Mestrado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Ciência dos Materiais (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Diploma oferecido:Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Metalurgia e Materiais estão na base tecnológica da civilização moderna. Não existe produto sintético que não envolva diretamente o uso de materiais, sejam metálicos, cerâmicos, poliméricos, semicondutores ou mesmo biológicos, também chamados biomateriais. Na realidade, quase todos os desenvolvimentos tecnológicos requerem o emprego de um desses materiais de maneira individual ou agregada, tais como compósitos de dois ou mais, materiais distintos. O Engenheiro de Materiais participa ativamente da escolha, do aperfeiçoamento e da otimização dos materiais tecnológicos utilizados desde as indústrias de base (siderurgia, petróleo, cimento, etc.) até as indústrias com tecnologia de ponta (computadores, nanomateriais para o transporte de fármacos, etc.). A atuação do engenheiro de materiais compreende os processos de extração e beneficiamento de minerais, os processos metalúrgicos, a síntese de cerâmicas, polímeros e biomateriais, a síntese de materiais nanoestruturados (nanomateriais) e compósitos, e os processos de proteção e recuperação ambiental.
A importância da Ciência e Engenharia de Materiais no desenvolvimento e bem-estar da humanidade pode ser medida pela permanente evolução de equipamentos e dispositivos tão diversos quanto espetaculares, que constituem os mais modernos produtos das indústrias automobilística, aeronáutica, naval, eletrônica, de informática, de telecomunicações, de construção civil, de mineração, de metalurgia, de produtos químicos, de geração e distribuição de energia, de bioengenharia, etc. De uma maneira geral, os novos desenvolvimentos tecnológicos têm se viabilizado graças aos avanços da Engenharia de Materiais. Tamanha abrangência de aplicações tem sido, nos dias de hoje, a grande razão da demanda crescente por Engenheiros de Materiais e Engenheiros Metalúrgicos - profissionais atuantes num universo cada vez mais amplo de segmentos industriais.
A Engenharia de Processos e Meio Ambiente está no âmago da produção de materiais empregados em tecnologias de ponta. O programa de pós-graduação do Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia está consciente desta relação e procura motivar seus alunos para uma consciência fortemente centrada em melhores processos de produção, preservação e recuperação ambiental.
Objetivos
A estrutura do Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia (DCMM) cobre todos os níveis de formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) nas áreas de processamento/síntese química de materiais, caracterização das propriedades de materiais metálicos e não-metálicos e as suas diversas relações com o meio ambiente. Desta forma, o programa de pós-graduação procura dar uma formação abrangente em engenharia de materiais, com inserção na cadeia produtiva e na produção, de maneira sustentável, de produtos semi-acabados e acabados. O desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa conduziu o Departamento a iniciar seus Programas de Mestrado e Doutorado em 1971 e 1991, respectivamente.
A busca contínua pela manutenção de um elevado padrão acadêmico e de pesquisa tem sido, ao longo dos anos, uma das características marcantes do DCMM. O Departamento passou por um amplo processo de modernização da sua infra-estrutura de ensino e de pesquisa, assim como por uma reestruturação curricular do seu Programa de Pós-graduação envolvendo a alteração do nome do programa, das linhas de pesquisa e das disciplinas oferecidas. Através destas iniciativas, o DCMM evolui permanentemente para melhor atender às demandas do desenvolvimento tecnológico, no que se refere tanto à sua atuação em novas áreas do conhecimento quanto à formação de profissionais capazes de responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.
Este currículo visa adequar o programa de Pós-graduação do DCMM às novas demandas dos setores envolvidos com ciência e tecnologia. O uso de materiais é uma prática tão generalista que poucas pessoas se dão conta que dependem deles para tudo que fazem. As roupas, os automóveis, os utensílios domésticos e eletrônicos, as ferramentas e obturações odontológicas, as próteses humanas são exemplos da vasta área de utilização dos materiais. Esta utilização requer pesquisadores capazes de fazerem ligações entre mundos considerados, muitas vezes, distintos. Este programa procura atender este aspecto, oferecendo treinamento diferenciado em materiais para pessoas com formação em diferentes áreas. Por isso abriga graduados de várias especialidades, tais como:
- Engenharias (Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, etc.),
- Ciências Básicas (Biologia, Química, Física, Matemática e Informática),
- Arquitetura, Geologia,
- Ciências da Saúde (Farmácia, Odontologia e Medicina),
- Arqueologia e Museologia.
