DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Histórico
A Cidade de São Paulo, levando em conta a região metropolitana, possui aproximadamente, 20.000.000 de habitantes, o que faz dela a sexta aglomeração urbana do mundo e um número expressivo desses habitantes - por volta de 6.000.000 - mora na Zona Leste, região de alto índice populacional.
As desigualdades sociais da cidade e do país estão presentes nessa região onde são encontrados bairros com excelente estrutura urbana, de esporte, cultura e lazer, e outros nos quais se vive em condições subumanas.
Nesse contexto, o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo vem se consolidando como centro de referência em Pós-Graduação em Educação, num cenário complexo como o da sociedade brasileira, numa metrópole como São Paulo, cidade marcada pela diversidade cultural, social e econômica e, mais especificamente, na Zona Leste, importante região da cidade.
Quando de seu reconhecimento, pela CAPES, no ano de 2002, o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo se propunha a formar profissionais da Educação e pesquisadores de alto nível, para a produção de conhecimentos que pudessem ser socializados com base em pesquisas, visando melhorar a qualidade da Educação. Desde o início do Programa, os docentes vêm discutindo a complexidade e a abrangência dessa proposta, com o objetivo de ter clara sua vocação, bem como de sua capacidade em realizá-la.
Nesse processo, o ano de 2005 pode ser considerado marco relevante. Houve a saída de alguns professores, que participavam, concomitantemente, de Programas de Pós-Graduação de outras Instituições, o que provocou uma reconfiguração no Programa. Deu-se ênfase a uma forma colegiada de construção e condução, o que incentivou maior participação de docentes e discentes. O ano de 2005 foi também o ano em que se registrou maior articulação do Programa com a Universidade, uma vez que passou a fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico Institucional, de maneira clara e explícita, o que reservou ao Programa o lugar institucional de liderança no que se refere à pesquisa e à produção do conhecimento.
Em 2006, estava claro para os docentes, que o Programa deveria passar por uma reestruturação, por conta de suas próprias demandas educacionais bem como das demandas da macro-região em que se insere. Evidenciava-se a necessidade de formar profissionais da Educação, pesquisadores, gestores e docentes, aptos a interagir com essas demandas. Nesse contexto, iniciou-se a construção de um Projeto de auto-avaliação, com vistas a organizar e direcionar as ações em desenvolvimento, bem como subsidiar decisões futuras. A atual proposta curricular, planejada em 2007 e, implantada, em 2008, é fruto desse Projeto.
Proposta do Programa
O Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, área de concentração Educação, tem dez 10 anos de existência, e mantém em seu Projeto Pedagógico as referências que norteiam sua proposta de formação. Assumindo a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes, desenvolve sua proposta curricular contemplando o conhecimento acumulado na Área da Educação, à luz dos debates e desafios que emergem na atualidade, cotejando diversas dimensões de contextos locais, nacionais e internacionais.
Tanto a pesquisa quanto a docência e a extensão inserem-se em uma perspectiva social, que se traduz no compromisso de ampliar a compreensão e a busca de alternativas no enfrentamento de questões que se impõem ao campo da Educação.
Nessa perspectiva, constituem objetivos do Programa:
• Contribuir para o processo de produção e difusão do conhecimento em Educação
• Formar profissionais habilitados para a docência no Ensino Superior
• Formar profissionais capazes de compreender e intervir em cenários educacionais complexos, com vistas a subsidiar, particularmente, políticas públicas na área da educação.
As Linhas de Pesquisa, que referenciam o projeto pedagógico do Programa, e acolhem grupos e pesquisas implementados por docentes e discentes, contemplam dois eixos temáticos, articulados entre si:
Sujeitos, Formação e Aprendizagem - Investiga processos de constituição e aprendizagem dos sujeitos, considerando os aspectos psicológicos, sociais, históricos e culturais. Tem privilegiado as temáticas: construção de identidade e processos formativos de profissionais da educação.
Políticas Públicas de Educação - investiga os processos de formulação e implementação de Políticas Educacionais. Contribui para a elaboração de propostas de equacionamento de questões educacionais. Tem privilegiado temáticas voltadas para Implantação e avaliação de Políticas Públicas, Gestão Educacional e Inclusão Social, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades de Ensino.
Essa estrutura, além de agregar os projetos e a produção científica dos docentes e discentes do Programa e dos cursos de Graduação, orienta o processo de seleção de novos alunos, que no ato da inscrição apresentam projetos de pesquisa articulados às Linhas de Pesquisa.
Objetivos
Os objetivos estabelecidos no Programa são:
• Contribuir para o processo de produção e difusão do conhecimento em Educação.
• Formar profissionais habilitados para a docência no Ensino Superior.
• Formar profissionais capazes de compreender e intervir em cenários educacionais complexos, com vistas a subsidiar, particularmente, políticas públicas na área da educação.
Área de Concentração
• Educação
Linhas de Pesquisa
• Sujeitos, Formação e Aprendizagem - Investiga processos de constituição e aprendizagem dos sujeitos, considerando os aspectos psicológicos, sociais, históricos e culturais. Tem privilegiado as temáticas: construção de identidade e processos formativos de profissionais da educação.
• Políticas Públicas de Educação - Investiga os processos de formulação e implementação de Políticas Educacionais. Contribui para a elaboração de propostas de equacionamento de questões educacionais. Tem privilegiado temáticas voltadas para Implantação e avaliação de Políticas Públicas, Gestão Educacional e Inclusão Social, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades de Ensino.
