Mestrado em Engenharia de Produção (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A engenharia de produção é o ramo da engenharia que lida com a concepção, projeto e implantação de sistemas produtivos de bens e serviços, caracterizados pela integração entre homens, materiais, equipamentos e o meio ambiente. Constitui o elo entre a tecnologia, propriamente dita, e a administração de organizações produtivas. Como área de conhecimento, fundamenta-se nas ciências matemáticas, físicas e sociais, bem como em princípios e métodos próprios da engenharia e da computação.
O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo: encontram-se engenheiros de produção em empresas de manufatura e de prestação de serviços, tais como hospitais, instituições financeiras e empresas de transportes assim como em órgãos governamentais de planejamento e controle. Suas funções nessas organizações incluem a especificação de sistemas e processos produtivos, a análise e avaliação do desempenho de tais sistemas e a implementação de melhorias no seu funcionamento, visando o incremento da produtividade e a garantia de condições apropriadas de trabalho.
A engenharia de produção na PUC-Rio é desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Industrial que tem por objetivo formar profissionais de alto nível, desenvolver o ensino e a pesquisa e promover a geração e a difusão dos conhecimentos no campo.
Para realizar tais objetivos, o Departamento oferece programas de graduação e de pós-graduação, além de colaborar com diversos setores da economia brasileira através de atividades de extensão, realizando projetos e serviços de consultoria especializada.
Na pós-graduação, o Departamento oferece um Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, criados em 1967 e 1992, respectivamente, nas seguintes áreas de concentração:
* Gerência de Produção
* Finanças e Análise de Investimentos
* Transporte e Logística
Para alcançar os objetivos de ensino e pesquisa avançada, o Departamento imprime uma orientação que enfatiza o tratamento analítico e quantitativo do estudo de sistemas produtivos. Assim, ao longo do Programa, o aluno terá a oportunidade de adquirir uma sólida base em microeconomia aplicada, métodos estatísticos, modelagem matemática e no emprego de computadores na engenharia de sistemas produtivos. Por outro lado, tendo em vista permitir uma formaçao diversificada, o Programa oferece, também, uma oportunidade de estudo e pesquisa em sistemas sociotécnicos, análise organizacional e tecnologia, levando-se assim em consideração os condicionantes políticos, sociais e institucionais nas questões produtivas.
Objetivos
O Programa procura dar a seus alunos uma formação sólida necessária para um desenvolvimento profissional e acadêmico contínuo e permanente. Para isso, imprime uma orientação de ensino e pesquisa que enfatiza o tratamento analítico e quantitativo no estudo de sistemas produtivos. Ao longo dos estudos, o aluno adquire uma sólida base microeconomia, métodos estatísticos, modelagem matemática e emprego de computadores e, ainda, desenvolve uma habilidade inicial para utilizá-los na análise e no projeto de sistemas produtivos. Conforme a linha de especialização, exige-se também um entendimento operacional de teorias de organização, de aspectos fundamentais de sistemas produtivos, da evolução da tecnologia de produção, dos mecanismos de mercado de capitais e critérios econômicos necessários para fundamentar decisões financeiras ou de sistemas de transportes e logísticos.
A pesquisa busca uma linha de excelência acadêmica na investigação de problemas relevantes para o desenvolvimento da gerência técnica nas empresas brasileiras. O envolvimento dos alunos com a pesquisa e a coloboração das empresas nessa atividade é considerado não só uma exigência da formação, da qualidade pragmática da pequisa mas, também, o mais importante veículo de divulgação de conhecimento atualizado e adaptado seja ele original, ou adquirido de outras fontes.
Histórico
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi fundada em 1941 e reconhecida pelo governo brasileiro em 1946. A "Faculdades Católicas", sociedade civil mantenedora da PUC-Rio, foi reconhecida em 14/12/73 como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (Processo 258.942/73) e declarada de utilidade públicapelo Decreto Federal 43454 de 26/03/58.
A PUC-Rio foi a primeira universidade particular criada no País e, também, a primeira a implantar um modelo universitário integrando ensino, pesquisa e atividades de extensão, para o qual foi decisivo o apoio governamental.
Pioneira em inúmeras iniciativas acadêmicas, a PUC-Rio construiu, desde sua criação, um modelo de universidade de excelência, que privilegia a pesquisa e a produção cultural na formação de recursos humanos e na prestação de serviços à sociedade.
O Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio é um exemplo do espírito pioneiro e empreendedor da Universidade. De fato, nele se desenvolve o mais antigo Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do País, criado em 1967 e credenciado pelo Parecer CFE 3279/76.
