de educação é, na sociedade contemporânea, referência para o entendimento e realização das diversas formas de educação, correspondendo, em relação às formas de educação extra-escolar, ao nível mais desenvolvido de Educação, sendo por ela que se realiza grande parte da socialização dos indivíduos, bem como a circulação e a divulgação do conhecimento historicamente formulado e de valores fundamentais para a constituição das relações sociais. A área de concentração implica uma ordem específica de problemas de pesquisa.
Consideram-se como fundamentais, no âmbito deste Programa: os procedimentos de realização do ensino e da aprendizagem em espaços e formas institucionais; a reprodução e conservação de valores; a apropriação e circulação de conhecimento (incluindo as relações interpessoais e as dimensões institucionais); as formas de gestão e de realização da escola e da educação em seu interior; os processos históricos desta forma de educação e das instituições que a realizam.
Mestrado
COTIDIANO ESCOLAR
Realiza pesquisas com enfoque nas múltiplas dimensões do cotidiano escolar, tendo em vista a cultura nas relações educacionais. Investiga os fundamentos políticos e pedagógicos da educação ambiental; o disciplinamento, as ações negociadas e a interdisciplinaridade; as múltiplas tensões originadas pelas mudanças existentes na sociedade contemporânea que se refletem no ambiente educativo.
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Tem como principal objetivo promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistemológicas, éticas, institucionais e pedagógicas na área de educação superior.
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES
Realiza investigações de história e historiografia, apreendendo as instituições educativas e, particularmente, a instituição escolar, como expressões das relações e mediações da sociabilidade produzida, reproduzida e tensionada por indivíduos, grupos e classes sociais, nos limites e possibilidades históricas dos tempos e das formas do capitalismo no Brasil.
Disciplinas Obrigatórias Básicas
Seminários em Educação Escolar I
Seminários em Educação Escolar II
Seminários em Cotidiano Escolar
Seminários em Educação Superior
Seminários em História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares
Seminários em Educação Escolar I
Seminários em Educação Escolar II
Seminários em Cotidiano Escolar
Seminários em Educação Superior
Seminários em História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares
Documentação:
Mestrado:
Original e Cópia do diploma e histórico escolar da graduação (licenciatura plena/bacharelado), ou outro documento comprobatório;
Original e Cópia do RG e CPF;
1 foto 3x4 recente;
Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.
Mestrado:
Original e Cópia do diploma e histórico escolar da graduação (licenciatura plena/bacharelado), ou outro documento comprobatório;
Original e Cópia do RG e CPF;
1 foto 3x4 recente;
Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.
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