Mestrado em Educação Tecnológica (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
DFP_
Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais
Duração:420 Horas
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Este site apresenta o Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, acompanhado e avaliado pelo Comitê de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES. Atualmente é credenciado com conceito 3 (três). O Mestrado é implementado com uma área de concentração e quatro Linhas de Pesquisa que contemplam o estudo e investigação de temáticas que envolvem o ensino de ciência e tecnologia na educação profissional técnica (nível médio de escolaridade - educação básica) e tecnológica (nível superior). Apresenta-se como único em todo o País e sua definição conta com alguns fatores: a existência do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, com ampla rede de instituições da formação e qualificação técnica e tecnológica, o estágio atual de desenvolvimento tecnológico, mudanças societárias, particularmente, nos âmbitos econômico e cultural e as determinações da nova legislação educacional, que contemplam, de forma particular, a Educação profissional na Educação Básica e na Educação Superior, vinculada e integrada à Educação Geral.
O Programa é assentado numa base de grande tradição, ligada ao saber acumulado de uma Instituição Pública, criada na década de 70, pela transformação, em um Centro de Educação Tecnológica, da Escola Técnica Federal, cuja origem remonta, por sua vez, à Escola de Aprendizes e Artífices surgida em 1910, sendo que no próximo ano (2010), comemora-se o centenário da implementação das instituição de educação técnica da rede federal de educação profissional no Brasil. Nesse sentido, o Mestrado em Educação Tecnológica é um prosseguimento natural dos graus de verticalização na formação do profissional nessa área, conduzida pela Instituição, que vem oferecendo o ensino médio e o ensino superior de graduação. Dentro disso, a concepção do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG é ancorada numa base de Cursos de Graduação, desenvolvidos desde a década de 70, em áreas de conhecimento próprias à natureza de uma Instituição do Sistema de Educação Tecnológica do país. São ofertados cursos de graduação em engenharia em várias modalidades, tais como: Elétrica, Mecânica, Produção Civil, Controle da Automação, entre outras; bacharelado em Química e cursos para a formação de Tecnólogos. Essa base, que tem uma relação estreita com o setor produtivo, envolve, também, o Programa Especial de Formação de Docentes, especialmente para as disciplinas da Educação Profissional de nível médio e Cursos de Formação de Tecnólogo – profissional de nível superior com atuação em áreas específicas da Tecnologia.
O Mestrado apoia-se, ainda, em um extenso programa de Pós-graduação Lato Sensu, que se iniciou no CEFET-MG com o Programa de Capacitação de Docentes para o Ensino Técnico – PCDET, desenvolvido de 1988 a 1996, em convênio com a CAPES. Esse Programa envolveu cursos interdisciplinares variados nos campos da Educação Tecnológica e Tecnologia. Atualmente, após o término de convênio com a CAPES, os Cursos de Especialização são financiados pela Instituição e pelos próprios alunos. São ofertados vários cursos nas áreas em pauta, entre os quais: Educação Tecnológica, Análise e Desenvolvimento de sistemas de Informação, Informática Aplicada e Desenvolvimento de Recursos Humanos, entre outros.
LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
O entendimento do Mestrado é que a pesquisa deva estar comprometida com a realidade, o que impõe a necessidade de reflexão de professores e alunos sobre os temas que permeiam a agenda nacional de desenvolvimento econômico e social, em suas relações com o contexto internacional.
Baseando-se nos objetivos apresentados, as Linhas de Pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica comprometem-se diretamente com a formação de mestres para atuar como profissionais na Educação Profissional e Tecnológica, na empresa e na escola interrogando-se sobre a significação da ciência e da tecnologia no mundo tecnoglobalizado, seus fundamentos sócio-históricos e ideológicos e suas relações de dependência e autonomia simultâneas com a sociedade. Tais compromissos estão ainda relacionados aos fins e objetivos institucionais do CEFET-MG, tais como expostos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, segundo o qual a instituição compromete-se com a participação no desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural inclusivo e sustentável, pela contribuição institucional ao desenvolvimento da inovação tecnológica e da pesquisa, particularmente aplicada e relacionada ao contexto do Estado de Minas Gerais e da região sudeste do país.