O Departamento oferece, também, em nível de Graduação, um programa em Engenharia de Produção.
Disciplinas Obrigatórias
Seminário em Engenharia Industrial
Exame de Proposta de Dissertação
Teoria da Probabilidade e Elementos de Estatística
Técnicas de Otimização
Microeconomia
Dissertação de Mestrado
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
Disciplinas Exigidas pela Comissão de Pós-Graduação
Gerência de Produção
Disciplinas Obrigatórias
Organização Industrial
Introdução ao Sistemas de Produção
Sistemas de Produção
Métodos Estatístico para a Qualidade
Finanças e Análise de Investimentos
Disciplinas Obrigatórias
Métodos Econométricos
Introdução às Finanças Corporativas
Introdução a Derivativos Financeiros
Análise de Projetos Industriais
Transporte e logística
Disciplinas Obrigatórias
Fluxos de Redes
Introdução a Sistemas de Logística e de Transportes
Prática em Modelagem Matemática
Sistema de Distribuição Física
Gestão da Cadeia de Suprimento
Opção Profissional
Disciplinas Eletivas
Métodos Probabilísticos: probabilidade, estatística e modelos de previsão
Fundamentos de Microeconomia e Custos Logísticos
Logística Empresarial e Sistemas Produtivos
Métodos quantitativos: programação matemática e heurística
Sistemas de Informação para Logística
Distribuição Física
Sistemas de Transportes
Logística Integrada e Tecnologia da Informação
Jogo Logístico ou Estudos de Casos em Logística
Tópico Especial: Logística do Petróleo
Tópicos Especiais em Logística
Trabalho Final
Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item
O Programa de Pós-Graduação tem início em março de cada ano e o período de inscrição encontra-se especificado na página da PUC-Rio. Excepcionalmente, o Departamento considera pedidos de inscríção para início do mestrado em agosto. O período de inscrição para esses casos encontra-se especificado na página da PUC-Rio. São oferecidas 35 vagas para o Mestrado no primeiro semestre; no segundo semestre, admissão apenas em casos excepcionais e limitada a capacidade disponível. São oferecidas 5 vagas por ano para o Doutorado.
Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige dos candidatos:
* Ser diplomado em curso de graduação em Engenharia, ou em cursos que forneçam uma base substancial em Métodos Quantitativos, a critério da Comissão de Pós-Graduação do Departamento.
* Dos candidatos em regime de tempo parcial com vínculo empregatício, exige-se uma carta do empregador indicando o seu interesse no plano de estudos e seu apoio no sentido de dar condições para que o candidato curse o programa em uma carga horária semanal mínima de 18 horas.
* Ser aceito pelo Departamento com base nos objetivos de estudos, histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação e em uma eventual entrevista.
* Domínio do inglês, no mínimo suficiente para a compreenção de textos técnicos.
Além dos itens acima, o Departamento considera desejável que o candidato tenha o nível de conhecimento mínimo, equivalente às seguintes disciplinas de graduação ministradas na PUC-RIO:
INF 1001 – Introdução a Ciência dos Computadores
IND 1111 – Pesquisa Operacional I
IND 1201 – Economia da Engenharia
IND 1200 – Introdução à Teoria Econômica
IND 1201 – Economia da Engenharia
IND 1414 – Teoria da probabilidade
IND 1417 – Estratégia e análise de produção
Fica reservado ao Departamento o direito de exigir, como condição de admissão, que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de graduação, sem direito a créditos, no intuito de preencher deficiência em sua formação básica.
Mestrado e Doutorado
* Guia de Recolhimento da Taxa de Inscrição, obtida na Diretoria de Admissão e Registro (DAR) da Universidade.
* Cópia do histórico escolar.
* Duas cartas de referência.
* 03 Fotografias 3x4 ou 2x2.
* Curriculum Vitae atualizado.
* Cópia de certidão de nascimento ou de casamento.
* Formulários Pedido de Admissão, Solicitação de Bolsa, devidamente preenchidos e obtidos na página do departamento.
* Planos de Estudos.
* Exemplares do trabalho de fim de curso (se tiver) ou cópia de outro trabalho de relevancia acadêmica (relatório de iniciação científica ou artigo publicado em revista).
* Cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Terceiro Grau (se o candidato estiver cursando o último período de graduação, irá se inscrever com seu Histórico Escolar e uma
* Declaração de que, se for aprovado nas disciplinas em que está matriculado, concluirá seu curso de graduação no final do ano ou semestre correntes).
DFP_