A Cidade de São Paulo, levando em conta a região metropolitana, possui aproximadamente, 20.000.000 de habitantes, o que faz dela a sexta aglomeração urbana do mundo e um número expressivo desses habitantes - por volta de 6.000.000 - mora na Zona Leste, região de alto índice populacional.
As desigualdades sociais da cidade e do país estão presentes nessa região onde são encontrados bairros com excelente estrutura urbana, de esporte, cultura e lazer, e outros nos quais se vive em condições subumanas.
Nesse contexto, o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo vem se consolidando como centro de referência em Pós-Graduação em Educação, num cenário complexo como o da sociedade brasileira, numa metrópole como São Paulo, cidade marcada pela diversidade cultural, social e econômica e, mais especificamente, na Zona Leste, importante região da cidade.
Quando de seu reconhecimento, pela CAPES, no ano de 2002, o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo se propunha a formar profissionais da Educação e pesquisadores de alto nível, para a produção de conhecimentos que pudessem ser socializados com base em pesquisas, visando melhorar a qualidade da Educação. Desde o início do Programa, os docentes vêm discutindo a complexidade e a abrangência dessa proposta, com o objetivo de ter clara sua vocação, bem como de sua capacidade em realizá-la.
Nesse processo, o ano de 2005 pode ser considerado marco relevante. Houve a saída de alguns professores, que participavam, concomitantemente, de Programas de Pós-Graduação de outras Instituições, o que provocou uma reconfiguração no Programa. Deu-se ênfase a uma forma colegiada de construção e condução, o que incentivou maior participação de docentes e discentes. O ano de 2005 foi também o ano em que se registrou maior articulação do Programa com a Universidade, uma vez que passou a fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico Institucional, de maneira clara e explícita, o que reservou ao Programa o lugar institucional de liderança no que se refere à pesquisa e à produção do conhecimento.
Em 2006, estava claro para os docentes, que o Programa deveria passar por uma reestruturação, por conta de suas próprias demandas educacionais bem como das demandas da macro-região em que se insere. Evidenciava-se a necessidade de formar profissionais da Educação, pesquisadores, gestores e docentes, aptos a interagir com essas demandas. Nesse contexto, iniciou-se a construção de um Projeto de auto-avaliação, com vistas a organizar e direcionar as ações em desenvolvimento, bem como subsidiar decisões futuras. A atual proposta curricular, planejada em 2007 e, implantada, em 2008, é fruto desse Projeto.
Proposta do Programa
O Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, área de concentração Educação, tem dez 10 anos de existência, e mantém em seu Projeto Pedagógico as referências que norteiam sua proposta de formação. Assumindo a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes, desenvolve sua proposta curricular contemplando o conhecimento acumulado na Área da Educação, à luz dos debates e desafios que emergem na atualidade, cotejando diversas dimensões de contextos locais, nacionais e internacionais.
Tanto a pesquisa quanto a docência e a extensão inserem-se em uma perspectiva social, que se traduz no compromisso de ampliar a compreensão e a busca de alternativas no enfrentamento de questões que se impõem ao campo da Educação.
Nessa perspectiva, constituem objetivos do Programa:
• Contribuir para o processo de produção e difusão do conhecimento em Educação
• Formar profissionais habilitados para a docência no Ensino Superior
• Formar profissionais capazes de compreender e intervir em cenários educacionais complexos, com vistas a subsidiar, particularmente, políticas públicas na área da educação.
As Linhas de Pesquisa, que referenciam o projeto pedagógico do Programa, e acolhem grupos e pesquisas implementados por docentes e discentes, contemplam dois eixos temáticos, articulados entre si:
Sujeitos, Formação e Aprendizagem - Investiga processos de constituição e aprendizagem dos sujeitos, considerando os aspectos psicológicos, sociais, históricos e culturais. Tem privilegiado as temáticas: construção de identidade e processos formativos de profissionais da educação.
Políticas Públicas de Educação - investiga os processos de formulação e implementação de Políticas Educacionais. Contribui para a elaboração de propostas de equacionamento de questões educacionais. Tem privilegiado temáticas voltadas para Implantação e avaliação de Políticas Públicas, Gestão Educacional e Inclusão Social, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades de Ensino.
Essa estrutura, além de agregar os projetos e a produção científica dos docentes e discentes do Programa e dos cursos de Graduação, orienta o processo de seleção de novos alunos, que no ato da inscrição apresentam projetos de pesquisa articulados às Linhas de Pesquisa.
Objetivos
Os objetivos estabelecidos no Programa são:
• Contribuir para o processo de produção e difusão do conhecimento em Educação.
• Formar profissionais habilitados para a docência no Ensino Superior.
• Formar profissionais capazes de compreender e intervir em cenários educacionais complexos, com vistas a subsidiar, particularmente, políticas públicas na área da educação.
Área de Concentração
• Educação
Linhas de Pesquisa
• Sujeitos, Formação e Aprendizagem - Investiga processos de constituição e aprendizagem dos sujeitos, considerando os aspectos psicológicos, sociais, históricos e culturais. Tem privilegiado as temáticas: construção de identidade e processos formativos de profissionais da educação.
• Políticas Públicas de Educação - Investiga os processos de formulação e implementação de Políticas Educacionais. Contribui para a elaboração de propostas de equacionamento de questões educacionais. Tem privilegiado temáticas voltadas para Implantação e avaliação de Políticas Públicas, Gestão Educacional e Inclusão Social, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades de Ensino.
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