As Linhas de Pesquisa se organizam em torno do tratamento da Educação Profissional e Tecnológica que recebe subsídio teórico-prático das áreas das Ciências, Tecnologia e Educação, as quais, por sua vez, se enriquecem com os estudos específicos da Educação e Tecnologia no Mestrado. Assim, as Linhas de Pesquisa se organizam em torno de conteúdos e práticas gerais das áreas de Educação e da Educação Profissional e Tecnológica. Esses conteúdos e práticas (Linha II) são circundados e articulados entre as áreas da Filosofia, História e Sociologia (Linha I), Tecnologia da Informação (Linha III) e Ensino de Ciência (Linha IV).
LINHA I - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO: ABORDAGENS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre educação, ciência, tecnologia e trabalho a partir das perspectivas filosófica, histórica e sociológica. Destacam-se as seguintes temáticas: filosofia social; epistemologia e filosofia da ciência, da técnica e da tecnologia; ética na ciência e na tecnologia; estudos conceituais sobre trabalho, sociedade e tecnologia; história da técnica e da tecnologia; história da educação profissional e tecnológica.
Palavras-chave: Filosofia, Ciência e Tecnologia, História, Técnica e Tecnologia, História da Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho, Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Professores:
* Prof. Dr. Antônio de Pádua Nunes Tomasi
* Profª. Drª. Carla Simone Chamon
* Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves
* Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa
* Prof. Dr. Roger Andrade Dutra
Áreas de conhecimento:
* Grande Área: Ciências Humanas e Ciências Sociais
* Áreas: Filosofia, Sociologia, História e Educação
Subáreas:
* Filosofia da Ciência e da Tecnologia
* História da Ciência e da Tecnologia
* Teorias Sociais e Educação Profissional e Tecnológica
* História da Educação Profissional
LINHA II - PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais e empresariais. Focaliza questões da área, no contexto sócio-econômico e político-cultural, destacando: processos históricos e culturais, relação entre mudanças societárias, educação e mercado de trabalho.
Palavras-chave: Trabalho e educação, Cultura institucional e organizacional, Transformações societárias e Formação profissional.
Professores:
* Profª. Drª. Adriana Maria Tonini
* Prof. Dr. João Bosco Laudares
* Profª. Drª. Maria Rita Neto Sales Oliveira
* Profª. Drª. Maria Aparecida da Silva
* Profª. Drª. Silvani dos Santos Valentim
* Profª. Drª. Suzana Lanna Burnier Coelho
Áreas de conhecimento:
* Grande Área: Ciências Humanas
* Áreas: Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia
Subáreas:
* Ensino – aprendizagem
* Currículo
* Tópicos Específicos de Educação (Ensino Profissionalizante)
* Psicologia do trabalho Organizacional
* Antropologia Urbana
LINHA III - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
A pesquisa em Tecnologias da Informação e Educação investiga: Sistemas Instrucionais fundamentados em pesquisa nas áreas da Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial, Cibernética e na instrumentalização de tecnologias recentes com destaque para as de Informática, Multimídia, Comunicação e afins, nos âmbitos da Educação presencial e a Distância.
Palavras-chave: Informática e Educação, EAD e Multimídia e Processos Cognitivos
Professores:
* Prof. Dr. José Wilson da Costae Professora
* Profª. Drª. Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Áreas de conhecimento:
Grandes áreas:
* Ciências Humanas
* Ciências Sociais Aplicadas
* Ciências Exatas e da Terra
* Áreas: Educação, Ciência da Informação e Comunicação, Ciência da Computação, Psicologia, Linguística.
Subáreas:
* Ensino – Aprendizagem (Tecnologia Educacional)
* Currículos
* Metodologia e Técnicas da Computação (Sistemas de Informação)
LINHA IV - PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar questões relativas ao Ensino da Ciência e Tecnologia, focalizando, principalmente, as seguintes temáticas: Ambientes de aprendizagem; Analogias e metáforas; Projetos e práticas educativas.
Palavras-chave: Projetos e Prática Educativa, Ensino de Ciência e Tecnologia, Ambientes de Aprendizagem e Linguagem e discursos.
Professores:
* Prof. Dr. Dácio Guimarães de Moura
* Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem
Áreas de conhecimento:
* Grandes áreas: Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra.
* Áreas: Ensino de Ciências, Educação, Ciência da Informação e Comunicação, Linguística.
