DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
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O Programa de Mestrado em Educação, desde o início de seu funcionamento, buscou configurar-se como um espaço para investigações, pautando-se nas possibilidades decorrentes da área de concentração Educação e Formação, que possui duas linhas de pesquisa, pelas quais as atividades de ensino, pesquisa e extensão encontram a sua referência epistemológica.
O Mestrado em Educação foi recomendado pelo Comitê Científico da Capes em 10/02/2004 e recebeu Nota 4 na avaliação trienal 2007-2009.
O programa tem como proposta a formação de pesquisadores e o desenvolvimento de pesquisas voltadas para teorias, práticas e políticas educacionais no Brasil, com ênfase em questões educacionais da região da Baixada Santista, onde o Programa se insere.
Os desafios teóricos e práticos da Educação, em nível nacional, encontram nesta região vasto campo de estudos que podem contribuir para o avanço do conhecimento na área e ampliar o já existente debate entre as políticas públicas locais e a sua relação com as esferas estadual e federal, e com o setor privado, no atendimento à demanda e à qualidade do ensino, nos diversos níveis.
São objetivos do programa:
• Produzir e socializar conhecimentos sobre a Educação, a partir do desenvolvimento de estudos e pesquisas focados em problemas decorrentes das políticas públicas e seus reflexos sobre as práticas educativas;
• Formar pesquisadores, professores, gestores e agentes pedagógicos que contribuam para qualificar os saberes e práticas educacionais e pedagógicas, com vistas, principalmente, ao fortalecimento da educação pública;
• Promover o intercâmbio com diferentes setores e segmentos da sociedade, com vistas a contribuir com a melhoria da qualidade da Educação, especialmente no contexto escolar
Área de Concentração: Educação e Formação
LINHA DE PESQUISA I
Formação e Profissionalização Docente: Investiga a formação de professores, com foco nos saberes da prática e nas pesquisas como constitutivos do processo formativo. Ancora-se na concepção de profissionalização docente, que concebe o trabalho do professor como prática social.
Eixos temáticos:
• Formação inicial de docentes;
• Formação continuada de docentes;
• Prática pedagógica e saberes docentes;
• Profissionalização e identidade;
• A pesquisa como instrumento de formação.
LINHA DE PESQUISA II
Instituições Educacionais, História, Política e Processos de Gestão: Investiga as instituições educacionais em diferentes sistemas e configurações: história e memória de instituições educacionais; inserção da escola no contexto sociocultural; políticas e processos de gestão.
Eixos temáticos:
• Cultura escolar;
• Gestão de escolas e de sistemas de ensino;
• Relações escola-comunidade;
• Avaliação;
• Instituições escolares.
O Mestrado em Educação foi recomendado pelo Comitê Científico da Capes em 10/02/2004 e recebeu Nota 4 na avaliação trienal 2007-2009.
O programa tem como proposta a formação de pesquisadores e o desenvolvimento de pesquisas voltadas para teorias, práticas e políticas educacionais no Brasil, com ênfase em questões educacionais da região da Baixada Santista, onde o Programa se insere.
Os desafios teóricos e práticos da Educação, em nível nacional, encontram nesta região vasto campo de estudos que podem contribuir para o avanço do conhecimento na área e ampliar o já existente debate entre as políticas públicas locais e a sua relação com as esferas estadual e federal, e com o setor privado, no atendimento à demanda e à qualidade do ensino, nos diversos níveis.
São objetivos do programa:
• Produzir e socializar conhecimentos sobre a Educação, a partir do desenvolvimento de estudos e pesquisas focados em problemas decorrentes das políticas públicas e seus reflexos sobre as práticas educativas;
• Formar pesquisadores, professores, gestores e agentes pedagógicos que contribuam para qualificar os saberes e práticas educacionais e pedagógicas, com vistas, principalmente, ao fortalecimento da educação pública;
• Promover o intercâmbio com diferentes setores e segmentos da sociedade, com vistas a contribuir com a melhoria da qualidade da Educação, especialmente no contexto escolar
Área de Concentração: Educação e Formação
LINHA DE PESQUISA I
Formação e Profissionalização Docente: Investiga a formação de professores, com foco nos saberes da prática e nas pesquisas como constitutivos do processo formativo. Ancora-se na concepção de profissionalização docente, que concebe o trabalho do professor como prática social.
Eixos temáticos:
• Formação inicial de docentes;
• Formação continuada de docentes;
• Prática pedagógica e saberes docentes;
• Profissionalização e identidade;
• A pesquisa como instrumento de formação.
LINHA DE PESQUISA II
Instituições Educacionais, História, Política e Processos de Gestão: Investiga as instituições educacionais em diferentes sistemas e configurações: história e memória de instituições educacionais; inserção da escola no contexto sociocultural; políticas e processos de gestão.
Eixos temáticos:
• Cultura escolar;
• Gestão de escolas e de sistemas de ensino;
• Relações escola-comunidade;
• Avaliação;
• Instituições escolares.
Disciplinas
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
• A Educação Brasileira na Primeira Metade do Século XX - 4 créditos
• A Escola Como Instituição Educativa e o Trabalho Docente - 4 créditos
• A Profissionalização do Professor: Saberes e Práticas Educativas
• A Escola Como Instituição Social
• Formação e Profissionalização Docente - 4 créditos
LABORATÓRIO DE PESQUISA
• Laboratório de Pesquisa I
• Laboratório de Pesquisa II
LEITURA ORIENTADA
• A Pesquisa Como Instrumento de Formação Docente
• O Ideário Pedagógico da Educação Contemporânea no Brasil
• Pedagogia Universitária
• Representação Social e Prática Docente - 2 créditos
• Concepções de Educação Escolar: Aportes Teóricos - 2 créditos
• Educação e Tecnologias: Fundamentos Teóricos
• Pesquisa-Ação e Prática Docente - 2 créditos
• Análise Qualitativa: Orientações Teórico-Metodológicas - 2 créditos
• História e Historiografia da Educação Brasileira - 2 créditos
• Avaliação Educacional: História e Políticas
• Comenius e a Pedagogia Moderna - 2 créditos
• Educação, Cultura e Sociedade
OFICINAS
• Observatório da Prática Docente
• História Oral
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS
• A Educação Brasileira na Primeira Metade do Século XX - 4 créditos
• A Escola Como Instituição Educativa e o Trabalho Docente - 4 créditos
• A Profissionalização do Professor: Saberes e Práticas Educativas
• A Escola Como Instituição Social
• Formação e Profissionalização Docente - 4 créditos
LABORATÓRIO DE PESQUISA
• Laboratório de Pesquisa I
• Laboratório de Pesquisa II
LEITURA ORIENTADA
• A Pesquisa Como Instrumento de Formação Docente
• O Ideário Pedagógico da Educação Contemporânea no Brasil
• Pedagogia Universitária
• Representação Social e Prática Docente - 2 créditos
• Concepções de Educação Escolar: Aportes Teóricos - 2 créditos
• Educação e Tecnologias: Fundamentos Teóricos
• Pesquisa-Ação e Prática Docente - 2 créditos
• Análise Qualitativa: Orientações Teórico-Metodológicas - 2 créditos
• História e Historiografia da Educação Brasileira - 2 créditos
• Avaliação Educacional: História e Políticas
• Comenius e a Pedagogia Moderna - 2 créditos
• Educação, Cultura e Sociedade
OFICINAS
• Observatório da Prática Docente
• História Oral
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