Ao longo dos últimos anos, o programa tem se mantido com um número médio de sessenta alunos na Pós-Graduação, que é consistente com a dimensão do seu quadro docente, constituído de 14 doutores de tempo integral.
O Programa de Pós-Graduação permite o aperfeiçoamento de profissionais com formação em materiais e metalurgia, assim como faculta aos demais graduados amplo envolvimento em áreas específicas, tais como tecnologia mineral, tecnologia ambiental, processamento químico de matérias primas para a produção de materiais e caracterização das suas propriedades estruturais, físicas e mecânicas.
O curso de mestrado visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade de atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados mais diretamente para a resolução de problemas práticos de engenharia. Constitui-se, também, numa etapa inicial para alunos com vocação para pesquisa se envolverem em estudos de maior profundidade, no curso de doutorado.
O curso de doutorado visa à formação de profissionais altamente qualificados, destinados a ocuparem posições que exigem um maior embasamento científico, aliado à independência de pensamento e capacidade criativa.
Nos últimos anos, professores do Programa de Pós-Graduação do DCMM têm sido contemplados com vários projetos importantes, tais como Cientista do Nosso Estado, Produtividade e Universal do CNPq, Fundos Setoriais (CTHIDRO e CTPETRO), PADCT-Rio (FAPERJ) e Fundo Verde Amarelo. Alguns desses projetos permitiram a melhoria da infraestrutura de pesquisa de diversos laboratórios, muitos dos quais incorporam técnicas modernas de caracterização através de análise e processamento digital de imagens. Em função da fácil e natural adaptação, por parte dos professores, assim como da grande demanda, por parte dos alunos, observa-se uma nítida tendência de desenvolvimento de projetos dedicados aos temas relacionados com o meio ambiente. Neste sentido nota-se uma grande motivação por trabalhos envolvendo tratamento de efluentes, co-processamento, reciclagem e recuperação de rejeitos, modelagem matemática e física, e remediação ambiental, fundamentados nas operações unitárias das áreas tradicionais de tratamento de minérios, hidro/eletro e pirometalurgia. Observa-se, também, um crescente aumento da multidisciplinaridade, identificada através dos projetos de síntese e caracterização, que contam com a participação de professores das duas grandes áreas de pesquisa (Engenharia de Processos e Meio Ambiente e Ciência e Engenharia de Materiais). Na área de Ciência e Engenharia de Materiais verifica-se uma tendência para caracterizações microestruturais cada vez mais sofisticadas, através da implementação de novas técnicase equipamentos, tais como a microscopia eletrônica de transmissão e difração de Raios-X, ou a partir do uso de "softwares" dedicados ao processamento e análise de imagens. Percebe-se, também, que esta tendência coincide com o número significativo de projetos envolvendo nanomateriais, tema este de indiscutível relevância atual, tanto no que se refere aos aspectos científicos como no que tange às aplicações tecnológicas. Tal fato reforça a tendência observada sobre o aumento do número de projetos multidisciplinares contando com a participação de professores que trabalham com a síntese e caracterização de materiais.
Histórico
O Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia (DCMM) faz parte do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. O DCMM conta com 14 professores de tempo integral, todos com doutorado em universidades estrangeiras ou nacionais e mais da metade pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq. Estes professores atuam em ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento.
A infra-estrutura de laboratórios inclui equipamentos de última geração nas áreas de: beneficiamento mineral, redução de minérios, tratamento de resíduos, tecnologia ambiental, monitoramento ambiental remoto, análise e processamento químico, caracterização de partículas, filmes finos, análise térmica, fabricação de compósitos, comportamento mecânico, microscopia eletrônica, difração de raios-x, processamento de imagens, microscopia digital e computação.