Subáreas:
* Ensino – Aprendizagem
* Currículos
* Metodologia e Técnicas da Computação (Sistemas de Informação)
* Lingüística Aplicada
APRESENTAÇÃO
O Mestrado em Educação Tecnológica fundamenta-se na necessidade de:
* formação de recursos humanos para os setores produtivos e de serviços em Educação Tecnológica, baseada na competência crítica sobre as relações envolvendo sistema produtivo, ciência, tecnologia, no contexto da globalização e da economia;
* construção de uma nova didática para a Educação Profissional;
* estudo sobre formação, qualificação e requalificação de trabalhadores nos níveis: básico, técnico e tecnológico;
* desenvolvimento de atividades de formação e pesquisa em tecnologias da informação e educação, com destaque para subáreas da educação a distância e informática e educação;
* estudos sobre novas linguagens, epistemologia e história da ciência e da tecnologia no âmbito da Educação Tecnológica.
OBJETIVO
Constitui finalidade do Programa de Mestrado em Educação Tecnológica contribuir para o desenvolvimento da Educação Tecnológica, através da formação de recursos humanos e realização de estudos e pesquisas nessa área. Coerente com essa finalidade, o Mestrado tem como objetivo formar profissionais com competência para:
* desenvolvimento de projetos de pesquisa, visando o aprimoramento do professor e do pesquisador na área da Educação Tecnológica;
* análise das políticas públicas de Ciência e Tecnologia e de Educação, particularmente da Educação Profissional, e suas implicações nas instituições de ensino e no setor produtivo;
* atuação como agentes de mudança e gestores de inovação tecnológica na empresa e na escola;
* elaboração e avaliação de métodos e técnicas de ensino adequados às características da Educação Profissional em seus diferentes níveis;
* avaliação e construção de projetos de formação, qualificação e requalificação do trabalhador, face ao estágio atual de desenvolvimento tecnológico, na empresa e na escola;
* realização de estudos sobre a formação, qualificação e requalificação do trabalhador nos níveis técnico e tecnológico;
* construção de tecnologias da informação na área da Educação Tecnológica e sua avaliação quanto ao papel no cenário nacional e internacional;
* análise e implementação de inovações tecnológicas e desenvolvimento de aplicações na área da Educação Tecnológica;
* realização de estudos e pesquisas sobre relações entre processos cognitivos, linguagem, tecnologia e educação;
* realização de estudos sobre história da ciência e tecnologia.
O Programa é assentado numa base de grande tradição, ligada ao saber acumulado de uma Instituição Pública, criada na década de 70, pela transformação, em um Centro de Educação Tecnológica, da Escola Técnica Federal, cuja origem remonta, por sua vez, à Escola de Aprendizes e Artífices surgida em 1910, sendo que no próximo ano (2010), comemora-se o centenário da implementação das instituição de educação técnica da rede federal de educação profissional no Brasil. Nesse sentido, o Mestrado em Educação Tecnológica é um prosseguimento natural dos graus de verticalização na formação do profissional nessa área, conduzida pela Instituição, que vem oferecendo o ensino médio e o ensino superior de graduação. Dentro disso, a concepção do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG é ancorada numa base de Cursos de Graduação, desenvolvidos desde a década de 70, em áreas de conhecimento próprias à natureza de uma Instituição do Sistema de Educação Tecnológica do país. São ofertados cursos de graduação em engenharia em várias modalidades, tais como: Elétrica, Mecânica, Produção Civil, Controle da Automação, entre outras; bacharelado em Química e cursos para a formação de Tecnólogos. Essa base, que tem uma relação estreita com o setor produtivo, envolve, também, o Programa Especial de Formação de Docentes, especialmente para as disciplinas da Educação Profissional de nível médio e Cursos de Formação de Tecnólogo – profissional de nível superior com atuação em áreas específicas da Tecnologia.
O Mestrado apoia-se, ainda, em um extenso programa de Pós-graduação Lato Sensu, que se iniciou no CEFET-MG com o Programa de Capacitação de Docentes para o Ensino Técnico – PCDET, desenvolvido de 1988 a 1996, em convênio com a CAPES. Esse Programa envolveu cursos interdisciplinares variados nos campos da Educação Tecnológica e Tecnologia. Atualmente, após o término de convênio com a CAPES, os Cursos de Especialização são financiados pela Instituição e pelos próprios alunos. São ofertados vários cursos nas áreas em pauta, entre os quais: Educação Tecnológica, Análise e Desenvolvimento de sistemas de Informação, Informática Aplicada e Desenvolvimento de Recursos Humanos, entre outros.
LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
O entendimento do Mestrado é que a pesquisa deva estar comprometida com a realidade, o que impõe a necessidade de reflexão de professores e alunos sobre os temas que permeiam a agenda nacional de desenvolvimento econômico e social, em suas relações com o contexto internacional.
Baseando-se nos objetivos apresentados, as Linhas de Pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica comprometem-se diretamente com a formação de mestres para atuar como profissionais na Educação Profissional e Tecnológica, na empresa e na escola interrogando-se sobre a significação da ciência e da tecnologia no mundo tecnoglobalizado, seus fundamentos sócio-históricos e ideológicos e suas relações de dependência e autonomia simultâneas com a sociedade. Tais compromissos estão ainda relacionados aos fins e objetivos institucionais do CEFET-MG, tais como expostos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, segundo o qual a instituição compromete-se com a participação no desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural inclusivo e sustentável, pela contribuição institucional ao desenvolvimento da inovação tecnológica e da pesquisa, particularmente aplicada e relacionada ao contexto do Estado de Minas Gerais e da região sudeste do país.
As Linhas de Pesquisa se organizam em torno do tratamento da Educação Profissional e Tecnológica que recebe subsídio teórico-prático das áreas das Ciências, Tecnologia e Educação, as quais, por sua vez, se enriquecem com os estudos específicos da Educação e Tecnologia no Mestrado. Assim, as Linhas de Pesquisa se organizam em torno de conteúdos e práticas gerais das áreas de Educação e da Educação Profissional e Tecnológica. Esses conteúdos e práticas (Linha II) são circundados e articulados entre as áreas da Filosofia, História e Sociologia (Linha I), Tecnologia da Informação (Linha III) e Ensino de Ciência (Linha IV).
LINHA I - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO: ABORDAGENS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre educação, ciência, tecnologia e trabalho a partir das perspectivas filosófica, histórica e sociológica. Destacam-se as seguintes temáticas: filosofia social; epistemologia e filosofia da ciência, da técnica e da tecnologia; ética na ciência e na tecnologia; estudos conceituais sobre trabalho, sociedade e tecnologia; história da técnica e da tecnologia; história da educação profissional e tecnológica.
Palavras-chave: Filosofia, Ciência e Tecnologia, História, Técnica e Tecnologia, História da Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho, Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Professores:
* Prof. Dr. Antônio de Pádua Nunes Tomasi
* Profª. Drª. Carla Simone Chamon
* Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves
* Prof. Dr. José Geraldo Pedrosa
* Prof. Dr. Roger Andrade Dutra
Áreas de conhecimento:
* Grande Área: Ciências Humanas e Ciências Sociais
* Áreas: Filosofia, Sociologia, História e Educação
Subáreas:
* Filosofia da Ciência e da Tecnologia
* História da Ciência e da Tecnologia
* Teorias Sociais e Educação Profissional e Tecnológica
* História da Educação Profissional
LINHA II - PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais e empresariais. Focaliza questões da área, no contexto sócio-econômico e político-cultural, destacando: processos históricos e culturais, relação entre mudanças societárias, educação e mercado de trabalho.
Palavras-chave: Trabalho e educação, Cultura institucional e organizacional, Transformações societárias e Formação profissional.
Professores:
* Profª. Drª. Adriana Maria Tonini
* Prof. Dr. João Bosco Laudares
* Profª. Drª. Maria Rita Neto Sales Oliveira
* Profª. Drª. Maria Aparecida da Silva
* Profª. Drª. Silvani dos Santos Valentim
* Profª. Drª. Suzana Lanna Burnier Coelho
Áreas de conhecimento:
* Grande Área: Ciências Humanas
* Áreas: Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia
Subáreas:
* Ensino – aprendizagem
* Currículo
* Tópicos Específicos de Educação (Ensino Profissionalizante)
* Psicologia do trabalho Organizacional
* Antropologia Urbana
LINHA III - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
A pesquisa em Tecnologias da Informação e Educação investiga: Sistemas Instrucionais fundamentados em pesquisa nas áreas da Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial, Cibernética e na instrumentalização de tecnologias recentes com destaque para as de Informática, Multimídia, Comunicação e afins, nos âmbitos da Educação presencial e a Distância.