Mestrado
Concede o título de "Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais". Desde a sua criação, em 1971, já titulou mais de 250 mestres. Dispõe de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, além das bolsas fornecidas pela própria Universidade para situações específicas. Situa-se entre os programas de mestrado mais bem conceituados no país, na área de materiais e metalurgia.
Ciência dos Materiais - Caracterização, Propriedades e Desempenho dos Materiais
Disciplinas Eletivas
Teoria de Defeitos em Sólidos
Transformação de Fase no Estado Sólido
Difusão
Comportamento Mecânico de Materiais
Fratura de Materiais Estruturais
Microscopia Eletrônica
Mestrado e Doutorado
Disciplinas do Programa de Pós-Graduação
Termodinâmica Metalúrgica
Análise Instrumental
Seminário de Mestrado
Físico-química de Superfície e Interfaces
Métodos Estatísticos Aplicados à Engenharia de Materiais
Métodos Computacionais Aplicados aos Processos Extrativos
Modelamento e Simulação de Processos Extrativos
Fundamentos dos Processos de Frabricação do Ferro e Aço
Metarlurgia Extrativa dos metais Refratários
Hidrometalurgia Avançada
Fenômenos de Transporte Aplicados à Metalurgia
Físico-química do Refino
Eletrometalurgia e Corrosão
Metalurgia Extrativa dos Metais Preciosos
Pirometalurgia Avançada
Fluidodinâica Aplicada
Tratamento de Minérios Avançado I
Cinética de Reações Metalúrgicas
Físico-química da Redução de Minério de Ferro
Físico-química da Fabricação de Aços
Tópicos Especiais em Siderurgia
Tópicos Especiais de Tratamento de Minérios
Tópicos Especiais de Metalurgia dos Não-Ferrosos
Tópicos Especiais Metalurgia Extrativa
Tópicos Especiais Metalurgia e Meio Ambiente
Físico-química da Redução de Minérios
Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental
Operações Unitárias da Tecnologia Ambiental
Ciência Ambiental Aplicada
Mineralogia de Processos
Tópicos Especiais em Tecnologia Mineral
Gerenciamento Ambiental na Indústria
Tratamento de Efluentes Industriais
Crescimentos de Cristais
Materiais Cerâmicos
Cristalografia e Análise por Raio-X
Teoria de Defeitos em Sólidos
Difusão
Fundamentos de Engenharia Microestrutural
Transformação de Fase no Estado Sólido
Formação de Filmes
Tensões Residuais
Comportamento Mecânico de Materiais
Fratura de Materiais Estruturais
Integridade Estrutural
Problemas Experimentais em Ciências dos materiais
Tópicos Especiais de Metalurgia Mecânica
Tópicos Especiais de Metalurgia de Transformação
Tópicos Especiais de Transformação de Fase
Microscopia Quantitativa
Tópicos Especiais de Transformação de Fase
Tópicos Especiais de Transformação de Fase
Tópicos Especiais de Comportamento Mecânico
Tópicos Especiais de Comportamento Mecânico
Tópicos Especiais de Comportamento Mecânico
Tópicos Especiais de Ciências e Engenharia de Materiais
Tópicos Especiais de Ciências e Engenharia de Materiais
Tópicos Especiais de Ciências e Engenharia de Materiais
Tópicos Especiais de Ciências e Engenharia de Materiais
Tópicos Metalurgia Física
Tópicos Metalurgia Física
Tópicos Metalurgia Física
Estrutura e Propriedades dos Materiais
Microscopia Eletrônica
Materiais Óticos-Eletrônicos
Materiais Conjugados
Tópicos Especiais de Fratura
Tópicos Especiais de Fratura
Tópicos Especiais de Fratura
Soldagem e Junção de Materiais
Processamento Digital de Imagens
Dissertação de Mestrado
Tese de Doutorado
Exame de Qualificação de Doutorado
Proposta de Tese de Doutorado
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Estágio Docência na Graduação
Disciplinas Obrigatórias Comuns
Exame de Proeficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
Termodinâmica Metalúrgica
Cálculo Avançado I
Cálculo Avançado II
Seminário de Mestrado
Dissertação de Mestrado
DFP_