Palavras-chave: Informática e Educação, EAD e Multimídia e Processos Cognitivos
Professores:
* Prof. Dr. José Wilson da Costae Professora
* Profª. Drª. Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Áreas de conhecimento:
Grandes áreas:
* Ciências Humanas
* Ciências Sociais Aplicadas
* Ciências Exatas e da Terra
* Áreas: Educação, Ciência da Informação e Comunicação, Ciência da Computação, Psicologia, Linguística.
Subáreas:
* Ensino – Aprendizagem (Tecnologia Educacional)
* Currículos
* Metodologia e Técnicas da Computação (Sistemas de Informação)
LINHA IV - PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar questões relativas ao Ensino da Ciência e Tecnologia, focalizando, principalmente, as seguintes temáticas: Ambientes de aprendizagem; Analogias e metáforas; Projetos e práticas educativas.
Palavras-chave: Projetos e Prática Educativa, Ensino de Ciência e Tecnologia, Ambientes de Aprendizagem e Linguagem e discursos.
Professores:
* Prof. Dr. Dácio Guimarães de Moura
* Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem
Áreas de conhecimento:
* Grandes áreas: Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra.
* Áreas: Ensino de Ciências, Educação, Ciência da Informação e Comunicação, Linguística.
Subáreas:
* Ensino – Aprendizagem
* Currículos
* Metodologia e Técnicas da Computação (Sistemas de Informação)
* Lingüística Aplicada
APRESENTAÇÃO
O Mestrado em Educação Tecnológica fundamenta-se na necessidade de:
* formação de recursos humanos para os setores produtivos e de serviços em Educação Tecnológica, baseada na competência crítica sobre as relações envolvendo sistema produtivo, ciência, tecnologia, no contexto da globalização e da economia;
* construção de uma nova didática para a Educação Profissional;
* estudo sobre formação, qualificação e requalificação de trabalhadores nos níveis: básico, técnico e tecnológico;
* desenvolvimento de atividades de formação e pesquisa em tecnologias da informação e educação, com destaque para subáreas da educação a distância e informática e educação;
* estudos sobre novas linguagens, epistemologia e história da ciência e da tecnologia no âmbito da Educação Tecnológica.
OBJETIVO
Constitui finalidade do Programa de Mestrado em Educação Tecnológica contribuir para o desenvolvimento da Educação Tecnológica, através da formação de recursos humanos e realização de estudos e pesquisas nessa área. Coerente com essa finalidade, o Mestrado tem como objetivo formar profissionais com competência para:
* desenvolvimento de projetos de pesquisa, visando o aprimoramento do professor e do pesquisador na área da Educação Tecnológica;
* análise das políticas públicas de Ciência e Tecnologia e de Educação, particularmente da Educação Profissional, e suas implicações nas instituições de ensino e no setor produtivo;
* atuação como agentes de mudança e gestores de inovação tecnológica na empresa e na escola;
* elaboração e avaliação de métodos e técnicas de ensino adequados às características da Educação Profissional em seus diferentes níveis;
* avaliação e construção de projetos de formação, qualificação e requalificação do trabalhador, face ao estágio atual de desenvolvimento tecnológico, na empresa e na escola;
* realização de estudos sobre a formação, qualificação e requalificação do trabalhador nos níveis técnico e tecnológico;
* construção de tecnologias da informação na área da Educação Tecnológica e sua avaliação quanto ao papel no cenário nacional e internacional;
* análise e implementação de inovações tecnológicas e desenvolvimento de aplicações na área da Educação Tecnológica;
* realização de estudos e pesquisas sobre relações entre processos cognitivos, linguagem, tecnologia e educação;
* realização de estudos sobre história da ciência e tecnologia.
Disciplinas
Fundamentos da educação tecnológica
Metodologia e metodos de pesquisa em educação tecnológica
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica – I
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica – II
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica - III
Outros trabalhos acadêmicos
Fundamentos da educação tecnológica
Metodologia e metodos de pesquisa em educação tecnológica
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica – I
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica – II
Desenvolvimento de pesquisa em educação tecnológica - III
Outros trabalhos acadêmicos
DFP_